• Anúncios

Flag Counter

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Flag Counter

Mensagempor Torgut » quinta jun 30, 2011 12:24

Acho que é tempo de fazer um esforço para divulgar o problema do popular Flag Counter, aquela coisinha que aparece em tantas caches, e que mostra a origem por país dos acessos à listing. A utilidade é diminuta, é uma curiosidade algo rebuscada. Já a consequência negativa é grande para muitos utilizadores: todos os que usam Garmin Dakota (e se calhar estende-se aos Garmin Oregon) ao aceder à cache no geocaching paperless vêem o GPS crashar... depois só vai lá ao tirar as pilhas e tornar a colocar, e ver a cache é para esquecer.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Flag Counter

Mensagempor lynxpardinus » quinta jun 30, 2011 14:15

É engraçado, nunca me aconteceu. Pode ser sorte - ou então, o facto de eu nunca actualizar o firmware.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quinta jun 30, 2011 14:22

É também engraçado que agora não encontro nenhuma referência ao problema, mas há cerca de um ano encontrei isso debatido e de facto as caches que crashavam o meu Dakota coincidiam.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor z3r0_ » quinta jun 30, 2011 14:23

Por acaso nas nossas cachadas quando usamos o dakota do paulomx nunca tivemos problemas. Vamos entretanto tentar arranjar alternativas.

Torgut, obrigado pela note na nossa cache. ;))
ImagemImagemImagemImagem
z3r0_
Small

Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Mensagempor Torgut » quinta jun 30, 2011 14:49

Bem, se é apenas o meu Dakota e mais uns poucos que actualmente têm problemas, se calhar não vale a pena. Ainda na minha tour deste ano a Tomar tive uma ou duas caches a crasharem-me o GPS, por acaso depois não verifiquei se tinham o flag counter, mas houve uma altura que andei a apurar isso e batia certo.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor ViperUnderground » quinta jun 30, 2011 16:31

Poderá ser algum problema de firmware (falta de actualização)
Eu tenho um Oregon e isso acontecia com frequência! (há muitas actualizações atrás)
Não tem a ver com o Flag Counter em particular! Tem a ver com com "disposição" do código HTML.

E também com as fotos! Bastava vir uma no formato PNG e pumba!

Torgut, metes os ficheiros gpx directamente no gps, certo?
Se sim, além deste problema que descreves, não te acontece em caches com listings extensas (especialmente em multis, que é quando dou com a coisa :-D ) o texto estar cortado? Isto é, não coube a descrição toda! :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Torgut » quinta jun 30, 2011 16:57

ViperUnderground Escreveu:Torgut, metes os ficheiros gpx directamente no gps, certo?
Se sim, além deste problema que descreves, não te acontece em caches com listings extensas (especialmente em multis, que é quando dou com a coisa :-D ) o texto estar cortado? Isto é, não coube a descrição toda! :-D

A pergunta é um bocado subjectiva... o que é meter directamente no GPS? Para atalhar, explico como é que os GPX vão lá parar:

1) Através de GSAK
2) Através de PQs da gc.com
3) Por enviar uma cache individual a partir da listing da gc.com

E sim, há imensas caches mais extensas que não aparecem na integra os textos. Sempre foi assim, já me habituei a viver com isso. É com isso e com caches que só tem os pontos de diversas etapas como waypoints e lá fico a arder.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor pedrovitorino » quinta jun 30, 2011 17:38

Não sabia da existência desse problema com o Flagcounter e os GPS Garmin.
Sou utilizador de um Oregon 550 e nunca me crashou em cache nenhuma.
De qualquer forma, e mesmo só acontecendo a alguns, vou retirar o flagcounter da minha cache, até porque a utilidade também é pouca.
Imagem
pedrovitorino
Regular

Registado: segunda mar 22, 2010 13:47

Mensagempor ViperUnderground » quinta jun 30, 2011 19:34

Torgut Escreveu:
ViperUnderground Escreveu:Torgut, metes os ficheiros gpx directamente no gps, certo?

