• Anúncios

[Sesimbra] Pequena história da morte de uma Cache Histórica

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[Sesimbra] Pequena história da morte de uma Cache Histórica

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo abr 28, 2013 12:50

Ora, a verdade é mesmo esta! Por mais anos que a cache se aguente, com a ajuda da comunidade já que dos Owners já só reza mesma a história, a verdade é que o material do que é feito o Mito já era...

Falo da "Half a Mountain" - http://coord.info/GCH744 ou como lhe chamou a certa altura o MightyReek, "The" Half a Montain.
Three simple words that mean a lot.
For 3 years it has been the synonim of a great achievement. This is one of those caches that you take in great consideration, it's one of those that we use a capital letter when you talk about it: The Half a Mountain.

Imagem
Quase que dá para vê-la daqui... [:D]

Mas já lá vamos...
Escondida nos finais de 2003 (11/08/2003) foi durante muitos anos local de eleição para se comemorar milestones e foi ganhando o estatuto de Mítica, não bastasse ser uma cache dos ainda mais míticos GreenShades!

Teve o seu(s) FTF(s) no dia numa cachada conjunta de
(Me (Lobo Astuto), João, MAntunes, PedroOCoyote and Bargao_Henriques) well 6, almost forgot Snoopy MAntunes dog!

em que não se percebe quem foi efetivamente o primeiro a descobrir a cache, o Mantunes diz que
I wasn't the first to find it.

e o PedroOCoyote diz que
Fui o penultimo a encontrar a cache, diga-se de passagem que até foi relativamente facil.

Mas ninguém diz quem foi realmente quem a encontrou em primeiro lugar... uma coisa é certa, algures alguém comia um brutal cozido e bebia boa pinga!!! [;)]

Pedro, foi fácil?!
Foi um começo prometedor, pois o tempo estava nebulado mas não chovia (de início). Começamos a nossa caminhada, com conversas divertidas, até que chegamos à parte do mato e as devidas incognitas e questões, por onde deveriamos ir, mas como tal o melhor caminho só se descobre no fim.
E lá decidimos pelo pior, no meio das silvas com o Snoopy a passar-me pelo meio das pernas e a querer ser o primeiro, no que deu numa fenomenal queda no meio das silvas (O Snoopy deve achar divertido passar por baixo de uma torre Eiffel, no que deu uma valente queda e uma coleção de picos que trouxe para casa).
Chegando lá no alto foi desolador a parte de querer ver o mar, pois era mentira, mais parecia a entrada de um poço.

Imagem

Imagem

Imagem
É o Snoopy que está a tirar a foto?!?!?

Ainda durante o ano de 2003 mais um cachorro descobriu o caminho para a cache... [:D] ... na companhia do pcardoso e outros 4 geocachers...

Aos poucos toda a gente que era Geocacher à altura foi passando pela cache e as opiniões unanimes...
the best place I visited so far.

thanks for such a well placed cache

a vista é deslumbrante, e que vale a visita

e etc, bla bla bla... a mais pura das verdades!

Grupos de Geocachers faziam excursões para visitar o local... ainda que alguns não contentes com um dia de chuva que não lhes permitiu grande vista, tenham voltado praticamente de noite... [8D]

De dia é mais ou menos isto
Imagem

Imagem

Ao lusco fusco será
Imagem

E de noite é mais
Imagem

Imagem

E daí se calhar até é mais fácil do que parece...
Imagem
Valentes! Tão pequeninos e já nas caches terreno 4! :shock:

O primeiro DNF apareceu em maio de 2004, e deve ter sido duro...
After walking 4,5 hours, we did not find the way to the mountain.

É um verdadeiro prazer ler os logs, descritivos e muitos deles carregadinhos de fotos até Setembro de 2012... o nascimento do Power Trail... a "morte da mística" ou "como uma E_X_C_E_L_E_N_T_E cache" passa a
graças ao PT do Risco vim cá fazer esta cache

Em dia de PT do Risco esta apareceu no caminho, apareceu no seu ninho.

[:-(] [B)] [:-(] [B)] [V] [B)]

Desde o dia 15-09-2012 e até à data a cache recebeu cerca de 1/4 do total das suas visitas contra os outros nove anos de existencia... e mesmo quem não tenha nada contra os chamados PTs (não é o meu caso) MAS goste de Geocaching de Qualidade devia tirar algumas ilações...

Sem ir ver aos logs dos últimos meses, arrisco mesmo dizer que terei sido o único geocacher desde essa data a ir ao local de propósito viver a experiência de encontrar uma das Grandes Caches do nosso País... e, sinceramente, tenho pena. E é isto, obrigado por terem lido.

Imagem
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: [Sesimbra] Pequena história da morte de uma Cache Histór

Mensagempor jasafara » domingo abr 28, 2013 13:36

Aqui sim todos estarão de acordo contigo :D ;))
E o Manuel vai já esclarecer isso do FTF.
Editado pela última vez por jasafara em domingo abr 28, 2013 20:16, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor clcortez » domingo abr 28, 2013 14:13

Sim, tenho que concordar. A cache pelo seu valor Histórico merecia outro destaque, no entanto o PT ali existente também tem muito valor por vários motivos (paisagístico, acima de tudo), pelo que devia ter sido tido em conta uma abordagem mais destacada à cache já previamente ali existente, trabalho esse repartido entre o owner da Half e do PT, dando destaque em cada lisiting ao conjunto de caches que ali se encontra, tornando-se num "cartão de visita" organizado e bem estruturado. Não sendo possível por que logo à partida o owner da Half não existe para o Geocaching, restava ao owner do PT fazer a sua parte e promover o destaque à Half. No fim perdem os geocachers que passam por ali sem se aperceberem do historial geocachiano que ali se preserva.

Creio que cada vez mais a comunidade no seu todo descura a História, seja ela de que origem for. No caso concreto do geocaching português, continuam alguns a remar no sentido que acho certo, mas cada vez mais em vão. Obrigado Rui pelo teu trabalho.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor MAntunes » domingo abr 28, 2013 14:24

Por acaso não sei quem a encontrou primeiro (*). Eu fiquei para trás, à espera do habitual; "Manel, busca!" ou, "Manel, já podes vir! " :D.

Sobre o aumento da quantidade dos logs/mês e o decréscimo do tamanho dos logs (o que nem sempre quer dizer qualidade mas indica que a cache deu prazer ao visitante ou ele não se daria ao trabalho de escrever detalhadamente a aventura), esse é um fenómeno que se vai verificando cada vez mais em caches que antes obrigavam a planeamento e vontade própria para se procurarem e agora... "atravessam-se no caminho" como se fossem intrusas na actividade geocachiana de quem anda nas powertrails.

edit (*) Se calhar foi o Snoopy, e foi por isso que ele deitou abaixo o PedroOCoyote. :mrgreen:
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes