lynxpardinus Escreveu:E o que se deve fazer se, de repente, percebemos que estamos no meio de uma caçada? Falar alto e sair dali rapidamente?
Sair dali o mais depressa possível, sem dúvida.
Existem alguns sinais que nos podem dar a entender estarmos na presença de uma caçada por perto.
Antes de mais os tiros, claro. Vozes e cães...
Um aglomerado de carros. Procurar carrinhas de caixa aberta com os taipais abertos ou jipes com atrelados de cães. De certeza que os caçadores andarão na zona.
Nas batidas a caça grossa por norma os caçadores estão bem identificados com casacos/coletes reflectores.
Também tentar perceber se vem uma linha de caçadores na nossa direcção. Isto por norma ocorre em terreno mais aberto mas também pode ocorrer em montado. De notar que ninguém caça em linha em terrenos muito dobrados...
Nunca se aventurem no campo no meio do nevoeiro num dia de caça. É das situações mais perigosas que existem, e nunca se escondam no meio de ramagens ou arbustos, mais vale ficarem bem à vista para que não hajam dúvidas de que está ali alguém.
E porque não usar roupa de alta visibilidade? Se não tiverem um colete fluorescente (há uns na Decathlon fluorescentes de um lado e camuflados do outro), o branco distingue-se muito bem no campo.
Se houver um acidente, os caçadores têm seguros,peçam-lhes os dados do seguro, é para isso que eles servem.
Não tentem entrar em vias de facto, eles têm armas de fogo e pode-lhes passar uma maluqueira pela cabeça. Lembrem-se que a mais de 100 metros um tiro de espingarda não mata mas umas bagadas ardem que se farta e nos olhos cegam pelo que uns óculos também ajudam a proteger a vista de um acidente.
Um apito é uma boa opção se acharem que podem estar em perigo.
Um encontro/cruzamento com caçadores não implica imediatamente que estejamos em perigo. Os caçadores estão constantemente a cruzar-se com outros caçadores e não é por isso que há problemas.
Pessoalmente tenho especial atenção por onde ando. Há uns anos abortei um ataque ao final da "Em busca das nascentes do Sado" porque ao chegar ao local de acesso estava um monte de carros e carrinhas parados e era Domingo.
"Se não nos queremos ver nelas não as devemos procurar..."
Ah, se se cruzarem com um caçador cumprimentem-no e podem até perguntem-lhe que tal a caçada...