Hoje até estou "escritor" e como tal escrevo umas linhas neste tópico também.
As sugestões para mudar as guidelines não são simples. Antes de mais deviam ser tomadas em consideração os efeitos práticos7benefício/prejuízo de cada uma das regras que possam ser adicionadas, retiradas ou alteradas.
Como já foi debatido noutro tópico, cada país tem a sua cultura, ideologia, crença, como tal as regras, à parte das gerais e universais, deviam contemplar alíneas dirigidas ao país em questão.
Mais regras poderiam ser encontradas pelas dúvidas e propostas de caches que são feitos aos revisores, bastava pegar num bom número de propostas, e perceber os benefícios/prejuízos de certas práticas.
Não menos importante que a alteração das guidelines, é a responsabilização de quem tem que as seguir. Até agora é dito que o owner não pode fazer isto, não pode fazer aquilo, mas não vejo nenhuma em que o visitante tem de fazer isto ou tem de fazer aquilo. Apenas se vê algo tipo "log físico tem direito a log online" Então e as obrigações em não estragar(embora devessem ser da educação de berço, sabemos que assim não é), em respeitar os espaços, a cache e outros elementos presentes no local da busca? Há geocachers que não olham a meios para obterem o logbook (alguns premium também, e ainda se vangloriam disso). Se tanto é exigido aos owners, julgo que o mínimo seria exigir o retorno aos visitantes, sob pena de lhes ser cancelada a conta.
MAntunes Escreveu:... São duas as situações concretas; uma tem a ver com a responsabilidade do autor da cache na qualidade dos logs e, em certa altura, até lhe era exigido o controlo de publicidade ou de conteúdo que possa ser considerado off-topic ...
Pegando nisto que foi dito, se bem percebi, o owner tem obrigação de controlar a qualidade dos logs recebidos nas suas caches. Então o que devo fazer de receber um ":D" ou um "MDs" ou ainda um "OPC"? Logs de qualidade sem dúvida, e de um conteúdo extremo não se incluindo portanto no off-topic. A bem dizer, julgo que o correto seria apagar o log, mas o mais sensato é deixar estar e esquecer o assunto. Muitos visitantes quando alertados ainda reagem mal, sem que os owners nada possam fazer.
MAntunes Escreveu:A outra situação onde penso que o autor da cache é desconsiderado em relação ao visitante da mesma, é a aquela em que um geocacher não Premium Member loga uma cache Premium Member Only e a GS protege o seu log se o mesmo tiver correspondência no logbook físico, sabendo-se que o autor do log obteve as coordenadas de forma indirecta - foi em companhia do membros Premium ou recebeu as coordenadas pessoalmente, não através do site.
Esta situação é ainda mais escandalosa porque o membro não Premium, para fazer o log na cache PMOC tem que usar um estratagema para chegar ao formulário online de log porque, directamente, não chega lá (tal como não tem acesso às coordenadas).
Eu penso que se as caches são Premium Member Only, deviam ser apenas para Premium Members em todas as fase da cache até porque este tipo de cache é incluída, pela GS, como um dos elementos do pacote que vende as subscrições Premium Member. Devia haver coerência por parte da GroundSpeak nesta situação; ou deixa de suportar as PMOC e acaba com elas, ou dá suporte completo ao estatuto da cache que é inequívoco no seu nome.
Tal como nas guidelines, há diversas incongruências na groudspeak. Como referi acima, há uma referência que "um log físico equivale a log online".
Se a cache é PM e por visitada por um grupo no qual vão BM, o BM visitou ou não o local da cache?
O pacote que é vendido apregoa e muito bem essa funcionalidade, que tal os extintos chalenger, só podiam ser criados por PM.
Ainda se coloca outra questão: Os fundamentos do geocaching são levar pessoas a locais que queremos partilhar com os demais. Se há uma cache PM num local fabuloso e um BM que também conhece o local pretender colocar uma cache no local para o dar a conhecer? A regra dos 160 metros devia ser reduzida, já que, se o geocaching pretende mostrar locais às pessoas, a cache BM pretendia fazer isso a todos, podendo a cache PM permanecer para os PM. Esta é talvez uma sugestão, que não passará disso mesmo, mas que resolvia a questão das caches PM.
Mais uma vez, as caches são colocadas por owners, que gastam o seu dinheiro e tempo para a comunidade, e sendo portanto responsáveis pela cache, faria sentido voltarem os aditional requesits(retirados há cerca de 2 anos julgo) e os BM colocavam caches que apenas podiam ser logadas por BM. Já imaginaram se só andasse de avião quem fosse aviador? Ou apenas andasse de barco quem fosse marinheiro? É necessário ser piloto ou marinheiro para ter acesso ao avião ou ao barco, mas com o piloto ou o aviador pode ir quem ele levar.
O acesso direto ao log é feito sem qualquer estratagema, bastando para isso clicar na cache em questão no mapa, e seguir a ligação log your visit. Mas também concordo que, apesar de os BM não terem acesso às coordenadas, deviam ter acesso à listing/descrição da cache(mais uma vez, o fundamentalismo é dar a conhecer os locais).As coordenadas da cache, as dicas e os registos continuariam ocultos como é claro. Nessa página, ficaria também a opção de logar a visita, tal como existe nas demais. Esta página seria muito mais agradável que o 500 - Error server que se vê atualmente. Ao menos que ficasse como estava, o alerta de que essa cache é apenas para membros premium.
[OFF-TOPIC]Se até a NASA e os bancos são invadidos, porque é que as PM caches haviam escapar?[/OFF-TOPIC]