A pergunta é um bocado subjectiva... o que é meter directamente no GPS? Para atalhar, explico como é que os GPX vão lá parar:

1) Através de GSAK
2) Através de PQs da gc.com
3) Por enviar uma cache individual a partir da listing da gc.com

E sim, há imensas caches mais extensas que não aparecem na integra os textos. Sempre foi assim, já me habituei a viver com isso. É com isso e com caches que só tem os pontos de diversas etapas como waypoints e lá fico a arder.

Aleluia! Alguém me pergunta isso!! :D
Quando falo em directamente, falo em pegar nos ficheiros gerados pela GroundSpeak (opção 2 e/ou 3) e copiá-los para a pasta GPX do GPS!

Já utilizei várias macros e ando a utilizar uma que se chama "GarminExport" e desde que a uso nunca mais detectei nenhuma listing cortada. Aliás, até adiciona os logs ao texto da listing se quiseres. Não sei se tem sido coincidência esta situação de detectar listings ou não. Ainda não testei para confirmar a situação!
Quanto ao GPS "estoirar" só ainda me tinha acontecido com a situação das fotos PNG. Já me aconteceu foi o carregamento do GPX para GPS estoirar a meio porque tinha demasiadas caches!

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Torgut » sexta jul 01, 2011 08:33

Wow man! Essa macro parece altamente. Mas não percebo... até muda os icons nos mapas do GPS?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor ViperUnderground » sexta jul 01, 2011 09:14

Torgut Escreveu:Wow man! Essa macro parece altamente. Mas não percebo... até muda os icons nos mapas do GPS?

Ainda não brinquei com a parte dos icons. Para o Nuvi a macro faz-me isso e no Oregon ainda não tive muita necessidade disso, e por isso ainda não "brinquei" muito. Mas sim. Dá para alterá-los!
A maneira "old fashion" que conheço é colocar os icons na pasta "CustomSymbols". É preciso é verificar qual o nome e tipos de símbolo de caches que o Garmin usa. Por exemplo, se quisermos que em vez do icon da "arca do tesouro aberta" apareça um smile basta colocar o icon do smile com o nome "Geocache Found.bmp" na pasta "CustomSymbols".

Com a macro, consigo ter os icons diferenciados no GPS,mas com outra macro: "AnotherOregonExport". Mas com esta tenho tido alguns problemas, nomeadamente:
- Aparecem-me listings incompletas;
- Não me exporta Event Caches;

Mas ao invés aparecem-me os icons diferenciados:
- Caches inactivas: símbolo da cache com um X vermelho
- Founds: smile
- Corrected Cordinates: ponto de interrogação verde!

Isto para as caches!

Existe outra maneira de carregar icons (sem ser geocaches). Vou-te dar o meu exemplo com os POIs.
Tenho um GPX com bombas GPL e outro com Waymarks. O que faço neste momento, é, no PC, colocar um ficheiro .bmp junto ao gpx com o mesmo nome do gpx:
- GPL.gpx; GPL.bmp
- Waymark.gpx; Waymark.bmp
E depois envio com o POI Loader!

E se quiseres fazer tu os icons tem atenção que há "regras": Podes ler AQUI

ViperUnderground
Regular

Mensagempor Torgut » sexta jul 01, 2011 10:33

Isso é interessante, deve-me permitir contornar uma das atrasadices mentais da Garmim: há um DNF e mesmo que o marques no mapa a cache continua igual (pior que isso, continua disponível para ser escolhida... raios parta engenheiros de trazer por casa).
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » sexta jul 01, 2011 20:35

O script não funciona com o meu Dakota. Apenas aparecem duas caches, apesar de ter exportado 80. Não é a primeira vez que vejo isto suceder... em tempos testei um script que gerava o GPX para usar no GPS e a mesma coisa acontecia. Dantes apenas aparecia uma cache, agora aparecem duas, o que é ainda mais intrigante.

AnotherOregonExport --- Esta não encontro em lado nenhum. Nem nos fóruns GSAK nem googlando. P.S. - Já encontrei, mas deu trabalho. Mas também, se corta as listings nem vale a pena.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes