• Anúncios

Ideia para concurso - logs no papel

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Ideia para concurso - logs no papel

Mensagempor clcortez » domingo abr 08, 2012 21:21

Caros,

Este fim de semana ao desfolhar um logbook de 2006 até agora de uma cache em que fiz manutenção recentemente, pensei numa coisa, vejam o que acham da ideia:

- fazer um concurso dos melhores logs escritos no logbook das vossas caches ou de logs que tenham visto em caches que visitaram.

Não sei se estaríamos a entrar muito na privacidade de quem escreveu os logs (provavelmente será melhor pedir autorização a quem os escreveu para serem usados para esse fim), mas a ideia é promover a escrita nos logbooks das caches. Afinal, é para isso que eles servem. Hoje, o mais comum é ver "TFTC" e coisas do género (aliás, à imagem do que se passa nos logs online) nos logbooks, e se calhar com um concurso a premiar os melhores logs os geocachers esmeravam-se um pouco mais.
Notei que os logs de 2006 era muito mais elaborados que os de agora, e depende de quem os escreve claro...

A ideia era cada geocacher que quisesse participar enviar mensalmente (à imagem do que se faz com os concursos de fotos e logs) 3 imagens ou scan's desses logs tirados do logbook original. Depois eram submetidos a votação. O prémio era a risada que alguns dos logs que por vezes vemos serem partilhados com a comunidade.

O que acham da ideia?

Obrigado pela atenção.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Ideia para concurso - logs no papel

Mensagempor alieri » domingo abr 08, 2012 22:14

Gosto!
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor rifkinda » domingo abr 08, 2012 23:05

A ideia é gira, mas tenho algumas dúvidas se haverá ainda muitos geocachers que folheiem o logbook, quando vão registar o seu found e leiam os logs dos geocachers anteriores.
Nós antigamente fazíamos isso, mas já há uns anos que não o fazemos, tirando algumas excepções, quando encontramos caches antigas, ainda com o logbook original. Esses sim, dá gosto ler, precisamente pelos motivos que apontas.

Agora correr logbooks de ponta a ponta, o mais normal actualmente, é mesmo quando o logbook está quase cheio e procuramos uma página que alguém deixou ficar para trás, com um espacinho livre, para marcarmos a nossa presença.

Mas se o resto da comunidade achar que é uma ideia com pernas para andar, força! Tens o meu apoio!
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » quarta abr 11, 2012 08:28

E porque não? Acho que era uma ideia gira!

Não sei se será muito fácil de operacionalizar - tens alguma ideia? Coisas como o formato do log que se submite (uma foto do log no logbook?), qual o período em questão (tem por base a data de escrita do log ou a data de descoberta do mesmo por parte do geocacher que o quer submeter?), qual a periodicidade do concurso (mensal, trimestral, anual),...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor clcortez » quarta abr 11, 2012 10:18

Ricardo, Rita e Nuno, obrigado pelo vosso feedback.

Esperava primeiro o vosso feedback para depois completar a ideia :)

Poderá ser algo sem grandes rigores temporais. Basicamente, e uma vez que será difícil conseguir reunir "material" para preencher muitas edições, e à partida serão poucos os que têm material para participar. Lembro-me dos tempos idos em que os Rifkindsss fotografavam TODOS os logs nos logbooks das caches que encontravam, mas de resto não me lembro de muitos mais geocachers a fazê-lo...se calhar entregavamos-lhes já o prémio, que dizem?:)
Poderia ser algo expreimental, uma primeira vez, para ver como corre. Depois, se se sentir que há aceitação, tornar a coisa regular e periódica.

Acho que para já poderia se fazer uma edição em que quem quisesse podeia submeter 3 imagens (foto do log no logbook ou scan, se for um log que tenha num logbook em casa) e submeter a votação, tal como já se faz nos concursos de Fotografia. Apenas isso.

Resultado: iríamos ter uma bela colecção de logs guardados que muitas vezes se perdem quando uma cache desaparece. Se conseguirmos, ainda que timidamente, que os geocachers comecem ambém a interessar ora para escrever mais e melhor nos logbooks das cache que visitam ora a fotografar os melhores logs que vão encontrando pelo caminho, já tinhamos o objectivo cumprido. Por um Geocaching melhor.
clcortez
Extra Large

Mensagempor hfilipe » quarta abr 11, 2012 10:30

A ideia agrada-me nos moldes que o Cláudio propõe, ou seja, com um período longo entre concursos. É que, e contra mim falo, ao longo do tempo, os logbooks têm tido a tendência em diminuir de tamanho, juntamente com os respetivos containers e também há cada vez menos logs longos ou inspirados no logbook físico. Acho que os próprios owners ligam, também pouco, ao que é escrito nos logbooks, no meio de tanto TFTC, autocolantes e afins.
No entanto, encontram-se, por vezes, alguns pedaços de boa escrita ou desenhos bem bonitos da área envolvente ao GZ como, por exemplo, na última folha do logbook do Miradouro da Boneca.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor clcortez » quarta abr 11, 2012 13:07

hfilipe Escreveu:A ideia agrada-me nos moldes que o Cláudio propõe, ou seja, com um período longo entre concursos. É que, e contra mim falo, ao longo do tempo, os logbooks têm tido a tendência em diminuir de tamanho, juntamente com os respetivos containers e também há cada vez menos logs longos ou inspirados no logbook físico. Acho que os próprios owners ligam, também pouco, ao que é escrito nos logbooks, no meio de tanto TFTC, autocolantes e afins.
No entanto, encontram-se, por vezes, alguns pedaços de boa escrita ou desenhos bem bonitos da área envolvente ao GZ como, por exemplo, na última folha do logbook do Miradouro da Boneca.

Então mas já estás a participar? Assim não vale!:)

Sim, espaçado no tempo. Pode se fazer uma desde já que vai abarcar todos os que já existem até hoje, desde o início. Até porque alguns são verdadeiras pérolas da nossa História, quem é que tem aí um log escrito pelos Greenshades, por exemplo? ;) Seria uma "colectãnea" de tesouros que andam perdidos no fundo de caches antigas ou das nossas prateleiras de coisas do GC lá em casa. E ñão podemos correr o risco de a nossa esposa um dia se lembrar e espetar com aquilo tudo no lixo e lá se vai úm pedaço da História do GC, certo?

Agora, se houver quorum...como se pode implementar? Alguém pode responder?
clcortez
Extra Large

Mensagempor rifkinda » quarta abr 11, 2012 13:26

E ñão podemos correr o risco de a nossa esposa um dia se lembrar e espetar com aquilo tudo no lixo e lá se vai úm pedaço da História do GC, certo?

Acabaste de perder uma apoiante... essa de ter a mania que só os homens é que fazem geocaching, e que as mulheres ficam por casa numa de limpezas... [:(]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor clcortez » quarta abr 11, 2012 14:21

...obviamente estava a brincar, Rita! Até parece que não me conheces...:)

E com licença, tenho que ir que deixei o aspirador ligado... [8D]
clcortez
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quarta abr 11, 2012 15:20

Off-topic puro: Rita ou Silvia?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor clcortez » quarta abr 11, 2012 15:31

lynxpardinus Escreveu:Off-topic puro: Rita ou Silvia?

Ui ui, o que te foste lembrar!

Eu sempre achei a Rita com cara de Rita. Se calhar nesta fase é melhor não falarmos muito da Sílvia...;)

E tu Ricardo, já puseste a roupa no estendal? Veio agora uma abertazinha, aproveita! Eu vou acabar de limpar o pó aos móveis da sala.

E quanto ao tópico, que dizes?
clcortez
Extra Large

Mensagempor SandroD » quinta abr 19, 2012 12:35

Acho uma boa ideia, mas já são poucas as caches que têm um logbook com tamanho para testamentos. Eu raramento escrevo mais que o essencial visto que ou é micro\small ou o logbook está cheio. Bom dias as caches serranas com tamanho para trocas e logbooks que parecem cadernos! :D
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes