Sim, é.
Basicamente a GS é uma empresa mandatada para fazer vender artigos em plástico a pessoas em torno de uma suposta actividade e com a missão de espalhar plástico por todo o mundo.
Bem, agora (um pouco mais) a sério. Eu também há muito que comecei a achar que o Geocaching é um enorme potenciador da geração de lixo, e pior, não reciclável.
Ter visto já mais que uma vez o filme "
Bag It" talvez me tenha feito recear ainda mais o efeito nocivo que temos provocado no nosso planeta. Imagino várias vezes o que acontece às caches que apodrecem no meio do mato, os sacos de plástico que muitos geocachers ainda usam para cobrir as caches, entre outros itens. Isto se tivermos em conta a quantidade de caches que existem e já existiram, já não conseguiriam caber dentro de um hipermercado mesmo que este só tivesse os containers e se os conseguissemos reunir todos num lugar só.
Eu sou altamente contra o Consumismo e a Sociedade do usa e deita fora. Sou um reutilizador por natureza, um dos primeiros membros a aderir ao Freecycle e tento passar a palavra. Infelizmente duvido que se consiga fazer algo até ser tarde demais para inverter a tendência. Temo também que os mesmo descendentes vão pagar bem caro os abusos dos seus antepassados.
Como tive oportunidade de partilhar com alguns de vós, a primeira vez que me senti envergonhado de ser Geocacher foi no passado dia 15 de Novembro quando tive uma reunião na Fundação da Mata do Bussaco para tentar "defender a honra do convento" e fui confrontado com as atitudes lamentáveis que os geocachers tiveram com a Fundação. Claramente, pessoas que tiveram as atitudes que tiveram ( aos vários níveis) não serão concerteza os geocachers responsáveis que todos desejaríamos que fossem para que tivéssemos orgulho em afirmar que também somos geocachers.
Uma consideração: enquanto éramos poucos e as caches ainda menos, parecia uma gota no oceano o impacto que o Geocaching tem, mas com aumentar dos números (chamo "aumentar" porque "evoluir" é uma palavra demasiado nobre para chamar ao que sucedeu ao geocaching ao longo do tempo) verifa-se que cada vez o impacto na natureza é maior. Não é só o lixo que fica espalhado e é fabricado para "alimentar" os consumidores que compram containers para os esconder atrás de uma árvore, como também o impacto que os milhares de pessoas têm ao pisar sistematicamente plantas, canteiros, animais, arbustos, grutas, etc quando procuram uma cache, sem ter qualquer respeito pela envolvente. E depois da Natureza (que para mim é o mais importante) vem o respeito pelo património, são cada vez mais os casos graves e notórios da falta de respeito, civismo (e carácter, porque depois nem assumem) contra o património construído. O auge é andarem a espalhar graffitis alusivos a um PowerTrail ali para os lados de Torres Vedras. Mas não é caso único, tenho visto verdadeiras barbaridades por esse país fora, o que só me entristece e desmotiva enquanto geocacher. E depois ainda vêm os artistas dizer que somos "caretas" e "antiquados" e que não aceitamos a evolução. Mas qual evolução? Não será antes uma regressão? Mas eles é que sabem. Eu sou apenas um velho chato e rezingão.
Para terminar, sinto-me muito mais à vontade para escrever isto aqui do que noutros fóruns. Aqui, sei pelo menos que a maioria das pessoas compreende o que estou a escrever, mesmo que hajam alguns que não subscrevam pelo menos respeitam a opinião. Noutros lados, tenho verificado que a maioria tem opiniões contrárias pelo que sinto estar a escrever para nada. Obrigado por manterem este espírito por aqui.
Eu tento fazer a minha parte: limpar os locais das minhas caches quando os visito, tentar dar seguimento adequado aos "restos" das caches e conteúdos inapropriados, e tentar ser coerente com os meus princípios.