Página 1 de 2

Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 03:08
por lynxpardinus
Olá a todos!

Temos andado a falar nas últimas semanas sobre um formato diferente de meetup. Um formato virtual regular, que permita reunir pessoas de diferentes cantos do país, todos com a mesma motivação - falar sobre geocaching em conjunto.

A nossa ideia é que seja um meetup curto (estamos a apontar para uma hora, uma hora e um quarto), usando a plataforma do google hangout (que tem limitações, mas tem a vantagem de estar disponível para um grande número de pessoas - tenham só a certeza que têm o plug-in instalado) e tendo como base de conversa temas que serão previamente votados. É para ser um formato de conversa (pelo menos de início), em que todos participem em pé de igualdade. E aberto a todos os que queiram participar (sabendo que o hangout tem limitações a nível de participantes - salvo erro 10 - e que vamos ter que ter cuidado com larguras de bandas de comunicação), sendo que a "entrada" será por hora de chegada (vamos ter uma ressalva nesta edição, que serão alguns convidados - lembrem-se que o intuito desta edição será basicamente testar o modelo e afiná-lo para que esteja "a bombar" se o decidirmos lançar para o futuro).

Esta primeira edição é ainda um teste - é, assumidamente, uma edição beta. Ou seja, serve para testar o conceito e a sua operacionalização - pode acontecer que isto corra tudo mal e que decidamos que nem valha a pena começar! Vamos ter presentes alguns moderadores deste fórum e vamos convidar algumas pessoas para se juntarem a nós. Mas vamos ter a conversa aberta a quem queira participar, também!

Vamos ter alguns temas a votação já para esta edição, baseados nalgumas das conversas que temos tido aqui no fórum, e vamos pedir que votem em dois. Os dois mais votados serão depois os temas de conversa centrais nesta edição do geo-hangout, com um outro tema adicional que não está a votação - e que é o próprio geo-hnagout, conceito e funcionamento. Ou seja, podem dar os vossos bitaites em directo!

Vamos ver como isto funciona! Mas estejam à vontade para deixar já aqui os vossos pensamentos sobre este geo-meetup virtual! (eu vou só ali abrir os tópicos de votação, mas usem este para opinisar sobre o conceito e funcionamento)


Edit - esclarecimento de hora de chegada como critério de entrada.

Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 03:26
por lynxpardinus
No meio disto tudo, esqueci-me de dizer que apontamos lançar esta edição de teste no dia 13 de Fevereiro, com inicio as 21h30.

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 07:47
por RuiJSDuarte
É tipo Chat, certo?
Acho que nesse dia talvez tenha meia horita para aparecer... vou tentar!
Posto isto, vou ali votar! :)

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 10:09
por hfilipe
lynx, só um esclarecimento sobre questões técnicas dos Google Hangout's.

O número máximo de participantes simultâneos no Hangout é de 10. Se algum sair, pode entrar outro, mas sempre no máximo de 10.

Se em vez de um Hangout normal fizerem um Hangout on Air, continua a haver a mesma limitação de 10 intervenientes ativos mas podem estar um número ilimitado a assistir. Desta forma o Hangout ficará também automaticamente gravado no YouTube.

Dou-te também a sugestão de criar um evento no Google+ a convidar os seguidores. Indicas lá o dia e a hora e podemos dizer se vamos participar ou não.


Mais informações sobre os Hangouts em: https://www.google.com/+/learnmore/hangouts

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 10:13
por hfilipe
Para quem tem intenção de participar, instalem o plugin necessário e verifiquem se têm a câmara, o microfone e os auscultadores a funcionar.
Para evitar feedback, o melhor é usar headphones (pode ser o do mp3) e microfone.

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: sexta fev 08, 2013 15:06
por lynxpardinus
Muito obrigado pelas sugestões, Helder! Acho que as vamos seguir!

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta mar 27, 2013 09:36
por lynxpardinus
Caríssimos, como podem ver, a segunda edição do geo-hangout está já marcada ( viewtopic.php?f=8&t=9877 ). Uma das questões que gostaria de salientar, no entanto, é que vamos procurar corrigir o que poderia ter corrido melhor na edição beta, conforme o que vocês salientaram no rescaldo que fizémos ( viewtopic.php?f=8&t=9782&p=130025&hilit=rescaldo#p130025 ).

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: terça jun 18, 2013 16:59
por lynxpardinus
Bom, vamos a isso? Tenho estado um pouco ocupado e o Geo-Hangout sofreu com isso - mas estou de volta!

Vamos marcar o próximo geo-hangout para dia 2 de Julho, terça-feira, às 21h30, dando assim início à rotação de dias de semana que foi discutida na última edição. Marquem no calendário! E, quanto a mim, vou preparando os temas para abrir a votação na próxima semana.

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: terça jun 18, 2013 17:13
por rifkinda
Marcado no calendário! Em princípio devemos conseguir estar presentes! 8-)

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 07:54
por rifkinda
E o geo-hangout durou até à uma e tal da manhã, tal a conversa fluia. 8-)
Sair hoje da cama é que custou mais... [:D]

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 08:00
por lynxpardinus
Estive lá pouco tempo, mas deu para perceber que começou cedo e que a conversa estava animada. E porque é que se deve sempre levar sacos do Pingo Doce quando se vai às caches...

Geo-hangout Jun 2013 1.jpg
Oh prá gente, tão bonita!
Geo-hangout Jun 2013 1.jpg (90.14 KiB) Visualizado 6359 vezes

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 15:50
por RuiJSDuarte
Ontem falou-se no planeamento de cachadas...
Eu tenho utilizado a ferramenta do Geopt para fazer uns filtros, e é sem dúvida boa.
À pouco experimentei a nova ferramenta do Project-Gc e se já tinha muito boa impressão do que estavam a criar, agora fiquei rendido!
A ferramenta em si é um GPS Virtual onde se criam as listas de caches que queremos e que depois podemos gerir como entendermos até nos apetecer criar o GPX, com a hipótese de "refrescar" a coisa... ou seja, temos a nossa lista muito especial e sempre que quisermos podemos actualizar a mesma.
O que é que tem de novo? É que temos à nossa frente a própria lista com todos os dados e podemos apagar as que não queremos, com base nos diversos factores.
Além de que podemos mandar para o GPS Virtual as caches, directamente do mapa ao invés de todas as de uma zona e depois ver se são mesmo aquelas as que queremos.

Aqui está um print da lista final,
Imagem

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 15:52
por RuiJSDuarte
Claro, a do Geopt é free e esta não.

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 16:41
por jasafara
RuiJSDuarte Escreveu:Claro, a do Geopt é free e esta não.

9€ por ano :) Eu tinha feito uma doação que pelos vistos serviu para ficar como Paying member até Setembro...
Não tinha ainda reparado nessas opções. Vou verificar se trazem algum valor acrescentado em relação ao GSAK e suas macros...

Re: Geo-hangout

MensagemEnviado: quarta jul 03, 2013 17:17
por RuiJSDuarte
Vejo a hipótese de ordenar por FP% e FPW que me parecem interessantes, se fores passar uns dias a algum lado e queiras o (aparente) "crème de la crème"