Bom dia,
Lembrei-me deste tópico (e peço desde já desculpas se já se tiver abordado este assunto) porque tenho visto espalhadas um pouco por toda a internet, no Facebook, nas caches, logbooks, etc., imagens do logótipo oficial da Groundspeak. Esse logótipo faz parte de uma marca registada que é Geocaching.com e não pode ser utilizado consoante a vontade de cada um. No site oficial existem regras específicas sobre a sua utilização. Lá está escrito que se poderá utilizar o logótipo para fins não comerciais, mas até 25 unidades. O certo é que já vi no facebook pessoas a vender travelbugs e outro material utilizando este logótipo.
Penso que há uma grande confusão sobre a representação gráfica da actividade que é o Geocaching. O logótipo universal e cuja utilização é gratuita, pois é de "public domain" é o G estilizado e não o dos "quadrados coloridos". Esse é o logo do site oficial do jogo, pertença da Groundspeak e por isso sujeito a regras de utilização e ações penais por utilização indevida. O simples facto de se utilizar esse logótipo oficial para construir um avatar pessoal vai contra as directrizes da Groundspeak pois representa uma alteração não autorizada do mesmo.
Desta forma, o mais correto será utilizar o logótipo "G" para decorar os logbooks, caches, etc. Este sim, é de livre utilização e alteração (isto está muito bem explicado na wikipédia), pois o seu autor cedeu todos os direitos para que este fosse de "public domain".
Quando se compram produtos oficiais (logbooks, stickers, etc) através da loja oficial da Groundforce ou de distribuidores autorizados, não há problema, pois todos os direitos de licenciamento foram concedidos.
Acho que existe bastante confusão sobre este tema e as pessoas não estão devidamente informadas (ou nem sequer se lembram ou preocupam com isto!). Porém, sabendo que o copyright é um assunto sério, penso que deveria haver um melhor esclarecimento sobre este assunto.
Não estou a afirmar que estou 100% correcto sobre os comentários que aqui deixei, por isso, penso que deveria haver um esclarecimento "oficial" sobre este assunto por parte de que representa o jogo em Portugal.
Obrigado