Então vamos lá:
Depois de feita a apresentação, falta o aconselhamento por parte dos mais experientes e gurus na área.
Como em outros hobbies que tenho (voar papagaios por exemplo) a escolha do equipamento adequado às minhas necessidades é para mim primordial, pelo que após várias pesquisas feitas por aqui e por alguns sites da especialidade tenho algumas luzes sobre o assunto, se bem que não estão a iluminar perfeitamente, e é aí que vocês entram.
Como sou um completo ignorante nestas questões de GPS e devido ao facto de ter descoberto este fórum de uma busca que andava a fazer pela net sobre GPS’s para carros, confesso-vos que nunca me decidi por uma compra certa, pois considero que a aquisição de um GPS apenas para um carro (no meu caso) é desnecessária, pelo que me despertou este interesse por GPS’s portáteis o que seria mais indicado para a “vida que levo”.
Como o geocaching se enquadra perfeitamente no meu hobbie ideal: caminhar e descobrir locais bonitos, bem como descobrir factos da nossa arquitectura e história, procurei, procurei e procurei e cheguei à seguinte conclusão:
Das duas uma: ou adquiro um GPS simples, prático, resistente e relativamente barato onde utilizarei o mesmo para geocaching, tipo “ligar e está pronto a andar” ou então tento recontar os euros novamente e novamente e tento chegar a algo um pouco mais composto e é aí que as dúvidas me assolam, se não vejamos:
1ª Opção
Garmin eTrex H – 87,11 € ou o recém chegado ao mercado Magellan Triton 200 – 120,99€
Abdico assim da série eXplorist (que acho muito bonita e daquilo que vi no site internacional deles, são umas boas máquinas), parece-me que a partir deste mês a série está descontinuada (não me chateia nem um pouco), mas já que vou comprar, porque não comprar o “último grito” (se bem que não ligo muito a essas coisas), reconheço no entanto que esta série tem muitos “atributos” (acho-a mais bonita do que o eTrex, por exemplo).
Quanto ao Garmin, parece-me que é veículo para todo o terreno, liga-se, coordenadas lá pra dentro e toca a andar que se faz tarde e admiro muito isso numa máquina, não quero luzinhas nem barulhinhos, quero algo prático, simples e sem complicações (pareço um anúncio)
O inconveniente destas escolhas prende-se com o facto de uma completa ausência de GPS com cartografia (com os inconvenientes de se perder alguma noção daquilo que se poderá encontrar no terreno, o que impossibilitará uma melhor antecipação “das voltas” a dar-se para chegar à cache que está em campo e não numa cidade – acho eu) e uso no carro (se bem que isso não me incomoda).
2ª Opção
Magellan Triton 400 que com um cartão SD de 1GB fica por 216,58 €
Mais uma vez uma novidade, sem no entanto poder-se utilizar em carro.
Garmin GPSMap 60 por 188,75 €, com apenas 24 MB mas que, apesar do seu monitor monocormático (isso também não é condição de compra) pode ser utilizado no carro desde que se tenha um programa: Map Source City Select que provavelmente é a pagantes mas que caso o consiga poderei utilizar no carro, dando-lhe assim uma outra utilidade que não geocaching , justificando-se assim um investimento inicial.
No entanto penso assim:
Deixa-te de … e compra o básico. E depois logo se vê.
Mas o facto de não poder usar cartografia (e sem ver essa utilidade prática no terreno), e ausência de um slot para cartão, poderá ser limitativo após alguns meses de utilização e se calhar o dinheiro que invisto agora dará os seus frutos quando estiver no terreno.
O que acham?
Estou à procura do GPS “perfeito” ou deixo-me de coisas e compro simples e "barato"?
Desculpem o texto longuíssimo, mas gostaria de saber as vossas opiniões.
Nota: os preços verifiquei no site
http://unbelievableshop.com
Boas caches.