• Anúncios

Estão a desenvolver software baseado no geo.com?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Estão a desenvolver software baseado no geo.com?

Mensagempor lynxpardinus » quinta jun 09, 2011 11:04

Então, leiam isto por favor - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try4736111

P.S- Escusado será dizer que, para mim, um "XSD" é algo absolutamente denso.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Estão a desenvolver software baseado no geo.com?

Mensagempor geo-amd » segunda jun 20, 2011 23:14

Mesmo para quem não está a desenvolver software, há aqui boas notícias. As nossas pocket queries vão passar a conter mais dados úteis. Estranho é não aparecer ainda o tipo NANO; seria tão fácil de incluir.

XSD significa XML Schema Definition. Trata-se da descrição da estrutura das futuras pocket queries.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 21, 2011 15:52

Tens mais informação sobre o que vai passar a ser incluído nas pocket queries?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor ViperUnderground » terça jun 21, 2011 16:08

geo-amd Escreveu:(...) Estranho é não aparecer ainda o tipo NANO; seria tão fácil de incluir. (...)

Feedback
:-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor geo-amd » terça jun 21, 2011 21:52

lynxpardinus Escreveu:Tens mais informação sobre o que vai passar a ser incluído nas pocket queries?

Não, não tenho. Estava só o comentar essa novidade que desconhecia e que me pareceu muito interessante e importante.

Portanto, a partir de Agosto as pocket queries vão passar a incluir, entre outras coisas: os pontos de favoritos de cada cache; as notas pessoais de cada página de cache; links para as imagens em cada página, para facilitar a detetação automática das fotos spoiler.

Com o GSAK atualizado e com os firmwares dos GPSrs atualizados, todos passaremos a beneficiar dessa informação adicional nas pocket queries.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor lgass » terça jun 21, 2011 22:19

muito bom a parte das notas pessoais!!!!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Torgut » quarta jun 22, 2011 10:38

lgass... eu aqui ainda não percebi o interesse dessas notas pessoais, queres explicar ?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » quarta jun 22, 2011 13:05

Não percebo bem como possam funcionar essas notas pessoais e as PQs...

Será que se importarmos fieldnotes para o gc.com isso depois é "devolvido" nas PQs?
O GSAK permite que adicionemos notas às caches, suponho que para, por exemplo, escrevermos parte de uma multi resolvida, uma dica sobre um acesso, etc.

Outra coisa são(?) as fieldnotes / notas de campo do gc.com

Só usei as fieldnotes uma vez e devo dizer que até achei prático, pois tenho acesso às caches que encontrei e que ainda não fiz os logs online. Se estivesse em casa poderia usar o GSAK, marcar as caches encontradas e gradualmente ir fazendo os logs. Mas como não posso levar o GSAK comigo - no trabalho não o posso usar - este sistema permite ter acesso às caches e ir fazendo os logs nos tempos mortos.

No PDA fui marcando as caches à medida que eram encontradas (estava a usar o Cachebox*).
O programa gera um ficheiro de texto (geocache_visits.txt) com todos os founds/DNF/Notes que vais registando, e que depois podes importar a partir da tua conta no geocaching.com.
Se já tiveres importado fieldnotes anteriormente, o sistema permite-te ignorar registos anteriores a determinada data, e assim evita importar registos em duplicado.

Uma vez importado o ficheiro no geocaching.com tens algo como a imagem seguinte:

Imagem

Ao carregar em "compose log" abre-se a página de edição de logs da cache respectiva. Se já tiveres inserido alguns dados (data, hora, nº de found, algum texto sobre a cache), essa informação vai lá estar e pode ser editada. Uma vez que acabes de escrever o log e carregues em "submeter", vai aparecer uma linha de texto e um link que te leva novamente à página das fieldnotes, a fim de continuares para o próximo registo.

*O cachemate (PDA) também tem um plugin que permite fazer essa exportação. Alguns GPS Garmin - que salvo erro foi quem iniciou as fieldnotes - também têm opções semelhantes, mas não sei descrever o funcionamento no aparelho.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor geo-amd » quarta jun 22, 2011 15:02

Torgut Escreveu:lgass... eu aqui ainda não percebi o interesse dessas notas pessoais, queres explicar ?

Vou usar um exemplo prático. Há 2 dias, fiz jogging até ao ponto inicial duma multi-cache com 2 pontos. Como o ponto final fica a mais de 10 Km em linha reta (e mais ainda por estrada), escrevi o seguinte no meu log:

Ainda não sei quando irei ao ponto final. Para já, as coordenadas ficaram registadas na Nota Pessoal da própria página (algo que uso pela primeiríssima vez).

Eu podia guardar as coordenadas finais num ficheiro à parte, mas usando uma Nota Pessoal baixa o risco de me esquecer onde estão os dados.

Agora, se eu for ao ponto final antes de Agosto, terei de levar as coordenadas num papelinho ou então de copiar previamente as coordenadas para o GPSr. Depois de Agosto ficará mais fácil, pois a Nota Pessoal irá dentro das PQs que eu transposto habitualmente (convertidas para HTML) para consulta off-line.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor ViperUnderground » quarta jun 22, 2011 15:20

Quanto às notas pessoais ainda não vi grande interesse! (ainda)
Quanto aos "Field Notes" de inicio também não via grande interesse. E agora posso dizer: "Maravilha!"
Simplesmente acabei com os meus "Log Later"!

E mesmo quem não use cachebox, ou oregon, ou outro software, pode utilizar as fieldnotes como ferramenta: basta apenas criar um ficheiro txt (o famoso geocaching_visits.txt :-D . Não é obrigatório ter este nome. ) e colocar as caches que efectuou lá dentro num formato que agora não me lembro bem. Mas é algo como:

<GCCode>,<data AAAA-MM-DD>T<hora HH:MM>Z,<tipo de log: Found It, Didn't Find it, etc>,"nota pessoal: podem escrever o que quiserem"

Exemplo retirado do wikispace do Garmin Oregon
GC1G6DN,2009-01-27T22:05Z,Unattempted,""
GC1KMJF,2009-01-27T22:09Z,Found it,""
GC1F9T1,2009-01-27T22:19Z,Found it,""
GC1KQXG,2009-01-27T22:32Z,Didn't find it,""
GC1JMQ6,2009-01-30T17:42Z,Found it,""
GC1JMPH,2009-02-01T21:35Z,Found it,""
GC1JWAR,2009-02-01T21:39Z,Found it,""
GCVGEA,2009-02-07T16:26Z,Needs Maintenance,"CLOSED"
GC1KMG8,2009-02-14T03:29Z,Found it,""

PS: Ia fazer o envio deste post quando li a resposta do geo-amd. Assim a minha opinião acerca das notas pessoais mudou um pouco. Já visualizo algum interesse. :D
Embora não abdique do meu "molesquino" de 1€ do lidl. :mrgreen: [:P]
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 02, 2011 02:08

Entretanto, estas alterações foram adiadas para o final de Setembro, na melhor das hipóteses - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try4795268 .
lynxpardinus
Moderador

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes