Olá a todos.
Fazendo uma pequena actualização ao tópico e no sentido de ajudar os mais indecisos.
Pontos positivos do Equipamento, encontrados por mim:
1 – A rapidez com que o equipamento se liga a satélites (menos de 1 minuto).
Perdeu a ligação num local (edifício) onde até o sinal de telemóvel é muito fraco ou até impossível sem nos deslocarmos ao exterior.
2 – Mudança da cor dos menus de acordo com a hora do dia.
Ou seja o equipamento no período da noite muda de tons de menus e afins, muito fixe, pois contribui para a boa leitura de noite.
De dia a situação é a mesma: é adaptada automaticamente a cor dos menus para uma melhor visibilidade.
Não me refiro ao controlo de luminosidade do equipamento.
3 – Em estrada funciona perfeitamente para orientação de carro, com os avisos de “turn by turn” e recalculo da rota no espaço de segundos, no caso de falharmos a “viragem”.
A informação é disponibilizada atempadamente se bem que exige uma maior atenção do que um GPS de estrada (penso eu de que!!! pois nunca tive nenhum equipamento desta natureza).
Recomendo que tenham alguém que ajude na verificação, pois distracções podem provocar acidentes

(não, não me aconteceu e quero ver se não acontece).
Nota: a capacidade de estrada está sempre dependente da topografia instalada no cartão.
4 – A procura de cidades ou pontos de interesse é também uma opção que varia de acordo com o que se tem instalado, mas o cálculo de rota é muito rápido e temos sempre a opção de escolher uma navegação “por estrada” ou “fora de estrada”, o que é mesmo bom para nos fazer chegar até ao ponto de destino.
Gosto da “hibridez” deste equipamento, posso a qualquer momento mudar a forma como quero chegar ao destino: por estrada (onde o carro pode ir) e depois a “butes” (onde o corpo pode ir).
5 – Geocacging.
Apesar de não ter tido tempo de visitar algumas das caches de Castelo Branco, onde estive este fim-de-semana, a introdução das caches através do site oficial e após instalação do plug-in para o firefox para o upload dos ficheiros *.gpx, é feita de uma forma rápida e simples, sendo criada uma pasta onde são colocadas todas as caches. Podemos escolher um símbolo para cache “a encontrar” e cache “encontrada”.
Também se pode registar no calendário o dia em que se encontrou para “memória futura”.
6 – A adição de pontos é fácil, rápida.
Estilo: “press and go”, no entanto convém sempre modificar o nome dos pontos (que são numéricos: 001, 002, 003, etc.), porque senão corremos o risco de ter uma data de pontos (no meu caso) e alguma dificuldade em lembrar mais tarde o que queremos demonstrar com a criação desse ponto.
Falta-me fazer a transposição para o PC e visualização dos pontos criados.
7 – A sua protecção em borracha é mesmo boa (não não me caiu ao chão) mas “segura-se” bem no carro, não andando a “escorregar” de um lado para o outro.
Pontos menos bons do Equipamento, encontrados por mim:
(é uma opinião pessoal, que se calhar num futuro próximo, poderei a vir a corrigir alguns pontos, uma vez feita a adaptação minha ao equipamento)
1 – Como transporto o equipamento numa bolsa “a tira colo” dou por mim com cerca de 3 ou 4 pontos criados pelo equipamento sem eu querer, ou seja, por vezes o botão de enter é acidentalmente pressionado e são criados pontos.
Tenho de rever a colocação dentro da bolsa ou então adquirir uma bolsa própria – se isso ajudar.
Poderia existir um bloqueio de teclado no caso da tecla enter (mas aumentava o tempo de utilização para a criação de um ponto de interesse pelo seu utilizador – acho eu).
2 – Apesar de estar a fazer um uso intensivo do equipamento, desligando apenas o mesmo quando não o estou a utilizar na realidade, mas verifico que as pilhas se vão no instante (coloquei as mesmas na 5ª feira passada e hoje 2ª feira já só tenho uma barra de energia).
Tenho de pensar em baterias recarregáveis, bom para a carteira e o ambiente.
Alguma marca ou referência que me aconselham?
3 – Não precisava dos jogos nem da tabela de caça e pesca, mas compreendo a opção no sentido de a marca querer abranger um maior número de clientes.
4 – Geocaching:
a) Ainda não descobri se a opção que utilizo para a introdução de caches manualmente é a correcta: penso que seja através da criação de pontos – tenho que experimentar.
Se estiver a “fazer” uma multi-cache, terei que saber utilizar essa opção.
b) cada vez que entro no menu aparece-me sempre a mensagem:
“Deseja configurar a opções geocaching?”
Já fiz isso “n “ vezes mas é chato fazer isso cada vez que acedo dentro desse menu.
5 – Na navegação dos menus, se me engano e clico uma vez mais, lá vou eu ter que “dar a volta” novamente aos menus.
Por exemplo no Colorado isso já não sucede pois aquela “roda” é muito fixe.
Não, não estou arrependido da compra.
6 – O manual poderia ser mais completo em algumas áreas, nomeadamente no tópico “geocaching” – se bem que este não é um equipamento só para tal, e ainda não entendi muito bem a parte sobre a bússola e o uso do altímetro (tenho que reler mais uma vez).
Atenção que a tradução é boa, a ausência de informação penso ser da marca e não da tradução.
No geral:
Aconselho este equipamento?
Sem sombra de dúvida.
Só para Geocaching?
Não.
Para traking, hikes, passeios?
Sim, muito completo (e só comecei a “arranhar” este equipamento)
Para viatura?
Sim. Mas com a respectiva atenção na sua utilização durante a condução, aconselho o apoio do passageiro/pendura.
Para encontrar cidades, POI’s, cruzamentos e moradas?
Sim. Atenção à topografia colocada no equipamento.
Boas caches pessoal.