• Anúncios

found antes de published

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: found antes de published

Mensagempor CarlosDBG » segunda jul 25, 2011 21:09

alf Escreveu:há pessoas sem nada para fazer. (...)

é verdade... tiveste a pachorra de ires procurar uma, enquanto que a outra me veio parar à caixa de correio
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor Torgut » terça jul 26, 2011 00:32

CarlosDBG Escreveu:
vsergio Escreveu:Qual é o mal do Pai do Prodrive Jr. fazer o found? É só por ser antes do "published" como referenciaste no titulo do post? Ou é porque assim ele fica com mais um found injusto, independentemente de ter sido antes ou depois?

pronto já chegaste ao cerne da questão... não é por ser o pai, o primo ou o amigo... é por ter sido uma das pessoas que a colocou no sítio, logo não descobriu nada. O que me faz impressão é mesmo a fome de números... eu já o disse e afirmo novamente, não é isso que me motiva neste hobbie, mas lá está, faz-me impressão este tipo de atitudes nos outros... é como os FTF... ver gente a levantar-se às 4 da manhã, fazer centenas de km's só para lá chegar antes de outra pessoa... faz-me consfusão pronto :roll:

Eh pá a mim também me faz impressão tudo isso. Podemos jogar na mesma equipa. Mas no caso actual, não vejo nada disso. Já agora, sublinho que continuas sem poder saber se o homem viu ou não viu onde foi colocada a cache antes de a ir encontrar, e não há nada no meu texto que o confirme ou negue. Mas, só pelo carácter académico da discussão, vamos admitir que até viu. Então e ir fazer um found é só para os números? Meu amigo, num mundo onde se criam power trails de mil e tal caches, onde há geocachers muito bem tratados na nossa comunidade que das milhares de caches empilhadas para ai pouco mais de metade delas são efectivamente encontradas, achas mesmo que o Prodrive ter rubricado um found é mesmo uma questão de jogar para os números? Isso é o mesmo que apanhares um ministro a colocar no bolso 20 centimos que estavam em cima do balcão do café e pensares que o fez para procurar enriquecer.

E digo-te mais. Fazes muito bem em te meter impressão atitudes nos outros. Pessoalmente estou cheio até às costuras da atitude anarca-liberal que anda perto de dominar o espírito colectivo da comunidade geocachiana em Portugal, e que defende o vale tudo, e com essa base nega o debate de qualquer questão de princípios. Às vezes dá-me a ideia que anda por ai muita gente a viver o seu mundo de quimera no Geocaching, um mundo onde tudo é permitido, não há lei nem ordem e cada um faz o que lhe der na total gana... desde que, lá está, conste nas Guidelines. O que para a esmagadora maioria dos actos geocachianos practicados, isso se resuma a ter o seu nome no logbook (o facto se ser lá inscrito por outrém é portanto pormenor, e por isso tá certo). Enfim, essas pessoas se calhar precisam de se refugiar do mundo real, e procuram (infelizmente com algum sucesso) construir um universo fechado no Geocaching em Portugal, uma utopia.

Ainda quanto à fome dos números. Eu (ainda) gosto de jogar para os números. E não vejo nada de mal nisso. O mal que vejo é quando os outros começam a jogar para os números de forma desleal (ai pronto, desleal não se pode dizer, a assinatura está no logbook portanto está tudo certo). É como ser-se desportista de alta competição e ver os adversários usarem doping constantemente, e descobrir que usar doping não só deixou de ser interdito, passou a ser moralmente aceitável, como o é tudo o que não seja contra as guidelines. É por esses caminhos que trilha o Geocaching em Portugal.

geo-amd Escreveu:Uma maneira, digamos, "purista" de lidar com a situação será o acompanhante tapar os olhos enquanto o owner esconde o contentor. Depois o acompanhante vai à procura do contentor.

Abre-se então uma deliciosa nova possibilidade que é o DNF pré-publicação! [:P] [:P] [:P]

Eh pá isso seria algo de facto espectacular!
Editado pela última vez por Torgut em terça jul 26, 2011 00:42, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor vsergio » terça jul 26, 2011 00:33

alf Escreveu:há pessoas sem nada para fazer. Vê esta cache por exemplo e vê lá se um dos geocacheres mais puristas não tem também um found antes da cache ter sido publicada? Ou é só porque é o geocacher que tem mais caches encontradas e tens que arranjar uma explicação para isso?

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... fa50df8007

é melhor começares a procurar mais exemplos e a excomungar os geocachers que já fizeram tal coisa pode ser que consigas fazer como os pokemons vais conseguir apanhá-los todos ou não

Epá, obrigado pela alembradura.
Falta-me fazer o found dessa.
Obrigado mesmo. E sim, antes da publicação.

Não se trata de purismos. Isto é geocaching. Achou, registou!
Só tenho uma coisa a dizer: Vão lá também que vale a pena!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor CarlosDBG » terça jul 26, 2011 08:18

Acho que se fosse um geocacher do meu nível, um tanto o quanto rookie, com poucas caches, seria mais condenado por tal atitude, mas como se trata de um geocacher de "renome" nacional, com milhares no papo... o que é uma gota no oceano? Deixa andar que não faz mal nenhum...

Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor Sagitario » terça jul 26, 2011 09:58

vsergio Escreveu:

Epá, obrigado pela alembradura.
Falta-me fazer o found dessa.
Obrigado mesmo. E sim, antes da publicação.

Não se trata de purismos. Isto é geocaching. Achou, registou!
Só tenho uma coisa a dizer: Vão lá também que vale a pena!

Assino por baixo, o sitio é fabuloso e se for feita com um grupo de fabulosos Expedicionários ainda melhor. :clap:
Tb me falta este achamento o que irá ser a minha estreia neste tipo de caches [^] e claro, no dia em que a ideia surgiu. [^]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor vsergio » terça jul 26, 2011 10:24

CarlosDBG Escreveu:Acho que se fosse um geocacher do meu nível, um tanto o quanto rookie, com poucas caches, seria mais condenado por tal atitude, mas como se trata de um geocacher de "renome" nacional, com milhares no papo... o que é uma gota no oceano? Deixa andar que não faz mal nenhum...

Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?

NÃO EXISTEM NÍVEIS de geocachers.
O Prodrive é tanto como eu e tu.
A única pessoa que está a Condenar alguém és tu.
E não estou a defender este geocacher, já vimos que isto é prática corrente, porque cada um tem o à vontade para jogar isto como quiser.
Não vale a pena insistires. Joga, procura, acha. Porque o objectivo é esse. Achar. Não só achar a cache mas os locais espetaculares.
Eu se não tivesse a perder tempo aqui com estas porcarias já lá teria ido [:P] :mrgreen:
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor geo-amd » terça jul 26, 2011 10:29

CarlosDBG Escreveu:Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?

Não teve a mínima ponta de ilegitimidade.

O que eu vou dizer aplica-se ao purismo, mas também se podia aplicar ao fundamentalismo religioso, ou a outros radicalismos.

O ser humano é multidimensional e deve saber equilibrar as diversas facetas. É importante conhecer qual é o "ideal" de cada faceta para servir de orientação. Mas, para se atingir um equilíbrio razoável, muitas vezes convém evitar atingir o ideal a 100% numa faceta particular.

O purismo no geocaching consiste em só registar como founds as caches que foram efetivamente encontradas sem qualquer ajuda. Mas isso pode entrar em conflito com o facto do geocacher ser geralmente sociável e gostar de se divertir com os amigos.

Se um grupo de dois geocachers vai à procura duma cache e um deles a encontra, se o outro for purista, não regista o found e toma nota que jamais poderá fazer um found naquela cache. Se isso fosse apenas uma questão individual não havia problema. O problema é que isso causa constrangimentos: o amigo sabe que ao fazer um found está a roubar ao outro a possibilidade de o fazer; pode também criar um clima de competição. Acaba por ser uma atitude antissocial e no limite só se faria geocaching sem companhia. É preferível ter uma atitude mais relaxada: mesmo que o purista esteja cansado e tenha ficado sentado a ver o amigo procurar, ele deve fazer o log de found. Ele deslocou-se fisicamente ao local da cache, as circunstâncias permitiram-lhe aceder o logbook... é quanto basta. Provavelmente, da próxima vez será ao contrário.

Esconder uma cache não é muito diferente de ir procurar uma, no aspeto de ser mais divertido com companhia... e a conversar de forma animada ou até excitada, de preferência. Para já, o convidado só aceita acompanhar se tiver um espírito aberto e amável porque está logo a prescindir do FTF. Mas ter de prescindir de todo do found seria excessivo porque isso mataria definitivamente os convites para ir plantar um cache - pedir a alguém para prescindir definitivamente duma determinada cache é algo que não fica bem a ninguém. Acabaria a diversão e o convívio... só se iria plantar caches sozinho.

O ser humano tem uma capacidade semi-inconsciente de só seguir os ideais até um certo ponto. Quando começa a haver o risco de se comprometerem outros aspetos essenciais, então pára-se. De forma geral, a nossa comunidade (do geocaching) aceita quase sem discussão determinadas situações um pouco cinzentas por esta razão. Claro que depois há os exageros e abusos e também a questão de se saber onde é que se "traça a linha". Mas, o meu ponto é que a comunidade já aceitou há muito tempo determinadas situações, por exemplo as duas que atrás descrevo, e que a "linha" não deve estar nos 100%.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor Torgut » terça jul 26, 2011 10:51

CarlosDBG Escreveu:Acho que se fosse um geocacher do meu nível, um tanto o quanto rookie, com poucas caches, seria mais condenado por tal atitude, mas como se trata de um geocacher de "renome" nacional, com milhares no papo... o que é uma gota no oceano? Deixa andar que não faz mal nenhum...

Carlos,

1) Deixando de lado a conversa de bolso, as utopias e idealismos, e falando com os pés assentes na terra, se por um lado serias "mais" condenado por outro não o serias. Passo a explicar: seres uma entidade humana sem contactos, sem exposição, sem um historial, poderia funcionar nesse sentido... mas por outro lado, nesse cenário, não terias uma matilha de cães raivosos, do tipo que é capaz de criar um nome falso para abrir um tópico num fórum para lançar a confusão e o insulto [vide fóruns GeoPt].

2) Por ter encontrado a cache como qualquer achador. Com um GPS na mão, seguindo a agulha. O facto da cache já ter sido publicado ou vir a sê-lo passado 48 horas é totalmente irrelevante, não implica nenhum ganhou ou perda, nem para quem assim acha nem para quem a vem a achar depois ou para quem nem sequer conta achá-la. Muito diferente das prácticas da tal matilha de cães raivosos, cuja denúncia é mesmo assim geralmente contestada à luz do anarco-liberalismo de que já falei.

geo-amd Escreveu:O ser humano é multidimensional e deve saber equilibrar as diversas facetas. É importante conhecer qual é o "ideal" de cada faceta para servir de orientação. Mas, para se atingir um equilíbrio razoável, muitas vezes convém evitar atingir o ideal a 100% numa faceta particular.

O purismo no geocaching consiste em só registar como founds as caches que foram efetivamente encontradas sem qualquer ajuda. Mas isso pode entrar em conflito com o facto do geocacher ser geralmente sociável e gostar de se divertir com os amigos.

Se um grupo de dois geocachers vai à procura duma cache e um deles a encontra, se o outro for purista, não regista o found e toma nota que jamais poderá fazer um found naquela cache. Se isso fosse apenas uma questão individual não havia problema. O problema é que isso causa constrangimentos: o amigo sabe que ao fazer um found está a roubar ao outro a possibilidade de o fazer; pode também criar um clima de competição. Acaba por ser uma atitude antissocial e no limite só se faria geocaching sem companhia. É preferível ter uma atitude mais relaxada: mesmo que o purista esteja cansado e tenha ficado sentado a ver o amigo procurar, ele deve fazer o log de found. Ele deslocou-se fisicamente ao local da cache, as circunstâncias permitiram-lhe aceder o logbook... é quanto basta. Provavelmente, da próxima vez será ao contrário.

Esconder uma cache não é muito diferente de ir procurar uma, no aspeto de ser mais divertido com companhia... e a conversar de forma animada ou até excitada, de preferência. Para já, o convidado só aceita acompanhar se tiver um espírito aberto e amável porque está logo a prescindir do FTF. Mas ter de prescindir de todo do found seria excessivo porque isso mataria definitivamente os convites para ir plantar um cache - pedir a alguém para prescindir definitivamente duma determinada cache é algo que não fica bem a ninguém. Acabaria a diversão e o convívio... só se iria plantar caches sozinho.

O ser humano tem uma capacidade semi-inconsciente de só seguir os ideais até um certo ponto. Quando começa a haver o risco de se comprometerem outros aspetos essenciais, então pára-se. De forma geral, a nossa comunidade (do geocaching) aceita quase sem discussão determinadas situações um pouco cinzentas por esta razão. Claro que depois há os exageros e abusos e também a questão de se saber onde é que se "traça a linha". Mas, o meu ponto é que a comunidade já aceitou há muito tempo determinadas situações, por exemplo as duas que atrás descrevo, e que a "linha" não deve estar nos 100%.

Tudo muito certo. Explica em boa parte porque é que não gosto nada de fazer Geocaching acompanhado. Há tempo para tudo, e há coisas que são por natureza solitárias, privadas. Fazer Geocaching, ao contrário da ideia amplamente em vigor, é uma delas. Porque como dizes, o achamento é algo único. Em grupo, apenas uma pessoa pode achar. E eu, quando escrevo um log a dizer que encontrei uma cache, gosto que isso seja verdade. De resto, se se tem amigos no seio do Geocaching, não é preciso que se actue com eles. Pode-se ser social em eventos e em todas as outras coisas sociais que existem no mundo. Idealmente, utopicamente, num grupo, ao se dar a aproximação ao GZ, o pessoal poderia parar, e depois, um a um, os integrantes iriam procurar a cache. Sei que há quem o faça, mas reconheço que é um processo moroso, que raia a não practicabildiade (acho que acabei de inventar uma palavra). Já eu, evito MUITO fazer Geocaching com mais que um geocacher. Sucede, a tempos, um par de vezes por ano, geralmente no Verão. E durante toda a jornada raramente consigo deixar de sentir um peso de consciência.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor CarlosDBG » terça jul 26, 2011 13:02

Torgut Escreveu:
2) Por ter encontrado a cache como qualquer achador. Com um GPS na mão, seguindo a agulha. O facto da cache já ter sido publicado ou vir a sê-lo passado 48 horas é totalmente irrelevante, não implica nenhum ganhou ou perda, nem para quem assim acha nem para quem a vem a achar depois ou para quem nem sequer conta achá-la. Muito diferente das prácticas da tal matilha de cães raivosos, cuja denúncia é mesmo assim geralmente contestada à luz do anarco-liberalismo de que já falei.

bingo!

Acho que muita gente está a entender mal o meu raciocínio talvez até por culpa minha pelo título do tópico. O meu principal apontar de dedo não é o tanto achar a cache antes da publicação mas sim o facto de ter sido ele a dar o contentor e quiçá tê-la colocado no local... e a fazer found da mesma. Para mim o Prodrive é o principal owner da cache. Mesmo o Torgut refere que não sabiam quem iria ser o progenitor... isto agora já sou eu a esfregar a minha bola de cristal, mas que me caia um raio na cabeça se não foi ele o principal mentor. Daí a minha indignação de um "owner" fazer found de algo próprio. Capice? Já agora que o owner no papel faça também o found, ou nesse caso já não concordam que o faça?

Eu sei que há muito jogo sujo nesta actividade, mas o abrir o tópico foi como que um desabafo do acumular de ver situações deste tipo, se o exemplo não vem dos que andam nisto há mais tempo, então os que virão ainda serão piores.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor Laurus » quinta jul 28, 2011 07:03

Tenho estado atento à conversa e os comentários vão um pouco na linha do que eu penso.

Grande parte dos meus finds são em caminhadas que faço sozinho. Porque não conheço muita gente no meio, porque as que conheço estariam ocupadas ou, simplesmente porque me apetece fazer algumas caches quando saio do trabalho e vou ao meu ritmo. De qualquer modo não tenho nada contra o geocaching em grupo desde que todos os do grupo que logam o find tenham procurado ativamente a cache. Mesmo nos bike-tours a que tenho ido tento lá chegar com os primeiros e faço o trabalho prévio para ter uma ideia de que cache estamos à procura e dos locais onde possa estar. Bem sei que no grupo há pessoas que só mais tarde é que fazem a lista das caches encontradas e muitas vezes nem se lembram de as terem feito (mas isso é com eles). Normalmente quando participo em grupos pequenos tenho o cuidado de referir no log quem, de facto, a encontrou.

Em relação ao owner da cache acho que é irrelevante, para quem a procura, saber se foi o pai ou o filho (ou o espirito santo porventura) que lá a colocou. Desde o momento que há caches encontradas e colocadas e eventos organizados por bebés de fralda já nada espanta. Nestes casos vale a homenagem que é feita pelo tutor ao discipulo (no caso dos juniores) ou uma recordação dos primeiros anos de vida (no caso das fraldas). O caso muda de figura se uma pessoa cria um nick para colocar as caches e outro para as encontrar mas, para além de moralmente reprovável, deve haver algo nas regras que o proíbe.

Penso também que há "categorias" de geocachers mas que nada têm que ver com o número de caches encontradas. Das pessoas que conheci e das histórias que ouvi deu para catalogar alguns. Há os geocachers intensivos, os que levam isto mais moderadamente, os que só fazem nas férias, os que aproveitam a hora de almoço, os fanáticos dos FTF, os que esperam ler alguns logs antes de as procurarem, os solitários e as teams, etc.... As categorias são tantas que se pode dizer que cada um pertence a uma categoria só dele. Qualquer deles tem um ponto de vista válido e mesmo entre novatos e veteranos um respeito mútuo que deve existir. É esta a minha filosofia de jogo que se baseia na minha filosofia de vida (de modo mais geral).
Imagem
Laurus
Small

Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes