alf Escreveu:há pessoas sem nada para fazer. (...)
é verdade... tiveste a pachorra de ires procurar uma, enquanto que a outra me veio parar à caixa de correio
Moderador: Moderadores
alf Escreveu:há pessoas sem nada para fazer. (...)
CarlosDBG Escreveu:vsergio Escreveu:Qual é o mal do Pai do Prodrive Jr. fazer o found? É só por ser antes do "published" como referenciaste no titulo do post? Ou é porque assim ele fica com mais um found injusto, independentemente de ter sido antes ou depois?
pronto já chegaste ao cerne da questão... não é por ser o pai, o primo ou o amigo... é por ter sido uma das pessoas que a colocou no sítio, logo não descobriu nada. O que me faz impressão é mesmo a fome de números... eu já o disse e afirmo novamente, não é isso que me motiva neste hobbie, mas lá está, faz-me impressão este tipo de atitudes nos outros... é como os FTF... ver gente a levantar-se às 4 da manhã, fazer centenas de km's só para lá chegar antes de outra pessoa... faz-me consfusão pronto
geo-amd Escreveu:Uma maneira, digamos, "purista" de lidar com a situação será o acompanhante tapar os olhos enquanto o owner esconde o contentor. Depois o acompanhante vai à procura do contentor.
Abre-se então uma deliciosa nova possibilidade que é o DNF pré-publicação!![]()
![]()
alf Escreveu:há pessoas sem nada para fazer. Vê esta cache por exemplo e vê lá se um dos geocacheres mais puristas não tem também um found antes da cache ter sido publicada? Ou é só porque é o geocacher que tem mais caches encontradas e tens que arranjar uma explicação para isso?
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... fa50df8007
é melhor começares a procurar mais exemplos e a excomungar os geocachers que já fizeram tal coisa pode ser que consigas fazer como os pokemons vais conseguir apanhá-los todos ou não
vsergio Escreveu:
Epá, obrigado pela alembradura.
Falta-me fazer o found dessa.
Obrigado mesmo. E sim, antes da publicação.
Não se trata de purismos. Isto é geocaching. Achou, registou!
Só tenho uma coisa a dizer: Vão lá também que vale a pena!
CarlosDBG Escreveu:Acho que se fosse um geocacher do meu nível, um tanto o quanto rookie, com poucas caches, seria mais condenado por tal atitude, mas como se trata de um geocacher de "renome" nacional, com milhares no papo... o que é uma gota no oceano? Deixa andar que não faz mal nenhum...
Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?
CarlosDBG Escreveu:Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?
CarlosDBG Escreveu:Acho que se fosse um geocacher do meu nível, um tanto o quanto rookie, com poucas caches, seria mais condenado por tal atitude, mas como se trata de um geocacher de "renome" nacional, com milhares no papo... o que é uma gota no oceano? Deixa andar que não faz mal nenhum...
Já agora Torgut, só para terminar a minha argumentação, porque dizes que "sentiste legitimidade" para achar a cache? Por não teres ido ao gz na colocação ou por teres participado na aventura?
geo-amd Escreveu:O ser humano é multidimensional e deve saber equilibrar as diversas facetas. É importante conhecer qual é o "ideal" de cada faceta para servir de orientação. Mas, para se atingir um equilíbrio razoável, muitas vezes convém evitar atingir o ideal a 100% numa faceta particular.
O purismo no geocaching consiste em só registar como founds as caches que foram efetivamente encontradas sem qualquer ajuda. Mas isso pode entrar em conflito com o facto do geocacher ser geralmente sociável e gostar de se divertir com os amigos.
Se um grupo de dois geocachers vai à procura duma cache e um deles a encontra, se o outro for purista, não regista o found e toma nota que jamais poderá fazer um found naquela cache. Se isso fosse apenas uma questão individual não havia problema. O problema é que isso causa constrangimentos: o amigo sabe que ao fazer um found está a roubar ao outro a possibilidade de o fazer; pode também criar um clima de competição. Acaba por ser uma atitude antissocial e no limite só se faria geocaching sem companhia. É preferível ter uma atitude mais relaxada: mesmo que o purista esteja cansado e tenha ficado sentado a ver o amigo procurar, ele deve fazer o log de found. Ele deslocou-se fisicamente ao local da cache, as circunstâncias permitiram-lhe aceder o logbook... é quanto basta. Provavelmente, da próxima vez será ao contrário.
Esconder uma cache não é muito diferente de ir procurar uma, no aspeto de ser mais divertido com companhia... e a conversar de forma animada ou até excitada, de preferência. Para já, o convidado só aceita acompanhar se tiver um espírito aberto e amável porque está logo a prescindir do FTF. Mas ter de prescindir de todo do found seria excessivo porque isso mataria definitivamente os convites para ir plantar um cache - pedir a alguém para prescindir definitivamente duma determinada cache é algo que não fica bem a ninguém. Acabaria a diversão e o convívio... só se iria plantar caches sozinho.
O ser humano tem uma capacidade semi-inconsciente de só seguir os ideais até um certo ponto. Quando começa a haver o risco de se comprometerem outros aspetos essenciais, então pára-se. De forma geral, a nossa comunidade (do geocaching) aceita quase sem discussão determinadas situações um pouco cinzentas por esta razão. Claro que depois há os exageros e abusos e também a questão de se saber onde é que se "traça a linha". Mas, o meu ponto é que a comunidade já aceitou há muito tempo determinadas situações, por exemplo as duas que atrás descrevo, e que a "linha" não deve estar nos 100%.
Torgut Escreveu:
2) Por ter encontrado a cache como qualquer achador. Com um GPS na mão, seguindo a agulha. O facto da cache já ter sido publicado ou vir a sê-lo passado 48 horas é totalmente irrelevante, não implica nenhum ganhou ou perda, nem para quem assim acha nem para quem a vem a achar depois ou para quem nem sequer conta achá-la. Muito diferente das prácticas da tal matilha de cães raivosos, cuja denúncia é mesmo assim geralmente contestada à luz do anarco-liberalismo de que já falei.
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes