• Anúncios

Guidelines - o que gostavam de ver alterado?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Guidelines - o que gostavam de ver alterado?

Mensagempor rifkinda » quinta jan 10, 2013 20:25

Pegando nas palavras do Paulo Martins

Podemos questionar sobre a Guideline (e tudo na vida evolui), podemos abrir uma excepção ou podemos não levar tudo "à letra"....

aqui,

acho que era útil reflectirmos sobre se achamos que as guidelines (linhas orientadores da groundspeak) estão bem assim, ou o que é que deveria ser alterado.
Em que aspectos é que acham que as guidelines deviam ser mais restrictivas e em que pontos deviam ser mais permissivas?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Guidelines - o que gostavam de ver alterado?

Mensagempor MAntunes » quinta jan 10, 2013 20:35

Eu gostava de ver uma maior equidade de tratamento entre autores das caches e visitantes das mesmas. Gostava que os autores deixassem de ser tratados como "encarregados de manutenção" de um serviço que a GroundSpeak disponibiliza para os visitantes terem o direito de usufruir.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 10, 2013 21:57

Concordo com o Manuel. Acho que há, por desenho do sistema, um desequilíbrio na forma como a Groundspeak trata os owners.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » sexta jan 11, 2013 08:28

Como não sou owner, não é para mim evidente ao que se referem. Podem desenvolver?
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MAntunes » sexta jan 11, 2013 19:20

Curiosamente, este tópico parece o contrário do outro onde acabei de responder. Pelo menos assim parece ser a minha resposta. :) Mas o assunto onde penso que os autores das caches são realmente desamparados pela GS, em comparação com os visitantes, tem a ver com a habilitação ou não para se logar uma cache enquanto que o outro tópico tem a ver com a não publicação ou pós arquivamento de caches que estejam no limite ou fora das guidelines.

Assim, respondendo ao jasafara, noto desde hà vários anos uma desigualdade no tratamento do visitante de uma cache quando em conflito com o autor da cache. São duas as situações concretas; uma tem a ver com a responsabilidade do autor da cache na qualidade dos logs e, em certa altura, até lhe era exigido o controlo de publicidade ou de conteúdo que possa ser considerado off-topic mas, por outro lado, se um visitante que fizer o seu log numa linguagem que o autor não entenda ou não seja suposto entender (a sua própria linguagem e o inglês) o onus da tradução é do autor da cache e não do autor do log, podendo levar a situações de incorrecta interpretação. Em situações de conflito nesta área, a GS tem decidio a favor do visitante, protegendo ou recuperando o seu found se tiver sido apagado pelo autor da cache, em vez de aceitar pedir ao autor do log uma tradução para inglês para que o autor da cache possa fazer o que lhe é pedido pelas guidelines: controlar a qualidade dos logs sem que lhe seja imputada uma tradução incorrecta. Este tema foi aqui discutido e depois levado para o defunto site de Feedback da GS e para os foruns mas não deu em nada, tendo a discussão acabado num impasse sem que ambas as partes conseguissem convencer a outra, nem a GS tomasse uma opinião pública. Ver meus post nos Foruns da GS , por volta do Outono de 2011, se necessário.

A outra situação onde penso que o autor da cache é desconsiderado em relação ao visitante da mesma, é a aquela em que um geocacher não Premium Member loga uma cache Premium Member Only e a GS protege o seu log se o mesmo tiver correspondência no logbook físico, sabendo-se que o autor do log obteve as coordenadas de forma indirecta - foi em companhia do membros Premium ou recebeu as coordenadas pessoalmente, não através do site.
Esta situação é ainda mais escandalosa porque o membro não Premium, para fazer o log na cache PMOC tem que usar um estratagema para chegar ao formulário online de log porque, directamente, não chega lá (tal como não tem acesso às coordenadas).

Eu penso que se as caches são Premium Member Only, deviam ser apenas para Premium Members em todas as fase da cache até porque este tipo de cache é incluída, pela GS, como um dos elementos do pacote que vende as subscrições Premium Member. Devia haver coerência por parte da GroundSpeak nesta situação; ou deixa de suportar as PMOC e acaba com elas, ou dá suporte completo ao estatuto da cache que é inequívoco no seu nome.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor patinhofeio » sexta jan 11, 2013 22:08

Hoje até estou "escritor" e como tal escrevo umas linhas neste tópico também.
As sugestões para mudar as guidelines não são simples. Antes de mais deviam ser tomadas em consideração os efeitos práticos7benefício/prejuízo de cada uma das regras que possam ser adicionadas, retiradas ou alteradas.
Como já foi debatido noutro tópico, cada país tem a sua cultura, ideologia, crença, como tal as regras, à parte das gerais e universais, deviam contemplar alíneas dirigidas ao país em questão.
Mais regras poderiam ser encontradas pelas dúvidas e propostas de caches que são feitos aos revisores, bastava pegar num bom número de propostas, e perceber os benefícios/prejuízos de certas práticas.

Não menos importante que a alteração das guidelines, é a responsabilização de quem tem que as seguir. Até agora é dito que o owner não pode fazer isto, não pode fazer aquilo, mas não vejo nenhuma em que o visitante tem de fazer isto ou tem de fazer aquilo. Apenas se vê algo tipo "log físico tem direito a log online" Então e as obrigações em não estragar(embora devessem ser da educação de berço, sabemos que assim não é), em respeitar os espaços, a cache e outros elementos presentes no local da busca? Há geocachers que não olham a meios para obterem o logbook (alguns premium também, e ainda se vangloriam disso). Se tanto é exigido aos owners, julgo que o mínimo seria exigir o retorno aos visitantes, sob pena de lhes ser cancelada a conta.
MAntunes Escreveu:... São duas as situações concretas; uma tem a ver com a responsabilidade do autor da cache na qualidade dos logs e, em certa altura, até lhe era exigido o controlo de publicidade ou de conteúdo que possa ser considerado off-topic ...

Pegando nisto que foi dito, se bem percebi, o owner tem obrigação de controlar a qualidade dos logs recebidos nas suas caches. Então o que devo fazer de receber um ":D" ou um "MDs" ou ainda um "OPC"? Logs de qualidade sem dúvida, e de um conteúdo extremo não se incluindo portanto no off-topic. A bem dizer, julgo que o correto seria apagar o log, mas o mais sensato é deixar estar e esquecer o assunto. Muitos visitantes quando alertados ainda reagem mal, sem que os owners nada possam fazer.
MAntunes Escreveu:A outra situação onde penso que o autor da cache é desconsiderado em relação ao visitante da mesma, é a aquela em que um geocacher não Premium Member loga uma cache Premium Member Only e a GS protege o seu log se o mesmo tiver correspondência no logbook físico, sabendo-se que o autor do log obteve as coordenadas de forma indirecta - foi em companhia do membros Premium ou recebeu as coordenadas pessoalmente, não através do site.
Esta situação é ainda mais escandalosa porque o membro não Premium, para fazer o log na cache PMOC tem que usar um estratagema para chegar ao formulário online de log porque, directamente, não chega lá (tal como não tem acesso às coordenadas).

Eu penso que se as caches são Premium Member Only, deviam ser apenas para Premium Members em todas as fase da cache até porque este tipo de cache é incluída, pela GS, como um dos elementos do pacote que vende as subscrições Premium Member. Devia haver coerência por parte da GroundSpeak nesta situação; ou deixa de suportar as PMOC e acaba com elas, ou dá suporte completo ao estatuto da cache que é inequívoco no seu nome.

Tal como nas guidelines, há diversas incongruências na groudspeak. Como referi acima, há uma referência que "um log físico equivale a log online".
Se a cache é PM e por visitada por um grupo no qual vão BM, o BM visitou ou não o local da cache?
O pacote que é vendido apregoa e muito bem essa funcionalidade, que tal os extintos chalenger, só podiam ser criados por PM.
Ainda se coloca outra questão: Os fundamentos do geocaching são levar pessoas a locais que queremos partilhar com os demais. Se há uma cache PM num local fabuloso e um BM que também conhece o local pretender colocar uma cache no local para o dar a conhecer? A regra dos 160 metros devia ser reduzida, já que, se o geocaching pretende mostrar locais às pessoas, a cache BM pretendia fazer isso a todos, podendo a cache PM permanecer para os PM. Esta é talvez uma sugestão, que não passará disso mesmo, mas que resolvia a questão das caches PM.
Mais uma vez, as caches são colocadas por owners, que gastam o seu dinheiro e tempo para a comunidade, e sendo portanto responsáveis pela cache, faria sentido voltarem os aditional requesits(retirados há cerca de 2 anos julgo) e os BM colocavam caches que apenas podiam ser logadas por BM. Já imaginaram se só andasse de avião quem fosse aviador? Ou apenas andasse de barco quem fosse marinheiro? É necessário ser piloto ou marinheiro para ter acesso ao avião ou ao barco, mas com o piloto ou o aviador pode ir quem ele levar.

O acesso direto ao log é feito sem qualquer estratagema, bastando para isso clicar na cache em questão no mapa, e seguir a ligação log your visit. Mas também concordo que, apesar de os BM não terem acesso às coordenadas, deviam ter acesso à listing/descrição da cache(mais uma vez, o fundamentalismo é dar a conhecer os locais).As coordenadas da cache, as dicas e os registos continuariam ocultos como é claro. Nessa página, ficaria também a opção de logar a visita, tal como existe nas demais. Esta página seria muito mais agradável que o 500 - Error server que se vê atualmente. Ao menos que ficasse como estava, o alerta de que essa cache é apenas para membros premium.

[OFF-TOPIC]Se até a NASA e os bancos são invadidos, porque é que as PM caches haviam escapar?[/OFF-TOPIC]
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor MAntunes » sexta jan 11, 2013 23:40

A possibilidade de se logar uma cache PMOC por parte dos BM através dos mapas parece ser uma nova porta de entrada que se abriu para ser usada em alternativa à outra que era bem estranha - entrar numa cache não PMOC, abrir o formulário de log e depois editar o url do e colocar o código da cache PMOC. Mas, na minha opinião, mesmo sendo uma porta mais agradável, continua a ser um estratagema para contornar o facto de os BM não poderem aceder ao log, nem às coordenadas, nem à listing nem, como muito bem relembraste, às dicas das PMOC.

Atenção que não estou contra os BM, estou contra a incongruência da GroundSpeak ao criar esta situação. Por um lado tenta vender subscrições onde, como aliciante, também coloca as PMOC e por outro lado permite que quem não é PM logue as caches para as quais não tem acesso a, repetindo de novo, coordenadas, listing e dicas.

Era melhor que acabassem com as PMOCs ou as alterassem para PMC, disponibilizando-as a todos e onde, como retorno, apenas davam a possibilidade do logbook online - uma funcionalidade que permite ver quem está com as caches em watchlist, etc...

ps: para quem está menos familiarizado com algumas siglas:

PM = Premium Member
BM = Basic Mebmer
PMOC = Premium Member Only Cache
PMC = Premium Member Cache (deixando de ser 'only' e passando a estar disponível a todos).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor clcortez » terça jan 15, 2013 10:45

Muita coisa, mas não são apenas as Guidelines, é o próprio conceito do Geocaching levado pela GS.
Agora não, mas atempadamente aprofundarei este tema com o devido detalhe.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor RuiJSDuarte » terça jan 15, 2013 12:06

Engraçado... há algumas coisas com que não concordo relacionadas com o Geocaching mas acho que nenhuma tem a ver com as guidelines.

Acho que as ditas terão sempre uma razão de ser apesar de muito limitadas, seja no tempo ou no espaço, ou em ambos. As situações mudam e as coisas podiam sim, ser mais dinamicas com a GS.
Em relação á "famosa" guideline sobre enterrar caches, coloquei ao Btrodrigues a questão sobre se o terreno fosse meu, se podia fazê-lo e ele repondeu-me que por uma questão de coorência, Não. E eu percebo... um qualquer geocacher encontra a minha cache, que eu enterrei no meu jardim depois de escavar um buraco de metro por metro e vai fazer o mesmo a Monsanto, ligando pouco ao nada ao que eu possa ter escrito na listing sobre ser o proprietário do local e apenas quando submete a cache para publicação é alertado para a barbaridade que fez.
O que deveria acontecer era o pessoal saber exatamente o que está a fazer. Ponto. Se tiver dúvidas, questionar os Revisores.

Quanto ás PMOCs, sou um dos que enquanto BM as loga/logou e sou dos que não concorda com a existencia das mesmas. Existem soluções melhores (na minha opinião) para "premiar" aqueles que com o seu dinheiro ajudam ao desenvolvimento/sustentabilidade da GS.
Além disso, enquanto fui PM, tirei uma PQ com todas essas caches e tenho-as no Basecamp. Tenho acesso às listing (ao que dá), a alguns registos e ás dicas. Quanto saem novas por perto, contacto os Owners e peço ScreenShots das listings para ver do que se tratam e nunca tal me foi negado. Espero que continue assim..
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 17, 2013 17:30

O que gostaria de ver alterado nas guidelines? Bom, muito sinceramente, adoraria que se reduzisse o número de caches que existem pelo mero propósito de existir uma cache, sobretudo em meio urbano. Como é extremamente difícil impor uma regra sobre essa questão...

Gostaria que houvesse uma discussão sobre a distância a que as caches deveriam estar uma da outra, com o propósito de reduzir o impacto do geocaching em meios urbanos (onde a densidade tem levado a que existam caches com interesse muito reduzido - o reduzido número de favoritos demonstra-o - e que tem o inconveniente de chamar a atenção de uma forma negativa para o geocaching - como os frequentes problemas com alertas de bomba nos EUA o demonstra) e rurais (onde a reduzida distância entre caches tem levado a uma densidade de caches em powertrails que suscita perguntas sobre geo-lixo - viewtopic.php?f=2&t=9633&p=128565&hilit=lixo#p128520 ). Ou seja, gostaria que houvesse uma discussão sobre se se deveria aumentar a distância mínima entre caches?

P.S- Sim, eu sei que a tendência e a pressão actuais são exactamente no sentido oposto.

Edit: Concordância de número no "P.S" e outros quejandos...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ct1gfk » quinta jan 17, 2013 20:57

Embora não esteja dirretamente relacionado com as Guidelines, acho importante o registo completo do perfil do geocacher.
Devia ser obrigatório um perfil completo e sujeito a revisão. Acabavam de certeza muitas das palhaçadas que por aí andam. Acabavam também as não respostas a emails (por exemplo) quando têm TB retidos meses a fio para não dizer anos.
Embora seja relativo, mas acho que um perfil completo e público eliminaria muito do Geolixo"user" que por aí anda...
Imagem Imagem
ct1gfk
Small

Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes