• Anúncios

Votação para a Foto do Mês Fevereiro 2012

Moderador: Moderadores

Re: Votação para a Foto do Mês Fevereiro 2012

Mensagempor DRAGÃO » sexta mar 16, 2012 13:23

Gostei bastante das:
2, 3 e 19.
Imagem
DRAGÃO
Micro

Registado: segunda fev 06, 2012 14:26

Mensagempor Angel_n_Devil » segunda mar 19, 2012 20:49

São a nossa escolha!
Angel_n_Devil
Micro

Registado: sexta jan 28, 2011 17:46

Mensagempor Silvana » terça mar 20, 2012 21:30

"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Burkhita » terça mar 20, 2012 23:29

Vou votar nas seguintes:

Boa sorte a todos os participantes.
Burkhita
Micro

Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Mensagempor geo-amd » terça mar 20, 2012 23:56

geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor acasim » quarta mar 21, 2012 00:16

E é com um ENORME prazer que este mês aqui coloco duas fotos vencedoras, que se destacaram claramente. Muitos parabéns aos seus autores, o Sagitário e o hfilipe!! :-D

Sagitario #8
Imagem

hfilipe #33
Imagem

Foi um excelente concurso, cheio de bonitas fotos de arregalar o olho, uma satisfação! Por isso estão todos de parabéns, por participarem e mandarem as vossas fotos, por votarem e comentarem. Espero que continuem, pois isto assim dá gosto!

Abraços e boas fotos (e não se esqueçam do concurso temático, que até ao fim deste mês tem por tema Fotografia Arquitetónica -- é procurar o melhor ângulo para apanhar aquele edifício, ou aquela rua característica lá da vila, e zás! Temos participação no concurso :lol: )

Ahh, e as pathtags de prémio seguem dentro de momentos ;-)
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor hfilipe » quarta mar 21, 2012 15:43

Obrigado a todos os que votaram na minha foto.
É um grande orgulho ficar com o mesmo número de votos da excelente foto do Sagitário e, para mais, num concurso tão fantástico como o deste mês, cheio de fotos fantásticas e que, felizmente, me dificultaram imenso a escolha.

Sagitário, ficamos à espera que cumpras a promessa.
Por minha parte, e se houver interessados, também descrevo um pouco como cheguei ao resultado final.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Sagitario » quarta mar 21, 2012 17:39

hfilipe Escreveu:
... me dificultaram imenso a escolha.

Sagitário, ficamos à espera que cumpras a promessa.

Ora bem.

Antes de mais os meus agradecimentos aos meus Eleitores [;)] sem vocês, caraças páh que não vencia isto.
Os meus agradecimentos tb ao Hfilipe por termos acabado os dois a par, qq uma das nossas fotos era merecedora deste final. [^]

Não votei e não votei pk tinha de votar em... 9 fotos, logo resolvi não votar, para além da minha foto gostei de mais 8 logo, como humano que sou e sujeito a percas momentâneas de lucidez resolvi não votar, aliás, já em outros meses onde tive fotos a concurso tb não votei, vá-se lá saber pk :twisted:

A minha promessa... ok, então foi assim:

A primeira parte do "truque" está em fazer bem o trabalho de campo, onde a composição da cena aliada a um Zoom-in, técnica tb conhecida como Zoom-burst valeram meio prémio, no local ainda temos de esperar que a foto tenha ficado bem, isto é, sem estar tremida no ponto central, o que no meu caso aconteceu, para que isso aconteça temos de encontrar um equilíbrio entre Velocidade baixa - Abertura alta - ISO - Balanço de Brancos. Eu fiz 5 fotos para chegar aquele efeito.

Em casa fiz as afinações que achei necessárias, isto é a segunda parte do "truque", que consistiram em afinar o contraste, saturação e nivel geral de luminosidade, depois foi só escolher por onde deveria fazer um "crop", recorte, à mesma foto... quando vi o resultado do recorte tive outra ideia, pk não fazer parecer um ecran 16:9?

E o resultado foi o que está à vista, cuidado na composição da foto aliado a um trabalho de edição bem feito resultou numa foto de grande impacto visual.

Três considerações importante:
- Ter um câmara SLR (Single Lens Reflex) ou agora DSLR (Digital Single Lens Reflex), só com câmaras (D)SLR onde podemos mexer nos comandos e nas distancias focais em tempo real é que podemos fazer o trabalho de campo como o que eu fiz.
- Fotografar em RAW
- Editar as fotos em RAW e só depois converter para .jpeg

Basicamente foi assim que saiu aquele resultado.

hfilipe... vá, adianta ai como fizeste para teres uma foto daquele calibre [;)]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Raalves » quinta mar 22, 2012 14:13

#8, #20 e #33

Bons cliques.
Raalves
Small

Registado: terça mar 15, 2011 12:17

Mensagempor acasim » quinta mar 22, 2012 14:52

Raalves Escreveu:#8, #20 e #33

Bons cliques.

Olá Raalves, este mês a votação já terminou, por isso posso dizer que acertaste em cheio nas duas vencedoras :wink:

No início de Abril serão abertos os tópicos para inscrição de fotos colocadas em logs do mês de Março (o atual) e do dia 11 a 20 de Abril são as respetivas votações. Aproveito para relembrar que o tema para o concurso temático de Março é Fotografia arquitetónica, por isso ainda vão muito a tempo de tirar fotos sobre este tema para participarem já daqui a uns dias! :-D

Abraços e boas fotos!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor hfilipe » quinta mar 22, 2012 20:22

DSLR, RAW, Velocidade baixa, Abertura alta, ISO, Balanço de Brancos... Zoom-burst :OO Mas o que é isso?! :D

Depois de todas estas considerações técnicas por parte do Sagitário, a minha foto, tirada com uma simples compacta e quase em modo automático (Landscape) foi bem mais simples.

De passeio pela Galiza, já vínhamos na viagem de regresso. Como, neste tipo de viagem, não gosto de andar em auto-estradas, acabamos sempre por parar em várias localidades que nos pareçam ter motivos de interesse e, com sorte, uma cachezita pelo meio. Foi o que aconteceu em Cambados. Visitamos a zona histórica e ribeirinha, ouvimos bastante gente alcoolicamente bem-disposta a cantar dentro dos restaurantes (era tarde de Carnaval) e voltamos ao carro. Ao sair da cidade perdi-me por umas rua e deparo-me com as ruínas da igreja, dentro do cemitério e com um aspeto um pouco macabro. Fiquei tão espantado com a igreja que quase rebentava com um pneu ao bater numa esquina do passeio mais saliente.

Depois foi visitar a dita e tirar algumas fotos. As melhores estão no log e o "tratamento" que levaram foi igual para todas.
Apesar de me entender bastante bem com o Photoshop prefiro ter a minha galeria fotográfica no Picasa. Dá para fazer os ajustes básicos de forma rápida, tem uma interface que me agrada e não altera os ficheiros originais.

Agora que o concurso já acabou, já posso mostrar a foto tal como saiu da máquina:
IMG_3403.JPG
IMG_3403.JPG (131.83 KiB) Visualizado 4144 vezes

Como podem ver o "ambiente" que transmite é bastante diferente da foto final.

No Picasa a primeira coisa que fiz foi cortar a imagem de forma a eliminar alguns elementos "perturbadores" e dar maior destaque ào cemitério e às ruínas. Foi ao ler um dos links do "curso de fotografia" aqui do fórum que comecei a dar mais importância a este passo.
Depois achei que a foto ficava bem a preto e branco e também aumentei bastante o contraste para ficar mais "sinistra". Depois estive a brincar um pouco com os filtros até chegar ao Cross-Process. Para finalizar, um pouco de sharpen para destacar os contornos.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Raalves » sexta mar 23, 2012 18:21

Que totó. Falta de atenção da minha parte. De qualquer das formas, venceram as merecedoras.
Abraço aos dois que como eu, andam sempre aos tiros.
Raalves
Small

Registado: terça mar 15, 2011 12:17

Mensagempor Sagitario » terça mar 27, 2012 20:10

Boas... é só para dizer que o "prémio" chegou [:D]

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem