Confesso que, ontem, quando estava a olhar para as médias de terreno e dificuldade de Portugal, tive uma pequena surpresa! Como prefiro caches no meio de montanhas ou florestas, que normalmente envolvam algum tipo de desafio físico ou contacto com a natureza, sempre pensei que as minhas médias (para as quais nunca olhei mais do que dois segundos) reflectissem isso mesmo. Por isso, qual não foi o meu espanto quando...
Média terreno de caches portuguesas publicadas (aha! Fez Hugo, lembrei-me!) e activas até à data = 1,96
Média terreno das caches que encontrei = 1,85
Média dificuldade de caches portuguesas publicadas e activas até à data = 1,90
Média dificuldade das caches que encontrei = 1,71
Claro que não são números que, academicamente, devessemos comparar, e isto porque os meus números são globais e incluem caches que foram arquivadas. Mas, na realidade, eu não encontrei assim tantas caches fora de Portugal (o número de países em que o fiz é que é grande, mas, o número total não ultrapassará as 50 caches encontradas) e, vamos assumir que os arquivamentos não alteram assim tanto as médias.
Mas, parece que, afinal, eu não sou assim tão 'aventureiro' quanto isso. Acho que, apesar de tudo, as caches urbanas que faço acabam por ser em maior número do que o que pensava e baixam-me consideravelmente a média...