• Anúncios

#GQotD

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: #GQotD

Mensagempor MAntunes » sexta nov 23, 2012 18:59

E algo mais simples, por exemplo, uma canoa? :D
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » sexta nov 23, 2012 19:01

Que me lembre, para caches extremas, não.
Alugar, só mesmo carros quando estamos de férias. E sim, aproveitamo-nos da nossa maior mobilidade para procurar umas caixinhas, fora da rota habitual turísitica.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » sábado nov 24, 2012 15:29

Alugar nunca. Mas já usei equipamento emprestado (normalmente do Tou Perdido) para algumas caches de escalada.

Bom... e uma vez aluguei um carro a pedais porque ia ser mais divertido ir atrás da cache assim...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » sábado nov 24, 2012 15:49

lynxpardinus Escreveu:e uma vez aluguei um carro a pedais porque ia ser mais divertido ir atrás da cache assim...

Há fotos para colocar aqui?!

Também ainda não tive que alugar equipamento nenhum.
Para caches de escalada há gente de cá que tem e ainda dá uma pequena formação sobre a utilização.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor lynxpardinus » sábado nov 24, 2012 16:28

Fui ver - não há! Mas obrigado por recordares o tópico! Devo ter mais algumas...
lynxpardinus
Moderador

#GQotD - 46

Mensagempor hfilipe » segunda dez 03, 2012 15:29

Tem 10 ou mais Pocket Queries a chegar à vossa caixa de email, todas as semanas?

Eu não, apenas tenho 4 PQ's habituais e só incidem sobre a minha zona.
hfilipe
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 04, 2012 11:01

Só tenho uma, referente às 500 caches à volta de minha casa. Depois, também construo outras, para as cidades / locais que visito - mas são das que se descarregam uma vez e são automaticamente apagadas.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » terça dez 04, 2012 11:08

Semanalmente não temos PQ a correr.
Só as usamos pontualmente, como por exemplo quando vamos para o estrangeiro (as geostats só dão para descarregar as caches de Portugal).
rifkinda
Moderador

Mensagempor hfilipe » terça dez 04, 2012 11:47

rifkinda, descarregam sempre a informação das caches pelas geostats?!
Queres explicar o porquê de fazerem assim e quais as vantagens em relação às PQ's?
hfilipe
Extra Large

Mensagempor jasafara » terça dez 04, 2012 11:54

hfilipe Escreveu:rifkinda, descarregam sempre a informação das caches pelas geostats?!
Queres explicar o porquê de fazerem assim e quais as vantagens em relação às PQ's?

As geostats têm as coordenadas certas?
Tinha ideia que elas teriam de ter um erro aleatório. Ou para a versão premium foram autorizados a isso?
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor rifkinda » terça dez 04, 2012 11:59

Isso vai ter de ser o Rifkind a explicar... :oops:
É ele que costuma fazer essa tarefa. Eu planeio para que zona vamos e depois só lhe digo a zona e ele é que carrega o GPS. Cá por casa temos as geo-tarefas bem divididas. :-)

Como sabem, só podem descarregar os gpx pelas geostats, os utilizadores premium. E respondendo ao jasafara, o gpx tem as coordenadas certas. Nos mapas das geostats é que tivemos de introduzir um erro aleatório, porque usam os google maps e a google tem direitos sobre todos os dados e por isso, a groundspeak não lhe quer fornecer os dados totalmente correctos.

O Rifkind é que está mais por dentro destes assuntos, mas penso que não estou a errar no que disse no parágrafo anterior.
rifkinda
Moderador

Mensagempor jasafara » terça dez 04, 2012 12:09

Bem! Então estou a ver uma vantagem enorme na utilização das GeoStats em relação às PQ...
Eu para manter o GSAK actualizado com todas as caches existentes em Portugal, tenho de neste momento utilizar 21 PQ a correrem em 5 dias diferentes. Com as GeoStats e se não houver limite para o número de cache no GPX posso fazer isso de uma evz e ultrapassar a ridícula limitação do número de caches por PQ (1000).
Vou explorar :)
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MAntunes » terça dez 04, 2012 12:56

Eu também uso as GeoStats e são a principal fonte para obter as caches quando vou para uma determinada zona - permite-me, através do zoom-in/zoom-out definir o "quadrado" que desejo para obter aca caches que desejo. A última vez que o fiz foi na zona de Bragança/Rio Sabor.

As coordenadas do ficheiros resultante dos GeoStats estão certinhas e com elas gero ficheiros para o Ozi, para o software de navegação automóvel TomTom e Garmin (tenho os dois) e para o BeelLineGPS (leitor de .gpx e aproximação final à cache) porque as GeoStats me dão as caches escolhidas nos vários formatos que desejo (ou num só, se quiser).

Mais recentemente adquiri um outro programa, o GeoScout, que pode descarregar caches directamente do site Geocaching.com mas também aceita ficheiro obtidos nas GeoStats. As PQs, uso-as muuuito esporadicamente.

Podem confiar nos ficheiros dos mapas da GeoStats, adquiridos através da ferramenta GeoStats Premium
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor lgass » terça dez 04, 2012 13:28

não me tinha apercebido que dava para fazer isso... só para Portugal ou também para outros países?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor MAntunes » terça dez 04, 2012 13:41

Para Portugal e Espanha.

Acabei de fazer um teste descarregando toda a Peninsula Ibérica, para ver tempos de processamento, e parece que se aguentou bem: 2 minutos para o .gpx (só) e depois mais 2 minutos para o formato (.wpt Ozi). Em ambos o sistema dividiu em 7 ficheiros.

Foi só fazer zoom-out até que apareça a PI toda e esperar que apareçam os "quadrados de caches" que cobrem a zona visualizada.
Imagem
MAntunes
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes