• Anúncios

Texto das caches em inglês

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Talvez...

Mensagempor vsergio » domingo jul 15, 2007 12:16

MAntunes Escreveu:
Talvez eu esteja muito sensível hoje...

Talvez...

Tás é a precisar duns camarões, duns berbigões, duns rissóis... e depois isso passa.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Bringer » segunda jul 16, 2007 10:50

As minhas primeiras duas caches foram escritas apenas em português de início, mas apenas por uma razão:

PREGUIÇA! [ :D ]

Entretanto já corrigi essa "situação" numa e a outra será traduzida em breve.

Abraços!
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor kidloco » segunda jul 16, 2007 10:53

Parabéns pela tradução, está muito bem.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor Torgut » segunda jul 16, 2007 14:54

Aproveito para relembrar a malta sem possibilidades para apresentar uma versão mesmo que simplificada das suas caches que há por aqui vários voluntários para efectuar esse trabalho. Basta pedir.

E já agora, para deixar os parabéns ao Bringer pela sua excelente atitude como Geocacher (e não apenas neste ponto particular).
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Lucas » segunda jul 16, 2007 21:12

Como novato nestas andanças, tenho de concordar que os textos sejam traduzidos para Inglês, mas não concordo com as caches portuguesas apenas escritas Inglês, porque também existem muitos Portugueses que não sabem ler outras línguas. :?:
Lucas
Micro

Registado: sábado jul 07, 2007 23:54

Mensagempor Torgut » segunda jul 16, 2007 23:23

Lucas Escreveu:Como novato nestas andanças, tenho de concordar que os textos sejam traduzidos para Inglês, mas não concordo com as caches portuguesas apenas escritas Inglês, porque também existem muitos Portugueses que não sabem ler outras línguas. :?:

Apesar das minhas caches estarem todas em inglês, sou bem capaz de respeitar esta opinião. E estão todas em inglês porque dá menos trabalho, e não imagino alguém a ter problemas em encontrar uma cache por não saber de todo o inglês necessário para compreender estes textos/informações.

De resto, todo e qualquer Geocacher tem que lidar com a língua inglesa, uma vez que o website é em inglês e apenas nessa língua.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor MAntunes » terça jul 17, 2007 07:11

Bem vindo Lucas!

Não queres dizer-nos algo sobre ti? :) Olha que assim não mereces abreijos do Lopesco.

Uma coisa que reparei é que és um tipo cheio de sorte; apareces sem te apresentar num tópico quente e tens logo a concordância do Torgut... :shock: De certeza que não te chamas Luckas? :lol:

Quanto ao tema. Deve ser o mais discutido na comunidade geocacher portuguesa desde hà cerca de 5 anos. As conclusões, que têm sido sempre as mesmas e com as quais concordo, estão espalhadas por inúmeros posts/tópicos neste site e na lista geocaching_portugal no yahoo, neste tópico01.

Cá para mim adicionava-se um texto com orientações no geoWiki, na parte de criação de caches e respeitava-se a opção (ou a preguiça) dos autores. Se mesmo assim algumas caches continuarem a aparecer sem textos em inglês, a ausencia de visitas de geocachers estrangeiros que nos visitam premiá-las-á convenientemente.

Hà por aí muitas caches com versão inglês incluída na descrição e estou certo que não será por aí que um geocacher estrangeiro ficará sem visitar algumas cá em Portugal. A não ser que ele esteja com vontade de armar peixeirada cá na 'aldeia' e comece a colocar notas nas caches que não têm inglês ou diga que os posts de manutenção não estão em inglês sem sequer ter olhado bem. 8)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » terça jul 17, 2007 08:10

MAntunes Escreveu:autores. Se mesmo assim algumas caches continuarem a aparecer sem textos em inglês, a ausencia de visitas de geocachers estrangeiros que nos visitam premiá-las-á convenientemente.

Isso é partir de um presseposto quiçá duvidoso: que as caches existem primordialmente para que o owner retire prazer delas ao serem visitadas, o que sem dúvida sucede, mas como efeito colateral. Quer-me parecer que as caches existem na essência para que os geocachers as possam procurar e retirar uma experiência positiva dessa pesquisa.

Ainda ontem estive a preparar uma próxima campanha a Praga. Um dos trabalhos exaustivos é pegar na lista de cerca de 600 caches da cidade e agrupá-las da seguinte forma:

1) Caches a fazer;
2) Caches a não fazer por não querer;
3) Caches a não fazer por estarem só em checo;
4) Caches a fazer por pensar que apesar de estarem só em checo, são possiveis.
5) Caches a fazer depois de pedir a um amigo meu uma ajuda na tradução, uma vez que se trata de pouca coisa a traduzir.

E uma coisa garanto: as de grupo 3 não são a minoria. O que é frustrante, irritante. Tantas delas tão prometedoras, como aquelas que levam o visitante a uma volta por cada uma das três linhas de metro da cidade. Pois é, mas não são para nós. Barradas.

Mesmo assim tenho uma tolerância diferente para toda esta situação. Porquê? Porque sei, por experiência e por um conhecimento adquirido sobre os checos, que ma esmagadora maioria destes casos aquilo não está em inglês por pura impossibilidade. Os tipos têm um inglês muito deficiente ou completamente inexistente.

Ao contrário do que sucede em Portugal, onde a inexistência de alternativas para visitantes estrangeiros está primordialmente ausente por motivos bem menos nobres: ou por obstinação cega e irracional, ou pela pequenez que há muito vamos vendo em povos como o espanhol ou francês (já aqui disse, mas é espantoso como mesmo entre estes povos tradicionalmente chauvinistas se vão vendo tantas ou mais caches bilingues do que por cá) ou simplesmente por preguiça.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor vsergio » terça jul 17, 2007 09:27

Torgut...

se precisares de ajuda para traduzir as tuas caches para Português apita. Porque quando eu precisar do inglês apitarei eu. Combinado?
:lol:
vsergio
Extra Large

Mensagempor Lucas » quarta jul 18, 2007 22:25

Saudações ao Torgut, Mantunes e todos os demais utilizadores deste Forum.

Para começar alerto para o facto de que por lapso, registo as caches encontradas como XUTOS (alcunha de infância) e este Forum como LUCAS (nome de família).

Como resposta ao Torgut, é minha opinião de que:
1- é relativamente fácil navegar no website, para quem tem poucos conhecimento de Inglês, por funcionar principalmente com palavras chaves (tópicos). Ler um texto já é mais complicado.
2- Com o intuito de fomentar o gosto pelas actividades ao ar livre, procuro as caches com os meus dois filhos, 7 e 13 anos, e escolhemos as caches a procurar em conjunto, o que no caso das que estão escritas em Inglês, torna mais difícil essa tarefa.

Como resposta ao MAntunes:
Sou residente na Quinta do Conde – Sesimbra, mas cresci no Vale da Amoreira – Moita, sou adepto de BTT e TT 4x4, iniciei-me nesta actividade à cerca de 2 semanas quando um amigo com quem costumo andar de bike, apareceu junto de mim e entregou-me um GPS e respectivo manual de instruções, por que tinha acabado de o comprar mas não percebia nada daquilo, então fiquei como Fiel depositário de um GPS, com a obrigação de aprender a trabalhar com o mesmo....
:lol:
Lucas
Micro

Mensagempor vsergio » quarta jul 18, 2007 23:45

Bem Vindo Lucas XUTOS (ou vice versa).

Bem vista a questão do texto em Inglês/português. Também acho lógico que seja feita a descrição nas duas linguas. Sempre.

Ganda sorte essa do GPSr do amigo. ;)
Quinta do Conde... TT... epá! Conheces o TOZERRVM? O Tozé é mecânico de Jipes e tb anda/andava de Bicla!
vsergio
Extra Large

Mensagempor Torgut » quinta jul 19, 2007 00:16

Lucas Escreveu:Como resposta ao Torgut, é minha opinião de que:
1- é relativamente fácil navegar no website, para quem tem poucos conhecimento de Inglês, por funcionar principalmente com palavras chaves (tópicos). Ler um texto já é mais complicado.
2- Com o intuito de fomentar o gosto pelas actividades ao ar livre, procuro as caches com os meus dois filhos, 7 e 13 anos, e escolhemos as caches a procurar em conjunto, o que no caso das que estão escritas em Inglês, torna mais difícil essa tarefa.

Bem, assim como assim, também é relativamente fácil encontrar caches numa língua da qual apenas detemos alguns rudimentos. Os textos puramente informativos que por vezes acompanham as caches é que podem ser mais complicados. Mas olha, sempre é um bom exercício pró teu mais velho, que provavelmente já terá a disciplina de inglês na escola :-)

Mas de facto a situação ideal é o biluinguismo (se é que esta palavra existe), em Portugal e em todos os países, com excepção, claro, daqueles de língua inglesa.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Lucas » quinta jul 19, 2007 14:31

vsergio Escreveu:Bem Vindo Lucas XUTOS (ou vice versa).

Bem vista a questão do texto em Inglês/português. Também acho lógico que seja feita a descrição nas duas linguas. Sempre.

Ganda sorte essa do GPSr do amigo. ;)
Quinta do Conde... TT... epá! Conheces o TOZERRVM? O Tozé é mecânico de Jipes e tb anda/andava de Bicla!

Não conheço pessoalmente o TOZERRVM, mas já ouvi falar maravilhas dele, como mecânico de Range Rovers.
Lucas
Micro

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes