• Anúncios

DAKOTA

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

DAKOTA

Mensagempor pxlobo » quarta jun 17, 2009 03:05

Parece que estará para sair nova máquina Garmin, no caso ainda mais pequeno e de mais fácil manuseio que o Oregon ...

Imagem
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
pxlobo
Regular

Registado: domingo jan 07, 2007 18:58

Re: DAKOTA

Mensagempor rmatosinhos » segunda jul 20, 2009 21:04

Informação em detalhe em:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=30926#specsTab

Assim de repente... diferenças...
o Dakota tem mais 4 horas de autonomia, bussula de 3 eixos.
perde no ecran que é mais pequeno (indiferente para quem sºo utilize para cachar, mas que dificulta a navegação em estrada)
Outro senão é que o dakota não suporta os werigo...
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor Torgut » segunda ago 10, 2009 00:46

O grande senão destes modelos, penso eu de que, é que lidam mal com intensa luz solar. Ora acontece que um GPS por natureza é criado para ser utilizado no exterior, onde ha luz solar. Talvez no Reino Unido os cidadões não se preocupem muito com esse detalhe, porque luz solar e intensa na mesma frase são-lhes quase estranhos. Mas estando em Portugal, ficaria preocupado em comprar uma unidade deste tipo, porque por cá a luz solar é mesmo intensa. Já com o telefone que ando a namorar, o Nokia Express Music 5800 é a mesma história. Gadgets que supostamente serão usados no exterior com dificuldade em serem usados no exterior luminoso.

Bem, eu tenho é que arranjar uma solução, que perdi hoje o meu GPS e não consigo encontrar solução que me agrade.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Torgut » quarta ago 12, 2009 16:51

Ok... o meu Dakota 20 está nas minhas mãos depois de amanhã!
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor mca » quinta set 03, 2009 19:02

Torgut,

e então, estás satisfeito com o dakota 20? recomendaS?
mca
Small

Registado: terça dez 16, 2003 22:55

Mensagempor Torgut » sexta set 04, 2009 11:32

Engraçado, que ainda agora acabei de o desligar depois de fazer o update de firmware. É pá, ainda não posso dar uma opinião. Com o calor não tenho cachado quase nada, preciso de mais experiência com ele, e depois até vou escrever uma review detalhada no meu blog. A primeira experiência que fiz agorinha mesmo depois do update parece ter mostrado o compasso de 3 eixos a funcionar melhor, que era uma coisa que me estava a chatear. Mas ainda é cedo.

No outro dia fui verificar uma cache minha. Com os GPSs em cima da cache o Magellan eXplorist dava 0-1 m, o Dakota dava 3 m. Pronto... 3 m não é nada em Geocaching. O interface é agradável, não tenho problemas com a luz do sol, mas há pequenas coisas menos funcionais. O conceito de todas as caches e todos os waypoints ao molho é um deles. Mas isso já se sabe que é assim e pronto.

Dúvidas específicas?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor mca » sexta set 04, 2009 16:58

Boas Torgut

Era uma opinião assim geral que queria, ou seja saber quenão tem nenhum inconveniente grave... a mim interessa-me que:

- seja bom para caminhadas, com mapas com curvas de nível e com altímetro para fazer gráficos de altimetria e gravar os percursos no computador
- que se ligue ao mac (os antigos com porta de série como o meu legend eram uma treta)
- que tenha melhor recepção que os GPS antigos como o meu Legend (dos originais, azul) que demora 10min a apanhar sinal e que perde recepção debaixo de árvores à primeira dificuldade (é tão antigo, eu sei....)
- que dê para servir de computador de bordo na bike (mais uma vez com tracks e gráficos de altimetria para além das velocidades, distancias, médias etc)
- que sirva no automóvel, ainda que não fale, ou seja andando com o GPS estou sempre safo para alguma eventualidade que precise (pesquisar nomes de ruas, poder carregar listas de farmácias, restaurantes, etc.... POIs)
- que seja expansível para o futuro (cartoes de memória)
- que faça paperless geocaching de forma fácil, ou seja se amanhã me apetece ir cachar para algum lado, que seja fácil eu gerar um pocket query qualquer e enfiar aquilo no GPS num instantinho...

talvez o último seja o ponto onde tenho mais dúvidas.... como funciona o paperless geocaching nisso? nomeadamente como se carregam os ficheiros, em que formato (se é copiar directamente o resultado da pocket query) ou o que seja...

de resto penso que esse GPS faz tudo o que eu indiquei, certo? esse software novo BaseCamp faz o mesmo que fazia o MapSource no PC?

já agora obrigado pela informação.... estou mesmo a ultimar a decisão (após ter andado não sei quantos meses a pensar no Vista HCX ou no 60CSx mas sempre com o bichino atrás da orelha que são aparelhos já antigos...)
mca
Small

Mensagempor Torgut » sexta set 04, 2009 21:02

mca Escreveu:- seja bom para caminhadas, com mapas com curvas de nível e com altímetro para fazer gráficos de altimetria e gravar os percursos no computador
- que se ligue ao mac (os antigos com porta de série como o meu legend eram uma treta)
- que tenha melhor recepção que os GPS antigos como o meu Legend (dos originais, azul) que demora 10min a apanhar sinal e que perde recepção debaixo de árvores à primeira dificuldade (é tão antigo, eu sei....)
- que dê para servir de computador de bordo na bike (mais uma vez com tracks e gráficos de altimetria para além das velocidades, distancias, médias etc)
- que sirva no automóvel, ainda que não fale, ou seja andando com o GPS estou sempre safo para alguma eventualidade que precise (pesquisar nomes de ruas, poder carregar listas de farmácias, restaurantes, etc.... POIs)
- que seja expansível para o futuro (cartoes de memória)
- que faça paperless geocaching de forma fácil, ou seja se amanhã me apetece ir cachar para algum lado, que seja fácil eu gerar um pocket query qualquer e enfiar aquilo no GPS num instantinho...

1) É.
2) Não faço ideia, nunca usei um Mac na vida e raramente vi um.
3) "GPS antigos" é um bocado subjectivo. Parece não ter melhor accuracy que o Magellan eXplorist, mas lá captação tem. Quando acaba o arranque, às vezes já está "sintonizado". Consegue captação dentro de casa.
4) Aqui é que a porca torçe o rabo. Um écrã touchscreen não lida bem com essa situação. Pode ser preciso rodar a mão para obter a melhor posição de visibilidade, e de facto não aconselho isto a ninguém que o queira consultar de forma fixa, seja em carro ou bicicleta.
5) Idem. De resto, pessoalmente, ao preço a que estão GPS's para carro, nunca usaria um handheld para isto. Comprei um TomTom One por 60 Euros caramba.
6) O 20 é, o 10 não. Mas já mandei para lá mapas de Portugal, Malta, Rep. Checa, mapas topográficos de Portugal... e ainda tenho muito espaço... sem cartão colocado. Não creio que alguma vez venha a precisar de cartão.
7) Este ponto foi uma agradável surpresa. Claro que sabia que fazia paperless, mas isso era na teoria. Na práctica não fazia ideia do que ia encontrar, e depois da experiência do Magellan eXplorist não esperava grande coisa. Mas estou bastante satisfeito!

mca Escreveu:talvez o último seja o ponto onde tenho mais dúvidas.... como funciona o paperless geocaching nisso? nomeadamente como se carregam os ficheiros, em que formato (se é copiar directamente o resultado da pocket query) ou o que seja...

Pelos vistos devias ter mais dúvidas noutros pontos :-)
Podes botar o GPX, quer do PQ quer qualquer um emitido pelo GSAK. Podes ter ficheiros independentes, mas ele vai sempre mostrar tudo junto. Portanto, só tens que colocar lá os files e as caches passam a aparecer. Ele trabalha bastante bem o conteúdo dos listings, tirando as imagens e interpretando razoavelmente o HTML. Até agora só vi uma cache que vinha toda marada, com o code HTML a ser mostrado. A leitura é agradável, o lettering bastante adequado.

Portanto, botaste lá um GPX da tua área. A partir dai, ou carregas em Where To e depois em Geocaching ou usas directamente o Geocaching. É à vontade do freguês. Como podes mudar a posição dos icones no screen consoante o profile, podes ter o GEOCACHING logo em primeiro lugar no profile para Geocaching.

Então, aparecem-te as caches ordenadas por proximidade, mas a qualquer momento podes começar a escrever e ele vai selecionando as caches que se enquadram... se escreveres simplesmente "Fo" e Ok aparecem-te as caches Fonte da Pipa, Fornalha do Diabo etc etc etc. Quando clickares numa, ele mostra-ta no mapa com um botão para voltar atrás e um botão Go. Se escolheres Go, ele fica então em modo de ir para lá. Isto é um bocado chato porque não há forma de veres o profile da cache sem antes fazeres Go To.

A partir dai, estando em modo Goto uma cache, se tornares a carregar em Geocaching, o menu é: Ver Descrição, Ver Hint, Escolher outra cache e Marcar Status (ou qq coisa do género). No marcar Status podes dizer que a encontraste, DNF, ou que nem sequer a tentaste. Isto fica gravado e depois em casa usas o Field Notes no site GC.com. Acabaram-se os founds que ficam esquecidos!

Curto o contador de caches do dia! No Dashboard de modo Geocaching, com grafismo temático de Geocaching, tens o sapo do logotipo do Geocaching a dizer-te quantas caches já foram encontradas.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor mca » sábado set 05, 2009 09:03

Torgut Escreveu:3) "GPS antigos" é um bocado subjectivo. Parece não ter melhor accuracy que o Magellan eXplorist, mas lá captação tem. Quando acaba o arranque, às vezes já está "sintonizado". Consegue captação dentro de casa.
4) Aqui é que a porca torçe o rabo. Um écrã touchscreen não lida bem com essa situação. Pode ser preciso rodar a mão para obter a melhor posição de visibilidade, e de facto não aconselho isto a ninguém que o queira consultar de forma fixa, seja em carro ou bicicleta.
5) Idem. De resto, pessoalmente, ao preço a que estão GPS's para carro, nunca usaria um handheld para isto. Comprei um TomTom One por 60 Euros caramba.
7) Este ponto foi uma agradável surpresa. Claro que sabia que fazia paperless, mas isso era na teoria. Na práctica não fazia ideia do que ia encontrar, e depois da experiência do Magellan eXplorist não esperava grande coisa. Mas estou bastante satisfeito!

Pelos vistos devias ter mais dúvidas noutros pontos :-)
Podes botar o GPX, quer do PQ quer qualquer um emitido pelo GSAK. Podes ter ficheiros independentes, mas ele vai sempre mostrar tudo junto. Portanto, só tens que colocar lá os files e as caches passam a aparecer. Ele trabalha bastante bem o conteúdo dos listings, tirando as imagens e interpretando razoavelmente o HTML. Até agora só vi uma cache que vinha toda marada, com o code HTML a ser mostrado. A leitura é agradável, o lettering bastante adequado.

Portanto, botaste lá um GPX da tua área. A partir dai, ou carregas em Where To e depois em Geocaching ou usas directamente o Geocaching. É à vontade do freguês. Como podes mudar a posição dos icones no screen consoante o profile, podes ter o GEOCACHING logo em primeiro lugar no profile para Geocaching.

Então, aparecem-te as caches ordenadas por proximidade, mas a qualquer momento podes começar a escrever e ele vai selecionando as caches que se enquadram... se escreveres simplesmente "Fo" e Ok aparecem-te as caches Fonte da Pipa, Fornalha do Diabo etc etc etc. Quando clickares numa, ele mostra-ta no mapa com um botão para voltar atrás e um botão Go. Se escolheres Go, ele fica então em modo de ir para lá. Isto é um bocado chato porque não há forma de veres o profile da cache sem antes fazeres Go To.

A partir dai, estando em modo Goto uma cache, se tornares a carregar em Geocaching, o menu é: Ver Descrição, Ver Hint, Escolher outra cache e Marcar Status (ou qq coisa do género). No marcar Status podes dizer que a encontraste, DNF, ou que nem sequer a tentaste. Isto fica gravado e depois em casa usas o Field Notes no site GC.com. Acabaram-se os founds que ficam esquecidos!

Curto o contador de caches do dia! No Dashboard de modo Geocaching, com grafismo temático de Geocaching, tens o sapo do logotipo do Geocaching a dizer-te quantas caches já foram encontradas.

Boas, mais uma vez obrigado pela paciencia em escrever isto tudo, está a ser útil, estou decidido pelo brinquedo. Concordo contigo em relação a bike e carro e esse não é o uso primordial será uma coisa ocasional. Eu no carro também tenho um tomtom e na bike uso geralmente o legend, que não tem mapas e é a preto e branco. Uso aquilo apenas como contador de distancia, gravador de percursos ou para seguir percursos de maratonas por exemplo, previamente carregados. Portanto é ideal porque é só seguir a única linha que aparece no visor. No carro é só para alguma eventualidade também de não ter o tom tom comigo.
no ponto do paperless fico agradavelmente surpreendido, é isso mesmo que quero. Confirma-me só se percebi bem: isso suporta 2000 caches + 1000 waypoints + POIs ilimitados, correcto? A ideia é fazer uns pocket queries e mandar tudo lá para dentro.... ou seja posso fazer 4 queries de 500 e meter os 4 e aparece tudo numa lista única de caches certo? separada dos restantes waypoints e dos POIs, correcto? se sim, é isso mesmo. Já agora, uma imagem tipo spoiler aparece?
mca
Small

Mensagempor Torgut » sábado set 05, 2009 15:53

É tudo como dizes.

Não existe possibilidade de visualizar imagens.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor The Farstriders » domingo set 06, 2009 08:45

Torgut Escreveu:Já com o telefone que ando a namorar, o Nokia Express Music 5800 é a mesma história. Gadgets que supostamente serão usados no exterior com dificuldade em serem usados no exterior luminoso.

Nós temos um Nokia Express Music 5800 e não temos problema em ler o ecran com luminosidade intensa.
Imagem
The Farstriders
Regular

Registado: terça mai 20, 2008 12:01

Mensagempor Torgut » domingo set 06, 2009 20:34

Pois eu agora tenho um Nokia Express Music 5800 e não vejo a ponta dum corno se estiver no exterior no dia de sol. Se no caso do GPS os receios eram infundados, no caso do telemóvel os receios superaram-se. De resto, em ambos os casos, mais no do telemóvel do que no do GPS, está-se a trilhar caminhos muito errados. Ou se encontram soluções para dotar destas tecnologias capacidade para pleno funcionamento ou estaremos todos a alimentar a negligência de fabricantes, que acenam com lindas imagens criadas sinteticamente, mostrando coisas que não existem. Que ninguém pense que o screen do Dakota se parece com o que se vê ai nesse imagem, no início deste tópico. E que ninguém pense que fora de casa o screen do Nokia em questão tem alguma semelhança com as também belas imagens que o marketing da empresa finlandesa põe em toda a publicidade.

P.S. - A lata destes tipos é tanta que colocam uma imagem de um Dakota com um wallpaper de fundo, quando os Dakota simplesmente não podem ter um wallpaper de fundo, apenas cores planas. E esta hein?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante