• Anúncios

Hey _ apresentação

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Hey _ apresentação

Mensagempor tbtouaki » domingo mar 25, 2012 12:28

Oi a todos...
Sou de Faro
Ouvi falar em geocaching esta semana, enquanto estava de férias (agora sinto-me burra por não fazer ideia que isto existia, e que existia tão perto de casa)...
Tou mortinha por começar.
Uso GPS para georeferência locais de recolhas de amostras para trabalho, e para medição de áreas, etc. por isso tenho acesso a receptor...
Para começar aqui perto de casa Ludo?
Obrigada
tbtouaki
Micro

Registado: domingo mar 25, 2012 12:17

Re: Hey _ apresentação

Mensagempor Sagitario » domingo mar 25, 2012 13:34

Olá!
Bem vinda ao fórum e ás lides de geocacher!
Fiquei curioso com o teu trabalho mas mais curioso fiquei em saber que "maquina" usas para georeferenciação e medição... :-D é que num dos meus trabalhos, Topografia, uso ás vezes um parecido com este Trimble ou um Leica e estes gajos não são nada práticos para cachar [}:)]
Do Geocaching... páh... diverte-te e depois anda práqui contar como foi [;)]

Beijinho
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » domingo mar 25, 2012 19:28

Bem vinda ao fórum!
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor alieri » domingo mar 25, 2012 23:02

Olá Rita, bemvinda ao fórum e ao geocaching.
Passa pelo nosso geo-wiki, tens lá muita informação para começares.
No Ludo tens várias caches boas para te iniciares. Escolhe umas com terreno e dificuldade baixos, de preferência "tradicionais".
Em relação à tua PM e a "o que preciso de levar, tenho de levar algum "presente" para deixar na cache? Que tipo de "tesouros" se deixam lá?", fazer trocas não é obrigatório. Aliás, há caches tão pequenas que apenas têm lá dentro o logbook. Se fizeres trocas, procura deixar algo de valor igual ou superior àquilo que retirares.
Normalmente, encontrarás dentro das caches berlindes, porta-chaves, canetas, autocolantes, brinquedos 'kinder', etc. Portanto se tens lá em casa brindes que trouxeste da Fatacil :), tens aqui uma oportunidade para te desfazeres deles.
Infelizmente a tendência é para se encontrar cada vez mais 'lixo' dentro das caches.

Para começares, e por serem fora da cidade, recomendaria estas:

Código: Selecionar todos
Code    Cache Type    Waypoint Name    Container    Diff    Tern
GC10M83    Traditional Cache    Isle of Faro [Faro]            Micro    1,0    2,0
GC1BABN    Multicache            Birdies [ Quinta do Lago ]    Small    1,5    2,0
GC13HR4    Multicache            Quinta do Lago [Loulé]            Regular    1,5    2,0
GC3E8DR    Traditional Cache    Formosa e viajada            Regular    1,5    2,0
GC14Y8J    Traditional Cache    Respeitem o Ludo [Faro]    Small    2,0    1,5
GC2B31F    Traditional Cache    Gambelas #1                    Micro    2,0    2,0
GC26AHX    Traditional Cache    Ludo, a Um Passo de Faro    Micro    2,5    3,0

Se tiveres mais dúvidas, estamos cá para ajudar.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor alieri » domingo mar 25, 2012 23:11

Esqueci-me de dizer que o GPS que uses deverá permitir introduzires manualmente as coordenadas , o que é particularmente útil no caso das multicaches. Quanto ao formato das coordenadas, suponho que não precises de instruções sobre isso, mas se tiveres dúvidas, estamos cá para ajudar.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor tbtouaki » segunda mar 26, 2012 10:53

Oi a todos e muito obrigada

Sagitário - não uso GPS diferencial se é isso que estás a referir, só referencio amostras que recolha ou coisa assim para depois com software de SIG poder fazer geo-estatística.
Conheço quem tenha um Leica diferencial que dá montes de stresses com actualizações de VPN na rede móvel ou mesmo com perdas de rede, mas sem dúvida que a precisão não tem comparação possível. Já utilizei esse Leica, para levantamento topográfico em trabalho, mas o que estou a fazer agora, não requere esse tipo de precisão. Como só identifico os sítios onde recolho amostras tenho um garmin antiguinho GPS60TM, que acho que para geocaching deverá chegar, é pequeno e antiguinho mas gosto mto do receptor dele, não me dá chatices e funciona bem.
Há pessoal na Universidade do Algarve a usar um diferencial com um ROV, para fazer levantamentos topo batimétricos, talvez aches graça a este filmezito do rov telecomandado sobre a areia http://www.youtube.com/watch?v=IAacbXp9 ... oMEyQn3YU=

Alieri, obrigada, pelo mail e pelas dicas aqui.
Ontem vi uns sítios no www.geocaching.com e passei as coordenadas directamente para o GPS com um clic, aquilo funciona bastante bem, mas ainda não fui lá.
Tou mortinha por começar.
Vou espreitar as caches que recomendaste, há duas que eu já tinha visto, porque gostumo ir passear de bicicleta para lá perto, e por trás do aeroporto etc, por isso acho que consigo lá chegar.
Saber que geocaching existe explica tanta coisa que já vi nesses passeios de famílias paradas a conversar em sítios assim do nada (provavelmente à espera de irem a uma cache sem serem vistos).
Não fui ontem porque como nunca fui e pelo que percebi não devemos ser vistos por "mugles" e era domingo, achei que aquilo devia estar cheio de gente e não sei o quão discreta conseguirei ser à primeira... A ver se vou durante esta semana (a hora mudou, e o sol pôe-se mais tarde, tudo coisas a meu favor).
Vou espreitar o GeoWiki.

Obrigada mesmo :)
Assim que fizer a primeira aviso.

Beijinhos
tbtouaki
Micro

Mensagempor Sagitario » segunda mar 26, 2012 14:54

tbtouaki Escreveu:Oi a todos e muito obrigada
Há pessoal na Universidade do Algarve a usar um diferencial com um ROV, para fazer levantamentos topo batimétricos, talvez aches graça a este filmezito do rov telecomandado sobre a areia http://www.youtube.com/watch?v=IAacbXp9 ... oMEyQn3YU=

Eixxx que era um daqueles ROV's que eu precisava para me adiantar trabalho [;)]
Mesmo assim só "uso" os diferenciais para georeferenciar no maximo 3 pontos de um Levantamento topografico pk o resto é feito com a estação total.

Quanto a gps para cachar, estás muito bem servida com o teu 60, eu tenho um 60Csx e para alem de o ter adquirido já em terceira mão não tenho nada a dizer dele, precisão e robustez qb fazem desta serie de Gps da Garmin do melhor que existe.

Boas caçadas
Sagitário
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor tbtouaki » segunda mar 26, 2012 17:13

Sagitário - e fazes levantamentos por ortofotogrametria? Ou só in situ?

Nós pro que precisávamos um diferencial fez a diferença toda de não termos de levar uma estação pro campo.
E ando a ver se convenço o pessoal do tal Leica, a comprar um rovzinho, mas aqui há umas semanas em Ofir, estava alguém da Universidade de Aveiro que faz ainda melhor, c#$%#% no ROV e vai de moto-quatro, com o diferencial montado na moto, e siga, pra cima e pra baixo faz aquilo num instante... Não vou dizer que é ambientalmente responsável, nem que é a forma que eu escolheria, mas que deu inveja, estar a pé e o gajo a bombar, deu...

Quanto às caches, a pé ou de bike para as primeiras que são bem perto de casa...
Se tudo correr bem amanhã no trabalho vou quarta à primeira :)

Wish me luck :)

*Rita*
tbtouaki
Micro

Mensagempor Sagitario » segunda mar 26, 2012 20:07

tbtouaki Escreveu:Sagitário - e fazes levantamentos por ortofotogrametria? Ou só in situ?

Wish me luck :)

*Rita*

Xiii que palavra cara minha amiga... ainda não tenho posses para adquirir as imagens, mesmo assim as imagens fotogrametricas tem um inconveniente, mesmo a escalas de 1:100 a visibilidade do terreno fica comprometida por arvores ou assim e quando um limite fica escondido... prontes, nada a fazer, tem de se ir mesmo ao terreno.
Acredita que estar no terreno é outra coisa [;)]

Andar de moto4 nas dunas... bem... cada um tem lá as suas ideias, para o fim a que se destina será um mal menor... adiante.

Quanto a caches... isso já te corre no sangue :twisted: vais ver que num apice estás com a tua primeira cache nas mãos.
Agora tenta escolher uma regular com uma dificuldade que ronde [*1_5] a [*2] e com terreno tb equivalente onde o pessoal não tenha muita dificuldade em encontrar, é que para uma iniciante como tu qq coisa a mais já dificulta... outra coisa, mente aberta, se na descrição da cache não fizer menção a que tipo de contentor é leva os olhos bem abertos e não descartes nenhuma hipótese pois pode ser "naquilo ali?" que esteja a cache.

Beijinho e jágora... boa caçada
Sagitário
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Muggle NO more :)

Mensagempor tbtouaki » sábado mar 31, 2012 17:00

Apesar da chuva, do vento e da lama, não resisti mais e fui de bike hoje...

TInha pensado em fazer 2 caches, e se tivesse tempo ir procurar uma terceira, não houve...
Mas ficaram 2 feitas

GeoBTT - Ecovia de Faro para a Ilha
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... beba6a7aab

Formosa e viajada
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... ccd169acc2

Fui a um sítio que conheço bem e tinha uma noção de onde eram, mas meu querido GPS o que seria de mim sem ti, aqueles metros finais que ele me indicou levaram-me direitinha às caches :)

Se der amanhã vou a mais uma...

Beijinhos :D
tbtouaki
Micro

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante