fernandof Escreveu:Primeiras duvidas de um principiante:
1- O que são geocoins?
Boas e bem vindo.
Geocoins são normalmente medalhas pintadas, cunhadas ou fabricadas por outro processo que servem habitualmente para comemorar dias, eventos, feitos ou algo do género. Se pesquisares por "geocoin" no Google imagens vais ter uma ideia do que são, havendo de várias formas e feitios. Estas geocoins têm um número que pode ser registado no site do geocaching (find a trackable) para se dar a conhecer que o descobrimos, que o movemos ou que está em nossa posse.
fernandof Escreveu:2- O que são travel bugs? Encontrei um e como diz a chapa "não fiques comigo e ajuda-me a viajar de cache em cache" retirei-o do castelo dos mouros e coloquei na cache palácio da Vila. É assim o procedimento com um TB?
Agora li aqui na seção de trackables que um TB tem de ser ativo? O que é isso de ativo? Como é que o criador de um TB sabe por onde ele anda?
(Acho que nessa secção de trackables devia de haver uns posts inamoviveis no inicio a explicar o que são estas coisas.)
Um TB ou trackable tem uma função e funcionamento idêntico ao das geocoins, mas habitualmente consiste apenas em chapinhas de alumínio com o código de registo agarradas ao item que se quer colocar a viajar.
TB podem ser livros, bonecos, medalhas, etc etc. Em suma, qualquer objeto que se queira colocar a circular ou dar a conhecer à comunidade, levando consigo o número de registo.
Se o TB ou GC for nosso, após o comprar temos de o ativar para que fique disponível para a comunidade em geral. Se apenas o descobrimos numa cache provavelmente o TB ou GC já estará ativo, e apenas devemos fazer o registo correto à nossa ação:
Se vimos o TB ou GC mas deixamos ficar no mesmo sitio-> Fazemos um registo do trackable como "discovered", que indica que vimos aquele TB ou GC. Pode escrever-se no log onde o vimos ou um agradecimento pela partilha.
Se encontramos o TB ou GC e o retiramos de onde está-> fazemos um log de "retrive", que informa que o retirámos do local onde estava. Ao fazer isto, o TB ou GC passa a estar no inventário pessoal do geocacher que o retirou.
Quando se deixa o TB ou GC em outra cache,-> fazemos um log de drop a informar que deixámos o TB ou GC nessa cache. Este tipo de log tem de ser feito em simultâneo com o log dessa mesma cache. Quando se está a registar o found, ao fundo da página, aparece uma caixinha com todos os TB ou GC em posse do geocacher que está a logar. Basta escolher a opção deixou (ou similar se estiver em língua diferente) e quando se faz o submeter registo de found ele fará também o drop do TB nessa cache.
O owner do TB pode saber onde ele andou graças aos registos feitos por quem o encontrar ou mover. Se quiseres, tenta ver este código: TB4T5RQ No site do geocaching vais a play->find trackables e escreves este código. Irá aparecer-te uma geocoin, e ao fundo da lista irão aparecer os registos de movimentos que a geocoin fez. Aparece quem a descobriu, por que caches andou, etc.
As geocoins e TBs têm um código que normalmente tem 6 caracteres, que é o que serve para registar online. Este código que te dei apenas te permite visualizar a página do TB, por isso não vais conseguir fazer nenhum registo com ele, apenas consultar. O código real do TB não deve ser divulgado. Se quiseres mostrar a pagina de algum TB a alguém usas sempre o código publico, idêntico ao que te dei.
fernandof Escreveu:3- Tenho alguns percursos de aproximadamente 1 a 2 kms que gostava de dar a conhecer aos geocacheres na sua totalidade. Como fazer?
Coloco várias caches independentes umas das outras, faço uma multicache com por ex. 5 caches dando dicas de umas para as outras ou isto é um power trail?
Para isto há varias formas. A mais apetecível é fazeres um Power Trail de tradicionais, podendo dar acesso a uma enigma final ou não. Devido à curta dimensão do percurso, eu apostava mais numa multi de até 3 pontos. Muitos pontos fazem as pessoas desistir de procurar multis. Aqui tudo depende do que se pretende. Podias até criar uma enigma ou uma letter se der para associar uma história ou se o percurso poder ser tipo labirinto. Mas lá está, tudo depende do que se pretende.
Para a colocação de caches, estas não podem estar a menos de 162 metros de pontos físicos de outras caches. Se houverem outras caches nas redondezas, tem atenção a isso.
Acho que é tudo. Qualquer coisa mais avisa.
Abraço e boas caches.