• Anúncios

Olá

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Olá

Mensagempor Catarina Santos » segunda ago 22, 2011 12:44

Sou a Catarina, sou de Coimbra, tenho 33 anos e comecei nesta fascinante aventura apenas há cerca de 1 ou 2 semanas atrás!
Moro na zona de Santa Clara perto de um sítio onde está uma cache que deixa qualquer um de boca aberta! Curiosamente mesmo pertinho de minha casa, e curiosamente num sítio onde costumava brincar quando era pequena :) . Penso se chamar "o mistério do voo 666". Foi o meu irmão quem me desafiou a entrar lá dentro, cheia de medo porque tenho um pavor de morte a aranhas, mas valeu a pena, ó se valeu!!! Levei os meus filhos conosco e vieram alucinados! O meu Renato quis assinar o livrito! Encontrámos dentro da cache um travel bug, que ele guardou religiosamente! Sabemos que tem que se colocar agora em outra cache.
O problema é que somos uns novatos muito reles porque não percebemos nada do assunto! Já andei a pesquisar na net outros sítios na cidade mas acho que dificilmente encontraremos mais algum! As informações disponiveis são muito vagas.
Se houver por aí alguém que nos possa dar uma helpzita agradecemos!
Obrigada
Catarina Santos
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor rifkinda » segunda ago 22, 2011 12:53

Bem vinda ao fórum!

Como é que tens estado a pesquisar as caches de Coimbra? Talvez sabendo o teu método, te possamos ajudar melhor.
Tens Gps ou ainda andas à procura com recurso ao google maps?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8734
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Olá

Mensagempor Catarina Santos » segunda ago 22, 2011 14:23

Obrigada :-D

Bem, esta cache que encontrámos é assim, tipo, um mito!
Um amigo escuteiro uma vez disse-nos que havia "um tesouro" escondido na mina mas nós longe de saber que seria geocaching... Tretas, pensámos nós! Mas um dia na tv passou uma reportagem sobre isto e ficámos com a pulga atrás da orelha. Lá fomos bater o local e voilá. Depois com o achado do travel bug é que viemos à net e ficámos maravilhados ao saber que há imensas caches espalhadas por aí!
Temos gps sim. É por coordenadas que encontramos outras caches?
SOCORRO lol
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor rifkinda » segunda ago 22, 2011 14:54

Dá uma vista de olhos na nossa wiki, aqui:

http://wiki.geocaching-pt.net/

De qualquer modo, para uma abordagem inicial, podes ir a:

http://www.geocaching.com/seek

e seleccionares Portugal (4ª caixinha - Country)
e depois, seleccionas o distrito de Coimbra.

Neste momento aparecem-te as 603 caches existentes no distrito de Coimbra. Aí podes escolher e ver os detalhes de cada uma.

Outra forma, mais visual, é olhares logo para o mapa das caches na zona de Coimbra

http://www.geocaching.com/map/beta/defa ... =-8.452306

a parte final do link é a coordenada do centro do mapa (neste caso, coloquei a cidade de Coimbra, mais coisa, menos coisa)

Depois é só fazemos zoom in e zoom out!
Clicando em cada cache, surge uma caixinha, com o link para a respectiva cache.

Espero ter ajudado.
Mais alguma coisa, dispõe.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8734
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Olá

Mensagempor Sagitario » segunda ago 22, 2011 15:12

Olá Catarina.

Bem vinda ao fórum e a este viciante mundo do Geocaching.

Respondendo à tua pergunta se é por coordenadas que se encontram mais caches, sim é por coordenadas e para isso aconselho-te a saberes de cor trabalhar com o teu Gps, seja ele qual for tem uma opção de inserir coordenadas à mão, estas coordenadas estão sempre na pagina da cache que queres visitar algures por baixo das "estrelinhas".

Visto seres iniciante nisto procura saber no teu Gps qual o formato de coordenadas que ele está a usar e para te facilitar as coisas muda (caso não esteja já) para o formado hddd.mm.mmm que é o formato mais usual nas paginas das caches, assim é só inserires manualmente as coordenadas ao criares um ponto de passagem.

Depois, bem, depois e com o tempo podes criara a tua lista de caches e através do software próprio do Gps passar do pc para o Gps as caches com mais detalhes.

Desejos de boas caçadas.
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Olá

Mensagempor Catarina Santos » segunda ago 22, 2011 17:41

Rifkinda, se ajudaste? Claro que sim, és um mestre!!! Ou mestra! [mistery-]

Assim fico com a vida muito mais facilitada, obrigada!

Sagitário, informações preciosas!
Vejo que sou mesmo um nabo nisto, não pesco nadinha :cry: mas penso que com o tempo lá irei! O meu gps é no tlm, um nokia navigator que se dá pra colocar coordenadas não o sei fazer. O meu irmão tem um tomtom esse deve dar, temos que perder um pouco de tempo com ele a ver se descobrimos... nas paginas que Rifkinda me deu vejo que há mesmo muitas caches por cá, mas vai ser fustrante se nos metemos "à caça" e não descobrimos nenhuma :cry:

Se for o caso volto à carga a pedir-vos ajuda. Se conseguir mais alguma aviso! O meu filho que tem 9 anos até sonha com isto! Realmente é fantástico!!!

Muito obrigada aos dois e se vierem a Coimbra disponham :-)
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor rifkinda » segunda ago 22, 2011 18:02

Por acaso estive em Coimbra, fez ontem uma semana, a fazer manutenção a uma cache nossa, colocada no jardim da Sereia. A ver se hoje fazemos a alteração de coordenadas e a pomos disponível para quem a quiser procurar.
Passamos em Coimbra várias vezes por ano, mas é quase sempre de passagem, por isso acabamos por raramente ter tempo para ir procurar caches para essas bandas.
Mas pelo que tenho ouvido falar, há por aí caches mesmo muito giras e originais.

Rifkinda (a parte feminina da equipa Rifkindsss) :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8734
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Olá

Mensagempor MAntunes » segunda ago 22, 2011 19:54

Catarina Santos Escreveu:.... O meu gps é no tlm, um nokia navigator que se dá pra colocar coordenadas não o sei fazer. ...


É possível, sim.

Sugiro a leitura deste meu post nos Foruns da GS.

Eu também tenho o Nokia Navigator e, em situações mais simples, já procurei caches com ele graças as umas explicações do Almeidara (aprendemos uns com os outros).
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Olá

Mensagempor Sagitario » segunda ago 22, 2011 20:00

Viva de novo.

Quer um quer outro não são lá grandes espingardas para o geocaching e isto pk ás vezes é preciso ter uma precisão algo elevado, o que não é o caso do TomTom a não ser que este esteja kitado [;)] já do nokia nada posso dizer pk não sei mas dá uma vista de olhos neste tópico sobre software para cachar e se aparecer mais duvidas já sabes, coloca por aqui que a gente vai dando dicas.

Mais umas coisinhas, escolham as caches a fazer a dedo, ou seja, comessem por aquelas onde a dificuldade de terreno e da própria cache seja perto do nível 1 (uma ou no máximo 2 estrelas) e se possível caches regulares [tradicional-] onde o contentor seja dos médios [regular] e já agora fora da cidade onde os contentores é costume serem micros ou até nano e para quem está a começar, sem o devido treino, é uma seca andar atrás de uma coisa minúscula.
Leiam os logs dos colegas que a acharam antes, ás vezes encontram-se pista preciosas nas entrelinhas e já agora, descrevam no vosso log a aventura, das fotos feitas coloquem no mesmo algumas e quem sabe submetam-nas a concurso aqui.

Façam sem pressas, na boa e nas calmas, desfrutem do lugar, tirem fotos, divirtam-se pk a cache é só o motivo para vocês lá estarem. [;)]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Olá

Mensagempor Catarina Santos » segunda ago 22, 2011 21:28

Bem, isto é só pessoal altamente!

Não me canso de dizer OBRIGADA :D

A cache que eu encontrei é genial, acreditem, arrepia! Aconselho todos a procura-la. Se quiserem posso fazer de guia mas assim não ia ter piada!
Se as outras forem do género, bem, vicio-me :-)

Agora a minha proxima busca será no jardim da sereia, embora que há uma na ponte Rainha Santa que também me cativa! Sim Sagitário tens razão, é na boa, com calma porque há que disfrutar o momento. E sim, pra próxima tiro fotos que gostaria depois de partilhar convosco.

Mais uma vez obrigada!

Vamos "falando"

Beijinhos e abraços para todos :D
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor rifkinda » segunda ago 22, 2011 22:48

Nós mudámos a nossa cache do jardim da Sereia de sítio e ainda não actualizámos na net. Por isso, não vás lá, até fazermos um update coordinates e ficar a cache disponível para ser encontrada. :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8734
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Olá

Mensagempor Catarina Santos » terça ago 23, 2011 09:47

[*5] :D Tanks
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor patinhofeio » terça ago 23, 2011 13:55

Boas.
Software para telemóvel com aproximação ao metro, eu uso o aftrack. É limitado a 15 minutos de cada vez que inicia, mas para aproximação final basta, e faz aproximação ao metro.
Conhecendo bem o GPS e o sistema de coordenadas, qualquer GPS que dê a localização exata instantânea dá para cachar. Pode ser mais complicado sem setinha, mas dá. O meu GPS habitual só tem aproximação até 10m e daí, ou é à unha ou com telemóvel, e este conjunto de equipamentos não me tem impedido de descobrir caches.
O tempo não estica, mas tinha na ideia de ir cachar para Coimbra ainda esta semana. Talvez lá para 5ª ou 6ª. Veremos.
Bem vinda ao vicio.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Olá

Mensagempor Catarina Santos » quarta ago 24, 2011 00:37

Oiiii

Pois isso das coordenadas tá a dar comigo em louca [:(!]
Apetece-me virar tudo cús nervos [}:)]
Mas há-de ir... não sei quando mas há-de ir...

Se vieres a Coimbra procura aquela ÚNICA (snif) que eu encontrei, vais adorar! Em principio na sexta também vou andar à procura talvez na ponte... isto é, se conseguir chegar a um entendimento coordial com o gps :D

Pode ser que nos encontremos!
Até gostava de encontrar alguém com calo para me dar umas luzes!

Isto realmente é um vício!

Obrigada

;))
Catarina Santos
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2011 03:15
Localização: Coimbra

Re: Olá

Mensagempor alieri » quarta ago 24, 2011 01:01

qual é exatamente o problema com as coordenadas?
deves ter noção de algumas coisas:

1. há GPS que só percebem que mudaste de sitio se te moveres a mais do que xx km/h (pois foram "feitos para carros" e não para andar a pé), daí que só se andares rapidamente de um lado para outro ou se mudares de posição mais do que nn metros é que as coordenadas do gps são atualizadas. dar 2 ou 3 passos para um lado ou para outro NÃO será suficiente.

2. Há vários formatos possiveis de coordenadas, e não deves forçar a conversão "à maluca". Se tens um par de coordenadas com o formato N XXºYY.ZZZ , não podes simplesmente transformar em N XXº YY' ZZ.KK" porque o teu GPS só aceita este formato. Quero dizer, podes fazer a conversão, mas há formas corretas de o fazer (vê aqui - http://pt.wikipedia.org/wiki/Coordenada ... as#Exemplo) e ferramentas que te podem ajudar. Se o fizeres de forma errada, podes dar por ti a caminho de Marrocos à procura de uma cache que está em Coimbra. Vê também se o teu GPS permite mudares o formato das coordenadas. Normalmente usamos "Graus - Minutos Decimais" (XXºYY.ZZZ)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron