Há muitos, muitos anos atrás, o geocacher do pmateus21 disse-me que conhecia uma gruta espectacular para mostrar aos geocachers mas que não o fazia para não contribuir para a sua degradação - que já era visível na altura. Eu concordei e nem sequer lhe perguntei qual era o local.
Tempos depois, aparece uma cache nessa gruta - a Lapa do Médico, "Six Feet Under". Fomos lá os dois, juntamente com o loboastuto e essa cache teve uma carreira muito boa e nunca me pareceu que a degradação feita pelos geocachers tenha sido maior do que a que já tinha. Fui lá 6 ou 7 vezes e observava sempre as mesmas queimadelas com isqueiro e cera ou grafittis nas paredes que já existiam na primeira visita. Terá havido alguma degradação mas penso que os geocachers se portaram bem e penso que os cuidados tidos pelo pmateus21 tiveram sentido mas a aposta do pcardoso não foi defraudada nem os geocachers o deixaram ficar mal visto.
Posto isto, ou contado este pormenor que só eu, o pmateus e o loboastuto sabíamos, penso que a decisão entre manter um local desconhecido e protegido das invasões geocachianas e a sua divulgação e partilha com a mesma comunidade, é sempre uma decisão difícil e qualquer das duas é legítima.
Assim, espero, que a comunidade geocacher não deixe fical mal visto o Manuel e família Timearth e não os leve a arrependerem-se de terem partilhado o local, via geocaching.
Recordem sempre;
não tirar mais que fotografias, nem deixar mais que pegadas (nos caminhos/trilhos).
ps1: pessoal do Norte, não se distraiam muito senão os Expedicionários vão lá fazer o FTF como fizeram na "Sabor Transmontano".
ps2: excelente trabalho em HDR.

ps3: mas há mesmo caches em sinais de trânsito?! Ou estão a "entrar" comigo?