• Anúncios

Experiencia... precisa-se?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor btrodrigues » segunda mai 07, 2007 17:45

Acho que mencionaste aí nomes que não deviam estar mencionados.

Como diz o MAntunes, o primeiro geocacher não tinha nenhuma cache encontrada... e no entanto colocou uma. Existem aí geocachers e caches que apareceram quando havia meia dúzia de geocachers activos e meia dúzia de geocaches em Portugal.

Tens aí pessoal a apresentar-se no fórum que já dizem "como é que eu posso colocar uma cache?". Só porque viram um casal com mau aspecto ontem na TV (coitados dos putos deles)... ;)

O culpado disto tudo és tu...
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor SUp3rFM » segunda mai 07, 2007 18:20

btrodrigues Escreveu:O culpado disto tudo és tu...

Imagem
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor btrodrigues » segunda mai 07, 2007 21:19

Imagem
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor vsergio » terça mai 08, 2007 10:31

Imagem

TÃO A FALAR DE QUÊ?
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor alieri » quinta mai 10, 2007 02:41

AHAHAHAHA!!
Imagem
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Golden-Team » quinta mai 10, 2007 08:03

What would you say about a cache hidden from a cacher without 1 found???!!!
GC12T4B
I’m afraid going there…

Is this the result for so much advertising?
Golden-Team
Small

Registado: domingo dez 03, 2006 16:37

Cache placing

Mensagempor rifkind » quinta mai 10, 2007 08:36

I find it somewhat intriguing that people would rather hide caches than find them...

However, I did just the same thing. I placed a cache before finding any. Granted, the times were other in 2002. You could count the caches in Portugal, by your fingers.

I used a glass jar, because it was water-tight. Only quite later I changed it to a plastic box, to avoid accidents.

The new cache, at Capela Peninha Sec. XVI Ermida S. Saturnino, seems to have the right elements in place. Today I would do it somewhat different, or not at all, since there's another two caches right beside it (and rather closer to each other than to this one).

http://geostats.geocaching-pt.net/Mapas ... =Satellite

Then, there's another thing: I'm not sure if this is the case or not, but some people place cache under a different user. So, while the new user has no founds, the person behind it may actually have some.

So, I say: there was no need to place a cache there before ever finding one, since there are over 300 caches in Lisbon and quite a few in Sintra. But there's nothing really wrong about that and that's why it was approved.

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor SUp3rFM » quinta mai 10, 2007 09:28

Golden-Team Escreveu:What would you say about a cache hidden from a cacher without 1 found???!!!
GC12T4B
I’m afraid going there…

Is this the result for so much advertising?

Unfortunately, some of our latest FTF attempts failed due to some misconceptions of the cache... and not all were placed by newbies. :)
SUp3rFM
Extra Large

publicidade

Mensagempor sirbyte » quinta mai 10, 2007 10:00

Ainda é muito cedo para vermos resultados práticos desta onda de publicidade. Só depois da poeira assentar. Primeiro vamos ver quantos destes novos adeptos ficam e quantos tornam isto moda e esquecem em pouco tempo. Em relação às caches criadas por impulso... bem, até pode resultar. Partilho do sentimento do btrodrigues: "Fear".
Vai-se a ver e até estamos todos enganados. Se calhar o resultado a longo prazo é benéfico. Espero que sim. Aguardo desconfiado. Mas com esperança. Será que vamos ter quantidade E qualidade? Temos tido um crescimento de caches e cachers grande mas bom. Bem, talvez a palavra mais correcta seja "equilibrado".
Boa sorte, Geocaching.
sirbyte
Small

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quinta mai 10, 2007 10:11

A juntar à pilha de incovenientes da criação rápida de caches, existe um que ainda não foi mencionado: a natural insensibilidade de pessoas inexperientes no que toca à classificação de dificuldade e terreno da cache. Coisa que, apesar daquele guiazinho meio tolo que a Groundspeak providencia, se baseia sobretudo numa avaliação comparativa com o mundo já existente. Comparação essa que quem "fez" meia dúzia de caches (irritação semântica esta do "fazer" caches, verbo aplicado a um só tempo ao acto de criar e de descobrir as ditas cujas) não poderá evidentemente fazer de forma correcta.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor SUp3rFM » quinta mai 10, 2007 10:18

Até agora, do que li, sobre as desconfianças e das profecias mais negativas, não vejo erros que podem ser apontados exclusivamente a novatos, pessoas recém-chegadas ao geocaching (as tais sem experiência).

Caches mal-classificadas a nível de terreno e dificuldade há às centenas, e nem todas foram criadas por geocachers sem experiência.

Receio? Só o receio natural, sem deixar este resvalar para uma histeria de que o mundo como o conhecemos acabou. Sejam razoáveis.

Mais uma questão, por curiosidade, quando os primeiros artigos sairam, e em particular a peça do 2010, houve também um boom de participantes. O que é que isso originou?
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor sirbyte » quinta mai 10, 2007 10:54

A minha convicção é que o Geocaching não vai durar para sempre.
Tal como tudo. Está no seu ponto alto há muito tempo. Claro que é inevitável o seu crescimento e amadurecimento (do GC e dos cachers).
Está quase a "rebentar" pelas costuras. E a partir daí degradar-se-á de tal forma que o pessoal que vive para isto (e que é saudável...) vai deixar. Vai encontrar alternativas.
No entanto, cabe-nos a tarefa de tentar prolongar isto como está, porque está bom, o máximo possível. Regularmente há "booms"... Uns benéficos, outros neutros, outros nem por isso. Mas sejam eles de users, de caches, de features ou de outra natureza qualquer, a maior parte são bons. E ainda bem que assim é.

No meu caso, inicialmente fui um pouco negativo no resultado que espero desta repetida divulgação recente. Naturalmente que não se pode impedir ou dificultar a adesão de novos membros, nem eu quero isso. Nem sequer sou a favor da "moderação e triagem". Acredito que cada novo adepto vai trazer benefício. Porque mais do que números, esta comunidade faz-se de partilha de conhecimentos e experiências. Nem todos gostamos do mesmo, mas há sempre alguém que "cacha" da mesma forma que nós.
Se as novas caches por novos cachers resultam mal ou estão mal avaliadas, cabe a todos partilhar a sua experiência e contribuir para que ambos (cache e cacher) melhorem. Eu sou teu tutor e tu és meu tutor. E assim evoluimos a comunidade (e nós próprios...).
EDIT: Agora já larguei esse negativisto. Estou optimista.FIM DE EDIT

Hoje acho-me demasiado filosófico. Acho que até pareço um Padre. Nem sequer gosto do que estou para aqui a dizer hoje, mas não consigo evitar... :shock:

Estou a precisar de dormir... :)
sirbyte
Small

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor SUp3rFM » quinta mai 10, 2007 11:07

O geocaching existe desde 2000, 2001 de forma mais organizada. Nos Estados Unidos, o expoente máximo do geocaching, as caches e geocachers aparecem de forma impressionante. Basta pegar num pequeno estado, ainda assim maior que Portugal e analisar o ritmo de crescimento diário da actividade.

Isso não leva ao fim do geocaching, leva sim ao refinamento da capacidade de escolher o que se quer ou não fazer, como o 2 cotas referiu noutro post. Se o crescimento continuar, não vamos ter só que melhorar a nossa capacidade de busca no ponto zero. A procura começa desde logo quando se seleccionam as caches para fazer.

Não acho nada que esteja a "rebentar pelas costuras", exceptuando, talvez em Mass, nos Estados Unidos e noutras localidades esteja... Isto porque há milhares de caches num raio pequeníssimo. De resto, muito há para explorar. Muito mesmo.
SUp3rFM
Extra Large

Geocaching não é só Geocaching.com

Mensagempor rifkind » quinta mai 10, 2007 11:27

Embora o pessoal se refira normalmente ao Geocaching.com como fonte de tudo o que é "Geocaching", convém não esquecer que há mais do que esse site.

O que está a acontecer agora em Portugal, com a "explosão" de utilizadores, já aconteceu noutros lados. Nós temos umas "meras" 1000 caches, quando a Alemanha tem mais de 32000, por exemplo.

Quanto mais jogadores houver, mais variedade haverá nas filosofias de jogo. Podemos olhar para esse facto como uma "degradação" do jogo, ou como uma evolução.

No Geocaching.com, existe pelo menos uma forma de "contornar" a questão: caches Premium, criadas por membros Premium e apenas visiveis por membros Premium. Também se podem inscrever no TerraCaching (www.terracaching.com), que possui padrões de aceitação bem mais rígidos que o Geocaching.com.

Claro que também poderíamos criar a nossa versão do jogo, em Portugal. Definir as nossas regras. Fechar-nos no nosso cantinho. Também não seríamos os primeiros (http://www.geocachingbrasil.com.br é um exemplo "arrepiante").

Para além das "caças ao tesouro" com GPS, há outros jogos que usam meios alternativos, como o LetterBoxing (http://www.letterboxing.org/).

Portanto, o conceito básico do jogo, a "caça ao tesouro", está bem divulgado e mantido, para lá do Geocaching que conhecemos.
Acontece simplesmente que o Geocaching em www.geocaching.com foi o primeiro a criar esta versão do conceito e, graças à sua flexibilidade, a crescer para um jogo a nível global, acompanhando o crescimento da internet e criando visibilidade para si e para as formas alternativas de caçar tesouros.
O Geocaching pode mudar de formato, mas não vai terminar tão cedo.

Ninguém obriga ninguém a registar-se no Geocaching.com e as queixas sobre a disponibilidade do sistema até são frequentes. As caches criadas não possuem critérios reais de qualidade, pelo que a expectativa de conseguir encontrar boas caches baseia-se apenas na confiança no bom senso e bom gosto dos autores.
Porque é que aturamos então este site? Porque ele é realmente uma janela larga para o mundo e um ponto comum de contacto.

Acho que vou terminar... Devia estar a trabalhar. :oops:

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Experiência?

Mensagempor proliveira » quinta mai 10, 2007 11:28

Carissimos!

Não sabia q para colocar uma cache era necessário experiência! Pensei que o espirito que vos une é a aventura, e se virem bem a list da minha cache esta está bem descrita com fotografias e uma dica bem importante para encontrarem a cache. Num sítio dos mais bonitos de Portugal, e com um acesso razoável para quem está à vontade em terrenos de pedra!

Medo de que? De aventura? Que estranho pensei q era mesmo isso que as pessoas aqui procuravam.

Coloquei esta cache não por moda mas por só agora dispor de um gps para poder partilhar sítios intressantes para colocar caghes, fico com a sensação que cometi um crime! Não me digam que isto é uma sociedade fechada que só depois de descobrir algumas caches se pode colocar uma! Digam lá quantas? Bem se vcs querem afastar as pessoas acho q assim conseguem!

Peço então as minhas desculpas e prometo ir procurar umas caches antes de voltar a colocar outra!

De qq modo agradeço as criticas construtivas!

Cumprimentos.
proliveira
Micro

Registado: quinta mai 10, 2007 11:17

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes