• Anúncios

Cuidado a escrever logs, olh'ó spoiler, pá!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Cuidado a escrever logs, olh'ó spoiler, pá!

Mensagempor vsergio » quinta abr 01, 2010 09:04

cardoso111 Escreveu:Não seria, até, aconselhável que em cada log fosse colocada uma foto da cache que se encontra? Assim, talvez acabassem os logs feitos do sofá. Claro que em todas as fotos deveria haver o cuidado para não se mostrar o local exacto da mesma.

NÃO!!!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor MAntunes » quinta abr 01, 2010 09:18

Não!

Em muitas situações, o valor da cache está no nível de disfarce do container e essa foto iria estragar tudo. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Silvana » quinta abr 01, 2010 09:26

A mim o que me chateia por vezes é a questão dos waypoints de acesso. Cada um é livre de colocar os que bem entender nas suas caches. Só faz o download dos waypoints quem assim o desejar. Certo?
Waypoints de estacionamento- até aí OK! :-D Dá jeito para estacionar o veículo e não o estragar por acessos menos "veiculo friendly".

Agora, se eu não coloco o waypoint de um dos acessos/trilhos para chegar a uma determinada cache minha é porque simplesmente faz parte da diversão e da aventura no "achamento" da cache. Aliás, alguns dos melhores momentos que o geocaching me proporcionou foram exactamente passados nestas cachadas. Momentos que acabaram por se tornar aventuras memoráveis. Desde que haja bom senso!
Agora, porque será que alguém vem depois comentar no log que deveriam lá estar as coordenadas do waypoint XPTO para o trilho "C", ou o contacto do Sr. Ambrósio da companhia aérea "quicky", ou da empresa de escalada "deixamos-te no ponto zero"? :?
Não chamaria a isto spoiler?!... Mas só porque é dia 1 de Abril. [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Paisagista » quinta abr 01, 2010 09:44

cardoso111 Escreveu:Não seria, até, aconselhável que em cada log fosse colocada uma foto da cache que se encontra? Assim, talvez acabassem os logs feitos do sofá. Claro que em todas as fotos deveria haver o cuidado para não se mostrar o local exacto da mesma.

NÃO!
Como prova serve o logbook
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor Sagitario » quinta abr 01, 2010 10:22

Boas!

Não escrevo nada que possa identificar o local ou coloco fotos do mesmo, é claro que fotos do contentor já coloquei, mas sempre que "infringi" uma "regra" prontamente corrigi o erro.

Até acho castiço nos logs os pedidos de "isto" ou de mais "aquilo" só para facilitar...
Este desporto/Passa-Tempo não é para se usar um Gps?
É não é? Então usemos o gps que o "gajo" nos ade levar ao sitio certo sem erros, demoramos mais tempo? menos tempo? foi mais difícil? foi mais fácil...
É claro que se andarmos a correr para as estatísticas diárias, uma ajuda extra vem mesmo a calhar, mas existe sempre quem tenha em base de dados tudo e mais alguma coisa sobre as caches e pode disponibilizar... [;)]

Se eu poderia cachar sem hints... é claro que podia, mas não era a mesma coisa ;))

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » quinta abr 01, 2010 15:21

As únicas fotografias admíssiveis deveriam ser as dos arranhões e mazelas que nos permitiram chegar à cache. Sem prova física de que se passou por um montão de silvas bem aguçadas e afiadas, o log deveria ser apagado!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Osodrac Team » quinta abr 01, 2010 22:10

Ok, não batam mais no ceguinho...
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Mensagempor lynxpardinus » sexta abr 22, 2011 10:46

"Picado" pelo último post no Latitude 47 ( http://blog.geocaching.com/2011/04/grou ... l-20-2011/ ) sobre spoilers, resolvi pegar neste tópico antigo (e, vsergios, estás à vontade para pedir a separação dos tópicos, se achares que estou a desviar o tema) e perguntar como lidam com spoilers nas vossas caches.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » sexta abr 22, 2011 19:23

sempre que algum log dá alguma pista mais "exagerada" contacto o autor e peço para alterar, justificando.
Quanto às fotos, é algo que só vejo de longe em longe (os logs chegam por email e não trazem fotos). Quando detecto alguma coisa, também peço para remover a foto - spoiler, justificando.
A não ser que a cache já tenha um spoiler na descrição
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » sábado abr 23, 2011 07:44

Paisagista Escreveu:Este foi o log de um geocacher:
Ao chegar ao local temi o pior quando vi os portões fechados. Depois de achar uma entrada aberta lá fui eu efectuar a busca no 1º "patamar". Ao fim de algum tempo começei a duvidar se estáva no local certo por isso resolvi mudar de patamar. Assim quando me apróxima-va do 2º local vi logo onde a cache estaria.
TNLN

TFTC

O que me chateia é que um dos atributos é 24/7. (Acessível de portões fechados!) :shock:
Mandei um mail a pedir para editar o log mas entretanto aquele log está a servir de spoiler. A cena dos dois patamares aumenta o gozo da procura...

Será que faço um 'delete' com mail a explicar o porquê? Vou esperar umas horas.

Esta é a minha 1ª cachezinha :(

Acho que primeiro que tudo podes encriptar o log, de forma a que fique protegido quem involuntariamente fosse dar com o spoiler. Mail para o geocacher e passado uns dias, se não houver reacção, apagar o log. Esteja ou não nas guidelines.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor vsergio » sábado abr 23, 2011 22:01

Infelizmente é um problema que se mantêm e ainda me costuma chatear comó caraças, pá.
Tenho perdido várias surpresas devido a spoilers que poderiam tão bem ser evitados.

Como lido? Envio emails.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor CarlosDBG » sábado abr 23, 2011 23:24

ui.. este tipo de situações já me estragaram uma cache nível 4 que tinha debaixo de olho... quando vou ver o log do p#$%#%, eis quando leio " ah e tal era o "coiso", não era?" [:(!]

claro que depois quando fui já ia com o sentido num só tipo de disfarce e facilmente foi feita.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor lgass » domingo abr 24, 2011 19:07

desculpem lá mas antes de chegarmos à secção dos logs diz

"Aviso! Dicas e ajudas poderão estar presentes nos registos ou em hiperligações."

ou seja, só lê os logs quem quer. eu só os leio se a cache for muito específica ou se tiver com dificuldades e leio no gps'r ou no telemóvel.
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor ajsa » domingo abr 24, 2011 21:19

lgass Escreveu:desculpem lá mas antes de chegarmos à secção dos logs diz

"Aviso! Dicas e ajudas poderão estar presentes nos registos ou em hiperligações."

ou seja, só lê os logs quem quer. eu só os leio se a cache for muito específica ou se tiver com dificuldades e leio no gps'r ou no telemóvel.

Nada mais errado!
Eu leio a listagem das caches e, na dúvida leio os logs para perceber se vale a pena procurar a cache ou se será uma perca de tempo.
Assim, depois de verificar que a cache é interessante e fico com muita vontade de a procurar é deveras frustrante ver que a surpresa já não será a mesma porque um paspalho qualquer não consegui ter o tininho para saber que não se devem estragar surpresas.

Este aviso ("Aviso! Dicas e ajudas poderão estar presentes nos registos ou em hiperligações.") foi uma das muitas ações da GS para sacudir a água do seu capote e não ter de mediar conflitos entre os palermas que escrevem spoilers nos logs e os owner que desejam que os futuros geocachers consigam ter o mesmo nível de surpresa.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor lgass » segunda abr 25, 2011 10:23

eu tento evitar spoilers e até hoje só um owner me pediu para reformular o log.

felizmente deu-se ao trabalho de copiar o meu log e fazer uma sugestão de alteração depois de ter apagado o log.

se querem logs com qualidade, lá vão estar hints de como estava a cache... do que foi preciso fazer para disfarçar quando a apanhamos...

do que estava à volta. do que dificultou a busca... se precisei de pegar alguém ao colo ou fazer alguma acrobacia...

e isso são tudo spoilers.

se os logs são para contar a nossa experiência sobre a ida à cache, obviamente são informações que lá vão constar. porque caso contrário estão a pedir às pessoas que escrevam os tftc! e nada mais.

se querem ir à procura de algo e serem surpreendidos, não leiam os logs a não ser que precisem.
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 9 visitantes