• Anúncios

Descrições em inglês nas caches: Sim ou não?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Descrições em inglês nas caches: Sim ou não?

Mensagempor vsergio » sábado jul 25, 2009 14:32

Não acaba nada por ficar assim... tenham calma!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Torgut » sábado jul 25, 2009 16:10

papaleguas Escreveu:Já sei que vou levar com um ou dois mails mas não resisto:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... daa0e222a4

Afinal em que ficamos ? :)

Eduardo

Queres mesmo inflamar, tu :-)

Aquela pessoa nunca deve ter reparado que o www.geocaching.com está todo em inglês, se não já estava a escrever para eles a perguntar se estávamos em Inglaterra. É triste que seja tão complicado meter nestas cabeças o sentido de universalidade geográfica do Geocaching. E que em vez de se aperfeiçoar o intelecto dando um pouco de ginástica ao inglês que todos aprendemos na escola se opte pelo caminho da fácil da mediocridade. Pelo contrário, anda muita gente a procurar enveredar pela via alemã, espanhola, francesa... esquecendo que em Portugal não há mercados dessas dimensões.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor truta » domingo jul 26, 2009 00:55

O ideal seria ter as descrições em português e inglês, mas a estar numa só lingua que seja o português.
Não acho justo privar-se uma parte das pessoas, por pequena que seja, de fazerem algumas caches só porque não sabem inglês. Conheço um senhor de 59 anos que faz geocaching e não sabe nada de inglês. Fez o ensino secundário mas no seu tempo só era obrigatório ter uma lingua e escolheu francês.
Eu tenho facilidade no inglês, mas uma vez estava com dificuldade para encontrar uma cache (portuguesa, não me recordo qual) consultei a hint, que era uma frase curta, e não me serviu de nada porque desconhecia o significado de uma palavra que era fundamental para a pista. Fiquei lixado como é óbvio...
Quem opta por fazer a descrição apenas em inglês devia ter o cuidado de não usar termos muito específicos. Muitos de nós não temos esse problema mas acredito que há muita gente que mesmo sabendo inglês leva o dobro do tempo para ler algumas descrições por ter necessidade de recorrer ao dicionário ou a um tradutor online.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor papaleguas » domingo jul 26, 2009 01:06

:)

Eu não inflamo nada sou é um pouco avesso a certos e determinados cenarios. Sei que há pessoas que não sabem inglês, mas daí até colocar numa listing um comentário sem contactar o owner para saber se aquilo por acaso não vai ser traduzido vai um espaço grande. Ainda por cima quando há tempos escrevi um log em inglês numa cache e foi encafrado com estando a escrever algo para não poderem ler... a resposta foi que sabiam ler inglês... então há comentários que são feitos só para chatear...

Eu volto ao Exemplo da Matrix... se for traduzida, não faz sentido nenhum porque existem trocadilhos especificos da lingua inglesa, mas isso não impede as pessoas de a encontrarem mesmo não sabendo inglês... Ou pedem ajuda ao owner ou então fazem como muitos fizeram.... telefone para um amigo (daqueles que tem a tal lista de coordenadas...) e levam logo as coordenadas finais para nem se darem ao trabalho de traduzir (o ideal seria nem lá ir...)

Eu só coloquei esta questão porque hoje em dia tudo serve de arma de arremesso... mas depois borram a pintura toda.

Afiinal sempre há mais marés que marinheiros.

E isto não é um ataque a ninguém...

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Torgut » domingo jul 26, 2009 10:16

truta Escreveu:O ideal seria ter as descrições em português e inglês, mas a estar numa só lingua que seja o português.
Não acho justo privar-se uma parte das pessoas, por pequena que seja, de fazerem algumas caches só porque não sabem inglês. Conheço um senhor de 59 anos que faz geocaching e não sabe nada de inglês. Fez o ensino secundário mas no seu tempo só era obrigatório ter uma lingua e escolheu francês.
Eu tenho facilidade no inglês, mas uma vez estava com dificuldade para encontrar uma cache (portuguesa, não me recordo qual) consultei a hint, que era uma frase curta, e não me serviu de nada porque desconhecia o significado de uma palavra que era fundamental para a pista. Fiquei lixado como é óbvio...
Quem opta por fazer a descrição apenas em inglês devia ter o cuidado de não usar termos muito específicos. Muitos de nós não temos esse problema mas acredito que há muita gente que mesmo sabendo inglês leva o dobro do tempo para ler algumas descrições por ter necessidade de recorrer ao dicionário ou a um tradutor online.

1) Quase concordo com a primeira frase, mas só mudo a terminação :-)

2) Ora bem. Agora vamos lá fazer uma estimativa: qual o grupo mais numeroso a fazer Geocaching em Portugal - estrangeiros que nos visitam ou portugueses que nunca aprenderam inglês? Creio convictamente que é o primeiro caso. Casos como o do senhor de 59 anos, que, como bem sei, teve a sua escolaridade no tempo em que o francês dominava são situações rarissimas. E de resto, isto é algo inócuo, porque estamos de acordo na idealidade de apresentar a listing em ambas as línguas.

3) Ah as hints. E que dizer das que são apresentadas em latim? Quem de nós aprendeu latim na escola. Eu sim, por acaso. Mas hints com palavras que são entendidas apenas por alguns - sem consulta à net, há-as ai a dar com pau... e não é preciso que estejam em inglês para isso suceder.

Neste momento, tenho uma cache só em inglês (a primeira que criei), e vinte e uma nas duas línguas. Se criar mais uma, para a qual tenho uma ideia, será apenas em português, pela sua natureza. Também tenho um projecto de criar uma em finlandês, dedicada a todos os que colocam um link para traduções automáticas... que não faltará nesta.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor SMF Team » domingo jul 26, 2009 21:50

A nossa opinião é que as caches nacionais devem ser redigidas em português, pois é o público alvo das mesmas, tendo o essencial descrito também em inglês.
Já fizemos uma cache, onde todos os founds são de portugueses e ela está redigida em inglês, que sentido isto tem?
Como povo simpático que somos, como queremos ver o maior número de founds nas nossas caches, e como somos um país com facilidade de comunicação entre os povos do mundo, estas devem ter no mínimo tudo o que é essencial para a procura de geocachers de outra nacionalidade. O Inglês é a língua que ganha cada vez mais o título de língua universal.
Como também é de conhecimento geral, o site do geocaching.com está em inglês porque foi num país de língua inglesa que se fundou. Nas guidelines só as Earth é que sao obrigatorias estarem em Inglês, de resto, por uma questão de bom senso da groundsepeak, as outras caches devem ser escritas na língua que o owner quiser.
Existem geocachers nacionais cujo público alvo são os estrangeiros, entendemos que para esses, os logs, as caches, tudo com a descrição só em inglês, faça todo o sentido, pena que de vez em quando também levam com portugueses...

SMF Team
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor Aboim_Survivor » segunda jul 27, 2009 13:27

Na minha opinião cache em Portugal deve ser colocada em portugues, qual ingles, qual outra lingua estrangeira, qual quê.
Eu até posso aceitar as Earth cache, pois segundo percebi têm que ser em ingles, mas o que não posso é aceitar que venham com essa historia de o ingles é a lingua mais falada, pois se estamos em Portugal fala-se em portugues e os outros que se desenrasquem que nos tb temos que o fazer quando vamos aos países deles, pois até hoje não vi nenhum esforçar-se para falar portugues quando vamos a outro país.
Ainda no mes de junho estive em palma e quando fui ver as caches que podia fazer lá a maioria delas estava em alemão (até pensei que palma tinha passado para dominio alemao) sem estar escrito em espanhol, mas o que mais me escandalizou foi eu estar na denominada zona inglesa ( ja sabia que iria ter que falar alguma coisa de inglês) foi ver os proprios funcionarios dos estabelecimentos onde ia dizerem que não sabiam falar espanhol, somente inglês e ver os proprios espanhois a terem que falar o ingles para poderem ser servidos.
Agora pergunto quem são estes gajos para que tenhamos que fazer a papinha toda para eles?
Querem caches na lingua deles então não saiam do país deles, se querem sair desenrasquem-se e façam trabalho de casa, uma vez que hoje o google ja disponibiliza ferramentas para isso.
As caches que eu colocar não irão ter nenhuma versão em ingles quem as quiser fazer que se desenrasque, de inglês so terá a cachenote pk aí nao terei eu o trabalho de o fazer.
Aboim_Survivor
Micro

Registado: quinta jul 16, 2009 23:04

Mensagempor tmob » segunda jul 27, 2009 14:06

Aboim_Survivor Escreveu:(...)

Só não vê quem não quer ver [xx(]
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor bockyPT » segunda jul 27, 2009 14:11

Aboim_Survivor Escreveu:(...)

Explica-me lá porque é que te faz tanta comichão ter uma versão em inglês das partes mais importantes da descrição das caches. Não está a prejudicar ninguém, pois não?

Costumas fazer geocaching no estrangeiro? Eu vou agora à Finlândia e muitas das caches têm descrições em inglês! Mas achas que é para ajudar o pessoal que fala inglês como língua materna? Não, é para ajudar todos os estrangeiros que lá vão, independentemente do país de origem.

Aliás, nem é preciso falar do geocaching. Como é que achas que me vou safar na Finlândia, visto que só sei meia dúzia de palavras da língua deles? Obviamente vou falar inglês. Pela tua ordem de ideias teria de aprender a falar finlandês, pois estou na Finlândia!! :roll: Não faz sentido.
Imagem
bockyPT
Regular

Registado: segunda abr 11, 2005 19:54

Mensagempor laranja » segunda jul 27, 2009 14:16

Em que língua estava o geocaching.com quando se registaram por lá?
Conseguiram ler o site para criar uma conta e ler os termos de utilização, não foi?
Conseguem ler o site para fazer logs, criar novas caches, por aí adiante, não é?

Então não se metam com nacionalismos cretinos.
laranja
Small

Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Mensagempor Aboim_Survivor » segunda jul 27, 2009 19:20

Não isto não tem nada a ver com nacionalismos cretinos pk se algum dia colocar uma cache no estrangeiro não a irei colocar em português obviamente, mas na lingua que se falar nesse país onde a cache se encontra, pois a maioria que a irá fazer não são certamente os estrangeiros mas sim os geocachers desse país e não não fiz em palma pk não tem logica eu estar em espanha e ter caches caches em ingles e alemão e em espanhol nada. É verdade que tb tem, mas não estavam o meu raio de ação.
Mas agora se para ti ser nacionalista é ser cretino então sou mesmo muito cretino pois tenho imenso orgulho em ser português e no meu país.
Aboim_Survivor
Micro

Registado: quinta jul 16, 2009 23:04

Mensagempor salprata » segunda jul 27, 2009 21:20

Principalmente caches em que sobre aquele tema não há muito na net em português... mas dá o dobro do trabalho escrever em dois idiomas

Os geocachers lêm na diagonal, alguns, :twisted: , mas o povo, que tropeça no site do geocaching, e devem ser bastantes, a cache estar só em inglês :?

[;)]
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor tmob » terça jul 28, 2009 08:29

Aboim_Survivor Escreveu:não fiz em palma pk não tem logica eu estar em espanha e ter caches caches em ingles e alemão e em espanhol nada. É verdade que tb tem, mas não estavam o meu raio de ação..

Ter orgulho em ser Português é uma coisa, e acho muito bem!
Agora não querer ver o que está à frente dos olhos, isso sim já tem outro nome!
Porra, tu próprio passaste pelo problema de não perceber o que lá está escrito!!! Não tinha sido melhor se estivesse numa língua acessível à maioria??? Assim à primeira vista veio me à cabeça por exemplo o Inglês...!
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor laranja » terça jul 28, 2009 09:26

Aboim_Survivor Escreveu:Mas agora se para ti ser nacionalista é ser cretino então sou mesmo muito cretino pois tenho imenso orgulho em ser português e no meu país.

Não tem nada a ver com gostar ou não do meu pais.

Simplicando, foste a Espanha, viste que havia lá um problema e agora queres repetir o mesmo por cá.
Sou só eu que acho que quando se encontra qualquer coisa mal deve-se tentar mudar?

E já agora o "dá muito trabalho" também não é desculpa. Se não se domina bem outra lingua que não seja a nativa, está aí uma boa oportunidade para aprender, sozinho ou pedindo ajuda a alguém.
É um defeito que eu tenho, gosto de aprender coisas e não me importo que isso me dê trabalho.
laranja
Small

Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Mensagempor Lima_Paço » terça jul 28, 2009 10:05

Acho que isto está outra vez a descambar para um beco sem saída. :(

Não se trata de ser ou não nacionalista (eu até sou daqueles que quando toca o hino ou algum português, seja pelo que for, é distinguido no estrangeiro me emociono, mas também tenho consciência de que se o D. Afonso Henriques não tem batido na mãe, eramos capazes de ter um nível de vida um bocado melhor [ai que lá vem [B)] ]).
Trata-se sim de podermos ter o maior número possível de visitantes nas nossas caches. Eu tenho orgulho de ter nas minhas caches a visita de pessoal estrangeiro (claro que podem dizer que são só 7, mas seis das quais são completamente bilingues (Português e Inglês) e outra, a "Lusitani: Baixo Mondego", apenas com a parte referente à cache, contar as gaitinhas e tudo, também nas duas línguas), posso até dizer que uma delas já foi a cache de estreia no Geocaching de um checo e foi ainda visitada por outro checo, por um casal de holandeses e mais uns estrangeiros dos quais não tenha agora presente a sua nacionalidade; uma outra foi visitada por um americano; e finalmente a Lusitani foi visitada no princípio do mês por uns dinamarqueses.
Acham que se elas estivessem só em português todos estes geocachers que mencionei as teriam visitado? Seguramente que não.

É evidente que concordo com o Aboim_Survivor que é uma aberração em Palma haver caches só em alemão, embora aquilo seja mais alemão do que espanhol :geek: , mas lá por os outros errarem não quer dizer que nós tenhamos que descer ao nível deles. Eu sei que não será fácil, nem rápido traduzir toda a listing de uma cache, mas pelo menos a parte referente à cache propriamente dita acho que devia fazer parte das guidelines a obrigação de estar na língua do país em que esta se encontra colocada e em inglês (agora é que fico mesmo todo [B)] ).

Só mais uma coisinha, principalmente aquelas caches em (ao pé de) monumentos nacionais não seria óptimo ter-mo-las traduzidas até em mais do que 2 línguas para os geocachers que as vêm visitar se poderem cultivar e conhecer um pouco da nossa história. É que não somos propriamente os Serviços de Turismo de Portugal, mas podemos e devemos contribuir para a divulgação do nosso país em todo o mundo.

Esta é apenas a minha modesta opinião, sem ofender ninguém e a tentar mostrar o lado positivo da coisa. Como diz o outro façam o favor de ser felizes... :)

Aproveito, tal como já fez pelo menos o Mrwho, para me oferecer para traduzir, tudo ou pelo menos resumir o texto de alguma cache que queiram colocar. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes