• Anúncios

Apresentação Carlos Lisboa / Dúvidas

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Apresentação Carlos Lisboa / Dúvidas

Mensagempor carloslisboa » domingo mar 18, 2012 10:10

Bom dia amigos, é com muito gosto que hoje aqui venho fazer a minha apresentação.

Descobri através do Facebook esta nova realidade mundial enquanto "desporto de lazer/aventura", confesso que a cada dia que passa fico mais fascinado com tudo isto, apesar de ainda ter muitas dificuldades em interpretar tudo isto ex: siglas, pistas, coordenadas, terminologia, etc.

O meu nick no geocaching é carloslisboa

Tenho 47 anos, sou natural de Lisboa, mas resido na margem sul do Tejo, concelho da Moita. Apesar de ser um novato nestas andanças, gostaria muito de também criar um roteiro de 8 caches, que de alguma forma pudesse divulgar um pouco desta terra que tanto gosto e nela resido. Para ser mais abrangente a todos, pensei em criar caches de nível 1 ou 1,5. A minha dúvida prende.se com o tipo de cache, isto é, 8 caches tradicionais [tradicional-] ou uma multi-cache [multi-] e toda a logística que isto possa envolver. Peço desculpas ao forum se este não é o local próprio para levantar este tipo de questões, mas ainda não conheço bem todas as opções/atalhos deste site. Toda a ajuda é bem-vinda e desde já fico grato pelo vosso apoio.

O meu abraço sincero a todos, com votos de muitas e boas cachadas.

Carlos Lisboa :roll:
Editado pela última vez por carloslisboa em domingo mar 18, 2012 21:21, num total de 1 vez.
carloslisboa
Micro

Registado: segunda mar 12, 2012 10:59
Localização: Concelho da Moita; Distrito de Setúbal; Portugal; Europa; Planeta Terra

Re: Apresentação Carlos Lisboa / Dúvidas

Mensagempor alieri » domingo mar 18, 2012 13:29

Carlos, bemvindo ao geocaching e a este fórum. Espero que te divirtas com este hobbie.

Em relação à criação de caches por quem acaba de descobrir o geocaching, o conselho habitual que se dá e que te dou, é que por agora tentes encontrar umas dezenas de caches, na cidade e fora dela, para perceberes bem a mecânica do jogo, o que pode e não pode ser feito, o que funciona e que cuidados deves ter (quanto procuras caches e, logo, quando as fores criar/esconder).
Com alguma experiência, estarás mais à-vontade para criar boas caches, de que a malta irá gostar (e vice-versa).

É claro que já houve casos de malta com pouca experiência que criou boas caches, não te pretendo desanimar.

Dito isto, passemos à questão:
8 tradicionais ou uma multi com 8 pontos?

As duas hipóteses são boas.
No caso de criares 8 tradicionais, tem em atenção que elas têm que estar a, pelo menos, 161 mts de distância umas das outras, ou de outras caches já existentes.
Em relação à multi, se os vários pontos não forem físicos (ou seja, não contenham caches para encontrar), a regra dos 161 mts não se aplica. Mas aplica-se ao container final, que tem que ter essa distância de outras caches, ou pontos 'físicos' de multicaches, já existentes.

Esta regra está bem explicada aqui - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try4100092
Outras dúvidas semelhantes foram esclarecidas pelo revisor 'superfm' aqui - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... pic=233179

vantagens e desvantagens e tal e coiso:
Quem gosta dos números, prefere encontrar 8 em vez de uma.
Quem esconde a cache, tem mais trabalho com 8 do que com apenas 1 :)

Se optares pela multi, procura que os pontos intermédios não sejam distantes (a minha preguiça faz-me franzir o sobrolho a multis com muitos pontos, mas isso sou eu...), e no fim da descrição arranja uma forma de podermos verificar as nossas contas. É importante que os dados a procurar sejam objectivos, também.
Por exemplo:
Código: Selecionar todos
Encontre a cache em:
37 º (C+1) . EK (3 x J - 1) (+27)
7 º DE . (F + H) (J x K) (I - K -J)(+10)

Confira os dados: A+B+C = 33+D+E+F+G+H

Espero ter ajudado nalguma coisa. Se tiveres mais dúvidas pergunta. Lê também o nosso wiki.geocaching-pt.net
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor rifkinda » domingo mar 18, 2012 15:38

Bem vindo ao fórum e a esta actividade!
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor carloslisboa » domingo mar 18, 2012 21:14

alieri Escreveu:Carlos, bemvindo ao geocaching e a este fórum. Espero que te divirtas com este hobbie.

Em relação à criação de caches por quem acaba de descobrir o geocaching, o conselho habitual que se dá e que te dou, é que por agora tentes encontrar umas dezenas de caches, na cidade e fora dela, para perceberes bem a mecânica do jogo, o que pode e não pode ser feito, o que funciona e que cuidados deves ter (quanto procuras caches e, logo, quando as fores criar/esconder).
Com alguma experiência, estarás mais à-vontade para criar boas caches, de que a malta irá gostar (e vice-versa).

É claro que já houve casos de malta com pouca experiência que criou boas caches, não te pretendo desanimar.

Dito isto, passemos à questão:
8 tradicionais ou uma multi com 8 pontos?

As duas hipóteses são boas.
No caso de criares 8 tradicionais, tem em atenção que elas têm que estar a, pelo menos, 161 mts de distância umas das outras, ou de outras caches já existentes.
Em relação à multi, se os vários pontos não forem físicos (ou seja, não contenham caches para encontrar), a regra dos 161 mts não se aplica. Mas aplica-se ao container final, que tem que ter essa distância de outras caches, ou pontos 'físicos' de multicaches, já existentes.

Esta regra está bem explicada aqui - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try4100092
Outras dúvidas semelhantes foram esclarecidas pelo revisor 'superfm' aqui - http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... pic=233179

vantagens e desvantagens e tal e coiso:
Quem gosta dos números, prefere encontrar 8 em vez de uma.
Quem esconde a cache, tem mais trabalho com 8 do que com apenas 1 :)

Se optares pela multi, procura que os pontos intermédios não sejam distantes (a minha preguiça faz-me franzir o sobrolho a multis com muitos pontos, mas isso sou eu...), e no fim da descrição arranja uma forma de podermos verificar as nossas contas. É importante que os dados a procurar sejam objectivos, também.
Por exemplo:
Código: Selecionar todos
Encontre a cache em:
37 º (C+1) . EK (3 x J - 1) (+27)
7 º DE . (F + H) (J x K) (I - K -J)(+10)

Confira os dados: A+B+C = 33+D+E+F+G+H

Espero ter ajudado nalguma coisa. Se tiveres mais dúvidas pergunta. Lê também o nosso wiki.geocaching-pt.net

Boa noite alieri, antes demais fico muito grato pela celeridade na tua resposta, efectivamente depois de ler a tua mensagem e estudar os links que me deixaste além de outros, não poderia estar mais de acordo contigo no que diz respeito a conquistar mais umas quantas caches, antes de me propor a criar a(s) minha(s) cahe(s). Dito isto, acho que fiquei com uma certeza, isto é, quando chegar a hora irei criar caches tradicionais e não multi-caches, isto porque as últimas são mais complexas para mim ex: criar elementos de ligação (formulas) entre caches.

Grato pela atenção

Abraço

Carlos Lisboa
carloslisboa
Micro

Localização: Concelho da Moita; Distrito de Setúbal; Portugal; Europa; Planeta Terra

Mensagempor carloslisboa » domingo mar 18, 2012 21:16

rifkinda Escreveu:Bem vindo ao fórum e a esta actividade!

Boa noite rifkinda, obrigado pela força.

Conto com a ajuda de todos nesta minha nova aventura.

Carlos Lisboa
carloslisboa
Micro

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante