Não me parece que seja isso que referes ter lido na Canon. Panning é o fotografar objectivos em movimento e consegue-se que o fundo fique difuso mantendo a objectiva aberta pelo tempo de duração do movimento de focagem.
Está aqui outro site a definir e mostrar como se faz;
http://www.thewidelens.com/articles/dig ... otographs/ (e há muitos outros)
Quanto às gaivotas, eu referi-as porque foi
a tentativa que efectuei mas, na realidade, tive pouco sucesso porque a) estava a usar uma velocidade de obturador demasiado alta e b) as gaivotas estavam a pescar/apanhar restos de peixe junto a uns pescadores e o seu voo era algo irregular e curto, com muitas mudanças de direcção.
Assim, a não ser que apanhem uma gaivota num voo longo (> 100 metro) e constante, será dificil conseguir uma boa foto de panning.
Eu irei tentar com ciclistas, carros, etc... qualquer motivo que tenha um movimento constante ao longo de alguns segundos para me permitir acertar o movimento da máquina com o objectivo e, depois de estabilizada a focagem, consiga manter o objctivo perfeitamente focado ao longo do tempo de abertura do diafragma.
Ainda não sei fazer isto na perfeição - apenas aprendi (?) a teoria - mas é esta a mais valia deste concurso temático; levar-nos a tentar fazer coisas que não sabemos e levar-nos a melhorar como fotógrafos.
Comentários? Dicas? Criticas? Estão à vontade para participar, seja com opiniões, seja com as vossas melhores fotos de panning.