• Anúncios

Como potenciar o geowiki?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Como potenciar o geowiki?

Mensagempor lynxpardinus » quinta mar 10, 2011 08:48

Numa altura em que temos cada vez mais pessoas a aderir ao geocaching e em que as preocupações com as novas caches escondidas, com o comportamento dos geocachers e com a eventual quase-saturação de algumas áreas, acho que temos uma boa ferramenta para ajudar as pessoas a terem mais informação e a poderem tomar melhor as suas opções sobre como praticar o jogo - e essa ferramenta é o geowiki (http://wiki.geocaching-pt.net/index.php?title=Main_Page).

Acham que faz sentido potenciar esta área do fórum? Como acham que o podemos fazer?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Como potenciar o geowiki?

Mensagempor lynxpardinus » quinta mar 10, 2011 23:02

Bom...

Eu acho que o geowiki é uma ferramenta poderosíssima. Basta dizer que, temos já preparado um site (dentro deste) que responde à maioria das perguntas que os geocachers (nomeadamente os mais recentes) fazem.

Numa altura em que temos cada vez mais pessoas a chegar ao geocaching (o que é impossível de controlar - não é possível manter um jogo comercial escondido), aquilo que podemos fazer é ajudar essas pessoas, procurando responder às suas dúvidas e fornecendo-lhes informação sobre como devem (idealmente) estar no jogo, participando nele de uma forma positiva e construtiva. Eu penso que o geowiki é a melhor forma de o fazer.

Penso que, para isto acontecer, é necessário olhar para os conteúdos e ter a certeza que estão actualizados (e actualizar aqueles que não o estejam). E, depois, proactivamente, sempre que um newbie (e poderíamos definir newbie como alguém com menos de 10 founds) aparecer por uma cache cujo owner seja alguém envolvido, enviar um mail a encaminhar para o geowiki e para este fórum, no caso de haver alguma dúvida não respondida.

O que acham?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor hfilipe » sexta mar 11, 2011 09:56

A ideia de encaminhar os newbies para o geowiki acho que é interessante e pode ser uma grande ajuda para quem está a começar.
Todos nós sabemos que no início eram muitas as dúvidas, porque levar com uma data de novos termos (TFTC, TNLN, etc.) ou saber o que fazer com os trackables, por exemplo, não é fácil! Até porque vejo alguns newbies que se atiram logo de cabeça a fazer caches como se não houvesse amanhã!

Podemos delinear aqui um pequeno texto (uma espécie de template), que seja encorajador e simpático para os recém-chegados a encaminhá-los para o GeoWiki e para o fórum e, talvez, oferecendo a nossa própria ajuda!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor MAntunes » sexta mar 11, 2011 12:22

1) Coloquei link para o GeoWiki em todas as minhas caches editáveis.

Ficou assim;

Imagem

O código html, caso desejem fazer o mesmo, é:

Código: Selecionar todos
<hr />
<div align="right"><font face=
"Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="5"><b><font color=
"#008000">Geocaching</font> <font color="#FFFF00">in</font>
<font color="#FF0000">Portugal</font></b></font> &nbsp;</div>
<br />
"Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="3">Visite <a rel=
"nofollow" href=
"http://geocaching-pt.net/">http://geocaching-pt.net</a></font></div>
&nbsp;
"Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="3">Consulte <a rel=
"nofollow" href=
"http://wiki.geocaching-pt.net/index.php?title=Main_Page">GeoWiki</a></font>
<hr />

é só fazerem copy&paste para a zona final da long description das caches .

2) Quanto a actualização de conteúdos, como sou autor de várias páginas, estou disponível para ajudar a actualizar. É só dizerem quais e tentarei integrar a equipa que fará a actualização e expansão de conteúdos.

3) Sugiro que o logotipo "Geocaching@PT", na pagina principal do GeoWiki, aponte para a home page deste site/forum uma vez que já existe um link "Página inicial" do GeoWiki e não há modo de voltar ao ponto de partida (além do "voltar atrás/back" do browser).
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkind » sexta mar 11, 2011 12:50

MAntunes Escreveu:3) Sugiro que o logotipo "Geocaching@PT", na pagina principal do GeoWiki, aponte para a home page deste site/forum uma vez que já existe um link "Página inicial" do GeoWiki e não há modo de voltar ao ponto de partida (além do "voltar atrás/back" do browser).

Boa sugestão. Também pendente, está uma actualização do SW de Wiki, já sugerida pelo VSergio...
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor lynxpardinus » domingo mar 13, 2011 09:06

Acho que o banner é uma boa forma de comunicação. Obrigado MAntunes pela iniciativa - vou colocar nas minhas caches.

Entretanto, como é óbvio, também estou disponível para ajudar na actualização e expansão de conteúdos.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 14, 2011 09:02

Neste momento, o geowiki tem um índice genérico composto por:

- Página inicial
- Introdução
- Geocaching.com
- GPS
- Tipos de GPSr
- Mandamentos
- Procurar caches
- Troca de items
- Esconder caches
- Requisitos / Guidelines
- Trackables
- Travelbugs
- Geocoins
- Indice

Acham que nos deveríamos repartir por estas áreas para manter os conteúdos actualizados?

Eu posso começar por olhar para as áreas da página inicial e introdução.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » segunda mar 14, 2011 10:25

Foi feita este fim de semana uma actualização técnica do GeoWiki... mas isso só o duende pode explicar melhor.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor CPTeam » segunda mar 14, 2011 10:33

Sugiro que, em vez de "geocaching.com" se coloque um termo mais genérico para, lá no meio se falar também do opencaching.com

Creio ser outro site com potencial e, sejamos francos, concorrência à Groundsteak [}:)] faz-lhes bem.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 14, 2011 12:09

Concordo - sendo que, no entanto, não se deve perder de vista que a maioria do jogo (98%?) é jogado via geo.com . Ou seja, apesar de concordar com a referência (e não apenas ao opencaching.com, uma vez que há mais prestadores do mesmo serviço), penso que o geo.com deverá continuar a merecer um destaque superior.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor vsergio » segunda mar 14, 2011 12:36

Discordo.
Acho que se deve manter só o geocaching.com
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor MAntunes » segunda mar 14, 2011 14:00

Eu penso que é da comparação que se evidencia a real dimensão da GroundSpeak. 8-)

Ter uma página onde se listam os diversos sites de geocaching/fornecedores de bases de dados de geocaches, não deslustra em nada o Geocaching.com, antes pelo contrário, e informa as pessoas sobre o panorama e oferta actuais.

Eu sou a favor de, à parte o subdomínio 'geostats', todo o restante domínio 'geocaching-pt' ser o mais abrangente e imparcial possível.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » segunda jul 18, 2011 09:51

Só uma mensagem rápida para dizer que o geowiki tem sido, está a ser e vai continuar a ser actualizado. Podem encontrar essa "enciclopédia" do geocaching (numa perspectiva nacional) aqui - http://wiki.geocaching-pt.net/index.php?title=Main_Page , e acessível através da homepage do fórum.

Dúvidas, sugestões, reclamações - podem utilizar este tópico (ou qualquer outro que prefiram, na realidade...).
lynxpardinus
Moderador

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes