• Anúncios

dúvidas com trackables...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

dúvidas com trackables...

Mensagempor Tony Soares » quinta mar 29, 2012 15:48

apesar de uma vista breve pelo forum, penso que não vou repetir algum post. se o fizer, peço desculpa á comunidade geocacher.gostaria que me ilucidassem do seguinte. tenho em circulação apenas um trackable. trata-se de um travelbug. em casa tenho um igual que vai passar a andar comigo. no que diz respeito ás geocoins, tenho 3 e tenho receio de as colocar em caches devido ao seu posteriori desaparecimento e assim não cumprirem o objectivo traçado. e como sabem as geocoins são caras. no entanto, numa cache que estou a preparar vou lá colocar uma.
a minha dúvida é: há problema ou será menos ético andar com um travelbug no bolso e com 2 ou 3 geocoins ao peito e apenas logá-las pelas caches que vou fazendo?
Imagem

Tony Soares o Geocacher
www.cistermongetonys.blogspot.com
Tony Soares
Micro

Registado: quinta fev 25, 2010 17:08

Re: dúvidas com trackables...

Mensagempor P@v@r0tti » quinta mar 29, 2012 16:01

No problemo, eu ando com TB na boina , na mochila, na Tschirt e com mais meia duzia de GC que levo para mostrar ao pessoal que quiser nos eventos e afins. Alguns coloquei a andar e andam por ai, as duas maneiras são totalmente compatíveis.

:clap:
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Mensagempor hfilipe » quinta mar 29, 2012 16:37

Tony Soares Escreveu:tenho em circulação apenas um trackable. trata-se de um travelbug. em casa tenho um igual que vai passar a andar comigo.

Se tens um TB a circular não deves usar a 2.ª chapa ou então vai dar confusão, pois assim o TB estará em 2 locais ao mesmo tempo.
A 2.ª chapa é só para ser usada caso a original desapareça.
Se as geocoins são tuas não há qualquer problema em andares com elas no bolso e ires logando "visited" pelas caches que vais descobrindo. Hoje em dia, a probabilidade de elas desaparecerem sem deixar qualquer rasto é elevada e, por essa razão, também as minhas não saem da minha vista!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Tony Soares » quinta mar 29, 2012 18:20

a questão da 2ª chapa é pertinente e não tinha pensado nisso mas, a 2ª chapa tem código diferente da outra. mesmo assim e dando-lhe outro nome continua haver problema?
Imagem

Tony Soares o Geocacher
Tony Soares
Micro

Mensagempor hfilipe » quinta mar 29, 2012 19:28

De certeza que o código é diferente?
Tenho aqui a segunda chapa (COPY TAG) de um TB que pus a circular e o código é o mesmo da original!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Tony Soares » quinta mar 29, 2012 20:40

sim é diferente...acho que só podia ser pk há mais des TB á venda e de certeza que tds eles têm nºs diferentes...(penso eu!?)...mas sim, as duas chapas que tenho têm os nºs diferentes
Imagem

Tony Soares o Geocacher
Tony Soares
Micro

Mensagempor Sagitario » quinta mar 29, 2012 21:13

Boas!

Tenho um Tb e varias coins que nunca irei sequer (a não ser que me dê uma travadinha [:I] na memória) colocar em circulação.
Se é ético ou não não sei mas considero que é totalmente legitimo sermos proprietários de Tb's ou coins e não o/as colocar em circulação. [^]

Aliás, esta minha ideia é reforçada pela propria GS que tem à venda autocolantes Tb para colocar em viaturas... ok, as viaturas circulam mas não mudam de mãos de cache em cache. [8D]

Eu uso o meu Tb para contabilizar os km feitos a cachar, dá imenso jeito [;)]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor P@v@r0tti » sexta mar 30, 2012 08:44

Tony Soares Escreveu:sim é diferente...acho que só podia ser pk há mais des TB á venda e de certeza que tds eles têm nºs diferentes...(penso eu!?)...mas sim, as duas chapas que tenho têm os nºs diferentes

??? não percebi bem, as chapas que compraste vinham em duplicado com nº diferentes ???
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Mensagempor ppereira » sexta mar 30, 2012 09:32

Cada conjunto de chapas que se compram têm 2 chapas com números iguais. Uma chapa para agarrar ao objecto e outra que fica guardada para resover eventuais problemas de desparecimento da chapa em circulação.
Cada TB é composto por dois códigos

Imagem

O código de referecia que está que estã do lado esquerdo normalmente começa com TBXXXX e não está escrito na chapa, é apenas o código para referenciar o TB no site. O segundo código é o trcking number, que é "secreto" e serve para poder logar as descobertas dos TB, este é o código que está na chapa.

Se tens dois tracking numbers diferentes em chapas diferentes, tens dois TB diferentes e podes por a circular com objectos diferentes, se tens 2 chapas com o mesmo tracking number, é apenas um TB.

Em relação a guardá-los, está previsto no site a colecção de geocoins, portanto é perfeitamente possivel e aceite que guardes os TBs contigo, o meu portachaves do carro é uma GC
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor Tony Soares » sexta mar 30, 2012 12:29

caro Sagitário, talvês eu me tenha explicado mal...o TB que falo, é um TRAVELGPS e por ser barato, comprei dois e cada um tem somente uma chapa. daí, cada um deles ter cada um o seu nº...

Imagem
Imagem

Tony Soares o Geocacher
Tony Soares
Micro

Mensagempor ppereira » sexta mar 30, 2012 13:53

OK, Já percebi.
Foi uma confusão de siglas. :D

GC = Geocoin (por exemplo esse Travel GPS, é um item registável com um código próprio e único gravado) exemplo
TB= TravelBug (Chapas com código registáveis que podem ser agregados a qualquer objecto) exemplo

Trackable Item = Nome genérico para Geocoins e TravelBugs

http://www.youtube.com/watch?v=LjSbSsSSTIM
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes