• Anúncios

Preferem usar GPS ou mapas?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Preferem usar um GPS ou mapas para encontrarem o vossa caminho na estrada?

- Prefiro o GPS
17
81%
- Prefiro usar mapas
4
19%

Total de votos : 21

Preferem usar GPS ou mapas?

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 26, 2011 09:55

Segundo um estudo no Reino Unido, 81% dos britânicos prefere usar mapas para encontrar o caminho em vez de confiarem nas indicações de um GPS - http://www.dailymail.co.uk/news/article ... -maps.html

E vocês? Qual a vossa preferência?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Preferem usar GPS ou mapas?

Mensagempor ViperUnderground » segunda dez 26, 2011 10:08

Escolhi a opção "Prefiro o GPS".
Mas de facto, quando sei que a cache está off-road, acabo por analisar o mapa (no GPS) mesmo antes de sair do alcatrão!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor MAntunes » segunda dez 26, 2011 10:18

Bem, ainda me lembro do "ir a direito pelo meio das silvas" por isso escolhi o GPS porque não tenho a opção "ambos".

Na verdade, actualmente, após deixar o carro, prefiro o OziExplorer que me dá o mapa e a setinha ao mesmo tempo. :)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lgass » segunda dez 26, 2011 10:53

gps... mapas só os uso para andar a pé em cidades que não conheço... mapas turísticos :p
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Felinos » segunda dez 26, 2011 11:36

também votei GPS!
Mas quando vou para qualquer lado, seja cachar, seja em turismo, gosto de estudar um mapa... saber para onde vou, ter pontos de referência, memória visual...
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Mensagempor MightyReek » segunda dez 26, 2011 18:33

Mapas.
Aliás, o perfeito é um GPS com mapas, mas um mapa é algo essencial para mim.
Sinto uma necessidade brutal de ter pontos de referência como estradas e curvas de nível.
Nos primeiros tempos com GPS sem mapa era um castigo...
Mas para os últimos 20 metros preciso de um GPS...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor hfilipe » segunda dez 26, 2011 18:37

Sem dúvida o GPS mas só para me levar de A para B e depois para C, D e o que mais se seguir. Dificilmente peço ao GPS para me dar indicações para um destino a mais de 50 ou 70 Km.
Quando planeio uma viagem, depois de escolhido o destino, vou ao Google Maps para ver o que há pelo caminho que mereça uma paragem ou um desvio. Gosto de olhar para aqueles traços e ver por que localidades vou passar.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » segunda dez 26, 2011 23:55

Realmente falta a opção "Ambos".
Embora ultimamente tenho optado mais vezes pelo GPS (com mapas) e deixado o mapa de papel em casa.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 27, 2011 09:09

Nota: Sim, falta a opção "ambos". Mas, é uma omissão consciente. Ou seja, a pergunta é sobre uma preferência. E, ou se gosta mais de um, ou de outro. Nestas perguntas, prefiro forçar sempre as pessoas a decidir.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor valente cruz » terça dez 27, 2011 15:12

Prefiro o mapa do GPSr :??
Acho que, entre mapas e aparelho, prefiro o aparelho.
valente cruz
Micro

Registado: terça Oct 11, 2011 13:16

Mensagempor shogundai » quarta dez 28, 2011 23:09

Uso sempre o mapa (Carta 1:25.000).
Antes de qualquer saída analiso a zona e se for fácil apenas a memorizo se for difícil imprimo e levo comigo.
Como por vezes a Carta 1:25.000 está desatualizada dou também uma vista de olhos no Google Maps e Google Earth.
O GPS que uso é o Forerunner 305 e só serve para a aproximação ao GZ.

Tenho um Etrex que só uso quando vou marcar as coordenadas de uma cache minha, porque dá mais jeito no manusear.
shogundai
Micro

Registado: quinta jan 29, 2009 22:02

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 28, 2011 23:33

"Memorizar cartas"? Fazes orientação, certo?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor shogundai » quarta dez 28, 2011 23:40

Obviamente!
shogundai
Micro

Registado: quinta jan 29, 2009 22:02

Mensagempor Torgut » sexta dez 30, 2011 11:22

lynxpardinus Escreveu:Segundo um estudo no Reino Unido, 81% dos britânicos prefere usar mapas para encontrar o caminho em vez de confiarem nas indicações de um GPS - http://www.dailymail.co.uk/news/article ... -maps.html

E vocês? Qual a vossa preferência?

Falta de educação escolar é o que dá :-) Ainda vivem numa outra era.

Mapas? Se não houver GPS lá terá que ser. Também é melhor ir de Faro a Lisboa de bicicleta do que a pé, mas se se puder escolher entre carro e bicicleta... é meramente factual, um mapa é pior que um GPS. Isto sem ofensa para quem escreveu aqui que prefere mapas. Creio que não é uma questão de se preferir seguindo uma convicção de ser melhor, mas sim preferir porque se curte mapas, assim como alguns curtirão vir a pedalar desde Faro até Lisboa. Por gosto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor clcortez » sexta dez 30, 2011 22:45

Mapas. Mas passo a explicar:

Desde sempre que conheço mapas. Aliás, sempre adorei geografia, mapas e afins. Não segui essa via de aprendizagem por simplesmente ter coisas que preferia ainda mais. E porque não via muito futuro para além de ser professor de putos que estariam na idade parva e do armário.
Daí, que desde cedo aprendi a interpretar mapas e a ter referências para as escalas e orientações. Por isso, dou preferência a mapas detalhados e devidamente calibrados. Aqueles que se oferecem por aí nas companhias de seguros e afim são um verdadeiro atentado ao relevo, dá-me calafrios pegar num mapa desses que representa as estradas entre localidades com linhas rectas.

Quando o geocaching apareceu na minha vida já conhecia os GPSr de vista, ou seja, sabia como funcionavam (mais ou menos) e já os tinha visto, mas nunca tinha tido contacto com eles. Nessa altura percebi a utilidade da georeferenciação por coordenadas, até então me fazia impressão tantos números para trabalhar "à mão" as coordenadas de um determinado ponto (UTM). Foi nessa altura que descobri o WGS84 e como era muito mais simpático e intuitivo que UTM.
Ou seja, em 2003 fiquei radiante por ter nas mãos um aparelho que finalmente me "assinalava" um ponto no mapa de uma forma automática!

Mas voltando à questão, o uso do GPS nessa altura não servia muito mais do que para o GC, até porque poucos (muito poucos) eram os que sabiam o que aquele telefone grande fazia. E de facto, se eu quisesse aproximar-me de um local ou de uma coordenada que eu não conhecia, precisava sempre de um apoio de um mapa, pois a cartografia era simpática mas não havia navegação por estrada, esta só apareceu mais tarde.
Quando esta surgiu, fiquei espantado com os algoritmos fiáveis que de facto nos faziam chegar de um ponto A a B pelo caminho mais curto ou mais rápido. No entanto, depressa me apercebi de duas coisas: que por vezes e quando conhecia a zona que o percurso de A a B do GPSr era diferente do meu e que o meu era o melhor, e que para fazer GC em zonas que não conhecia precisava do mapa na mesma para uma aproximação mais segura à zona da cache.
Assim, apesar de usar um GPSr de mão desde 2004 (primeiro um Magellan Meridian Gold e depois um Platinum) que é super fiável e de ter uma "coisa" para navegação por estrada continuo a usar o mapa em papel para planear viagens ou deslocações para locais que não conheço, e nesse caso a grande vantagem é que na cartografia em papel estão marcados diversos pontos de interesse (para mim) que consigo ver num ecrã de cerca de 20 polegadas (se considerar um mapa de tamanho A3) em vez de um mapa de 3 ou 4 polegadas (se considerar um ecrã de um smartphone), em que tenho que andar para a esquerda e para a direita, cima e baixo, zoom out e in para planear um percurso maior.
Portanto, se não conhecer a totalidade do percurso até a um determinado ponto, uso o mapa para planear o percurso até à localidade mais próxima, ou estrada mais próxima (isto inclui o GMaps por exemplo, por ser actual e me dar os trilhos de terra batida), e depois nas centenas de metros finais uso o GPSr para me dar acesso ao local exacto. Isto se for um lugar remoto. Se conhecer o percurso, uso só o GPSr na aproximação final.
Se o destino for um local urbano então também uso o GPSr para me facilitar o acesso à rua pretendida, evitando perder tempo e evitando sinais proibidos, por exemplo.

O que eu gostava mesmo era de ter praticado Orientação. Acho que era bom nisso. Infelizmente, nunca se proporcionou.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes