acasim Escreveu:...achei que estavam boas condições de luz para tentar uma longa exposição que apanhasse os arrastos e, ao mesmo tempo, que deixasse ainda ver um pouco da paisagem.
Por vezes queremos fotografar alguns assuntos mas a quantidade de luz é demasiado alta para se fazer exposições mais prolongadas.
Há uma solução para este problema - utilizar um filtro de densidade neutra.
Estes filtros, muito embora escuros não alteram absolutamente nada as cores da fotografia e impedem a entrada de luz. É bastante útil para fotografar paisagens com muita luz (no verão ao meio dia, por exemplo).
Estes filtros possuem ainda outras variantes com transição. Neste caso metade do filtro possui densidade neutra e a outra metade não. São bastante uteis para situações que metade do assunto tem excesso de luz e outra metade está com iluminação perfeita.
Voltamos ao exemplo da paisagem no verão que o céu está excessivamente eluminado e não conseguimos encontrar um equilíbrio de luz.
acasim Escreveu:Como não tinha tripé...
Não era aqui o caso, mas por vezes até temos um local para pousar a máquina mas não a conseguimos colocar na posição ideal para fotografar o assunto que se deseja.
Aqui a solução passa por trazer na mochila um saco de feijão. Sim é isso mesmo.
Enchemos um saquinho de tecido, algodão por exemplo, e enchemo-lo com feijão de forma que depois de fechado possa ser moldado.
Quando for necessário o tripé, e é mesmo necessário numa grande parte de situações, colocam o saquinho de feijão em cima do local onde vão pousar a máquina, colocam a máquina em cima do saco e é só ajustar a máquina ao assunto que se deseja.
Não tem que ser obrigatoriamente feijão, pode ser grão. ;)