Nunca tinha visto um GPS com uma bússula de três eixos. Mas toda a gente (pelo menos aos meus olhos) referia as maravilhas de tal expediente. E foi com entusiasmo que vi chegada a oportunidade de adquirir um novo GPS, com esta possibilidade. Que maravilha, poder ver a direccção a seguir estando imóvel. Revolucionário, huh?
Agora, que recebi o tal Garmin Dakota 20, pelo qual desenbolsei mais 50 Eur basicamente por esta coisa da bússula de três eixos, e mais uns pózinhos (como ter possibilidade de usar um cartão externo, para o qual não estou a ver utilidade nenhuma, considerado a memória interna disponivel e o tamanho real dos mapas que na verdade preciso, estou francamente frustrado.
A maldita bússula é perto do inútil. Cada vez que a experimento, ou aponta para direcções absurdas, ou anda à roda de forma errática até se deter sei lá porquê, ou, melhorzinho, aponta mais ou menos na direcção certa. Ora dado o carácter aparentemente aleatório com que estas situações ocorrem, olhar para tal bússula ou não é exactamente o mesmo, porque nunca sei quando lhe está a dar para apontar para qualquer lado absurdo ou quando é para o "mais ou menos".
Claro que estou farto de calibrar e recalibrar. Estarei a perder alguma coisa? Será que é especificamente o meu GPS que tem um defeito? Será que se gaba demais uma "feature" que depois não corresponde às necessidades, de forma geral?