Bem vindo!
Efectivamente encontrar primeiro uma mão cheia de outras caches, especialmente das boas, irá ajudar-te a que a tua primeira cache não deixe má impressão.
Existem algumas regras que não estão escritas em lado nenhum e que apenas conseguirás aprender com a experiência. Mas também há excepções, claro, e nem todas as primeiras caches de "novatos" são obrigatoriamente más caches.
Sou daqueles que acredita que não se devem rotular as pessoas apenas pelo nº de caches que encontraram: há por aí "novatos" que se portam melhor e colocam caches mais interessantes que outros supostamente mais experientes (com mais caches encontradas, ou até mesmo colocadas).
Resume-se tudo à capacidade de bom senso e autocrítica. Deves ser capaz de olhar para a cache que queres colocar e perguntares a ti próprio algumas questões:
- "Será que se esta cache fosse de outra pessoa eu gostaria de a procurar e a acharia interessante?"
- "Será que eu olhei e pesquisei bem em volta em busca de esconderijos e este é o melhor que eu consigo arranjar?"
- "Será que a cache que eu coloquei está bem protegida das intempérides?"
- "Será que as coordenadas estão realmente bem tiradas?"
- "Será que esta cache irá mostrar algo de novo a quem vier procura-la?"
- "Será que a página da minha cache está bem construída, contêm informações relevantes e está acessível a geocachers estrangeiros?"
Estas e muitas outras questões deverão ocorrer-te aquando a colocação das tuas caches. É natural que a tua primeira cache até não seja nada de especial e que poderá até receber algumas críticas. Mas não desanimes, pois as críticas servem para aprender e, se assim for, a tua 2ª cache será melhor que a 1ª, a 3ª será melhor que a 2ª e por aí em diante.
Dito isto. Se te sentes realmente preparado para colocar a tua 1ª cache, o procedimento "oficial" é simples: depois de a colocares e teres tirado as coordenadas da mesma COM O GPS (digo isto porque parece que ultimamente existem por aí novos geocachers com o mau hábito de tirarem as coordenadas através do Google Earth

), realizando a média de várias medições, vai ao site do geocaching.com e carrega no link "Hide & Seek a Cache". Aí deverás procurar à direita o link "fill out our online form" e carregar lá. Serás encaminhado para uma página onde terás de preencher as informações relativas à tua nova cache:
- O Tipo (tradicional, multi, etc...)
- O tamanho (micro, small, etc...)
- A data da colocação
- As coordenadas finais (no caso de uma tradicional) ou iniciais (no caso de uma multi ou mistério)
- A localização (não esquecer de colocar o distrito)
- Classificação de terreno e dificuldade (existe um link na página que te ajuda a decidir que classificação a dar)
- A página propriamente dita, onde deverá constar informação relativa ao local onde está inserida a cache, o seu propósito e informação relevante necessária à procura da cache em si (em português e inglês, se possível). Se colocares fotos deverás fazer a página em formato html.
- A(s) dica(s) que dê uma pista para encontrar a cache, ou sobre o seu esconderijo. Não deverá ser nem demasiado óbvia, nem demasiado inútil.
- Os atributos da cache (se pode ser feita de noite, se se tem de pagar alguma coisa, se é recomendada a crianças, etc...)
- waypoints auxiliares (como pontos de parqueamento ou a entrada do trilho que leva à cache, por exemplo)
Depois de completares a burocracia toda selecciona as checkboxes no fundo da página que confirmam que leste as guidelines e o disclaimer. Finalmente carrega no botão "Report new listing" e está feito!
Agora resta esperar que o revisor oficial das caches, o Garri, olhe para as informações que acabaste de submeter, as aprecie e, se tudo estiver de acordo com as guidelines, a tua cache deverá ser aprovada num período médio de 24 horas (às vezes mais, outras vezes menos).
É tudo! Espero que este meu testamento te tenha sido útil e a outros novos geocachers que o lerem.
Acima de tudo o importante é que te divirtas!
Abraço e dispõe sempre!