
truta Escreveu:Nalguns casos o estar abandonado faz com que a degradação pelo clima e o vandalismo acelerem a ruína e isso não é bom porque com o passar dos anos o abandonado torna-se arruínado, vai sendo vandalizado, acumula lixo, e pode tornar-se irrecuperável e, para nós, cada vez menos atractivo de explorar.
Outro exemplo do que disseste, é o caso das fortalezas (fortes?) abandonadas na Trafaria e arredores. A primeira vez que lá fomos, quando o SUp3rFM lá colocou as caches, ainda encontrámos os locais num "bom" estado de abandono. Acessos abertos, instalações abandonadas e vazias, mas paredes relativamente intactas. E claro, as belas das peças de artilharia.

Da segunda vez que lá fomos, as pedras de cantaria já desapareceram. Roubadas ou reaproveitadas, foi mais um passo para a destruição das paredes.
De há alguns anos para cá, alguém descobriu uma fonte de rendimento no roubo de cantarias e painéis de azulejos e isso destrói uma boa parte do encanto de muitos locais abandonados e, pior ainda, em muitos locais não abandonados, mas remotos...