• Anúncios

Apresentação

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Apresentação

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 08:34

Bom dia a todos, sou o João tenho 24anos e sou de Odivelas.
Gosto bastante de actividades ao ar livre e de conhecer sitios novos.

Decidi experimentar o Geocaching dado o meu gosto pelo ar livre/natureza e como forma de arranjar uma actividade que de para fazer com namorada/amigos.

Ja me inscrevi tambem no Geocaching.com e saquei para o meu android o Neongeo e o c:geo.
No proximo fim de semana ja me vou aventurar, costumo ir para a zona da Samarra (sintra) por isso se virem la um newbie de gps na mao sou eu xD

Uma coisa engraçada que descobri ontem ao explorar os softwares foi que ate na aldeia dos meus avos, Medelim (castelo branco) ha geocaching!Por isso ja tenho com que me divertir na Pascoa tambem! xD

Cumprimentos a todos
JRibeiro
Micro

Registado: terça mar 13, 2012 10:13

Re: Apresentação

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 08:53

Bem vindo ao fórum!
Qualquer dúvida que tenhas, fica à vontade para perguntar por aqui. Há sempre gente disposta a ajudar.

Boas cachadas no fim de semana! Espero que a tua primeira aventura corra bem!

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 10:17

Boas!
Obrigado!
Tenho a certeza que vai correr bem, as expectativas sao elevadas xD

Agora ainda nao me sinto com grandes duvidas, dado nao ter experimentado ainda, tenho bastante experienca de bushcrafting por isso acho que me vou safar bem com a navegacao!
A minha unica preocupacao é a utilizacao do gps do telemovel, sempre usei mapas e nao sei ate que ponto me vou entender com o c:geo, se calhar esta semana ainda procuro aqui uma cache em Odivelas de forma a "perder a virgindade" na modalidade! xD

Levo o gps do carro tambem, um garmin nuvi que tenho para aqui, se conseguir indicar me a direccao e a distancia acho que ja me consigo safar!

Duvidas de novato xD

Obrigado pela hospitalidade e disponibilidade em ajudar ;)
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 10:42

Já agora, não nos queres esclarecer com o que é isso do bushcrafting?
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:00

rifkinda Escreveu:Já agora, não nos queres esclarecer com o que é isso do bushcrafting?

Como disse gosto bastante de ar livre.
Sempre gostei de explorar e de me "emaranhar" no mato xD

Bushcrafting, é uma "modalidade" se assim se pode dizer que consiste basicamente na exploracao das capacidades de sobrevivencia e exploracao da natureza, sendo normalmente descrita como "arte de viver ao ar livre"

Vou fazer o copy past do site oficial - http://sites.google.com/site/bushcraft2010/

O Bushcraft, é uma actividade de contacto coma natureza, cuja tradução significa "artes do mato", esta actividade engloba um conjunto de outras actividades de técnicas de sobrevivência, tais como orientação, sinalização de emergência, a feitura de nós, a obtenção de água, comida e construção de abrigos, assim como primeiros-socorros.

Um exemplo mais pratico, os cursos de orientacao da tropa.
No seu extremo consiste na exploracao da natureza levando apenas os objectos essenciais que nao possas fabricar, ou que o seu fabrico te faça dispender muitas calorias.
Por exemplo, muito dificilmente consegues criar/improvisar uma faca de mato, ou um cantil para ferveres agua, etc

O objectivo é sobreviver na natureza, numa primeira fase levas tudo e mais alguma coisa, és um newbie que enche o forum de perguntas, como eu aqui! xD
Mais tarde comecas a reduzir o material, comecas a gostar do desafio de construires os teus proprios instrumentos, o teu proprio abrigo, apanhares a tua propria comida e agua.

Tambem é um conceito bastante interessante e que acima de tudo te da uma grande polivalencia e um grande a vontade com a natureza bem como com situacoes de emergencia em que te perdes.

Eu gosto bastante, ja pratico ha uns 4/5 anos, embora agora queira interessar me mais pelo geocaching.
Com os amigos é facil andares pela mata fora dormires ao relento etc, agora com a namorada a situacao complica, especialmente para quem nunca sequer acampou.
Assim procuro algo que tambem possa fazer com ela e que ao mesmo tempo me permita andar pela natureza e conhecer sitios novos!

Espero ter esclarecido e qualquer duvida é so perguntar ;)

link da wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Bushcraft
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 11:38

Isso da namorada nem sequer ter acampado ainda, não impede nada.
No meu caso, tinha tido uma má experiência a acampar aos 15 anos e só depois de casada, lá para os 26 ou 27 anos é que o meu marido que convenceu a acampar. E correu mal outra vez, porque o raio de um galo vizinho ao parque de campismo de Évora passou a noite toda a cantar e não me deixou dormir...

Demorei mais uns tempos a deixar-me convencer a fazer uma nova tentativa e não é que agora até gosto de ir acampar!! :-D
Nada como casar com um escuteiro, habituado a estas lides! :wink:

Em relação ao geocaching, a princípio também não gostei muito (para não dizer nada), mas foi uma questão de uma má escolha de caches para as primeiras (micros, virtuais...). Depois de ele me levar a uma cache mesmo ao meu gosto, fiquei ainda com mais vontade do que ele de ir às caches.

Escolhe bem a primeira cache para fazeres com ela. Tu melhor que ninguém sabes do que ela gosta. De que tipo de paisagens e ambientes. Se ela tem pavor de aranhas, por exemplo, não a leves logo para uma cache dentro de uma gruta! :wink:
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:50

Obrigado pelo conselho!
Nao disse que nao tinha acampado no sentido depreciativo, so quis salientar a forma diferente que temos de pensar.
A minha idea é usar o geocaching como "introducao" va la, a vida ao ar livre.
Seria uma forma de fazermos algo juntos sem forçar a forma de ser ou de pensar de nenhum dos lados, pelo menos de forma abrupta.

Ela gosta de mar e praia, costumo ir a praia da samarra em sintra, atraves do c:geo encontrei la uma cache de nome "o trono da samarra" dificuldade 1,5 de 5 vou experimentar com ela no fds.
Embora tenha de procurar melhor, dado na descricao da cache avisar que se tem de subir e se bem me lembro da zona ja uma vez subi aquilo com ela e nao correu la muito bem
Se assim for tenho de apontar para outro sitio!

Ja agora aproveito e "meto a buxa" no meu caso e dado ser uma cache a 2, de preferencia perto do mar e nao sendo muito longe, sou de Odivelas.
Qual aconselhariam?

Cumps
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 12:37

Lembrei-me de te sugerir um passeio pela Ericeira, proporcionado pela cache O Mar e as Gentes [Ericeira].
É uma multi cache muito bem construída e se ela gosta de passear, procurar pistas e ir fazendo umas contas em busca de um tesouro final, acho que vão gostar. E no final podem sempre sentar-se num banquinho a olhar para o mar e namorar um pouco.

Se me lembrar de outras sugestões, depois digo.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 12:48

Muito obrigado!
Tive a ver e parece me simplesmente espetacular!
Vamos la ver se com o telemovel e o garmin nuvi consiguimos fazer o percurso todo!

Mais uma vez obrigado pela espetacular sugestao!
JRibeiro
Micro

Mensagempor MAntunes » quarta mar 14, 2012 14:04

JRibeiro Escreveu:...
Sempre gostei de explorar e de me "emaranhar" no mato xD
...

Bem vindo!
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 15:20

Obrigado ;)
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 21, 2012 11:31

E sempre te aventuraste este fim de semana que passou?
E como é que correu a primeira aventura? A namorada ficou fã do geocaching?
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 21, 2012 12:25

Mais ou menos.
Tivemos azar em varios aspectos, primeiro o tempo, quando chegamos a Ericeira comecou a chover.
Mas com isso ja eu contava e la levei o chapeu.

Consegui apenas fazer 2 pontos por assim dizer, fui so ate ao pelourinho.
Dado nao ter GPS proprio tive grande dificuldade em orientar me com o garmin nuvi 205 que uso no carro.
Tem um grande delay, ja passas te uma interseccao ao tempo mas ele continua a mandar virar para la, tal so se verifica a pe, de carro nao.

Quanto ao gps do tlm tambem nao deu grandes adiantos, tenho de procurar uma alternativa ao cgeo ou entao reinstalar.

Confesso que ficamos um bocado desanimados por nao conseguirmos encontrar nada.
De qualquer forma este fds vamos ate a Caparica e vamos ver se conseguimos dar com alguma cache.

Aproveito e passo pela decathlon li aqui no forum algures que eles têm uns gps basicos que servem para o inicio inicial.

Mais uma vez obrigado pela sugestao, do pouco que fiz e vi gostei bastante ;)
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 21, 2012 12:35

É pena terem tido dificuldades com o GPS do tlm :| . Tenho ideia que há pessoal a procurarem caches com Nuvi. Deve ser só uma questão de configurares melhor aquilo e te adaptares.
Mas se pensares mesmo em comprar um GPS mais dedicado para geocaching, dá uma espreitadela na secção de classificados aqui do fórum. Volta e meia, aparecem GPS em 2ª mão, baratinhos, porque algum geocacher quer comprar um modelo melhor e está a vender o seu GPS anterior.

Depois dá-nos o feedback da vossa nova tentativa na Caparica. Espero que corra melhor.
Qualquer coisa que precises, diz, que há sempre malta disposta a dar uma ajudinha.
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 21, 2012 13:42

Obrigado!
Acho que desta vez vai correr melhor, vou utilizar mais o gps do tlm.

ok vou passar pelos classificados e ver o que por la ha!

Mais uma vez obg
JRibeiro
Micro

Próximo

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes