• Anúncios

Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Moderador: Moderadores

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor rita* » quinta Oct 20, 2011 19:26

Olá,
Boa noite. =)

#3: pelo ângulo em que foi captada a foto… gostei! =)

#4: por ter captado esta foto num único disparo… “epá… a foto ficou com movimento…”, “fixa o chão e o cajado… parece que o chão está mesmo a mexer-se…” =)

#5: pela loucura do momento… “olha… folhas secas… adoro…! Toca a pular… e foram vários saltos até captar este… eheheheheh…” =)

Rita*
Avatar do Utilizador
rita*
Micro
 
Mensagens: 47
Registado: segunda jan 17, 2011 22:01

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor DJ T » quinta Oct 20, 2011 21:38

O meu voto vai para:

#4

#5

#7
DJ T
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 18, 2011 22:27

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor Burkhita » quinta Oct 20, 2011 22:09

Gostei bastante das seguintes fotografias, são para elas os meus votos:

#5
#9
#10

Boa sorte para todos concorrentes!
Avatar do Utilizador
Burkhita
Micro
 
Mensagens: 28
Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor cd- » quinta Oct 20, 2011 22:58

#3
#5
#7
Avatar do Utilizador
cd-
Regular
 
Mensagens: 197
Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor mr.reis » quinta Oct 20, 2011 23:04

5
11
3
mr.reis
Micro
 
Mensagens: 25
Registado: quarta jul 28, 2010 07:26

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor acasim » quinta Oct 20, 2011 23:28

Está terminado o concurso, com as seguintes duas fotos vencedoras:

rita* #5
Imagem

rifkind #9
Imagem

Estão ambas muito bem apanhadas e os seus autores estão de parabéns! :-D
Seguem então duas pathtags para a rita*, pela dobradinha este mês, e uma para o rifkind.

Gostei muito de ver o concurso deste mês mais animado e espero que isso seja um incentivo para ainda mais participações no próximo. Não se esqueçam que o tema é Flash, por isso toca a tirar muitas fotos de noite, ou a fazer enchimentos, ou simples com pouca luz :-)

Só mais duas coisas:
- Um muito obrigado a todos quantos participaram, quer enviando fotos ou votando -- continuem!
- Decidi não contabilizar os votos do mr.reis, uma vez que entraram depois da meia noite.

Abraços e boas fotos!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor geo-amd » sábado Oct 29, 2011 01:40

Para este concurso resolvi fotografar contentores e geocachers a levitar. Mostrei as minhas fotos a um colega de trabalho que se interessa por fotografia e imediatamente ele pensou que eu estava a imitar a famosa "Levitating Girl Natsumi Hayashi". Nunca tinha ouvido falar, mas achei interessante e vou partilhar algumas fotos dela:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2380
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor Sagitario » sábado Oct 29, 2011 03:14

cd- Escreveu:Qual o motivo de engano, já agora? :D

Abraço


Muito simplesmente pareceu-me que estava ajoelhada, ainda agora me perece se olhar assim sem medir a profundidade.
Enganou-me e continua a enganar... [;)]
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor lynxpardinus » sábado Oct 29, 2011 09:37

E a mim também. Sente-se que há qualquer coisa errada na fotografia, mas ainda demoramos uns segundos a perceber que foi tirada no ar.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor rifkind » domingo nov 20, 2011 13:01

Não tinha tido ainda o prazer de ver as fotos da "Levitating Girl Natsumi Hayashi". São o que gostaria de conseguir neste tema! :clap:
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1840
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor rifkind » domingo nov 20, 2011 13:49

O making-of da foto:
Imagem
e das outras.

Tenho-me "baldado" às explicações técnicas de como consigo responder ao desafio de cada tema, o que é pena. É esse o interesse maior do tema: obrigar-nos a sair da nossa zona de conforto ou da zona da "foto de sorte que saiu bem".

Para este tema, a ideia era criar a ilusão de anti-gravidade. Mostrar algo desconcertante, porque baralha a nossa ideia de possível e impossível.
Claro que a gravidade não tem botão de ON/OFF e portanto, estas fotos implicam normalmente alguma acrobacia ou engenho. [:D]

No meu caso, as técnicas recorreram ao salto:
ImagemImagem

e à queda:
Imagem

associados a um bom timing do fotógrafo. Aqui a máquina não precisa de ser rápida, mas tem de ser prevísivel. A pré-focagem ajudará bastante a acertar no momento certo.

O "diabo" está nos pormenores. Nesta foto:
Imagem
notam-se:
- pé direito dobrado
- braços assimétricos

para ficar ainda melhor, o ideal seria estar mesmo paralelo à coluna. Isso implicava a foto ser tirada uma fracção de segundo mais tarde.
Como foi tirada? Simples:
    - eu (o modelo), coloquei-me em posição, paralelo à coluna e seguro a esta pelo braço esquerdo;
    - a fotógrafa preparou-se com a máquina (pré-focagem com obturador a meia posição);
    - eu larguei a coluna e desloquei o braço para o corpo e a Rita fotografou;
    - eu tentei atabalhoadamente amparar a minha queda, deslocando-me em círculos e apoiando-me com os braços lateralmente, tentando não partir um pulso, até que me enrolei numa queda aparatosa, conseguindo apenas dar um jeito nas costas. :lol:

A cena deve ter sido caricata para quem estava a ver. Felizmente esta foto saiu boa q.b. à primeira, porque outra queda como esta acabaria de me dar cabo das costas. :-)

As restantes fotos foram menos violentas.
Nesta
Imagem
os pormenores estavam em conseguir tirar a foto ainda em ascensão, para que a t-shirt e a bolsa não ficassem "no ar". A posição dos braços e pernas tentou simular um levantar vôo à super-homem (ou neste caso, fora o pijama, mais à super-pateta). O resultado não foi perfeito.

Finalmente, nesta:
Imagem
a (minha) ideia acabou mesmo por ser aproveitar o movimento das coisas em queda, para simular a pose de flutuação ao estilo "dragon-ball":
Imagem

(reparem na semelhança do chapéu... [:D] )

Aqui o pormenor foi a Rita olhar para cima, onde a minha cara estaria durante o salto, e não para onde ela estava enquanto preparava a foto.
Falharam as minhas mãos, por exemplo, que estão abertas na foto e deviam estar fechadas.

Não vou parar de pensar neste tema para outras fotos. Acabarei por conseguir umas que fiquem mesmo boas. Para já, tenho mais respeito pelas nódoas negras de quem tirou fotos como esta, que usei como exemplo no ínicio:
Imagem
[:D]
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1840
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor MAntunes » domingo nov 20, 2011 14:35

Úteis explicações sem dúvida.

Para mim, um dos pormenores que notei nas fotos deste tema foi o terem-se esquecido do fundo ou do que ficava por detrás do motivo principal. Tive alguma dificuldade em votar exactamente por este motivo. Os casos mais notórios - espero que considerem um crítica construtiva - é o geo-amd # 1, que tem um pinheiro por trás e alinhado com o motivo da foto, e o da rita* #5 que tem a folhagem das árvores a retirar destque àquele excelente pose em suspensão, vestida com uma roupa escura... Também aconteceu um pouco com rifkind # 9 em que acamisola escura se destaca pouco da zona escura à esquerda da imagem...

Como disse o Nuno, o "diabo" está nos pormenores.

Na minha, que saiu muito menos bem do que esperava, tive cuidado com o fundo (o ceu azul reflectido no vidro da porta), mas as andorinhas nunca se aproximarem tanto quanto eu precisava nem eu consegui uma boa definição de imagem que fosse satisfatoria - por isso só concorri com uma única foto.

Mas é tentando e que se vai melhorando. ;)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor rifkind » domingo nov 20, 2011 18:24

MAntunes Escreveu:Também aconteceu um pouco com rifkind # 9 em que acamisola escura se destaca pouco da zona escura à esquerda da imagem...


Bem notado. Confesso que só tive mais cuidado com o cenário de fundo nas outras fotos, onde também acabei por fazer várias tentativas. O "arranque à super-homem" é a que menos me agrada, até porque não é muito óbvio que eu estou realmente com os pés fora do chão. :)

MAntunes Escreveu:Na minha, que saiu muito menos bem do que esperava, tive cuidado com o fundo (o ceu azul reflectido no vidro da porta), mas as andorinhas nunca se aproximarem tanto quanto eu precisava nem eu consegui uma boa definição de imagem que fosse satisfatoria - por isso só concorri com uma única foto.

Mas é tentando e que se vai melhorando. ;)


Eu acho as andorinhas extraordinárias, pela sua capacidade de vôo onde parecem incansáveis. São também extremamente rápidas e frustantes por isso mesmo. Se elas estivessem mais perto, era capaz de te acontecer o que me acontece: ficam desfocadas ou fora da foto. Na próxima Primavera ainda sou capaz de ceder a usar uma Reflex só para ver se consigo "apanhar" algumas. :D
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1840
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Votação para a Foto Tema do Mês Setembro 2011

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 21, 2011 10:47

Confesso que gostei muito de ler estas explicações de como estas fotografias foram tiradas - acho que claramente enriquece thread, perceber, no final, qual a história por detrás de algumas das fotografias.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Anterior

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron