• Anúncios

O papel da hint

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

O papel da hint

Mensagempor geo-amd » segunda fev 28, 2011 22:11

Sempre considerei a hint como um pedaço de informação que se destina a ajudar a orientar os esforços de pesquisa duma cache, mas cuja leitura não deve ser essencial. Aliás, geralmente tento adiar a leitura da hint durante algum tempo, e outras vezes (demasiadas vezes) até me esqueço de ir verificar se existe alguma hint.

Mas será que esta minha interpretação dos objetivos das hints está correta? Pensando bem, nunca li qualquer documento "oficial" com diretivas sobre as hints, e não foi por não ter procurado.

Esta dúvida assalta-me sempre que leio determinadas hints "demasiado tarde", hints em que o owner parece presumir que a hint é sempre lida antes de se iniciar a busca da cache. Parece-me que o texto dessas hints ficaria melhor na descrição da cache, e até ter algum destaque para garantir que não passava despercebido.

Eis algumas situações-tipo que tenho encontrado e que agora, assim de repente, me lembro agora:

- Hint: "Não está no muro. Não destrua o muro" ou "A cache é fácil, não remexam muito para não estragar".

- Hint: "Tenham atenção aos muggles nas janelas".

- Hint: "Vai ter de atravessar uma linha de comboio. Para sua segurança, estude o horário do comboio antes de ir para o local".

- A soma de verificação das coordenadas finais duma multi-cache aparece na hint. [Querer adiar a leitura das hints, não implica desinteresse em validar as contas efetuadas...].
Será que a hint é para ser lida de início? Mas se é assim, estão porque está codificada? Existem guidelines claras relativamente às hints?
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Re: O papel da hint

Mensagempor manelov » segunda fev 28, 2011 22:39

geo-amd Escreveu:Esta dúvida assalta-me sempre que leio determinadas hints "demasiado tarde", hints em que o owner parece presumir que a hint é sempre lida antes de se iniciar a busca da cache. Parece-me que o texto dessas hints ficaria melhor na descrição da cache, e até ter algum destaque para garantir que não passava despercebido.

O problema é que a maior parte do pessoal que sai para uma cachada que envolve algumas dezenas de caches não vai levar o texto de todas as caches, mas o texto da hint normalmente vai junto das coordenadas.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor manelov » segunda fev 28, 2011 22:49

geo-amd Escreveu:Eis algumas situações-tipo que tenho encontrado e que agora, assim de repente, me lembro agora:

- Hint: "Não está no muro. Não destrua o muro" ou "A cache é fácil, não remexam muito para não estragar".

- Hint: "Tenham atenção aos muggles nas janelas".

- Hint: "Vai ter de atravessar uma linha de comboio. Para sua segurança, estude o horário do comboio antes de ir para o local".

- A soma de verificação das coordenadas finais duma multi-cache aparece na hint. [Querer adiar a leitura das hints, não implica desinteresse em validar as contas efetuadas...].
Será que a hint é para ser lida de início? Mas se é assim, estão porque está codificada? Existem guidelines claras relativamente às hints?

No meu caso também costumo usar as hints para um pedido de ajuda para alguma cache que precise de manutenção e esteja num local onde não preveja que vá passar com brevidade.

A última foi hoje, e a hint ficou assim:

Pinus. Antes da estrada descer, caminho à esquerda.
Pede-se ao proximo visitante que deixe uma folha de logs provisória. A gerencia agradece

Ponho estes pedidos na hint porque sei que é o único text que a esmagadora maioria lê.

Como dizia o Sinhôzino Malta: Estou certo ou estou errado?
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor MAntunes » segunda fev 28, 2011 23:07

Na minha opinião, ao longo dos tempo, a hint/dica foi perdendo o objectivo e sentido que inicialmente tinha e que era - dar uma ajuda ultima na procura da cache quando tal se afigurava dificil ou talvez impossível. Ou seja, a dica só se lia se não se conseguisse encontrar a cache.

E digo que a hint/dica foi perdendo o sentido inicial porque até a groundspeak retirou o texto que tinha nas FAQs (acabei de confirmar mas já o tinha notado em 30/11/2011, quando fiz este post neste tópico).

A minha postura perante as dicas tem duas facetas dependendo se sou eu a procurar a cache ou se sou eu a criar a cache. No primeiro caso, mantenho o hábito inicial de só ler a dica depois de tentar encontrar a cache e não o conseguir. No caso de ser eu a colocar a cache, aí mudei um bocado e agora ou não ponho dicas de todo, para não serem mal interpretadas, ou ponho dicas mais claras. Mas, tal como disse no post acima, o que gostava mais era de colocar dicas que tivessem que ser interpretadas e não a revelação clara do local da cache (ler o meu post acima para se perceber o porquê).

Por isso, respondendo directamente às perguntas;

- a dica não é para ser lida de início mas apenas se a cache se revelar mais difícil que o esperado.

- a dica está codificada para não ser lida inadvertidamente e, com isso, estragar o desafio de procurar a cache.

- existiram indicações ou conselhos nas Faqs e nas guidelines sobre a utilização e até o tipo e forma de a dica dar informação.

Esses textos já foram retirados da zona de guidelines e Faqs (estão reproduzidos no meu post acima porque eu tinha guardado prints das Faqs) e estão agora com um outro formato na parte de knowledge books - talvez por isso não sejam agora tão fáceis de encontrar (necessitam de hint? 8-) ) e por isso, parece que não existe texto oficial sobre as hint ...mas existe.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor geo-amd » terça mar 01, 2011 00:07

Obrigado por estas perspetivas. Envolvem algumas questões com que não contava. Ou seja, aprendi alguma coisa nova.

Parece-me então, que informação essencial do estilo "Não está no muro. Não destrua o muro" deveria ser repetida na hint e na descrição. Assim serviam-se todos os públicos.

Bem me parecia que um assunto importante como este já devia ter sido discutido aqui no fórum. Se eu tivesse procurado "dica" em vez de "hint" teria descoberto o tópico de 2006 que o MAntunes referiu.

Agora também já percebi porque razão não conseguia encontrar guidelines para as hints no geo.com. Como explicou o MAntunes, isso agora está "escondido" nos knowledge books.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 01, 2011 08:02

Mas não deixa de ser curioso que, se quiseres que alguém leia algo na cache, o devas colocar numa área codificada...

Também tento primeiro encontrar sem hint e, depois, passado algum tempo de andar por ali às voltas, vou lá catrapiscar uma dicazinha. A excepção são as caches urbanas, em que não me sinto muito à vontade - aí, confesso que, muitas vezes, vejo a dica logo de início.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » terça mar 01, 2011 10:07

Eh pá, por assim dizer, isto não tem nada que saber, apesar de mesmo assim demasiada gente conseguir "inventar" e lixar o sistema todo:

1) Facto: A dica serve para ajudar. DIcas que não contém algo que ajude, são uma parvoeira, e há-as especialmente de quatro tipos:

a) as que contêm um nico de texto ainda mais enignmático do que a localização da cache, duplicando assim o stress e a preocupação do geocacher, que a partir do momento em que a lê não só tem que resolver o problema do esconderijo desconhecido do contentor como tem agora a adicional preocupação em deslindar a "dica";

b) as que descrevem algo tão pequeno ou escondido que quando se encontrar aquilo que está descrito na hint, então é porque já se encontrou a cache;

c) as que têm um texto que de dica não tem nada, como por exemplo "ver spoiler" ou "não esquecer de consultar o horário de abertura";

d) As redundantes, que num mar de pedras dizem "debaixo de pedras" ou num terreno cheio de arbustos dizem "no arbusto".

2) As dicas foram criadas para serem lidas em último recurso, mas eu advogo que devem ser lidas quando apetecer ao geocacher. Antes, durante, depois ou nunca. Eu, faço assim: quando estou a fazer um geocaching em quantidade, tentando ir ao máximo número de caches que conseguir num período de tempo, leio antes, enquanto me movimento. Se estou num dia de geocaching descontraido, então respeito a essência primordial da dica e só leio se precisar mesmo.

Algumas notas avulsas:

Em alguns países vejo demasiadas vezes a dica ser substituida pelo spoiler, o que é uma asneira enorme. Muita gente não tem condições de ver o spoiler e em muitos casos sem uma dica é muito complicado dar com a cache. Quem depende do GPS para transportar os dados da cache em modo paperless geocaching, está provavelmente condenado. A mim, passa a vida a suceder e é bastante chato. As pessoas devem compreender que uma dica é uma dica e um spoiler é um spoiler. Um não substitui o outro como estes membros pretendem. A dica é uma ajuda geral, o spoiler usa-se em último caso quando se reconhece que a cache está colocada de tal forma que é preciso "fazer a papinha toda" a quem procura.

Quando se viaja é que se compreende a importância de se oferecer PELO MENOS a dica em inglês nas caches no nosso país de origem. Não há nada mais angustiante do que nos aproximarmos de uma cache urbana, já com grau de dificuldade elevado e vários DNFs, e sabermos à partida que a "hint" é algo ininteligível porque o owner decidiu ignorar e desprezar todos os geocachers que não compreendem a sua língua.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor rifkinda » terça mar 01, 2011 10:10

Para nós a dica é também um ultimo recurso, depois de estar já há algum tempo a procurar sem sucesso.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Torgut » terça mar 01, 2011 20:07

Este tópico inspirou-me para escrever um tópico no meu blog:

http://papacaches.wordpress.com/2011/03/01/a-dica/
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Carlytos » terça mar 01, 2011 20:31

Torgut Escreveu:Este tópico inspirou-me para escrever um tópico no meu blog:

http://papacaches.wordpress.com/2011/03/01/a-dica/

Acabei de receber a notificação deste post e depois de ler, fiquei de acordo com o que li. :clap:
Cump,
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes