• Anúncios

GPS Outdoor.. Uma série de dúvidas...

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

GPS Outdoor.. Uma série de dúvidas...

Mensagempor TPFernandes » sábado jan 17, 2009 11:04

Pois bem pessoal, depois de andar às aranhas com o meu tom tom de estrada (não é que nao me desenrasque), acho que tá na altura de me informar melhor sobre os GPS para o terreno.

Onde há mapas? Como funciona a navegação? Ele reconhece trilhos? É que faz-me um bocado de confusão... Ou cria pontos à medida que andamos para depois se for para voltar atrás ser mais fácil?

Expliquem-me por alto como se navega com uma bicharoco destes...

:lol:

Já agora, o que acham deste? http://loja.socurtir.com/index.php?page ... t&Itemid=3

Ainda há pouco comprei o tom tom e não estou para gastar mt €€... :roll:
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
TPFernandes
Regular

Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Re: GPS Outdoor.. Uma série de dúvidas...

Mensagempor salprata » domingo jan 18, 2009 13:46

TPFernandes Escreveu:Pois bem pessoal, depois de andar às aranhas com o meu tom tom de estrada (não é que nao me desenrasque), acho que tá na altura de me informar melhor sobre os GPS para o terreno.

Onde há mapas? Como funciona a navegação? Ele reconhece trilhos? É que faz-me um bocado de confusão... Ou cria pontos à medida que andamos para depois se for para voltar atrás ser mais fácil?

Expliquem-me por alto como se navega com uma bicharoco destes...

:lol:

Já agora, o que acham deste? http://loja.socurtir.com/index.php?page ... t&Itemid=3

Ainda há pouco comprei o tom tom e não estou para gastar mt €€... :roll:

se comprares um tipo garmin serie 60

Onde há mapas?
só o modelo mais barato é que não vem com um mapa de base, com as estradas principais. mapas com mais detalhe, podes comprar na loja, mas são carotes, não sei se vale a pena

Como funciona a navegação?
não é o forte deste tipo de gps, acho que dá +/-

Ele reconhece trilhos?
ele não reconhece os trilhos, porque não estão no mapa de base.
podes sempre liga-lo a um computador, onde ele comunica com um programa de leitura de cartografia digitalizada e calibrada, tipo ozi ou compgps, e sabes ondes estás, mas não te diz o caminho a seguir.

É que faz-me um bocado de confusão... Ou cria pontos à medida que andamos para depois se for para voltar atrás ser mais fácil?

grava pontos, e grava um conjunto de pontos que é o track, uma linha, podes sempre voltar para trás. Podes gravar esse track no pc, visualizar a volta que fizeste no google earth, desenhar um track no pc e envias para o gps, e existe na net, montes de tracks, que também podes enviar para o Gps, depois no terreno é só seguir a linha...

Começas a criar uma galeria de voltinhas, pastas, voltinhas do norte, do sul...:lol:
etc... etc...

grava tb, outro conjunto de dados, velocidade media, altura, tempo de viagem... etc...

é um sistema muito mais maleavel
:wink:
Imagem
o gps ligado ao pc, este é dos mais baratuxos... 95% que os manos fazem, este tb faz

Imagem
o track sobre o google earth
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor TPFernandes » domingo jan 18, 2009 13:59

Hmmm.. vamos lá ver.. eu tenho um tom tom para a estrada, logo, o que comprar vai ser só para fazer aproximaçao às caches...

Este que mencionei em cima, o Etrex H, dá para ligar ao pc e passar.lhe tracks?

Os tracks podem ser criados no GMap ou GoogleEarth?

Com a tua explicação já fiquei a perceber mais ou menos como se processa isto....
Imagem

TPFernandes
Regular

Mensagempor salprata » domingo jan 18, 2009 15:36

TPFernandes Escreveu:Hmmm.. vamos lá ver.. eu tenho um tom tom para a estrada, logo, o que comprar vai ser só para fazer aproximaçao às caches...

Este que mencionei em cima, o Etrex H, dá para ligar ao pc e passar.lhe tracks?

Os tracks podem ser criados no GMap ou GoogleEarth?

Com a tua explicação já fiquei a perceber mais ou menos como se processa isto....

gmap, não conheço

acho que dá para criar no google eath plus

mas eu uso este, que funciona on-line, é tb uma base dado já com montes de tracks

http://www.gpsies.de/home.do#7_39.399872_-8.224454_p

no
criar percurso...

tb podes criar percurso no compGPS, sobre cartografia 1:25.000, ou no programa do gps, mapsouce... e envir para o GPS

muitas formas

o etrex h, tb grava e passa para o Pc, não sei se tem o protocolo NMEA, sem o qual parece que não é possiovel, liga-lo aos programas tipo compGPS...

a vantagem da serei 60, a ligação para o pc é via USB, não é com aqueles cabos esquesitos, o etrex não sei
salprata
Regular

Mensagempor alieri » domingo jan 18, 2009 16:53

O Etrex vem sem cabo de ligação, mas podes comprar no e-bay.
Há tempos comprei um Etrex Euro (penso que seja o mesmo que o H) na Box do Jumbo, estava a 60 euros ("limpeza" de stocks) e não resisti. Se me avariar o Explorist 210, tenho um de reserva (o vicio dá nisto) :D

O cabo custou-me salvo erro 25 aerios na net. Posso mandar-te o link se quiseres.

Acho que para aproximação às caches serve perfeitamente, mas não traz cartografia nem nada que se pareça.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor TPFernandes » domingo jan 18, 2009 17:00

alieri Escreveu:O Etrex vem sem cabo de ligação, mas podes comprar no e-bay.
Há tempos comprei um Etrex Euro (penso que seja o mesmo que o H) na Box do Jumbo, estava a 60 euros ("limpeza" de stocks) e não resisti. Se me avariar o Explorist 210, tenho um de reserva (o vicio dá nisto) :D

O cabo custou-me salvo erro 25 aerios na net. Posso mandar-te o link se quiseres.

Acho que para aproximação às caches serve perfeitamente, mas não traz cartografia nem nada que se pareça.

E vende.lo? Não queres... :D

A cartografia não é muito importante para mim... Mas dá para inserir as tracks?

Envia-me o link então, quero ver o tal cabo.
Imagem

TPFernandes
Regular

Mensagempor alieri » domingo jan 18, 2009 17:17

O GPS está praticamente por usar, não sou a pessoa indicada para falar sobre tracks, etc. Para já não o vou vender :)
O cabo é semelhante a este e foi comprado a este vendedor. Sei que já outros geocachers aqui que compraram a outros vendedores.

Atenção que se usas windows Vista deves informar-te da compatibilidade.
alieri
Moderador

Mensagempor TPFernandes » domingo jan 18, 2009 17:24

Vou fazer uma pesquisa pelo forum para ver quem possui este equipamento e aí talvez me esclareça todas as minhas dúvidas.

Obrigado.
Imagem

TPFernandes
Regular

Mensagempor Guess?who » segunda jan 19, 2009 10:13

Quanto a mim...
Fiz 300 e tal caches , com um TomTom one Xl...
Sempre se portou á altura...e muitas vezes melhor que muitos Garmin ou Maggelan ( mais preciso )...
Agora tenho um Oregon 300 , que é muito bom...mas continuo a levar o TomTom ( não se vá acabar as pilhas do Oregon ) hehehe

Boas Cachadas
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Mensagempor TPFernandes » quarta jan 21, 2009 01:37

Obrigado a todos pelas opiniões mas praticamente ja me decidi...

Vou abdicar do tom tom e adquirir um pda e aí consigo ter as duas coisas em simultaneo, tom tom la dentro e Oziexplorer (por exemplo) para maior precisão.
Imagem

TPFernandes
Regular

Mensagempor Guess?who » quarta jan 21, 2009 09:31

Atenção que nem todos os pda são compativeis com Geocaching...
Alguns modelos com gps integrado vêm com SN activo e é impossivel desactivar o que faz com que eles sejam muito bons em estrada mas inuteis para geocaching...
Antes de comprares vê alguns forums para saber quais os modelos mais indicados e a funcionar...
Boas cachadas...
Guess?Who
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Mensagempor salprata » quarta jan 21, 2009 10:27

TPFernandes Escreveu:Obrigado a todos pelas opiniões mas praticamente ja me decidi...

Vou abdicar do tom tom e adquirir um pda e aí consigo ter as duas coisas em simultaneo, tom tom la dentro e Oziexplorer (por exemplo) para maior precisão.

Os PDAs não duram muito tempo quando sujeitos ao ar do campo. ... e para quem começa, ter um sistema que não seja ligar e já está, como um GPS puro, é que primeiro que se tenha um OZI a funcionar em pleno, demora algum tempoapreenção do programa, mapas, calibração dos mesmo...

:roll: , não me parece a melhor opção
salprata
Regular

Mensagempor TPFernandes » quarta jan 21, 2009 11:48

salprata Escreveu:
TPFernandes Escreveu:Obrigado a todos pelas opiniões mas praticamente ja me decidi...

Os PDAs não duram muito tempo quando sujeitos ao ar do campo. ... e para quem começa, ter um sistema que não seja ligar e já está, como um GPS puro, é que primeiro que se tenha um OZI a funcionar em pleno, demora algum tempoapreenção do programa, mapas, calibração dos mesmo...

:roll: , não me parece a melhor opção

De cada vez que se ligar o Ozi tem que ser calibrado? :roll:
Imagem

TPFernandes
Regular

Mensagempor alieri » quarta jan 21, 2009 11:55

Não. Depois de instalares, meteres cartas/mapas e respectivos ficheiros de calibração, mais os datums, não precisas de reconfigurar nada.
alieri
Moderador

Mensagempor TPFernandes » quarta jan 21, 2009 12:46

Eu ando a ver uns pda's baratos na net por 40/50 euros.. somando.lhe 20 euros por um receptor gps fica por 70/80 euros... Penso que seja melhor 80€ por este conjunto do que por um etrex h.. opinioes?
Imagem

TPFernandes
Regular

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes