• Anúncios

Inscrições Foto Tema do Mês Fevereiro 2011

Moderador: Moderadores

Inscrições Foto Tema do Mês Fevereiro 2011

Mensagempor acasim » terça mar 01, 2011 21:38

Concurso GeoFotográfico Temático de Fevereiro/2011

Tema: Exposição e Abertura.

Regras

* Cada geocacher/equipa pode participar com um máximo de 3 fotos
* São elegíveis para concurso "Qualquer foto de qualquer log desde que o geocacher seja tuga, ou desde que a cache seja tuga", e desde que respeite o tema do mês indicado acima
* As fotos têm de estar num log com a data do mês do concurso.
* As fotos têm de estar marcadas com a tag 'PTFotoTema' (por exemplo, usando o campo "Notes" da foto).
* Uma foto pode ser, simultaneamente, concorrente aos dois concursos: o geral e o temático
* As fotos devem ser escolhidas aplicando regras de bom senso, no respeito por todos e pela natureza do hobby a que este site está ligado.
* As fotos são submetidas pelos participantes através de um post neste tópico, fornecendo links para os logs onde estão as fotos.
* A selecção e verificação da elegibilidade das fotos será feita pela organização do concurso (de momento, a cargo de António Casimiro, com o apoio de consultas aos outros Admins)
* O período de inscrição termina dia 10, às 24h.
* Será então aberta uma votação com as fotos admitidas a concurso, que decorrerá até dia 20.
* A foto que tiver recebido mais votos será considerada vencedora.
* Em caso de empate de votos, as duas ou mais fotos que estiverem empatadas serão declaradas vencedoras.
* Aos vencedores será oferecido um pathtag do Concurso GeoFotográfico (ver imagem abaixo) :-)
* O vencedor do concurso terá o prazer e a responsabilidade de escolher um novo tema. Caso existam vários vencedores, compete à organização decidir qual dos vencedores deverá fazer a escolha.
* A submissão de fotos a concurso significa a aceitação destas regras.

Prémio para os vencedores
Imagem

Agradecemos a vossa colaboração e estamos disponíveis para esclarecer as dúvidas que surjam.
Boa participação a todos!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Inscrições Foto Tema do Mês Fevereiro 2011

Mensagempor acasim » terça mar 01, 2011 22:06

Bom, e já que estou com as mãos na massa a abrir o tópico de inscrições, aproveito para deixar desde já as minhas fotos deste mês :D

Apesar de não ter vindo a ser costume, desta vez junto a cada foto uma descrição da técnica usada (ou tentada) para obter um determinado efeito. Penso, e espero, que isso possa tornar o concurso mais interessante e até instrutivo.

Cache: Agrupamento 380 - GeoScouts
Foto: Longa exposição #1
Descrição: Nesta foto, aproveitando o lusco-fusco, explorei um tempo de exposição longo (cerca de 6 segundos) para obter o arrastamento das luzes e, ao mesmo tempo, captar a luz que ainda se via no céu.

Cache: ENTRE O BURGO E O PALÀCIO
Foto: Contra-luz
Descrição: Neste caso, tive de controlar a exposição para dosear a luz (maior velocidade e menor abertura), tentando captar os desenhos feitos pela estrutura, mas sem "queimar" as zonas de claridade, permitindo ver os contornos do sol e as nuvens no céu.

Cache: Praça Francisco Sá Carneiro / Areeiro
Foto: Flor no monumento
Descrição: Aqui tive de regular a abertura manualmente, forçando uma grande abertura, e diminuindo a profundidade de campo, de modo a conseguir isolar e destacar o objecto do seu contexto (que ficou totalmente desfocado).

Agora estou desejoso de ver todas as outras fotos que vão ser colocadas a concurso :-) Força malta!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor ViperUnderground » terça mar 01, 2011 22:44

Em termos de exposição e abertura estas foi as únicas em que brinquei este mês. Saiu o que se vê. [:P]

GC2KBWZ- Praça de Touros (I)

GC2KBWZ- Praça de Touros (II)

GC2EY65- #01 Picos da Malveira - PowerTrail
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor cd- » quarta mar 02, 2011 00:25

Ora bem

Este tema não é o meu forte mas ai vai alguma coisinha que se arranjou ;))

Não sei bem o que fiz em nenhuma delas mas posso explicar o objectivo :-)

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 26c38a1d09

Nesta seria usar o luz solar para ofuscar o inicio da ponte, contudo acabou por dar um ar engraçado à foto pois o tronco da arvore e o poste de sustentação da ponte parecem desenhados e colocados lá à posteriori mesmo não o sendo.

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... b29b752a2d

O objectivo desta era dar o efeito sombra à àrvore aproveitando o pôr do sol.

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... be718572df

Nesta aproveitando a luz solar tinha como objectivo fazer um contorno luminoso à chaminé dando a sensação de um caminho interminável, o objectivo não foi conseguido a 100% mas o contraste das várias tonalidades de azul do céu acho que lhe deram um ar engraçado...

Espero que gostem das fotos, assim como eu gostei de as tirar.

Abraços
cd-
Regular

Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Mensagempor MAntunes » quarta mar 02, 2011 13:52

A minha participação:

"A Ponta do Cabo"

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... ae338b7c3a
(manipulei a abertura para focar 1º plano)

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 60d2f845fa
(todos os planos correctamente focados - usei as colunas à esquerda, e as suas sombras no chão e na direita, para me guiar)

"Tale of Pedra da Mua"

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 3f32111300
(manipulei a abertura para focar 2º plano. 1º e 3º planos desfocados)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor geo-amd » quinta mar 03, 2011 09:24

1. jatos --- exposição 1/500 sec., abertura f/4.5
    2. catedral de água e luz --- exposição 6 sec., abertura f/8.0
    3. tráfego --- exposição 15 sec. (7 sec. sinal vermelho + 8 sec. sinal verde), abertura f/8.0
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor RS2R » domingo mar 06, 2011 15:00

E pela primeira vez vamos participar no Foto Tema, mas apenas com uma foto [:D]

Um poço de Mistério
Imagem
RS2R
Micro

Registado: segunda jan 25, 2010 11:56

Mensagempor rita* » quarta mar 09, 2011 00:46

rita*
Micro

Registado: segunda jan 17, 2011 22:01

Mensagempor acasim » quarta mar 09, 2011 05:41

rita* Escreveu:Olá*

Aqui vai a minha contribuição pela primeira vez.
Espero que gostem. =)
Rita*

Olá Rita*

Sejas bem vinda :-D
Olha, como este é o concurso técnico, não queres acrescentar qualquer coisa ao teu post para explicar como tiraste as fotos e que regulações ou cuidados tiveste com a exposição ou abertura? :wink: (tens uns exemplos nas submissões anteriores)

Obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor rita* » quinta mar 10, 2011 22:15

Olá, boa noite*

A pedido do acasim, vou tentar explicar como tirei as fotos, que regulações ou cuidados tive com a exposição ou abertura.
Para ser franca… nenhuns… =)
Gosto muito de tirar fotografias, e sempre fui a “repórter de serviço”… =)
E quando iniciei o meu percurso no Geocaching essa situação manteve-se.
Tive oportunidade de conhecer locais e pessoas fantásticas… e a minha velha máquina começou a dar algum sinal de cansaço… =)
Como sempre quis adquirir uma máquina fotográfica melhor, esta foi a oportunidade…
Tenho vindo a experimentar a máquina e os vários programas…
Confesso que ainda estou muito verde… =)
As fotos que coloquei a concurso “Foto Tema do Mês Fevereiro 2011 – Exposição e Abertura” foram tiradas a experimentar a minha máquina. Usei o programa P da máquina, “Modo automático com ajuste programado”, que sinceramente não sei muito bem o que é isso… =)
Mas mesmo com a minha inexperiência, acho que estas 3 fotos até ficaram engraçadas, e daí a minha escolha para colocar a concurso.
Primeiras fotos trabalhadas com a máquina – primeira vez que participo no concurso
A participação é uma forma de partilhar as minhas fotos com os colegas e também para aprender com eles. =)

Rita*
rita*
Micro

Mensagempor acasim » quinta mar 10, 2011 23:06

rita* Escreveu:Olá, boa noite*

A pedido do acasim, vou tentar explicar como tirei as fotos, que regulações ou cuidados tive com a exposição ou abertura.
Para ser franca… nenhuns… =)
Gosto muito de tirar fotografias, e sempre fui a “repórter de serviço”… =)
E quando iniciei o meu percurso no Geocaching essa situação manteve-se.
Tive oportunidade de conhecer locais e pessoas fantásticas… e a minha velha máquina começou a dar algum sinal de cansaço… =)
Como sempre quis adquirir uma máquina fotográfica melhor, esta foi a oportunidade…
Tenho vindo a experimentar a máquina e os vários programas…
Confesso que ainda estou muito verde… =)
As fotos que coloquei a concurso “Foto Tema do Mês Fevereiro 2011 – Exposição e Abertura” foram tiradas a experimentar a minha máquina. Usei o programa P da máquina, “Modo automático com ajuste programado”, que sinceramente não sei muito bem o que é isso… =)
Mas mesmo com a minha inexperiência, acho que estas 3 fotos até ficaram engraçadas, e daí a minha escolha para colocar a concurso.
Primeiras fotos trabalhadas com a máquina – primeira vez que participo no concurso
A participação é uma forma de partilhar as minhas fotos com os colegas e também para aprender com eles. =)

Rita*

Olá Rita,

Acho muito bem que tenhas feito um upgrade e arranjado uma máquina nova para tirar boas fotos :-) Não pude deixar de ir espreitar ao ter perfil no geocaching e vi que de facto és uma verdadeira repórter dos founds :lol: Imagino que com a nova máquina comecem a aparecer imagens mais diversificadas, como aconteceu já no mês passado.

Quanto ao concurso, e com a tua "não explicação", sou forçado a alertar que neste concurso temático se pede explicitamente que as fotos submetidas respeitem o tema do mês. Por isso, como tu própria não sabes porque têm a ver com o tema, e independentemente de as fotos serem ou não engraçadas, vejo-me obrigado a cumprir as regras e a não as poder aceitar neste concurso.

A minha sugestão seria que as colocasses no concurso geral, onde não há esta regra adicional. Porém, como já lá tens 3 fotos, terás de optar por quais é que preferes manter no concurso. Basta que indiques aqui no fórum o que queres fazer, nesta ou na outra thread, até ao fecho do prazo de submissão :-)

Obrigado e boa sorte!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor cd- » quinta mar 10, 2011 23:44

Não pude deixar de reparar que querem tirar as fotos da Rita*.
Eu acho mal porque independentemente de se saber trabalhar com a máquina ou não as fotos inserem-se no tema e é assim que se aprende, mexendo mesmo sem se saber.

Apesar de a pessoa em questão não saber ao certo o que foi feito tentou e mexeu nas propriedades da máquina fazendo com que esta tirasse as fotos que podemos apreciar.

Já aqui correu tanta água referente ao facto da sinceridade e assim que alguém o é excluem-se as fotos?
Algo interessante. :?

Na minha opinião retirar fotos do concurso, que se inserem no tema, pela razão indicada em cima é desmotivar o fotógrafo e fazer com que para a próxima nem se dê ao trabalho de aqui vir expor. Pelo menos no meu caso seria assim.

Melhores cumprimentos
Editado pela última vez por cd- em quinta mar 10, 2011 23:59, num total de 2 vezes.
cd-
Regular

Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Mensagempor rita* » quinta mar 10, 2011 23:54

Olá acasim.

Sendo assim, abdico deste curso "Exposição e abertura".
Gostaria entao de participar no concurso geral, com as fotos:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 7bfe23c707

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... b1983bd71c

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... d12a8540ff

Fico aguardar uma resposta sua,
Rita *
rita*
Micro

Mensagempor acasim » sexta mar 11, 2011 00:23

Está terminado o prazo de submissão de fotos.
Temos muitas fotos e por isso aqui fica já o meu agradecimento a todos os participantes! :-)

Quanto à participação da rita*, as fotos indicadas serão incluídas no concurso geral.

Quanto ao comentário do cd-, quero deixar claro que apenas apliquei as regras. Foi a própria Rita que disse ter submetido as fotos por estarem engraçadas, o que, como todos percebemos, seria justificação para qualquer pessoa submeter qualquer foto engraçada... Apesar de apreciar imensamente a sinceridade com que ela me respondeu (também não esperava outra coisa), isso não poderia influenciar a minha apreciação. Acrescento que o facto de existirem dois concursos permite que todos participem sem restrições no concurso geral, tal como fez a Rita, e muito bem!

Amanhã abrirei o tópico de votações.
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor rifkind » sexta mar 11, 2011 00:32

Bolas!!

E eu que ainda há relativamente pouco tempo comprei uma máquina fotográfica onde voltei a conseguir controlar abertura e velocidade, este mês não consegui ter tempo de tirar e preparar fotos no tema...

Mas, o tema é mesmo isso. Um desafio extra, para aprender algo mais. :-)

rita* Escreveu:As fotos que coloquei a concurso “Foto Tema do Mês Fevereiro 2011 – Exposição e Abertura” foram tiradas a experimentar a minha máquina. Usei o programa P da máquina, “Modo automático com ajuste programado”, que sinceramente não sei muito bem o que é isso… =)

Olá rita*!
O modo P (P de Program, normalmente) é um modo automático, onde a máquina decide os parâmetros ideais, mas que permite ao fotográfico alterá-los, se quiser. É diferente do modo Verde (Automático), porque este último costuma ser muito menos configurável.

Na tua máquina terás também os modos A (Aperture) e S (Speed), que permitem controlar especificamente a Abertura (e a Velocidade é automática) ou a Velocidade (e a Abertura é automática).

Deves ter ainda um modo M (Manual), onde a Abertura e Velocidade são definidas pelo fotógrafo. Aqui a máquina não manda nada, mas costuma ter um indicador que avisa se a foto vai ficar muito escura ou muito clara.

E, que efeito tem definir a Abertura ou a Velocidade?

Bom, o melhor é ver as fotos e as explicações. :-)

cd- Escreveu:Na minha opinião retirar fotos do concurso, que se inserem no tema, pela razão indicada em cima é desmotivar o fotógrafo e fazer com que para a próxima nem se dê ao trabalho de aqui vir expor. Pelo menos no meu caso seria assim.

O tema do concurso é um desafio e este mês, ele foi um pouco mais complicado. Se não der para cumprir com essas restrições do tema, então podemos (pudemos!) participar no concurso normal e aprender com a descrição das técnicas usadas neste. :-)
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes