• Anúncios

Quanto vale um FTF?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor webxxi » terça fev 10, 2009 22:08

O maior prazer que me(nos) dá nos FTFs é o pessoal que se junta... o convivio... e o melhor FTF de todos foi a historia de algés ;o)

Onde fomos os primeiros a chegar (nota, xegamos 1º que o Monho)... depois aparece o Monho e o LMcadete, minutos depois o Mitorigeikos e uns bons minutos depois 1/2 do nuno_ka.... o convivio, o companheirismo... vale muito mais que um FTF... se quiserem podem ler o log aqui: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 390bfe034c

Para nós os FTF apenas nos proporcionam o prazer de conviver com outros geocacher e o 1º FTF que temos sozinhos... é mesmo o do Eusébio, a verdadeira cache... e mesmo depois do meetup fomos todos juntos faze-la...

O verdadeiro prazer que retiramos dos FTFs é o convivio com os "maluquinhos" do costume :oP eheheh

TFT FTF ;o) e venham mais caches ;o)

Fraldinhas: ainda agora estou na barriguita da minha mãe e ja tenho 2 FTF... eheheh Monho põe-te a pau :P eheheh
webxxi
Regular

Registado: quarta nov 19, 2008 21:06

Mensagempor papaleguas » terça fev 10, 2009 22:39

Temendo que as minhas palavras sirvam já para andarem à varada por acharem que é critica destrutiva e todas as coisas do género e do costume ...(wathever, não é esse o objectivo):

- Quais FTF? Aquele que se vai fazer numa cache que foi colocada com o owner ou aqueles em que se recebe uma chamada a dizer onde está a cache?

- Se for um verdadeiro FTF, é sempre engraçado estrear um logbook e escrever as três letrinas no log. Os outros... wathever. Tudo se resume a algo simples: cada um cacha como quer.

Para mim o mais importante é o local. Ainda hoje descobri um sitio espectacular que não conhecia.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor vsergio » terça fev 10, 2009 22:52

papaleguas Escreveu:- Quais FTF? Aquele que se vai fazer numa cache que foi colocada com o owner ou aqueles em que se recebe uma chamada a dizer onde está a cache?

Sim, esses. Esses são os mais divertidos.

papaleguas Escreveu:- Se for um verdadeiro FTF, ...

Não há verdadeiros nem falsos.

PS: Consegui ler um post do papaleguas... tinha poucas linhas este.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor MightyReek » terça fev 10, 2009 23:49

Ora bem, FTF's para mim são escassos, talvez por na minha zona sairem poucas caches ou porque não vou lá a correr quando saiem, enfim...

Como gosto de ler o que os outros escreveram, estrear um logbook não me dá especial prazer, por vezes até me coloca sobre pressão!
Sou o 1º... Quem vem atrás vai ler o que escrevi, mais que não seja para ver de quem foi o FTF... Tenho que escrever alguma coisa... inteligente. E às vezes não sai... (Também não quer dizer que alguma vez saia...)

É verdade o sentimento de pioneirismo, encontrar como o owner planeou que fosse encontrado, sem outras perturbações, sem o GZ revirado do avesso, etc.
Gostei dos FTFs que fiz, mas mesmo onde não faço FTF, para mim é sempre a estrear! :wink:
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor rmatosinhos » quarta fev 11, 2009 00:14

Acho que para mim isto é "de luas"

As vezes gosto de cachar multis, às vezes enigmas às vezes no campo às vezes na cidade e às vezes também gosto da adrenalina de uma corrida aos FTF.

FTF por sistema não...

Para mim é essa a vantagem do geocaching: não é um jogo com regras demasiado limitativas, cada um pode jogar á sua maneira escolhendo quando quer fazer cada uma das caches.
Fiz um no FTF no estádio de Aveiro que me deu prazer pela enorme busca e por estar a uns largos metros do local indicado.
Fiz um FTF numca cache insánica na estação de serviço da A3 porque por acaso tenho que passar lá todos os dias...

E fiz 2 em trás os montes um já lá estava à 1 mês e outro (uma lusitani) à quase 2. O que prova que há por aí FTFs para quem queira experimentar, mas dificilmente no porto ou lisboa
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor papaleguas » quarta fev 11, 2009 00:47

vsergio Escreveu:

Isso não é verdade; os logs em que escrevo apenas "found" são mais pequenos.

Há pouco esqueci-me de um promenor e não quis editar a mensagem: Uma das formas de viver o geocaching passa por este tipo de "competição" ou seja, ver quem é o primeiro a chegar, quem faz mais, quantos Km se anda num tour, etc. etc.

Isso não é necessáriamente mau. É uma forma de viver isto.

E quero só deixar mais uma nota, que apesar de já ter sido mais que falado... Essa dos Jantares com os aprovadores passou-se em que situação? Pergunto isto porque pessoalmente continuo a concordar que o Garri seja o nosso aprovador. Temo que se entreguem as caches a máfias e a irmandades que para além destas ainda farão outras melhores... (dar coordenadas, não fazer sair algumas, fazer sair mais rápido as dos amigos etc etc).
Sendo uma referência convém esclarecer em que trâmites se passou isso para podermos formar opinião; não questionando o De Almeida ou a sua veracidade, mas a seguir vem o coro do revisor português...

Quanto à forma como as pessoas cacham para obter um FTF... é só para obter o FTF ou será "modus operandi" em algumas situações?

Espero que tenha mais sorte que eu quando levantei esta questão.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor btrodrigues » quarta fev 11, 2009 01:12

Bom tópico.

Tenho de tudo.

Desde fazer um FTF sem saber sequer o que era isso e depois falhar pelo menos duas vezes ao tentar encontrá-la de novo: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 4c7de2cf03

Tenho alguns FTF feitos à porta de casa ( http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 7543053b5e ) que me dão um gozo brutal porque já lá tinha tudo andado sem dar com ela.

Tenho dois FTFs feitos em que a cache foi com os porcos. FaOTF. First and only to find. Mas nenhum como este: 740 dias depois de publicada: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 92e5bd5fae

Tenho FTF feitos sob condições atmosféricas extremas: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 3e5c279b02 e que deram direito a ganhar um cobertor de prenda

Tenho FTF feitos em grupo no fim de um dia de geocaching em que as esperanças de sermos os primeiros era nula. E tungas: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 4d800c50e4

Tenho que confessar que dá um gozo especial assinar um bloco virgem, abrir um container ainda a cheirar a novo, essas coisas todas..
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor t@ndre » quarta fev 11, 2009 08:32

btrodrigues Escreveu:Tenho dois FTFs feitos em que a cache foi com os porcos. FaOTF. First and only to find. Mas nenhum como este: 740 dias depois de publicada: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 92e5bd5fae

Olha que não Bt :)

August 12, 2008 by canais (36 found)
Ainda existe a cache da Idanha-a-Nova.
[view this log on a separate page]

Em relação ao tópico devo dizer que nuca corri para nenhum FTF, prefiro estar no sofá a ler as históricas contadas por este pessoal que corre para elas ;)
Acho que melhor mesmo do que um FTF será um FTF em grupo, pois a diversão será sem dúvida maior, na minha opnião claro, pois também não tenho nenhum destes ^^
Mas mais uma vez o importante mesmo é que cada um viva o geocaching como lhe dá mais prazer, se é a a fazer FTF, que seja :)
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 11, 2009 09:32

Também vou deixar os meus 2 cents relativos a este assunto. Um FTF é um desafio. Há o desafio de descobrir uma cache sem qualquer ajuda além do que está explícito ou implícito na descrição, e há o desafio de ser o primeiro a descobri-la. Porquê de ser o primeiro? Apenas porque chegámos primeiro. Pronto. É claro que ser o primeiro tem as suas desvantagens. O primeiro (ou primeiros) têm por vezes certas dificuldades que depois são resolvidas. Coordenadas ao lado será talvez a dificuldade mais frequente. Os seguintes já não passam por isso.

Porque é que se formaram filas enormes à entrada das lojas de informática às 0:00 horas do dia 24 de Agosto de 1995, o dia em que foi lançado o Windows 95? Porque todos queriam ser os primeiros a comprá-lo! Para quê? Para nada! No dia seguinte podiam ir à mesma loja e comprá-lo exactamente nas mesmas condições e sem qualquer fila. É um desafio. Pronto. Nada mais!

Porque é que se formam filas imensas à entrada das salas de espectáculo, e em alguns casos há pessoal que espera ali ao relento desde 2 dias antes da abertura das portas? Porque querem ser os primeiros a entrar. Para quê? Muitas vezes para nada! Os que chegam no fim conseguem quase a mesma coisa. É o desafio.

Estatísticas dos FTF? Há estatísticas para tanta coisa. E 99,9% delas não servem absolutamente para nada! É apenas mais uma. Dá gozo, é giro, é divertido. Não tem qualquer utilidade, mas é giro.

Eu gosto de fazer FTF. Tenho poucos na minha história no Geocaching e não sou viciado, porque já deixei passar alguns que até podia ter feito sem dificuldade. Mas gosto. Faz parte do gozo e do desafio.

Pronto, já deixei o meu contributo. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor vsergio » quarta fev 11, 2009 10:15

papaleguas Escreveu:
vsergio Escreveu:

Isso não é verdade; os logs em que escrevo apenas "found" são mais pequenos.

:wink:
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor lmcadete » quarta fev 11, 2009 14:10

FTF’s que bom…
Porque fazes FTF’s? Para chegar 1º que o Kelux, quando consigo. :evil: :)

Pois tocaram num assunto sensível e polémico para alguns e curtido para outros.
A corrida aos FTF’s dá-me algum gozo, principalmente quando são caches enigmas de dificuldade elevada, porque para além de sentir o cheiro a novo consigo alguma auto-estima por ter sido o mais rápido a resolver o mistério e a ir ao local.

No pouco tempo que tenho de Geocaching já consegui muitos bons FTF’s, nos quais destaco alguns: Palácio do Correio Mor, Rei Midas, Deutschland in Lissabon, PINK FLOYD e Allan Quatermain e o Templo de Avalon.

Confesso que eu tinha um gozo especial de fazer FTF’s, principalmente quando chegava 1º que o Kelux ou o pirata playmobil, mas ultimamente com a chegada de novos geocachers o panorama alterou-se.
Como na minha zona não é habitual saírem caches novas eu tive que me virar para o quintal dos outros e ganhei especial prazer quando chegava 1º que o Kelux e o pirata playmobil, pois sabia que eles também só não o faziam se não conseguissem. Claro está, que na maioria das vezes eles chegavam 1º mas se eu conseguisse 1 em 5 já ficava satisfeito porque eles partiam sempre em vantagem.

Com a chegada do Monho tudo se alterou.
Costuma-se dizer “Se não os podes vencer junta-te a eles” e foi o que eu fiz, actualmente faço muito poucos FTF’s mas colaboro intensamente nos FTF’s do Monho e sinto-me como se lá estivesse também.

Para acabar quero aqui salientar um “Pré-FTF” que o btrodrigues se esqueceu de referir e que me deu imenso gozo porque foi feito por uma irmandade enorme e que se criou de improviso só para esta cache, Deutschland in Lissabon.
A história? Perguntem à restante irmandade.

Digam lá que não estamos bonitos!....

A irmandade visível - http://img.geocaching.com/cache/log/a66 ... 1efdfa.jpg
Editado pela última vez por lmcadete em quarta fev 11, 2009 18:12, num total de 1 vez.
Imagem Imagem Imagem
lmcadete
Small

Registado: segunda nov 05, 2007 23:06

Mensagempor t@ndre » quarta fev 11, 2009 17:07

é melhor editares o ditado pois : “Quando não podes come eles junta-te a eles” pode parecer mal :P
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor rcoelho » quarta fev 11, 2009 18:00

O melhor dos FTFs para mim é o pessoal acabar por se cruzar e ficar na conversa.
Uma vez fui tentar um FTF, encontrei os Fonsecadas, e passámos um óptimo bocado à conversa, isso sim tem piada para mim.

Já agora aqui fica mais uma cache sem nenhum FTF.
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 3cb1d38176

:D

De que esperam...

PS. - Fica enabled assim que o mar deixar.
Imagem
Imagem
rcoelho
Regular

Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor btrodrigues » quinta fev 12, 2009 02:19

t@ndre Escreveu:Olha que não Bt :)

August 12, 2008 by canais (36 found)
Ainda existe a cache da Idanha-a-Nova.

olha que sim. alguém fez found tendo encontrado só a cache inicial.

a cache inicial era fácil de encontrar. depois apanhar os restantes waypoints e fazer a projecção para ir ao ponto final é que eram elas.

quando encontrei a cache, estava imprópria para consumo. devolvi-a ao owner no próprio dia, em castelo branco. nunca mais foi recolocada :(
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor allhappy » quinta fev 12, 2009 02:38

Por falar em FTF faz-me lembrar da minha primeira vez...Eu andava nervoso, e cheio de duvidas como iria ser...depois pensei...bom, quando encontrar faço igual ao que lá estiver no bloquito, mas...afinal quando a encontrei o bloquito estava em branco...eu fui o primeiro!!!, afinal a minha primeira vez também foi a primeira vez dela! a cache claro!
Depois disto já fizemos mais alguns FTF´s e é sempre bom, mas normalmente não os procuramos.
Sérgio
allhappy
Micro

Registado: segunda set 25, 2006 02:13

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes