• Anúncios

[Sesimbra] Um dia em crescendo...ou a Ignore List é um Mimo!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[Sesimbra] Um dia em crescendo...ou a Ignore List é um Mimo!

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta nov 22, 2013 10:10

Ele há dias... Como sempre tento fazer os meus passeios logo pela manhã, gosto de aproveitar o início do dia para a caminhada ou o btt, e hoje... o transito, malfadado transito e as greves do metros e o diabo a sete... por mais opções que tivesse para atravessar para a margem sul a verdade é que nem sequer afastar-me de casa consegui! Estava tudo, tudo entupido e depois de vinte minutos a tentar apanhar uma estrada mais desimpedida voltei para trás. Aí estava o aviso, as coisas não iam ser fáceis!
Fui fazer o que costumo fazer de tarde e tentei outra vez pelas 11:00 e picos... e aí sim, em 45 minutos já estava no meu objectivo, a Serra da Azoia, um pouco antes do Cabo Espichel.
Tinha alguns objectivos que até tinha estudado a fundo, fazer a #Janelas [Sesimbra], seguir para as outras duas na zona da Baleeira e terminar no Cabo propriamente dito. Era coisa para três ou quatro horas mas que continuou na toada da manhã. Difícil...
Carro estacionado no WP fornecido e após uns minutos mais atrapalhado consegui atinar com o trilho certo e foi num pulinho que cheguei à base das rochas.

Imagem

Um muglle tinha entretanto saído da zona e subido pelo trilho na encosta oposta mas outros dois estavam perto da entrada da lapa e observavam qualquer coisa na parede... talvez os apetrechos de escalada que lá estão instalados. O certo é que foram embora logo de seguida e fui em busca da cache.
Ainda não disse mas o local é excepcional!!! A vista que se tem dali, o que se vê ali e tudo em redor é lindíssimo... um mergulhador lá em baixo contribuiu ainda mais para a coisa... nadar naquelas águas deve ser uma sensação fabulosa!
Estive ali um bom bocado a explorar a enfiar-me em buracos... :)

Imagem

Entretanto nas minhas explorações não encontrei a dita cuja no sitio dela e recoloquei uma das minhas (confirmei com o owner e está mesmo no lugar certo). Sempre se poupa uma viagem...
Gostei bastante! Obrigado pela partilha de mais um lugar de eleição! (In - Cache, StashNote, Logbook, Brindes).

Imagem

Segui para a zona das #Forte da Baralha - Sesimbra e #Lá em Baixo! [Baleeira, Sesimbra] e como tinha a lição estudada, bem estudada, com imagem satélite da zona e tudo, consegui perder-me big time ao escolher um ponto no meio das duas caches para descer... escolhi a unica zona que não tinha trilho e depois de muito descer reparei que estava a três dezenas de metros da Baleeira mas sem maneira de aceder ao local... boa... no outro lado também não havia acesso para os lados do Forte. Mesmo bem escolhido! O único local que não dava acesso a nenhuma e que não tinha saída!

Imagem

Subi pela encosta do lado do forte e acabei por encontrar o trilho que permitia apanhar a intersecção para voltar a descer, desta vez na escarpa certa.
A zona do forte é muito interessante e é pena o avançado estado de destruição do local... mesmo a ombreira da porta principal está prestes a ruir. Explorado que estava o dito, passei à procura da cache, que não quis aparecer por nada... é certo que não andei a virar pedras como li noutros logs mas acho que se tivesse olhado para o local certo a teria encontrado. Sem stress, voltarei para o PR da Chã e passarei aqui novamente. Dois DNFs certinhos!

Imagem

Imagem

De volta ao carro e a próxima paragem foi junto do portão do Farol... seguido de uma caminhada até à #A Ponta do Cabo [Cabo Espichel], estava um bocadinho de vento a mais para esta aventura mas fez-se sem problemas...e é mesmo a ponta! Dali só se vê mar e mar e mar (em frente, claro)! :)
Esta cache dá para um pouco de tudo... caminhar soft, trepar/escalar soft, fazer urbex soft, relaxar e tirar boas fotografias! Uma boa cache!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi tempo de fazer uma nova visita ao Santuário para observar os pontos aí existentes referentes à #Tale of Pedra da Mua. As imediações receberam alguns elementos novos desde a minha ultima passagem! Gostei bastante de encontrar um painel informativo e um café aberto!

Imagem

De acordo com informação disponível na listing, seriam necessários uns binóculos e assim lá estava eu, nos WPs e com os ditos a observar a encosta enquanto me tentava manter de pé contrariando o vendaval! [:D] Foi a primeira vez que levei tal equipamento para fazer geocaching e fiquei fâ!

Imagem

Imagem

Carro movido para o ponto inicial do PR Maravilhas do Cabo (WP de estacionamento para a cache) e após consulta ao mesmo defeni novo objectivo... não só fazer a cache de acordo com o planeado pelo Owner como tentar cumprir a PR na totalidade, afinal eram só mais cinco quilómetros. :)

Imagem

O unico problema era mesmo não ter o GPX do trajecto... mas como a PR tinha tido implementação/melhorias recentes decidi arriscar! Não foi sem espinhas mas fez-se.
Depois de logada a cache, que apareceu logo, e feitas algumas trocas (e lida a informação acerca do local), passei uma meia horinha dividida entre os locais referenciados ali, as pegadas na encosta (onde dei bom uso aos auxiliares de visão outra vez) e as outras mais abaixo, onde está a EC do Paulo, #Icnofósseis / Trace Fossils [Cabo Espichel]. Foram umas excelentes "aulas" de biologia, zoologia e geologia! Já tinha andado na zona uma vez mas não fui até a estes sítios nem fazia ideia de que se podiam ver tantos trilhos. Duas excelentes caches que acabam por se complementar muito bem!

Imagem

Imagem

Imagem

Era então tempo de percorrer a restante PR, onde utilizei mais duas vezes os binóculos, uma para procurar marcas numa zona onde andava meio às aranhas (e funcionou!!!) e outra para observar um helicóptero militar que fazia algumas manobras sobre uma baía perto... senti-me um verdadeiro Ranger a espiar o inimigo!

Imagem

Imagem

A PR é bastante simpática e ainda temos como bónus a oportunidade de andar ao longo do antigo aqueduto de volta ao carro.

Imagem

Imagem

O dia foi em crescendo... começou malzito mas acabou em grande! Bendita Ignore List! :twisted:
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Sesimbra] Um dia em crescendo...ou a Ignore List é um M

Mensagempor rifkinda » sexta nov 22, 2013 10:18

Estou a ver que tenho de voltar para esses lados...
Não me lembro nada de ver painéis informativos e PRs marcados...

Obrigada por partilhares mais um dia de aventuras.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: [Sesimbra] Um dia em crescendo...ou a Ignore List é um M

Mensagempor jasafara » sexta nov 22, 2013 10:36

Todos os painéis e marcações dão ideia de serem muito recentes e infelizmente não devem durar muito tempo assim...
Se o PT do Sawcastro for equivalente ao do Risco vale a pena.
Já vi que a Ignore List do Rui cresceu :twisted:

correcção: PT do Sawcastro e do jackal64
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes