• Anúncios

Garmin TomTom ou Ndrive

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Garmin TomTom ou Ndrive

Mensagempor rmatosinhos » domingo jan 18, 2009 09:22

Necessito de adquirir uma gps para o cachemobil para fazer a aproximação às caches.
Estive a ver o Tomtom parece uma boa opção pelas actualizações regulares e como comprou a teleatlas tem os mapas que aparecem no google. Na serie 30 alem de ter navegação por voz permite adicionar trilhos ao mapa (já alguem experimentou?)
O Ndrive, segundo me disseram tem actualizações gratuitas (será mesmo assim??!?!?) e por ter um software português, disseram-me numa loja que é melhor no que diz respeito a estradas secundárias.

Quanto ao Garmin não conheço sequer.

Também já conheci pessoas que utilizam apenas um garmin de topo para o carro e para as caches.

Portanto gostaria de saber uma opinião sobre que modelo escolher tendo em vista a aproximação às caches.
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor oliveira » domingo jan 18, 2009 11:35

Boas!

Certamente que obterás ajudas/opiniões bem mais fundamentadas do que a minha... mas cá vai a minha partilha de experiência!

Eu sou daquelas que utilizo um Garmin para tudo!!! Porquê? Porque, em primeiro lugar, e como se costuma dizer "a cavalo dado não se olha ao dente", alguns meses depois de me ter iniciado nas lides do geocaching e dado passar a vida a cravar o gps ao cunhado (que por acaso tinha um garmin, que eu havia descoberto que aceitava a inserção de coordenadas!) a malta achou que eu de facto revelava persistência na continuação da actividade e então ofereceram-me um Nuvi 360 (uma série já descontinuada, pois isto já se passou há aaaalllllgum tempo!) como prenda de aniversário!!!

O Garmin permite navegar em estrada (com opções de caracteristicas de rota: mais curta; menos tempo; ...), a meu ver é rápido no recalculo da rota (já cheguei a experimentar o TomTom e achei-o mais lento... mas como foi só duas ou três vezes carece de maior experimentação).
Depois para a aproximação às caches é só colocar em modo fora de estrada e a pé, que a coisa funciona que é uma maravilha!!!

Já em matéria de actualização, a Garmin publica (ou melhor, vende!) um update de mapas por ano! Admito que seja possível encontrar no mercado paralelo... mas de facto nem sequer tenho procurado. Por isso cá estou eu neste momento com o aparelho ligado ao pc a adquirir a actualização de 2009 que adquiri pela módica quantia de €79,99!! (mapa europeu)

Obviamente tem as suas limitações, sobretudo ao nível da autonomia e de tracks, o que nesta fase me leva a considerar adquirir um outro aparelho para me aventurar mais na serra, com outra liberdade!!!

Mas se a tua procura vai no sentido de equilibrio entre estrada e geocaching a meu ver é uma boa opção!
E claro dá para usar a opção do geocaching.com nas páqinas das caches: send to garmin!!! :D
oliveira
Small

Registado: quarta ago 27, 2008 17:41

Mensagempor TPFernandes » domingo jan 18, 2009 13:54

Eu tenho um tom tom one.. Por 90 euros faz a aproximaçao mais que necessitada às caches.. Funciona às mil maravilhas...
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
TPFernandes
Regular

Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Mensagempor COU » domingo jan 18, 2009 16:59

Boas 8)

Compra o Ndrive pois tem como base win existe um pacth na net e podes instalar o tomtom, ozi, compegps, garmin e na mesma o Ndrive tudo a bombar ao mesmo tempo, mp3, vidio ou seja fica a funcionar como um PDA. :wink:
No tomtom só tens tomtom :evil: e não permite adicionar trilhos mas sim rotas ate 50 pontos ou seja so navega em estrada e não fora :wink:
ImagemImagem Imagem
COU
Small

Registado: sexta ago 20, 2004 02:08

Mensagempor alieri » domingo jan 18, 2009 17:07

Tenho podido comparar o comportamento de um Tomtom com os mapas da península Ibérica (navigator 6, no PDA) e de um garmin nuvi 200 com o mapa de PT.

A minha avaliação dá algumas estrelinhas extra ao Garmin, pelo reconhecimento de alguns caminhos que o TT não conhece.

Junto-lhe uma macro do GSAK e tenho a info das caches disponível no Garmin.
Tem uma desvantagem que é a gestão dos favoritos e POIs não ser fácil. Ele vai adicionando-os em memória e depois há que apagar um a um. (embora com a tal macro isso não aconteça, o que é óptimo)

A grande vantagem do Tomtom e a razão de ser a marca preferida (pelo menos era há uns tempos no portalppc) está na quantidade de coisas facilmente disponíveis na net.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor COU » domingo jan 18, 2009 19:54

Boas 8)

No tom tom se usares o mapa Iberia_675.1430
e igual ao garmin e usado no tomtom rider para motas.
Eu uso garmin 60csx+ pda com tt na mota e quando vou para as montanhas são os dois iguais :wink:
ImagemImagem Imagem
COU
Small

Registado: sexta ago 20, 2004 02:08

Mensagempor SUp3rFM » segunda jan 19, 2009 09:39

Depois de testar as várias soluções para PDA durante algum tempo como o iGo, Route66, Tomtom e agora o Garmin XT Mobile (versão para telemóvel) diria que o o mais intuitivo e fácil de utilizar é o Tomtom. Recentemente fiz-lhe o upgrade para o Tomtom7 (Obrigado NFreitas e João Hulkman!) e estou a usar o mapa Iberia v8. A aplicação corre muito bem num PDA bem antigo (Ipaq 3850) que só pode comportar o PPC2003 (wince 4.2).

Em paralelo, ando a utilizar o Garmin XT Mobile. A navegação é bastante simples e rápida, pelo menos no meu telefone (Nokia n81 8gb). Os mapas são bastante bons (CityNav Europa 2009 NT). É uma solução muito robusta.

No entanto, se tiver que comparar os dois, inclino-me para o Tomtom. A funcionalidade Mapshare, ou seja, a de partilhar e aproveitar as correcções aos mapas que os utilizadores fazem é muito, muito boa. Temos assim um mapa que pode ser actualizado diariamente, conforme nosso desejo.. Ora, isto é uma vantagem adicional sobre os seus concorrentes que só lançam actualizações anuais aos mesmos.

Logo, inclino-me para o Tomtom7. :-)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Re: Garmin TomTom ou Ndrive

Mensagempor PauloJota » quinta fev 11, 2010 12:52

Apenas para navegação de estrada, com a possibilidade de adicionar POI's (caches) com alarme de proximidade, qual seria a melhor escolha?
Não interessa ter mp3, visualizador de fotos, maquina de cálcular, etc. ;)
Imagem
PauloJota
Regular

Registado: quinta jul 07, 2005 09:25

Re:

Mensagempor jose.ribeiro » quinta fev 11, 2010 15:55

COU Escreveu:Boas 8)

Compra o Ndrive pois tem como base win existe um pacth na net e podes instalar o tomtom, ozi, compegps, garmin e na mesma o Ndrive tudo a bombar ao mesmo tempo, mp3, vidio ou seja fica a funcionar como um PDA. :wink:
No tomtom só tens tomtom :evil: e não permite adicionar trilhos mas sim rotas ate 50 pontos ou seja so navega em estrada e não fora :wink:

Olá! :D

Não podia ter dito melhor, embora só utilize o soft NDRIVE no meu G280, mas sei que ele permite a instalação de outros programas.

No que toca a poi's nativos o soft NDRIVE é imbativel, visto que tem a base de dados das páginas amarelas. ;))

A Ndrive tambem disponibiliza updates gratuitos dentro da versão. Já agora, a Ndrive pede 20€ para passar da V3 para a V9.

Abraços e espero ter ajudado.
jose.ribeiro
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 18:27

Mensagempor Maxado » quinta fev 11, 2010 16:26

Eu tenho o meu velhinho Tom Tom one, que tem uns 3 ou 4 anos, actualizado ao máximo (de borla claro, mas isso é outra questão), sempre me levou pra todo o lado e raramente me deixa mal. O mapa iberico que tenho até tem bastantes estradas de terra que nunca la pensei encontrar. O mapshare é uma aplicação excelente, pois podes ter actualizações/correcções quase diáriamente. É facilimo de usar, leva POI's com fartura (haja cartão) faceis de colocar, procurar e apagar.
De momento tenho quase 200 caches feitas com ele e até me guiou mesmo só plo meio do mato.
Onde me lixa é em caches que não estão na estrada, mas estão lá perto e ele teima em dizer que eu tou na estrada.
Pra isso instalei-lhe o Offroad Navigator, que com um programinha que desliga a navegação estática (testado no tom tom de um amigo), funciona offroad as mil maravilhas.

Mas é claro, tudo isto e queres saber o melhor apenas pra estrada né?? Tom Tom na minha opinião.
Do NDrive de origem, não gostei, não o acho nada intuitivo em termos de uso e a colocação de POI's acho que não é tão facil.
E tar a comprar um NDrive pra depois teres que tar a instalar isto e aquilo e o outro, que acaba por não ser nada do que vem de origem (e não é Apple :D :D ), não acho grande jeito.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor jose.ribeiro » quinta fev 11, 2010 16:57

Maxado Escreveu:Do NDrive de origem, não gostei, não o acho nada intuitivo em termos de uso e a colocação de POI's acho que não é tão facil.

Olá!

Qual foi a versão do Ndrive que tu utilizas-te?

Já agora, fica aqui um link, onde podem consultar o mapa e POI's (so não tem a base de dados de empresas das páginas amarelas)que equipa os NDRIVE e assim já podem ver pelos próprios olhos o que ele tem ou deixa de ter:

http://mapas.sapo.pt/

Abraços!
jose.ribeiro
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 18:27

Mensagempor ViperUnderground » quinta fev 11, 2010 17:28

Bem é assim!

Primeiro que tudo as actualizações de mapas Ndrive já não são gratuitas!

Quanto ao "compra Ndrive, TomTom, Garmin, que podes ter lá tudo e todos" é o seguinte:
Em todos consegues isso. Lembra-te que o dispositivo é "hardware". Software mete-se qualquer um. Uns mais dificilmente que outros, mas consegue-se. Mas isto também já passa um bocadinho a legalidade da coisa, mas isso são outras histórias. :D

Quanto ao conjunto Hardware + Software (e legal) [:P] apostaria no Garmin Nuvi ou TomTom. Embora o TomTom seja muito mais fácil de personalizar e de trabalhar. Em minha opinião o TomTom é mais "geocacher friendly" :D

Eu uso um Ndrive G250 há uns 2 anos. Mas já algum tempo que o dispositivo não vê software Ndrive à frente :D. Hoje, por acaso, está com software Ndrive, Porque ontem instalei uma actualização e estou a experimentar as novidades. :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ViperUnderground » quinta fev 11, 2010 17:33

Maxado Escreveu:Do NDrive de origem, não gostei, não o acho nada intuitivo em termos de uso e a colocação de POI's acho que não é tão facil.

Pois... POI's (PDI's em tuga) no Ndrive não é tão simples, mas dá. Mas também não precisas. Podes ter "Favoritos" e aí é extremamente fácil. Basta teres o ficheiro em KML e importar.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfap » quinta fev 11, 2010 19:27

Posso recomendar?

Compra o mais barato mas com windows ce 5, assim poderas ter numa máquina tudo o que quiseres, quer tomtom, garmin, ndrive, igo, mio etc etc etc.
Eu assim tenho, comprei o ndrive touch xl e tem lá dentro isto http://www.gpspassion.com/FORUMSEN/topi ... _ID=126303 :mrgreen:

Cumps
Imagem
hfap
Regular

Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49

Mensagempor Maxado » quinta fev 11, 2010 19:49

jose.ribeiro Escreveu:Olá!

Qual foi a versão do Ndrive que tu utilizas-te?

Já agora, fica aqui um link, onde podem consultar o mapa e POI's (so não tem a base de dados de empresas das páginas amarelas)que equipa os NDRIVE e assim já podem ver pelos próprios olhos o que ele tem ou deixa de ter:

http://mapas.sapo.pt/

Abraços!

Um dos ultimos que saiu, actualizado pra V9.
Acho que quando falamos de POI's, falamos de POI's geocaching (aparecerem as caches todas no mapa) e não bombas de gasolina, bancos, oficinas, etc, se bem que as vezes dão jeito, mas não é isso que se quer aqui.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes