• Anúncios

Tema Técnico - Julho 2011 - Panning

Moderador: Moderadores

Tema Técnico - Julho 2011 - Panning

Mensagempor acasim » sábado jun 25, 2011 21:03

Como habitualmente, aqui venho convidar o vencedor do último concurso temático, que desta vez foi o MAntunes, a fazer uma proposta de tema técnico para o próximo mês de Julho :-D

Estou certo que ideias não faltarão ao MAntunes, mas aqui fica o apontador do costume para o tópico com a Bolsa de Temas Técnicos, de onde podem ser retiradas ideias :-)

Obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Proposta Tema Técnico - Julho 2011

Mensagempor MAntunes » segunda jun 27, 2011 10:08

Bom dia.

Sugiro o Panning como tema técnico para Julho de 2011.

Panning ou arrastamento é uma técnica de tirar fotos a objectivos em movimento.
A teoria: devemos colocar-nos em algum local onde saibamos que vai ocorrer uma acção, e decidir previamente o local onde fotografamos o nosso objectivo antes de ele passar por lá de modo a que a focagem seja a mais correcta possível. Depois, quando virmos o objectivo a aproximar-se do local escolhido deve-se apontar a máquina para ele e acompanhar o seu movimento à mesma velocidade de modo a que ele fique bem focado e tudo o resto não.

Recomendação especiais, para quem tenha, é o de usar um tripé para evitar oscilação vertical e de escolher uma velocidade de dispara algo lenta para dar ênfase ao efeito de panning ou arrastamento.

Esta técnica está melhor explicada aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Panning_(camera) (ou noutro sites sobre o mesmo assunto).

Eu já tentei várias vezes mas reparei recentemente que estava a usar uma velocidade de disparo superior à recomendada para a deslocação do meu objectivo (gaivotas em voo rasante para apanhar peixe) mas vou continuar a praticar para aperfeiçoar a técnica.

Boas práticas de panning! ;)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor alieri » segunda jun 27, 2011 10:55

Tenho que treinar isso - o que há mais aqui são gaivotas :-)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor acasim » segunda jun 27, 2011 13:00

Obrigado pela proposta, que sem dúvida apela à capacidade técnica do fotógrafo :-D
Essas fotos, quando resultam, ficam espectaculares. Vamos lá ver do que o pessoal é capaz!

Fica então como tema técnico para Julho: Panning

Abraços e boas fotos!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Tema Técnico - Julho 2011 - Panning

Mensagempor allien » segunda jun 27, 2011 13:14

Nunca percebi esta técnica... Vamos lá a ver se é desta. Boa sorte!

Este MAntunes é mesmo um gajo "sem medo".
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor ViperUnderground » sexta jul 01, 2011 11:54

Deixa ver se percebi.
Trata-se de deixar o objecto principal focado e o restante desfocado deixando aquele "rasto" de movimento, certo?

É que já li algures (salvo erro numa newsletter da Canon) como fazer isso estando o objecto imóvel. :D
Tenho ideia que focávamos o objecto e depois movíamos a máquina, tipo panorâmica.

Ver se brinco um bocado com isto e com as gaivotas também [:P] !
Ahh! E ver se meto as fotos nos logs em dia. É que ainda não acabei de colocar as fotos de Maio nos logs. eheh

Ver se este mês consigo participar no fotoconcurso! :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » sexta jul 01, 2011 15:53

Não me parece que seja isso que referes ter lido na Canon. Panning é o fotografar objectivos em movimento e consegue-se que o fundo fique difuso mantendo a objectiva aberta pelo tempo de duração do movimento de focagem.

Está aqui outro site a definir e mostrar como se faz; http://www.thewidelens.com/articles/dig ... otographs/ (e há muitos outros)

Quanto às gaivotas, eu referi-as porque foi a tentativa que efectuei mas, na realidade, tive pouco sucesso porque a) estava a usar uma velocidade de obturador demasiado alta e b) as gaivotas estavam a pescar/apanhar restos de peixe junto a uns pescadores e o seu voo era algo irregular e curto, com muitas mudanças de direcção.

Assim, a não ser que apanhem uma gaivota num voo longo (> 100 metro) e constante, será dificil conseguir uma boa foto de panning.

Eu irei tentar com ciclistas, carros, etc... qualquer motivo que tenha um movimento constante ao longo de alguns segundos para me permitir acertar o movimento da máquina com o objectivo e, depois de estabilizada a focagem, consiga manter o objctivo perfeitamente focado ao longo do tempo de abertura do diafragma.

Ainda não sei fazer isto na perfeição - apenas aprendi (?) a teoria - mas é esta a mais valia deste concurso temático; levar-nos a tentar fazer coisas que não sabemos e levar-nos a melhorar como fotógrafos.

Comentários? Dicas? Criticas? Estão à vontade para participar, seja com opiniões, seja com as vossas melhores fotos de panning. ;-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ViperUnderground » sexta jul 01, 2011 16:09

Pois.. não era bem o que estava a pensar!!
Mas também não é muito diferente! :D

Estava aqui a pensar com os meus botões.... esta deve ser a técnica usado pelas máquinas dos radares de velocidade! Só assim (ou com uma técnica parecida) elas conseguem focar a matricula com nitidez!

Já estou imaginar: Publico uma cache! E meto-me lá pertinho à espera dos FTFeiros a correr!! eheh :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes