Página 1 de 1

Caches às prestações

MensagemEnviado: quinta nov 22, 2012 09:30
por rifkinda
Li recentemente um log do tipo "Note", em que um geocacher tinha ido a uma multi, mesmo sabendo que não teria tempo para ir a todos os pontos. Assim, acabou por ir só a dois pontos dessa multi (salvo erro) e ficou de acabar a multi noutro dia, quando voltasse a ter um tempinho livre. Ou seja, está a fazer a cache às prestações. :wink:

Nós, em particular, só costumamos ir a multis de vários pontos, se temos a certeza que teremos tempo para tal. Claro que acontece, volta e meia, multis ficarem a meio, ou porque não encontrámos um ponto e não conseguimos prosseguir, ou porque depois das contas feitas, achámos que tínhamos um erro qualquer na coordenada final e nem lá fomos.
Mas por hábito, só começamos uma multi quando temos tempo suficiente para a acabar.

E vocês? Mesmo não tendo tempo suficiente, vão a qualquer tipo de cache? Ou nesse caso, só vão a tradicionais? E quem fala de multis, pode também falar das WhereIGo ou das LetterBox...

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: quinta nov 22, 2012 10:09
por hfilipe
Que me lembre só fiz uma cache assim, a Da Oliveira à Penha II e, além de ter sido "às prestações", ainda tive que visitar algumas "gaitinhas" duas vezes, pois as contas não me batiam certo! É uma multi bastante comprida e com bastantes pontos para visitar.

Como entretanto a adotei, noto, pelos logs e por algum pedido de ajuda, que também é às "prestações" que mais alguns geocachers a fazem!

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sexta nov 23, 2012 16:14
por MAntunes
Por acaso, e por curiosa coincidência, iniciei esta semana a visita/caçada a duas caches junto dos meus locais de trabalho (uma perto da Fabrica, e outra da Sede).

Como tinha que me familiarizar com o novo programa que comprei (GeoScout) para o "Geocaching de impulso" (a "culpa" é lo Lynx e dos seus tweets ;) ), me apetecia fazer umas pequenas caminhadas após almoço e, ainda, me despertou a curiosidade a existência de caches com nivel de terreno elevado junto a zonas dos meus locais de trabalho, optei por este processo para poder fazê-las.

A primeira, na zona de Colaride/Massamá porque é uma multi com vários kms, e não terei tempo de a fazer numa única deslocação, e a segunda porque é de "terreno 4" e necessitava analisar primeiro o desafio a enfrentar. As caches são "Colaride ao Longo dos Tempos" em Colaride, e "DESFLORESTAÇÃO - DC1" em Manique.

Não penso que vá ser hábito/prática para continuar, esta a de fazer caches às prestações, mas apenas duas situações/oportunidades pontuais.

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado nov 24, 2012 15:32
por lynxpardinus
Já aconteceu - nomeadamente na "Where are you?" do Bargão Henriques. Demorei 2 minutos a descobrir o primeiro ponto e meses a encontrar a final!

De forma propositada, fecho isso por vezes na "Nunca percas o Norte". Há pessoal que aproveita e vai descobrindo as diferentes caches em dias consecutivos.

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: quinta nov 29, 2012 18:15
por tonisimoes
Este tipo de caches é muito frequente para quem é mais experiente. Geralmente, a primeira de uma multi é mais fácil de encontrar (para o pessoal não desistir) e as outras é que são sempre uma carga de trabalhos:)

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: quinta nov 29, 2012 21:43
por lgass
a cache das árvores de interesse público só dá mesmo para as prestações...

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado dez 22, 2012 10:07
por ppereira
As multi perto de casa são quase sempre feitas a prestações.
Não me parece errado, até porque a cache não muda de um dia para o outro. Por outro lado parece-me acertado que a "prestação" não seja muito distanciada no tempo para fazer o máximo sentido na busca

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado dez 22, 2012 12:38
por clcortez
Tenho uma cache multi, A trip by the Solar System em Estremoz, que é uma multi de 10 pontos + a final e que pode no total ter cerca de 70km, se voltarem ao ponto inicial após percorrerem todos os pontos e a final.
Claramente é uma cache que terá muito poucos Founds, pois:
- os geocachers assustam-se quando vêem no listing que a cache tem 11 pontos
- continhas e contar gaitinhas (10x)
- as distâncias a percorrer inibem quem quer chegar, logar e passar à seguinte
- estar longe dos centros urbanos, onde há poucos geocahers e os de longe não vão "gastar" o seu precioso tempo (cerca de 2 a 3h) a fazer uma cache só

É uma cache que se pode fazer às prestações, mas isso deverá acontecer pouco porque:
- ou os geocachers são da região e podem ir fazendo-a (mas na região há poucos geocachers)
- ou os geocachers são de longe e não vão assim tantas vezes lá que queiram começar uma cache que não vão acabar.

Eu lembro-me de começar a fazer multis, resolver mistérios e andar com itens para troca em caches temáticas durante anos, à espera de uma oportunidade de passar na zona para ou terminar a cache e fazê-la, ou fazer a troca do item temático. Por exemplo, andei mais de 6 anos com uma garrafa de whisky no carro para fazer a cache cem caches do Portelada, que só retirei à pouco tempo quando fiz uma limpeza profunda ao mesmo. Acabei por ir à cache e não levar o carro...e o item lá foi ficando.
Ainda tenho por aí soluções para cache mistério, que depois acabei por passar por elas e não as fazer. Algumas já foram arquivadas.

Resumindo, é perfeitamente normal fazer caches às prestações, desde que haja um plano para a concluir, para que depois não deixe de fazer sentido, ou porque a cache foi entretanto arquivada, ou porque as circunstâncias mudaram.

Mas vão a Estremoz fazer umas caches e não deixem de fazer uma viagem pelo Sistema Solar! :)

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado dez 22, 2012 13:41
por clcortez
clcortez Escreveu:... andei mais de 6 anos com uma garrafa de whisky no carro para fazer a cache cem caches do Portelada...


E por falar na cache Cem Caches e em caches às prestações, não queria deixar de referir a cache Assato à Adega Portelada, uma cache produzida pelo MAntunes no seguimento da cache do Portelada e que incentivava à troca de garrafinhas de bebida :)
O Manel pegou na ideia para "engendrar" a cache que visava encontrar o "culpado" e a situação em que ocorreu o "assalto" à cache que mais parecia uma Adega, do Portelada.
Esta cache destacava-se (passado, porque está arquivada à quase 2 anos) por ter os pontos intermédios espalhados por 6 caches na Serra de Sintra. um conceito que acho magnífico e que quase não é usado.
O que o Manel fez ao arquivá-la é para mim um dos maiores actos de "coragem" geocachiana em não pactuar com a partilha de pontos finais de caches e de promover o Bom Geocaching. Obrigado Manel pelo feito. É com pena que vi a cache desaparecer, mas aprecio mais a atitude que tê-la activa e com logs às dezenas como os que ela começava a ter.

Joaquim, tens "autorização" para "plagiar" o meu post e colocá-lo no "outro lado", embora saiba que a não são estas palavras que mudam alguma coisa nos princípios e no bom senso dos geocachers.

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado dez 22, 2012 18:57
por jasafara
clcortez Escreveu:Tenho uma cache multi, A trip by the Solar System em Estremoz, que é uma multi de 10 pontos + a final e que pode no total ter cerca de 70km, se voltarem ao ponto inicial após percorrerem todos os pontos e a final...

Realmente em dois meses ter um found e um DNF, nem parece uma cache dos dias de hoje...Uma grande cache, com um belo percurso e muito didática!

A cache da pedreira, não chegou a ser publicada, pois não?

Re: Caches às prestações

MensagemEnviado: sábado dez 22, 2012 22:56
por clcortez
jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:Tenho uma cache multi, A trip by the Solar System em Estremoz, que é uma multi de 10 pontos + a final e que pode no total ter cerca de 70km, se voltarem ao ponto inicial após percorrerem todos os pontos e a final...

Realmente em dois meses ter um found e um DNF, nem parece uma cache dos dias de hoje...Uma grande cache, com um belo percurso e muito didática!

A cache da pedreira, não chegou a ser publicada, pois não?


Não terá de facto a "massa crítica" de uma La Ruta de Los Tuneles, e tem tudo para não ser uma cache apetecível de fazer, como já disse acima.
Restará haver uma dose de "marketing" da parte do owner (e não só) e depois um devido acompanhamento no terreno pelo CCV de Estremoz, quer facultando informação sobre a mesma, quer no empréstimo de bicicletas para quem quiser fazer o percurso, ou até quem sabe uma visita guiada.

E quanto à cache da pedreira, ainda vai sair. :)