Mais ou menos na altura em que passei de geocacher de sofá para activo, sem ainda practicamente ter feito caches em Lisboa e sem por isso ainda não ter presentes nenhuns nomes de owners, chamou-me a atenção a publicação desta carta aberta (viewtopic.php?f=15&t=5026). Hoje que o mesmo owner teve aparentemente outro ataque de DoS (Denial of Service em linguagem informática) e estando eu a pensar colocar em breve um conjunto de caches que me permita retribuir á comunidade o prazer que tenho tido nos últimos meses neste novo passatempo, gostaria de conhecer a opinião de todos sobre as razões principais para desaparecerem caches. Existem parecem-me três possibilidades base:
1) Algum acidente natural ou acidental. Enchurradas, animais, etc. que me parece que deverão ser residuais.
2) Desaparecimento ou vandalização provocada por muggles. Poderá da minha opinião ser aplicável a muitas caches, especialmente urbanas e relativamente expostas. Teremos no entanto de pensar que nem todos os muggles que não conhecendo o jogo encontram uma cache a fazem desaparecer.
3) Desaparecimento ou vandalização provocada por geocachers. Parece-me claro que por muito que nos repugne esta opção tem de ser considerada fortemente, pois existem caches (dentro das que já tinha feito) que me faz muita confusão como poderiam desaparecer, sem ser por quem já a tinha encontrado no âmbito do jogo.
O que é verdade é que esta situação provoca uma degradação da qualidade dos containers. Percebo perfeitamente que um owner que tenha investido bastante (não só dinheiro mas trabalho) num container diferente se sinta frustado quando ele desaparece uma, duas, três vezes. A seguir vai um rolo de fotografias e está despachado.
Eu tenho ideias para um conjunto de containers originais, mas tenho um bocado de receio da frustação que me causará e no que isso poderá prejudicar o prazer com que encaro este passatempo, se não durarem muito...
Não consigo sequer imaginar o que poderá levar a que alguém dentro da comunidade, dê cabo do trabalho de outros, mas que deve haver alguém que não pensa assim, parece-me claro.
O que pensam?