• Anúncios

Big Time Caching! Superarmo-nos...mas com cabeça e com ajuda

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Big Time Caching! Superarmo-nos...mas com cabeça e com ajuda

Mensagempor lgass » quinta Oct 27, 2011 22:27

Olá pessoal,

desde o início do geocaching, quando andei atrás da CA #3 – Facho (Torch) [Alcobaça] e da CA #5 - Sant'Ana [Caldas da Rainha] que sei que por vezes andamos em locais demasiado perigosos.

estas duas caches foram tentadas praticamente no meu primeiro dia de geocaching (terrenos daqueles com havaianas nos pés) e deram em dnf. o dnf não está registado porque de início nem sabia o que isso era e não os registei. se bem que eu nem andei à procura perto das caches... seja como for, na CA #5 - Sant'Ana [Caldas da Rainha] quase me meti a descer por uma parede de pedras e na CA #3 – Facho (Torch) [Alcobaça] chequei mesmo a estar numa parede quase vertical sem saber se subir ou descer... a coisa esteve preta...

eu faço geocaching acompanhado pela MelPM e, se eu até sou maluco da cabeça e sempre fui fazendo caminhadas, escaladas (simples e sempre com cordas) e rappel, a MelPM nem por isso. e se ela não faz, eu acabo por não fazer como aconteceu na The Fearless Warrior.

ora desde há muito que ando a matutar se seremos os únicos com consciência do nosso limite e isso faz-nos passar ao lado de muitos desafios que poderiam ser bastante interessantes e que nem nos passam pela cabeça fazer.

a minha ideia seria então criar um grupo de geocaching onde, com calma e tempo, organizaríamos visitas a caches de qualidade, de difíceis níveis de dificuldade, com pessoas que percebam do assunto e/ou que já tenham feito estas mesmas caches. seria um grupo completamente aberto e só iria a cada 'desafio' quem quisesse. nunca poderia ser com MUITA gente, mas o suficiente para proporcionar a geocachers menos experientes ou menos preparados as melhores, mais intensas, mais interessantes e mais radicais oportunidades que o geocaching em Portugal tem.

as vantagens, a meu ver, são claríssimas e óbvias: maior segurança, porque somos mais e teríamos sempre alguém com conhecimento de causa; maior probabilidade de tudo correr bem, porque o planeamento seria em conjunto; maior probabilidade de sucesso, visto que há mais segurança e mais apoio moral; em grupo, os custos seriam mais baixos; etc...

assim de cabeça consigo pensar numa série de caches que gostaria de fazer e que acredito que só dessa forma as faria:
The Fearless Warrior
Fenda da Calcedónia
Sniper Spot
No topo das Radiotelecomunicações [Sintra]
La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva e Na Linha do Douro
CLIMBER TREE e CLIMBER TREE TWO
e como estas há muitas mais...

concordam comigo? fariam parte do grupo para juntos completarmos estes desafios?

e vocês geocachers mais experientes... ajudar-nos-iam a fazê-lo? vinham fazer/refazer estas caches? mostrar-nos como usar o material que provavelmente não temos e que é necessário?

e já agora, podemos aproveitar e criar uma lista destas caches... que outras caches acrescentariam a esta lista?
Editado pela última vez por lgass em domingo Oct 30, 2011 22:56, num total de 1 vez.
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Re: Superarmo-nos... mas com cabeça e com ajuda

Mensagempor rifkinda » quinta Oct 27, 2011 22:46

A ideia parece-me muito boa e acredito que tenha muitos adeptos. Tal como vocês, muitos outros geocachers não foram a uma determinada cache por não terem companhia.
Avançando com a ideia, marcando um dia e a cache principal onde ir nesse dia, acredito que consigas reunir um grupo para tal aventura, contando sempre com gente mais experiente ou até que já tenha ido à cache e não se importe de lá voltar.

Há uns quantos de anos atrás, fazia-se bastante isso. Principalmente o pessoal que fazia escalada, volta e meia organizava uma cachada a uma cache de escalada e lá ia um grupinho aprender a escalar um pouco e registar a sua visita no logbook. Aliás, foi nesse tipo de encontros organizados que acabámos por encontrar algumas caches de escalada.

Conta com o meu apoio para avançares com cachadas organizadas desse tipo e quem sabe se, se calhar numa data que possamos ir, se não nos juntamos ao grupo!
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor patinhofeio » quinta Oct 27, 2011 22:52

Boas.
Eu pronuncio-me como adepto desta ideologia, já que também por vezes sinto falta de equipe capaz de atacar certos desafios.
Sobre a sniper spot, julgo que se faz bem. Eu fi-la sozinho, e senti bastante segurança. Quem lá foi, pode confirmar a guarda ao longo da subida. A rota dos túneis, tem sido muito visitada. Basta por a cache em observação e aproveitar quando algum grupo la for.
Está uma ia programada para este domingo dia 30, mas com o tempo que tem estado, não sei se ainda está de pé. É uma questão de acompanhar o evento marcado para esse dia nessa zona.
No que eu puder ajudar, tou disponível, mas estou sempre dependente de materiais específicos para certas caches.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 28, 2011 07:41

Concordo e estaria disponível.

A maioria das caches que apontaste não necessita de apoio técnico. A Fenda da Calcedónia faz-se bem a trepar sem necessidade de cordas e arneses, as Sniper Spot e Torre das Radio-Telecomunicações têm escadas até lá acima, a Rota do Douro e Barca d'Alva é essencialmente uma rota de caminhada (e de superação de vertigens) - mas, são caches em que sabe muito bem um apoio humano, alguém que nos dê um incentivo extra e saber que, se algo correr mal, vai haver ali alguém para ajudar. Outras há que são bem mais técnicas - nomeadamente as de escalada -, e que necessitam de equipamento específico.

Mas, resumindo, avancem com a primeira que gostariam de incluir no lote. Se eu estiver por cá e puder, junto-me de certeza!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 28, 2011 08:30

Como disse noutro tópico, eu agora equacionarei mais cuidadosamente as minhas saídas de geocaching - especialmente as de manutenção.

Mas, em calhando, sim, sou capaz de aderir a alguma das opções listadas. É questão de os agendamentos serem feitos e eu estar disponível.

Em relação ao pedido de indicação de outras caches que mereceriam entrar na lista, tenho alguma dificuldade em indicar alguma das que visitei porque não me lembro, de momento, de nenhuma que precisasse mesmo de companhia para a fazer - o que não significa que não apreciasse, e muito, a companhia que tive em muitas delas.

Por isso, só posso indicar caches que nunca fiz - por não ser capaz de as fazer sózinho - mas de que ouvi e li muitos elogios: "Tremelgo nas Alturas", "#400" e "Escalada na Guia".

Acho esta ideia do lglass muito boa; eu, ou qualquer um de nós, pode acompanhar e dar apoio, nem que seja psicológico, nalgumas caches que já conheço e em que outras pessoas tenham dificuldades, e posso obter companhia e apoio, quiçá técnico e material, em algumas caches que não conseguirei, nunca, fazer sózinho; as de escalada pura e que necessitam de material específico e de o saber usar.

Assim, irei estar atento a este tópico.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 28, 2011 12:53

Eu diria que as caches mais desafiantes a nível de terreno, podem-se encaixar em pelo menos uma destas categorias:

- Escalada técnica
- Trepar/destrepar grandes calhaus sem ser preciso cordas
- Grutas
- Caches onde é preciso nadar ou ir de canoa/barco
- Grandes caminhadas
- Subir a locais altos / vertigens
- Caches com terreno escorregadio, onde uma corda a fazer segurança seria bem vinda

Pelo menos são as categorias que me ocorrem de momento. Pode ser que para outros geocachers, haja outro tipo de desafios onde agradeçam também companhia.
Seria complicado fazer uma lista exaustiva das caches que se enquadram neste perfil.
rifkinda
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 28, 2011 13:13

Na realidade, não tenho assim tanto a certeza - eu diria que são todas as que têm uma classificação de terreno igual ou superior a 3,5.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 28, 2011 13:20

LGass, como é que estarias a pensar em operacionalizar isto? Ia-se colocando os convites nesta thread ou numa thread aberta para o efeito, colocava-se o "evento" no calendário do fórum, algum tipo de coordenação diferente,...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » sexta Oct 28, 2011 13:20

Rifkinda, faltou-te referir aquelas onde haja vento muito forte :-D :-D

O ideia original parece muito interessante.
Pessoalmente, aquelas onde seja necessário materiais ou conhecimentos específicos são as mais difíceis (grutas, mergulho, escalada, etc)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 28, 2011 13:51

Alieri, para caches com vento muito forte, leva-se mais lastro... uma mochila bem pesada às costas costuma resultar, se bem que a progressão fico muito mais lenta! :wink:
Ou então vais lá noutro dia em que o S. Pedro não esteja contra ti.

Na minha lista acima não incluí as caches que estão pensadas para fazer em modo BTT ou em TT, porque mesmo que não se tenha esses meios, pode-se sempre ir fazer essas caches a pé... o único senão, é que provavelmente se transformam em caches de grande caminhada, se não se tiverem os ditos meios.
rifkinda
Moderador

Mensagempor lgass » sexta Oct 28, 2011 21:57

a articulação disto vai ser feita com inscrições online, newsletters a alertar e um site próprio... não sei bem como vou agora criar isto tudo mas cá me arranjo
Imagem
lgass
Large

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 28, 2011 22:55

Sinceramente não acho que justifique criares um site próprio e algo tão formal com inscrições, newsletters e tal...
Podes utilizar este site e a secção eventos do fórum para promoveres essas cachadas conjuntas. Aliás, como o Lynx disse, até pode ser anunciado no calendário esses encontros para ir a uma determinada cache.

Aliás ainda no início do mês, perante um desafio do JCX_Team, foi um grupo bem porreirinho fazer o powertrail da estrela. E só foi preciso marcar um dia, uma hora e um local de encontro. E este é só exemplo, porque ao longo do tempo têm sido marcadas várias encontros para ir a determinadas caches.

Sinceramente, falo por mim... não tenho tanto tempo assim disponível e se ainda tiver de andar a ver mais um site para ver oportunidades de ir a esta ou aquela cache, rapidamente vou perder o interesse.
É um fenómenos parecido com a quantidade de empresas que oferecem serviços do tipo do geocaching. Acabo por me fidelizar num só site, porque não estou para andar a ver que caches há, dos diferentes jogos parecidos existentes, para os lados para que vou no fim de semana.
rifkinda
Moderador

Mensagempor CarlosDBG » sábado Oct 29, 2011 11:03

Quando houver alguma coisa cá para os meus lados alinho [:)]
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor lynxpardinus » sábado Oct 29, 2011 11:08

Um site próprio tem a desvantagem de não aproveitar estruturas existentes e a dificuldade em atrair tráfego. Mas não quer dizer que não se divulguem depois as actividades nos fóruns existentes - imagino que seja isso que estejas também a prever.

Good luck!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lgass » sábado Oct 29, 2011 14:55

exactamente lynx... o site vem com a necessidade de uma agenda própria e de uma base dados que pode assim ser utilizada... apenas como base ue não precisa de ser sempre consultada... as newsletters são apenas o alerta! a minha intenção seria colocar informação nos dois fóruns
Imagem
lgass
Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes