• Anúncios

Época de caça..

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Época de caça..

Mensagempor sarateam » domingo ago 19, 2012 20:34

Pessoal hoje abriu a época de caça,para quem gosta de andar no meio da mata,tal como eu,temos de ter especial atenção para nao levarmos nenhuma chumbada no lombo..
sarateam
Micro

Registado: quarta jan 26, 2011 13:23

Época de caça..

Mensagempor Geo Âncora » domingo ago 19, 2012 22:47

Já tinha pensado nisso e não me tinha lembrado do geocaching por essas zonas. Obrigado por lembrares. ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk.
Imagem Imagem
Geo Âncora
Micro

Registado: quarta jun 27, 2012 15:27

Re: Época de caça..

Mensagempor rifkinda » segunda ago 20, 2012 00:09

Obrigada pelo aviso.
Sabes até quando é que vai ser?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor trinamixx » segunda ago 20, 2012 02:24

domingos e feriados é preciso ter mais atencao em zonas de caça.
A epoca deve ir ate marco ou abril 2013, nao tenho a certeza pk nao consultei o calendario
trinamixx
Micro

Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Mensagempor David Santos 87 » segunda ago 20, 2012 07:20

e quintas feiras ;-)

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
David Santos 87
Regular

Registado: segunda abr 04, 2011 18:02

Mensagempor rifkinda » segunda ago 20, 2012 08:48

Obrigada pela informação.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MightyReek » quarta ago 22, 2012 09:29

A caça "de salto" (em andamento) começa a 1 de Setembro nas reservas e a 1 de Outubro fora e estende-se até 31 de Janeiro.
No final de Dezembro deixa-se de se caçar à lebre e coelho mas até ao fim de Janeiro ainda se continua a caçar à perdiz que é um tiro mais perigoso (o tiro é mais alto)

A caça mais perigosa de todas com chumbo é à codorniz (o tiro é feito à altura do peito de um ser humano) é apenas em Setembro, Outubro e Novembro.

Depois do final de Janeiro só se caça a tordos, pombos e aves aquáticas até ao fim de Fevereiro, e é caça de espera, sem movimento dos caçadores.

Daí para a frente só batidas a caça grossa (veados, javalis, etc). Isto é caça à bala e têm alcances inacreditáveis. Muito cuidado com este tipo de caça...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor lynxpardinus » quarta ago 22, 2012 21:40

E o que se deve fazer se, de repente, percebemos que estamos no meio de uma caçada? Falar alto e sair dali rapidamente?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quarta ago 22, 2012 21:57

Não me digas que não tens um apito de sobrevivência?!

Eu tenho um (na verdade, dois, mas um é para o meio aquático e deu-mo o Zé 'mitorigeikos' quando fui fazer canyoning na primeira vez) e ando com ele agarrado à bussola que levo ambos para a montanha/floresta, campo aberto, lugares remotos em suma.

Basicamente, é muito mais eficaz do que falar, gritar, etc... Isto até o javalis descobrirem como se usa o apito de sobrevivência...
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quarta ago 22, 2012 22:28

Costumo andar sempre com um, quando em montanha / campo - e mesmo em orientação. Mas, confesso, nunca pensei em usá-lo numa circunstância destas.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MightyReek » quarta ago 22, 2012 23:30

lynxpardinus Escreveu:E o que se deve fazer se, de repente, percebemos que estamos no meio de uma caçada? Falar alto e sair dali rapidamente?

Sair dali o mais depressa possível, sem dúvida.
Existem alguns sinais que nos podem dar a entender estarmos na presença de uma caçada por perto.

Antes de mais os tiros, claro. Vozes e cães...
Um aglomerado de carros. Procurar carrinhas de caixa aberta com os taipais abertos ou jipes com atrelados de cães. De certeza que os caçadores andarão na zona.

Nas batidas a caça grossa por norma os caçadores estão bem identificados com casacos/coletes reflectores.
Também tentar perceber se vem uma linha de caçadores na nossa direcção. Isto por norma ocorre em terreno mais aberto mas também pode ocorrer em montado. De notar que ninguém caça em linha em terrenos muito dobrados...

Nunca se aventurem no campo no meio do nevoeiro num dia de caça. É das situações mais perigosas que existem, e nunca se escondam no meio de ramagens ou arbustos, mais vale ficarem bem à vista para que não hajam dúvidas de que está ali alguém.

E porque não usar roupa de alta visibilidade? Se não tiverem um colete fluorescente (há uns na Decathlon fluorescentes de um lado e camuflados do outro), o branco distingue-se muito bem no campo.

Se houver um acidente, os caçadores têm seguros,peçam-lhes os dados do seguro, é para isso que eles servem.

Não tentem entrar em vias de facto, eles têm armas de fogo e pode-lhes passar uma maluqueira pela cabeça. Lembrem-se que a mais de 100 metros um tiro de espingarda não mata mas umas bagadas ardem que se farta e nos olhos cegam pelo que uns óculos também ajudam a proteger a vista de um acidente.

Um apito é uma boa opção se acharem que podem estar em perigo.
Um encontro/cruzamento com caçadores não implica imediatamente que estejamos em perigo. Os caçadores estão constantemente a cruzar-se com outros caçadores e não é por isso que há problemas.

Pessoalmente tenho especial atenção por onde ando. Há uns anos abortei um ataque ao final da "Em busca das nascentes do Sado" porque ao chegar ao local de acesso estava um monte de carros e carrinhas parados e era Domingo.
"Se não nos queremos ver nelas não as devemos procurar..."

Ah, se se cruzarem com um caçador cumprimentem-no e podem até perguntem-lhe que tal a caçada...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor lijealso » quinta ago 23, 2012 04:50

rifkinda Escreveu:Obrigada pelo aviso.
Sabes até quando é que vai ser?

Julgo que aqui está essa informação:

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/05/09200/0247202475.pdf
...
lijealso
Micro

Registado: domingo jul 12, 2009 21:04

Mensagempor SandroD » sexta ago 24, 2012 10:23

Agradeço a informação :) Acho que todos temos algumas noções de onde nos metemos mas nunca é má ideia tentar incutir algum juizo na malta. Quanto ao apito, eu tenho um Fox, não é caro e aquilo tem um poder dos diabos! Não sei se ainda é mas à uns anos era atribuído pelo ISN aos nadadores salvadores.
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes