• Anúncios

Utilização dos logótipos oficiais

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Utilização dos logótipos oficiais

Mensagempor Sintra » segunda dez 10, 2012 11:31

Bom dia,

Lembrei-me deste tópico (e peço desde já desculpas se já se tiver abordado este assunto) porque tenho visto espalhadas um pouco por toda a internet, no Facebook, nas caches, logbooks, etc., imagens do logótipo oficial da Groundspeak. Esse logótipo faz parte de uma marca registada que é Geocaching.com e não pode ser utilizado consoante a vontade de cada um. No site oficial existem regras específicas sobre a sua utilização. Lá está escrito que se poderá utilizar o logótipo para fins não comerciais, mas até 25 unidades. O certo é que já vi no facebook pessoas a vender travelbugs e outro material utilizando este logótipo.
Penso que há uma grande confusão sobre a representação gráfica da actividade que é o Geocaching. O logótipo universal e cuja utilização é gratuita, pois é de "public domain" é o G estilizado e não o dos "quadrados coloridos". Esse é o logo do site oficial do jogo, pertença da Groundspeak e por isso sujeito a regras de utilização e ações penais por utilização indevida. O simples facto de se utilizar esse logótipo oficial para construir um avatar pessoal vai contra as directrizes da Groundspeak pois representa uma alteração não autorizada do mesmo.
Desta forma, o mais correto será utilizar o logótipo "G" para decorar os logbooks, caches, etc. Este sim, é de livre utilização e alteração (isto está muito bem explicado na wikipédia), pois o seu autor cedeu todos os direitos para que este fosse de "public domain".
Quando se compram produtos oficiais (logbooks, stickers, etc) através da loja oficial da Groundforce ou de distribuidores autorizados, não há problema, pois todos os direitos de licenciamento foram concedidos.

Acho que existe bastante confusão sobre este tema e as pessoas não estão devidamente informadas (ou nem sequer se lembram ou preocupam com isto!). Porém, sabendo que o copyright é um assunto sério, penso que deveria haver um melhor esclarecimento sobre este assunto.
Não estou a afirmar que estou 100% correcto sobre os comentários que aqui deixei, por isso, penso que deveria haver um esclarecimento "oficial" sobre este assunto por parte de que representa o jogo em Portugal.

Obrigado
Sintra
Micro

Registado: quarta dez 05, 2012 01:51

Re: Utilização dos logótipos oficiais

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 10, 2012 17:53

Levantas um ponto perfeitamente válido. No entanto, a maioria das pessoas não está consciente desta questão (e, muito sinceramente, não está muito interessada) e a Groundspeak também só "vai atrás" de situações flagrantes, que estão relacionadas com infracções materiais de um ponto de vista de negócios. Ou seja... muito sinceramente, não acredito que a situação mude - apesar de teres toda a razão!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » segunda dez 10, 2012 20:49

Permitam-me discordar!

Parece-me que a enorme maioria das situações em que o logo Geocaching da Groundspeak é utilizado entra na categoria de "Uso não comercial". Trata-se de logbooks, autocolantes exteriores de identificação dos containers, t-shirts alusivas a pequenos eventos, etc. e que não servem para dar lucro a quem as produz. A própria GS promove isso pois, se virem alguns cache notes (como o português e o espanhol) que estão em geocaching.com têm o logo (e sem o ®!).

Além disso, A GS também lucra com esse mesmo uso, já que este logo se confunde com o próprio geocaching e dá a entender que não há outros fornecedores deste serviço.
Como está na página sobre o uso do logo:
when an image like the logo is so widely known that it comes to symbolize not just our products and services but also the entire game/sport of Geocaching. This is a good thing, and we want it to continue.

Sintra, falas em vender TB's mas esses só são produzidos com a autorização da GS e com grande lucro para esta. Não está aí o problema.

Eu, pessoalmente, não me recordo de alguma vez ter visto o logo ser usado de forma abusiva.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Sintra » segunda dez 10, 2012 23:18

Olá pessoal, obrigado pelos comentários.

Tal como disse, só achei pertinente levantar esta questão porque considero que a grande maioria das pessoas nem se apercebe desta situação. Não acredito igualmente que a Groundspeak vá "atrás de alguém" por mera utilização recreativa do seu logo. Seria um pouco como a Microsoft ir atrás de todos os consumidores que têm Windows ou Office piratas... lol, o que seria?! Vão atrás sim dos consumidores empresariais que utilizam os seus produtos com fins comerciais. Tal como aqui foi referido, no próprio site oficial do jogo existem as stashnotes em Português e que já trazem o logótipo oficial. Eles próprios só têm a ganhar com o crescente número de membros registados no site e praticantes de Geocaching.
De qualquer das formas, é sempre bom fazer estes alertas, quanto mais não seja para se ficar a conhecer um pouco melhor a forma de funcionamento das coisas. Como trabalho em Marketing, são aspectos com os quais tenho de lidar e que penso que contribuem para proporcionar um maior leque de assuntos aqui discutidos.
Quanto à questão dos dois logótipos penso que grande parte das pessoas não sabe as diferenças. Pessoalmente gosto bastante do "G" estilizado.

Muito obrigado pelos vossos comentários.
Sintra
Micro

Registado: quarta dez 05, 2012 01:51

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes