Página 1 de 1

[Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 11:53
por RuiJSDuarte
Ora... houve visitamos/revisitamos a "Heavens Windmill [Torres Vedras]" - http://coord.info/GCG8XW - (que afinal está no Cadaval e não em Torres Vedras)...
Uma cache de 2003, que em três meses cumprirá os seus 10 anos de vida e que como pude comprovar ontem, está em perfeitas condições e que contém ainda o Logbook original!

Imagem

Com base nesta foto podemos saber que a cache terá sido publicada no mesmo dia que foi colocada e submetida para escrutinio do/dos revisores.

Foi colocado pelo Owner um TB do... "Mantunes" ... nesta cache aquando da sua publicação, o "FlameDramon",

Imagem

que ainda à meia duzia de meses passeava pela Républica Checa.. um caso de longevidade a combinar com a cache onde foi depositado! [^]

Adiante, FTF pelo "dfelix" a que se seguiram o "Mantunes" e os "Greenshades", estes ultimos "apenas" um mês depois da cache ser publicada.

Foto do FTF, olha o TB ali. (grab)

Imagem

4 DNF´s (apenas num deles é possível que o Geocacher tenha procurado no local certo... nos outros três fizeram como eu, procuraram cá em baixo, perto, perto do GZ em linha recta mas 20 metros abaixo do local certo [:P] )

Procuram por aqui,

Imagem

Olha o Cláudio!!! [:D] , quando deviam ter procurado aqui,

Imagem

Ei... olha o VSérgio!!! Nem parecia ter 35 aninhos... [;)]

Havia de facto muita gente por lá tentando abordar o ponto-zero da cache pelo caminho mais íngreme, mas não eram geocachers, eram mesmo uns gandas malucos. A abordagem foi muito suave e sem complicações. Ou então fui eu que, com o bastão e bússola novos (obrigados Btrs e Sup3rs), não me apercebi das dificuldades. Nem mesmo o vento forte nos fez parar. Aliás, até proporcionou uma estadia mais gostosa lá em cima, no silêncio da Natureza, enquanto se logava e se fazia a manutenção à “velhinha” cache, ou mais propriamente, ao que a envolvia. A descida foi agradável e fomos amparados pelo vento. Tinha passado uma hora e elas continuavam no corte-e-costura… grandes aventureiras.

Depois foi a festa, já em casa, e soprar soprar as velas daquele maravilhoso bolo. Já viram?


Este? [:o)]

Imagem

Então foi aqui que nasceu o Brunning? Não estava aprimorado como o descrito na Revista mas, vá lá, passa...

Imagem

Hum... eram estes os moinhos que queriam mostrar... com o nevoeiro não os vi... :oops:

Imagem

E para terminar dois logs que resumem muito bem o que se sente ali... naquele local fantástico! (pelos "tostas" e "tmob"),

Gostei bastante desta cache! Um trilho de uma dificuldade razoável, mas que nos proporciona uma grande vista da zona no final.
É nestes momentos que verdadeiramente sinto um enorme desejo de ser um pássaro, de dar um mergulho no ar e voar num espaço sem fim!


Esta prometia ser complicada, mas revelou-se bastante acessível. O carro ficou no estacionamento recomendado, a pouco mais de 100m da cache... mas com um grande desnível para vencer . Ainda assim fez-se bastante bem, foi só seguir o trilho até à parede, e depois trepar até lá acima.
Chegados lá acima era altura de rabiscar qualquer coisa no logbook, apreciar a vista, e sentir a brisa que corria (que é como quem diz a ventania ).


Quem quiser seguir a setinha do carro até à cache, sempre a direito, o Owner disbonibiliza na listig o Link indicado para isso, com as vias de escalada! [:o)]

:clap: Resumindo! Grande Cache! :clap:

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 13:49
por rifkinda
Na altura, dentro das caches que já existiam, era uma cache que metia respeito.
Lembro-me de irmos e de andarmos a estudar o melhor acesso, baseados no que já tínhamos ouvido dizer de outros geocachers.

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 14:03
por RuiJSDuarte
Ontem também metia respeito... um misto de nevoeiro, chuva e vento. [B)]
Mesmo com o trilho marcado do carro até à base do rochedo foi um escorregar por ali acima. E aqueles ultimos metros a escalar rocha molhada acima também não foi de descurar.
Enfim, tudo o que faz uma bela cache! Com cuidado e respeitinho, claro! [^]

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 17:34
por Lobo Astuto
Ainda bem que gostaram :) Não esquecer ainda que a cache sobreviveu intacta aos incêndios de Montejunto, já não me recordo do ano.

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 17:56
por jasafara
Estás a ver Rui. Nada como estas histórias revivalistas para por os geocachers antigos a escrever alguma coisa.
A última vez fui eu o responsável ;))

edit: embora o tópico tenha sido aberto pela Rita ;))

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 18:03
por jasafara
O Lobo Astuto é o último geocacher de 2002. Na altura havia menos de 50 geocachers inscritos.
Com mais de 100 founds é o 11º mais antigo.

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: quinta mar 07, 2013 21:00
por Lobo Astuto
Nessa altura era dificil chegar às 100 caches... não as havia!

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2013 08:14
por RuiJSDuarte
Não esquecer ainda que a cache sobreviveu intacta aos incêndios de Montejunto, já não me recordo do ano.


Ainda se nota o efeito do incêndio. O nevoeiro não deixou ver o total impacto mas já está bem verdinho em volta agora, de arbustos rasteiros, não de árvores...

Estás a ver Rui. Nada como estas histórias revivalistas para por os geocachers antigos a escrever alguma coisa.


[:D] Nem estas histórias estariam completas sem um input dos owners! É a prova que eles sempre andam aí... :-) [*5]

Nessa altura era dificil chegar às 100 caches... não as havia!


Sinais dos tempos... agora é difícil filtrar para que só nos apareçam 100 que valham mesmo a pena fazer (tenho a minha cota parte de culpa nisto, claro)... :(

Faltou dizer que com este found terminei o trio de caches deste Owner... :) ... todas tão diferentes e interessantes! A do homem de lata foi a minha cache #26 e a primeira a não ser feita de bicicleta!

Re: [Cadaval] Pequena história de Caches Históricas

MensagemEnviado: sábado mar 23, 2013 11:29
por RuiJSDuarte
Ora... uma nova incursão por terras de Cadaval! Desta vez não trago uma cache muito antiga mas uma que aparentemente tem passado despercebida a muita gente e que se perfila para ser uma das Grandes Caches do Distrito de Lisboa, uma séria candidata a Cache Histórica. [^]

Estou-me a referir concretamente à "Buracos Mineiros" - http://coord.info/GC2F468, saída da pena do "Arquelobo" em meados de Setembro de 2010 (novinha...novinha) e que tive o prazer de encontrar ontem, depois de uma ajudinha do Owner (dois tipos de HD, um normal, de identificação do esconderijo e um menos convencional, do tipo psicológico, que me ajudou a chegar ao GZ propriamente dito [8)] ). E ainda me "ameaçou"... [:P] ... tinha meia hora para fazer a cache ou chamava os Bombeiros para me resgatarem!!!

Uma cache que aguardou 4 dias pelos FTF´s! Julgo que nos finais de 2010 já não era muito normal uma cache "esperar" tanto tempo para ser encontrada pela primeira vez. As "PinguinTeam" e "sargebtt" foram os primeiros a responder à chamada apesar da visita desde logo prometida pelo "nunotvedras" aquando da publicação da cache (acabou por lá ir duas semanas depois acompanhado do "Plnauta"... e voltou lá três semanas depois como guia... gostou, está visto!).

Imagem
Um Pinguim numa toca?!? :D
Que raio de foto enganadora!!! [:O] Parece que até um elefante cabe por aquela entrada!

É mais deste género.
Imagem

Já fiz algumas caches com
...bons guardiões... aranhas enormes por todo o lado (ah! e com respectivos ninhos! muito bonitos!) mosquitos ou melgas, sei lá o que mais!

mas é sem dúvida a primeira vez que me deixo escorregar para o interior de um buraco
a roçar por esta bicharada toda!!!!


Imagem
:shock:

Uma caçada que começa muito, muito bem... afinal, não são todas as grutas que têm escadas até ao interior!

Imagem

Imagem

e que nos apresenta uma ampla gruta, fácil de explorar, praticamente apenas com a luz solar

Imagem

à excepção de dois locais, o primeiro onde pensei que estava a cache e o segundo onde estava mesmo. :P

Conta com três DNFs, sendo que os que lá voltaram para se vingarem dos not found, Eu (passado duas horas) e o "Marulhar" (Quase um ano e meio depois) sofreram do mesmo mal,
voltei a hesitar ao confrontar-me com as dimensões daquela entrada para o desconhecido. A minha dúvida não era tanto como entrar (até porque quem me conhece sabe que estou longe de ser um "peso-pesado" ), mas a capacidade e destreza para sair (também sou baixote ), especialmente porque não estava acompanhado.
Um telefonema ao Gonçalo (ArqueoLobo) acabou por animar-me e lá consegui vencer os receios. Acabou por ser muito mais fácil do que imaginara!

A minha experiência podia resumir-se praticamente às mesmas palavras dele... só não me considero baixote! :lol:

Não sei se no caso dele recebeu um email do Owner mas eu tinha esta pérola em casa à espera (espero que o Gonçalo não se importe que aqui a reproduza) para quando ligasse o computador.
Por vezes conhecer o owner é mau, de certeza que descartaste logo aquele buraco porque pensaste que eu não cabia lá :)
Como castigo saíste de lá todo sujo :P

E claro, tinha razão nas duas coisas... não pensei que ele lá cabesse e saí de lá todo sujo! Ele só se esqueceu de me perguntar porque é que não li a dica... :oops: em vez de lhe enviar uns sms´s...

Uma cache com 42 visitas em dois anos e meio, com 71% de rácio de favoritos (15 até à data), às portas de Lisboa e numa zona fantástica é sem dúvida um DAQUELES programas a considerar para quando quiserem algo de bom, muito bom... [*5]
Tenham só em conta que,
por motivos de segurança é necessário ir acompanhado, até porque conheço meia dúzia de geocachers que devido às suas dimensões mais generosas (pronto, são gordos) não conseguem entrar na pequena sala (ou entrando têm dificuldade em sair)

Atestado aqui
estava lixado pois não cabia no buraco só se fosse para eu servir de rolha


Para terminar, uns "pedidos" do Owner,

Devido à facilidade de acesso a gruta é visitada esporadicamente por diversas pessoas nem todas bem intencionadas, que deixam no local lixo, ou até vestígios de fogueiras. Portanto um dos objectivos desta cache é a preservação desta cavidade, portanto solicito a todos os visitantes que para além dos habituais cuidados façam CITO quando necessário e que descrevam no log situações anómalas de vandalismo que possam ocorrer.
Outro objectivo é levar o visitante a vencer os medos e fobias, e a conhecer o admirável mundo da espeleologia que espero que vos agrade tanto como a mim

Gostei muito de ler algo relacionado também no Logbook... não me lembro bem das palavras mas era algo tipo "Monitorização da Gruta com o recurso ao Geocaching"

Fiz, claro, a minha parte, tanto a nível do CITO como na tentativa de vencer as Fobias! [^]