• Anúncios

Deixa-me Triste...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Deixa-me Triste...

Mensagempor Rechena » segunda jan 31, 2011 09:15

Bem,
É um facto que durante muitos anos estive afastado do Geocaching, ou seja na realidade nunca deixei de fazer Geocaching, mas digamos que o fazia menos activamente... por isso penso que ou fui eu que aprendi mal, ou as regras mudaram, ou simplesmente já não ha essa preocupação...

Então ca vai...
Quando comecei a fazer Geocaching o que mais me seduzia era mesmo a descoberta de novos lugares neste nosso pequeno jardim a beira mar plantado e também a felicidade na cara dos meus filhos quando abriamos uma cache e podiam ver os "brinquedos" ou objectos que existiam dentro da mesma, para poderem trocar...lembro-me de eu e mais alguns amigos corrermos lojas dos 300$ a procura de brinquedos ou pequenos objectos que dessem para colocar na cache que iriamos visitar para a semana, lembro-me disto tudo...

Hoje em dia é um facto que basta dar um pontapé numa pedra para la de baixo sairem 4 ou 5 caches, sendo que 90% delas são caches no trade, note-se que não tenho absolutamente nada contra caches no-trade, este topico é indicado para caches de tamanho que permitem Trade...
Mas mesmo assim será que o facto de haverem muitas caches justifica o "lixo" que se encontra dentro das caches trade? Será que a minha definição de objecto de troca é a mesma de outros?!?! Desculpem o desabafo, mas sinceramente, não considero que deixar um "Rebuçado Bola de Neve" seja correcto ate porque uma das principais regras do Geocaching é não deixar nem comida nem dinheiro... Mas quem diz um Rebuçado diz também como encontrei este fds Pulseiras daquelas identificativas do Clube Desportivo do Banco de Portugal, USADAS...mas quem é que considera isto um trade?!?! serei eu que estou velho? Possa, hoje em dia o que não falta são objectos que nos dão que até dão bons trades, por exemplo o ano passado na praia a TMN fartou-se de me dar tretas publicitarias que não vou usar, como por exemplo porta moedas, almofadas insufláveis, tenho para la n brinquedos dos meus miúdos que eles já não vão usar, mas que para alguém pode dar para colecção...sei lá puxem pela imaginação...
Isto é so um desabafo meu..mas ainda me deixa mais triste ver caches VAZIAS... ora bem quando se cria uma cache mete-se normalmente qualquer coisa para la nem que seja só porque sim..pelo menos é assim que o owner deveria fazer...mas quando encontramos uma cache vazia sabemos que alguem levou tudo e não deixou nada... por favor não façam isso...quem tem filhos compreende, que levar uma criança a fazer 2 ou 3 kms a pe para encontrar uma caixa vazia não tem o mesmo significado...

Nao sejam "papa caches" e pensem so em atingir as 1000 caches ou as 500 ou ate menos... eu faço Geocaching desde 2003 e confesso que só em 2010 é que atingi as 100 caches.... Leiam um pouco das regras... e perdoem-me se estou a ser bruto ou insensível, mas é o que penso e sinceramente Deixa-me triste que muita gente nao faça isto com o mesmo espirito que se fazia...

Abraços e BOAS Cachadas....

Rechena
Rechena
Regular

Registado: quarta jul 19, 2006 16:08

Re: Deixa-me Triste...

Mensagempor bicho felpudo » segunda jan 31, 2011 09:38

Está tudo dito, parabéns! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor Lima_Paço » segunda jan 31, 2011 10:40

Subscrevo por baixo (embora contra mim fale, que muitas vezes me esqueço do saco das trades em casa)
O que mais me irrita são as coisas que encontro ultimamente nas caches: bilhetes usados, isqueiros, preservativos.
Acho de uma falta de respeito para com as pessoas, mas...
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Silvana » segunda jan 31, 2011 10:54

Creio que a preocupação com o conteúdo das caches reduziu na razão inversa ao aumento das caches nanos e micros por todo o lado.
Independentemente desta constatação, o que deveria vigorar é que se não se deixa nada também não se deveria de retirar nada da cache. A deixar algo que fosse de "valor" igual ou superior.
Talvez este princípio devesse ser salientado na stashnote ou na 1ª página do logbook. Não sei.... :roll:

A massificação do jogo tem este reverso da medalha... E as crianças são as primeiras a ressenti-lo.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor lenan2do » segunda jan 31, 2011 12:18

Concordo plenamente com o que aqui está dito e que já deixei em alguns logs.
Pode ocorrer, em algumas situações, que a cache foi encontrada por muggles que se limitam as esvaziá-la e deixam apenas o que não lhes interessa. É uma hipótese. Agora quando se trata da acção de um geocacher, isso é perfeitamente aborrecido.
Nas situações em que não levo nada, simplesmente não tiro, exceptuando TB que não é objecto de troca. Noutras situações, quando a cache está "pobrezinha" coloco um objecto sem retirar, embora se trate de algo se valor significativo.
Mas é um bom tópico e vou segui-lo, concerteza.
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor ACRR_08 » segunda jan 31, 2011 12:35

Sim acho uma falta de respeito encontrar lixo dentro das caches. Ainda por cima, pelo menos falo por mim, levo sempre sacos para retirar algum lixo da zona a que vou. Mas as pessoas não pensam assim e, como engenheira do ambiente, faz me impressão ver locais simplesmente fantásticos e com uma lixeira ali ao lado... Tipo praias e afins...

Mas o que se pode fazer para combater esta mente das pessoas?
http://facasoquefizeres.blogspot.com/

Bjinhus e abraço

ACRR_08 Team

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

Imagem
ACRR_08
Regular

Registado: domingo jan 02, 2011 22:16

Mensagempor lynxpardinus » segunda jan 31, 2011 15:12

Sim, foi algo que se perdeu. Tenho aí algures uma thread sobre isto, porque, realmente, também senti a diferença. Não que contribuisse activamente para a troca - na realidade, normalmente, não tirava nem colocava nada. Mas compreendo que, para algumas equipas, no início, fosse um dos incentivos.

Acho que podemos colocar uma nota na página da cache, ou na própria cache, mas, penso que os resultados vão ser limitados (mas não se perde nada).

No entanto, e se a evolução do geocaching, naturalmente privilegiou a quantidade, a qualidade das caches, na realidade, não se perdeu. Continuam a surgir muitas e excelentes caches - apenas, percentualmente, serão em menor número. Por isso, talvez tenhas sorte e, se escolheres bem as caches a que fores, os teus miúdos comecem a gostar também do percurso, do local e do desafio de encontrar a cache - mesmo que, ela não passe de um bau vazio...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Rechena » segunda jan 31, 2011 15:20

A realidade é que os meus miudos continuam a gostar da caçada e sou bastante selectivo as caches que vou :)
Mas foi apenas algo que me "afectou" no meu regresso e que pensei em partilhar :)
Rechena
Regular

Mensagempor SandroD » segunda jan 31, 2011 17:10

Concordo a 100% o que aqui foi dito! Nós podemos anular o facto da cache estar vazia com a maravilha da paisagem, o passeio ou mesmo a dificuldade, mas para uma criança já não funciona de igual forma... Os pequenotes querem ver as "maravilhas" que se encontram debaixo daquela tampa e poderem fazer uma troca sabendo que outra geocriança poderá brincar com o que ele ali deixou. A massificação faz destas coisas, mas infelizmente só conheci o geocaching devido a ela! Tenho pena de não ter sido à mais tempo!
Deixem qualquer coisa, nem que seja um tropa daqueles verdes, ou finjam se crianças e façam como eu, ovinho kinder ao poder!! [8)]
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor MAntunes » segunda jan 31, 2011 17:13

A realidade é que os meus miudos continuam a gostar da caçada e sou bastante selectivo as caches que vou :)

João, para ajudar na selecção das caches que vais visitar, tens na home page do geocaching@pt, http://geocaching-pt.net/ (conheces? :D ) , as GeoStats. E lá, tens Caches/Recomendadas e Caches/Favoritas as caches que poderão ser mais interessantes para visitar. Se tiveres dificuldade com as caches de terreno 5 estrelas, os teus filhos ajudam-te. :lol:
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor alieri » terça fev 01, 2011 01:01

Isso do conteúdo das caches é uma coisa cada vez mais triste...Que me lembre, das últimas que visitei, uma tinha um conteúdo tão porreiro que até me lembro disso. É estranho não é? Não por acaso, era do Mightyreek e à data que a encontrei devia ter apenas meia dúzia de visitas.

A maioria só tem lá dentro conchas, tazos, folhas/flores, caricas, bilhetes de autocarro/cinema...

Já mandei umas mensagens a malta que deixou preservativos, tampões femininos, pacotes de açúcar, etc...Alguns receberam bem a mensagem, outros... basicamente, mandara-me meter na minha vida :-( Se calhar era o que devia ter feito...

Para quem tem miúdos: há tempo alguém escreveu aqui no fórum que levava sempre uns brinquedos de casa, à cautela, para chegado à cache, ser o primeiro a abrir o container e depositar esses brinquedos à socapa para os miúdos "encontrarem", caso o conteúdo não tivesse nada de interessante... fica a dica.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Rechena » terça fev 01, 2011 10:12

MAntunes Escreveu:

João, para ajudar na selecção das caches que vais visitar, tens na home page do geocaching@pt, http://geocaching-pt.net/ (conheces? :D ) , as GeoStats. E lá, tens Caches/Recomendadas e Caches/Favoritas as caches que poderão ser mais interessantes para visitar. Se tiveres dificuldade com as caches de terreno 5 estrelas, os teus filhos ajudam-te. :lol:

Hehe ;) é um facto que os meus filhos me podem ajudar ;)
Sobre o site nao conheço, mas vou dar uma olhadela ;) hhehe
Rechena
Regular

Mensagempor lmpinto » terça fev 01, 2011 11:15

alieri Escreveu:Isso do conteúdo das caches é uma coisa cada vez mais triste...Que me lembre, das últimas que visitei, uma tinha um conteúdo tão porreiro que até me lembro disso. É estranho não é? Não por acaso, era do Mightyreek e à data que a encontrei devia ter apenas meia dúzia de visitas.

A maioria só tem lá dentro conchas, tazos, folhas/flores, caricas, bilhetes de autocarro/cinema...

Já mandei umas mensagens a malta que deixou preservativos, tampões femininos, pacotes de açúcar, etc...Alguns receberam bem a mensagem, outros... basicamente, mandara-me meter na minha vida :-( Se calhar era o que devia ter feito...

Já encontrei pacotes de ketchup do McDonalds numa cache (Jardim da Sereia - Coimbra) que só por sorte não ficou cheia de bichos por causa disso. E encontrei uma luva de latex noutra. Quando mandei mail ao ultimo gajo que lá tinha ido (que até escreveu no log "In: luva") ele disse - "foi a luva que usei para encontrar a cache - por isso tinha valor sentimental para mim"... Enfim.

Vocês tiram isso tudo das caches? Bilhetes expirados, caricas, essas coisas? Eu só tiro aquilo que vai contra as GL - comida, sabonetes, isqueiros... Mas ainda estou para encontrar um isqueiro que funcione...
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Mensagempor alieri » terça fev 01, 2011 12:16

Eu às vezes tiro, principalmente se as caches forem minhas. Mas pelo feedback que tenho, não é pacifico que possas ou devas retirar coisas (que te parecem lixo) de caches que não te pertencem.

ao inicio retirava, dizia no log que o tinha feito e as vezes mandava uma mensagem a explicar ao depositante algumas regras.
agora, apenas retiro e não digo nada.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor patricia.fzz » quarta fev 02, 2011 15:10

Pois... Eu sou uma "iniciada" e muito pouco tenho a dizer sobre o assunto porque ainda nao descobri muitas caches, nem deixei nada pois tenho encontrado sempre caches micro... contudo concordo plenamente com o que foi dito ate agora...Apesar de me dedicar mais pelas paisagens e fotografia... Vou prestar mais atenção a este assunto e vou comecar a deixar + brinquedos!
Obrigada pela chamada de atenção :wink:
patricia.fzz
Micro

Registado: sexta jan 28, 2011 15:08

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes