• Anúncios

Melhor maneira de visitar o Powertrail da Vialonga

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Melhor maneira de visitar o Powertrail da Vialonga

Mensagempor kondlippe » quarta jan 04, 2012 18:00

Viva,

Estou a pensar ir fazer o powertrail da vialonga com um amigo meu mas queria saber, de quem já o fez, como aconselha a fazê-lo, a pé ou de jipe?

A pé era a minha primeira ideia, mas é capaz de demorar. Será que se consegue fazer tudo num dia??

De jipe, era apenas por uma questão de ser mais rápido mas não sei se será viável...

Cumps Geocachianos
kondlippe
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 12:58

Re: Melhor maneira de visitar o Powertrail da Vialonga

Mensagempor Pcalisto » quarta jan 04, 2012 19:28

Boas.

Eu moro perto do PT e aconselho de bicicleta. Uma boa parte do PT percorre uma estrada muito movimentada, que liga Alverca a Loures, e o "pára-arranca", entra e sai pode ser cansativo e ainda podes perder uma porta - em parte do percurso. Sinceramente, eu não o faria a pé, nem de carro ligeiro (no entanto, fiz o PT de Rio Maior num Corsa e até nem correu mal - o movimento era muito menor).

Já tentei por várias vezes dar andamento ao PT de Vialonga de carro mas ao fim de 3 caches aborreço-me e sigo para outras, sem tirar o respectivo mérito ao Paulo pelo seu PT.

Bom ano.
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor elpombero » quarta jan 04, 2012 19:35

Pcalisto Escreveu:Eu moro perto do PT e aconselho de bicicleta.

Já lá foste de bicicleta? É coisa para quantos kms? Estou tentado a ir lá...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Pcalisto » quarta jan 04, 2012 19:48

Não o fiz de bicicleta porque tenho tentado fazer a abordagem motorizada, o que se torna aborrecido. De bicicleta nunca tentei, a malta com quem costumava andar de bicicleta não alinha no geocaching. Outra das razões é que uso o iPhone e se ando a fazer geocaching com o aparelho ao fim de algum tempo "adeus ó bateria".

A penantes nem pensar, tens que andar muito. Não sei a distância total do trajecto, mas acho que de bicicleta se faz tudo na boa. Se demora uma manhã, ou mais, ou menos, isso não posso dizer... Há umas que desaparecem, umas mais difíceis, há uma ou outra lá mais acima. O terreno é quase todo plano, ou com poucas elevações

Se houver um corajoso que queira trazer o GPS e caçar comigo de carro ainda sou capaz de tentar alinhar. Além do GPS é preciso muita vontade.

Pela experiência que tive no PT de Rio Maior caçámos 58 caches entre as 11.30 e as 15h, mais duas para rematar até às 17. Foi sempre a andar bem, sempre a infringir e o carro sempre ligado, com as caches a aparecerem todas sem dificuldade. Levei um geocacher que já passou os 5700 founds.

Preparem-se se quiserem vir a este - o trânsito, em certos sítios, é mais que muito.
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor patinhofeio » quinta jan 05, 2012 00:47

Boas.
Realmente, pelo menos até à 13 de carro é muito complicado. Mal tens sitio para parar. Tentei uma noite de madrugada mas só fim doas ou 3 nesse sector.
Da 11 até à 27 fiz quase tudo de carro, exceto da 24 à 26.
As restantes, parei o carro nas proximidades e fiz a pé.
De bicicleta julgo que se faz bem. Tenho a ponta inicial e final para fazer quando for aí de bike. Alem dessas, tenho uma ou outra perdida a meio do percurso por estarem desaparecidas quando as tentei visitar.
Já tenho duas tentativas no total de umas 7 horas, mas algumas foram feitas a pé e foram todas feitas sozinho, o que por vezes demora despistar muggles. Alem disso fui fazendo outras que apareciam extra percurso.
Talvez lá mais para a primavera volte para acabar o PT
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 08:53

Pcalisto e Patinho feio,

Quando chegam ao fim do dia depois de fazer um PT, como se sentem? É que eu sou novo nisto e ainda me faz um bocado de confusão essa história dos Powertrails onde se fazem 50 caches num dia e que não nos dão gozo nenhum. É pelos números? Há algum prémio?

Obrigado.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 05, 2012 09:03

PCalisto, nos teus comentários fizeste referência a "podes perder uma porta" e a "infringir" - isto significa que as caches estão escondidas na estrada, em locais que colocam em perigo a circulação?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor kondlippe » quinta jan 05, 2012 10:36

elpombero Escreveu:
Pcalisto Escreveu:Eu moro perto do PT e aconselho de bicicleta.

Já lá foste de bicicleta? É coisa para quantos kms? Estou tentado a ir lá...

Pelas minhas contas no google earth é coisa para cerca de 20 km, contando com algumas caches extra que estão junto ao PT...

De bicicleta não dá pois não tenho :wink: e a pé, a distância parece ser desmotivadora por isso a minha questão...

Quanto ao jipe, já tinha reparado que há partes junto à estrada que não deve dar muito jeito por causa do transito...

Acho que vou ter de optar por fazer a pé por partes...
kondlippe
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 12:58

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 10:51

lynxpardinus Escreveu:PCalisto, nos teus comentários fizeste referência a "podes perder uma porta" e a "infringir" - isto significa que as caches estão escondidas na estrada, em locais que colocam em perigo a circulação?

Infelizmente é verdade...se os geocachers fizerem a cache como é referido, sim pode haver esse perigo.
clcortez
Extra Large

Mensagempor marulhar » quinta jan 05, 2012 11:41

clcortez Escreveu:Quando chegam ao fim do dia depois de fazer um PT, como se sentem? É que eu sou novo nisto e ainda me faz um bocado de confusão essa história dos Powertrails onde se fazem 50 caches num dia e que não nos dão gozo nenhum. É pelos números? Há algum prémio?

Embora não me sendo dirigida a questão, vou responder à provocaçãozinha. :wink:
Eu sou daqueles que gosta de PT. Acho que já os fiz todos num raio de 80 km de Lisboa, sempre a pé. É uma forma de aliar duas actividades que me dão bastante prazer: caminhadas e geocaching. O "prémio" é o caminho, o puro prazer de caminhar, aquela relação ancestral que nos liga ao espaço, aquele impulso que nos leva a dar os primeiros passos... É sobretudo um gozo físico e sensível, mas é também um exercício que impele à reflexão, ao estabelecimento de conexões, face aos encontros e descobertas que se fazem ao longo do trajecto. As caixinhas vêm por acréscimo, e eventualmente até potenciam a experiência. Acho que me podes chamar um geocacher peripatético! [:D]
marulhar
Micro

Registado: sexta set 09, 2011 14:47

Mensagempor clcortez » quinta jan 05, 2012 11:55

Não, prefiro chamar um geocacher moderado e que já sabe o que quer, maduro, portanto.;)

Basicamente a razão pela qual lancei a questão com alguma ironia era para que os geocachers que já fizeram ou gostam de fazer PT's pensassem na razão pela qual os fizeram/fazem. E se calhar eles ao pensarem bem acabam por não encontrarem uma resposta completa como a tua agora. [:)]
clcortez
Extra Large

Mensagempor hfilipe » quinta jan 05, 2012 12:01

marulhar Escreveu:O "prémio" é o caminho, o puro prazer de caminhar

Mas em PT's com muitas caches não acabas por sentir um certo "fartamento" de tanto parar para assinar um papelucho.
Eu nunca fiz nenhum por essa razão. Acho que iria estar mais atento em descobrir as caches do que apreciar o caminho.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Pcalisto » quinta jan 05, 2012 12:46

lynxpardinus Escreveu:PCalisto, nos teus comentários fizeste referência a "podes perder uma porta" e a "infringir" - isto significa que as caches estão escondidas na estrada, em locais que colocam em perigo a circulação?

Perigoso... Não diria perigoso, mas os cuidados redobrados recomendam-se. Todos sabemos que existem locais onde não é aconselhado parar, há mesmo locai onde possa ser proibido. Claro que existem os locais onde se pode parar em segurança e andar mais um pouco, mas se forem com intenção de concluir o PT num dia não sei se será assim tão simples. No de Rio Maior parei em locais que não lembra a ninguém, foram riscos que optei correr. Se não tivesse sido assim tinha demorado muito mais tempo.

As caches não estão escondidas na estrada literalmente, mas algumas estão em locais com muito transito rápido, rotundas etc.

Edit: o "infringir" e o "perder uma porta" que escrevi são em locais diferentes, tenham isso em atenção.
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor rifkinda » quinta jan 05, 2012 12:53

Fui ver a página da primeira cache do PT da Vialonga e está lá seguinte parágrafo:

Queremos ainda ALERTAR para grande parte do percurso ser feito junto a estradas com muito trânsito o que pode requerer mais atenção da vossa parte, essencialmente se tiverem crianças com vocês. Sugerimos que façam a cache de bicicleta ou a pé, de cachemobile será mais complicado e há locais onde o carro não vai mesmo!

Por isso, respondendo ao que é perguntado no início do tópico, eu diria que o melhor é fazer este PT a pé ou de bicicleta, tal como sugere o owner, que conhece o terreno melhor que ninguém. Além disso, diria para encontrarem as caches pela ordem numérica que o owner atribuiu.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor marulhar » quinta jan 05, 2012 13:33

hfilipe Escreveu:(...) não acabas por sentir um certo "fartamento" de tanto parar para assinar um papelucho.

É um risco que se corre, aliás: eu diria que é quase inevitável (e um dado adquirido neste tipo de séries), especialmente se utilizares um veículo outro que não o teu próprio corpo — pés e pernas!; ou se o objectivo se esgota nas caches e colocares uma espécie de venda simbólica nos olhos, como aquelas que se punham nos burros para andar à nora...
marulhar
Micro

Registado: sexta set 09, 2011 14:47

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes