• Anúncios

Geocaching na Mata do Buçaco

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor rifkinda » segunda nov 12, 2012 10:03

A fundação da Mata do Buçaco emitiu o seguinte documento,

http://www.fmb.pt/images/Geocaching_Nor ... iva%20.pdf

com as regras para colocar e procurar caches na Mata.
Está previsto que a procura de caches naquele local, acarrete um custo extra ao preço normal de passear na mata. Existe também um custo para poder colocar uma cache lá.
Vale a pena ler o documento para ficarmos informados, caso queiramos praticar geocaching por lá.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Geocaching na Mata do Buçaco

Mensagempor hfilipe » segunda nov 12, 2012 10:54

Parece-me absurda a discriminação negativa a que querem sujeitar os geocachers pois o owner terá que pagar uma taxa anual pela permanência da cache no local(Ponto 3-d)e, quem a vai procurar, também terá que se registar à entrada (Ponto 4-a)e pagar uma taxa adicional (Ponto 4-c)por isso ou arrisca-se a uma multa de 50€(Ponto 4-e-1).

Como é uma zona sensível concordo que haja um controlo sobre a quantidade, os locais e a forma como os containers são colocados. Também não me choca um registo prévio de quem vai à procura para que haja algum controlo sobre a quantidade e o impacto que os geocachers têm nos locais. Agora, cobrarem uma taxa por uma atividade que ajuda a promover e a levar mais visitantes à Mata parece-me exagerado.

Se a versão final do normativo continuar com as taxas, deixem a Fundação ficar com a Mata livre de geocaching!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor allien » segunda nov 12, 2012 12:10

O terceiro parágrafo do preâmbulo é suficientemente explícito. É mais uma forma de saque ao bolso do "Zé". É que já nem tentam disfarçar.
Mas qual registo qual quê? Como se pressupõe que não irão contratar mais vigilantes para apanhar incautos praticantes de geocaching, é utilizar os que já existem para prevenir quaisquer actos lesivos para com o espaço da responsabilidade da fundação.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor SerafimSaudade » segunda nov 12, 2012 12:11

Bom dia

Estamos, com a GS, a tentar perceber como agir em relação a isto.

Assim que tivermos notícias, apitamos.

Cumprimentos.
SerafimSaudade
Micro

Registado: sexta jun 24, 2011 19:34

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 12, 2012 14:27

Muito interessante. Não necessariamente bom, mas, interessante. Por alguns motivos:

- é uma entidade gestora de um espaço privado (de usufruto público) que reconhece o geocaching enquanto actividade;
- está a tentar regulamentar a actividade dentro desse espaço
- está a ponderar uma taxa adicional para que se use o seu espaço para o geocaching

A grande questão aqui está em redor da cobrança desta taxa diferenciada - antes de mais, alguém sabe se existem taxas para outras actividades dentro da Mata? Depois, e, aqui, esta é para mim a grande falha do documento, não informa sobre as razões destas taxas - qual a razão? Pode provocar danos a estruturas / vegetação existente e uma taxa tem que ser cobrada para garantir a reposição / manutenção (as organizações de orientação, que é uma actividade bem menos danosa, têm que ter sempre seguros de responsabilidade civil)? É apenas um aproveitamento comercial fruto da maior exposição do geocaching nos últimos tempos (nesse caso, desenganem-se, porque não acredito que as receitas directas possam ser superiores a €1000 por ano - dependendo de valores de entrada e volumes de tráfego -, o que é uma gota de água no orçamento de um espaço como o Buçaco)?

Gostava de perceber um pouco melhor o último parágrafo. Mesmo!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor patinhofeio » segunda nov 12, 2012 15:10

Até nem vejo mal.
Afinal as guidelines referem que só poderão existir caches em locais com a autorização dos responsáveis pelo local.
Se forem tão criteriosos com essa norma como são com caches "enterradas", ou acabam com o geocaching ou em breve são as câmaras municipais a exigirem comissão pela utilização dos sinais de trânsito, a EDP pela utilização dos postes de eletricidade e etc.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor MAntunes » segunda nov 12, 2012 16:39

Existem caches em sinais de trânsito e em postes de electricidade? :OO

Agora a sério. No meu entender, este fenómeno irá cada vez mais verificar-se e devemos preparar-nos para ele. Poderá ser algo surpreendente e quiça inesperado mas, calculo, irá ter seguidores. Se repararem bem, temos andado, enquanto comunidade, a espalhar caches por todo o lado. Literalmente.
Os sinais de saturação estão aí, à vista de todos. Já se criam caches com o mesmo objectivo de outras que estão na zona a mostrar a mesma coisa (tópico recentemente surgido na secção portuguesa dos foruns da GS), contam-se metros para ver se cabe mais uma cache, fazem-se power trails com alguns pontos do lado de dentro dos rails de protecção de auto-estradas, etc, etc... Com este panorama, é normal e espectável, pelo menos para mim, que as entidades que gerem espaços públicos se começassem a defender. Terá sido a melhor maneira a que esta entidade, que gere a Mata do Buçaco, encontrou para controlar a actividade de geocaching naquele espaço? Talvez o formato não seja o melhor mas a mensagem é, na minha opinião, perfeitamente lícita. Haverá aqui também alguma tentativa de ganhar algum retorno económico por parte dessa entidade? Talvez mas, mais uma vez, entendo que é aceitável. Podemos argumentar, então e os outros mas não podemos sacudir a água do nosso capote.

A resposta que todos, enquanto comunidade e individualmente, cada um, devíamos fazer é o que está (estava?) nas guidelines da GroundSpeak e que é avaliar cada cache por si antes de a colocar e ver se realmente a cache se justifica pelo local e não apenas pela cache. Se continuarmos, todos enquanto comunidade, a plantar alegremente caches ("paletes de caches" aka power trails) então os sinais de saturação, e as reacções de defesa por parte de quem gere os espaços públicos, irão ser cada vez mais evidentes, constantes e ...dolorosas.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor allien » segunda nov 12, 2012 16:48

patinhofeio Escreveu:Até nem vejo mal.
Afinal as guidelines referem que só poderão existir caches em locais com a autorização dos responsáveis pelo local.
Se forem tão criteriosos com essa norma como são com caches "enterradas", ou acabam com o geocaching ou em breve são as câmaras municipais a exigirem comissão pela utilização dos sinais de trânsito, a EDP pela utilização dos postes de eletricidade e etc.

Já eu vejo bem...! pelo menos o oftalmologista afiançou-me que esta, que uso, era a graduação correcta para o meu caso ;))

Agora a sério, não me parece mal a necessidade de "autorização" para a colocação da cache. Já tudo o que está "pensado" para lá disso é, na minha opinião, abusivo.
E, conhecedor desde nosso Portugal, fui ver os estatutos da fundação e, sem surpresa minha, li que estão cinco indivíduos a ganhar dinheiro com aquilo que é o nosso património. Ou seja, e por absurdo (achei que ficava bem escrever isto, mas sei que o não é) as quantias pagas pelos geocachers serviriam apenas para possibilitar o aumento das remunerações ou senhas de presença dos senhores administradores, e nunca reverteriam a favor da mata.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor JCX_team » segunda nov 12, 2012 17:29

Não sou contra o pedido de autorização para colocar caches em determinados locais.
Agora o pagamento (ainda por cima um valor superior) de uma taxa já não acho bem.
E coloco uma questão: que autoridade tem um segurança ou vigilante ou o que for, para caso eu apenas pague a taxa "normal" e "por acaso" até vá procurar uma cache, para me fazer pagar uma outra taxa ou multa? Eu não sou muito conhecedor de leis, mas acho que iria ser bastante complicado conseguir isso.......
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular

Registado: segunda mar 24, 2008 13:53

Mensagempor nelsonlevita » segunda nov 12, 2012 22:29

Se fosse uma Earthcache tornava-se mais fácil contornar o problema. Eliminava-se a presença da geocache fisica e substituia-se por uma tarefa a fazer para obter o" Found" do owner, estou a lembrar-me de várias em que é necessário tirar uma foto do geocacher nas cordenadas especificas, contar um numero de degraus e enviar a resposta para o owner. Um exemplo disso vejam no site: GC2JPKC - Triuranium octaoxide (U3O8) - DP/EC-57.
Conheço o local e é muito bonito, sem dúvida que se justifica uma geocache.

Cumprimentos
nelsonlevita
Micro

Registado: segunda Oct 01, 2012 00:54

Mensagempor vsergio » segunda nov 12, 2012 22:39

hfilipe Escreveu:Parece-me absurda a discriminação negativa a que querem sujeitar os geocachers pois o owner terá que pagar uma taxa anual pela permanência da cache no local(Ponto 3-d)e, quem a vai procurar, também terá que se registar à entrada (Ponto 4-a)e pagar uma taxa adicional (Ponto 4-c)por isso ou arrisca-se a uma multa de 50€(Ponto 4-e-1).

Como é uma zona sensível concordo que haja um controlo sobre a quantidade, os locais e a forma como os containers são colocados. Também não me choca um registo prévio de quem vai à procura para que haja algum controlo sobre a quantidade e o impacto que os geocachers têm nos locais. Agora, cobrarem uma taxa por uma atividade que ajuda a promover e a levar mais visitantes à Mata parece-me exagerado.

Se a versão final do normativo continuar com as taxas, deixem a Fundação ficar com a Mata livre de geocaching!

Exato, concordo com o teu ponto de vista, é descriminação ao geocacher relativamente a quem simplesmente passeia e não tem que pagar nada (entrada livre pedonal).
Eu penso que, sendo uma consulta aberta e participativa, devias expor a tua válida opinião para o email que indicam.
Que é o que vou também fazer
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor hfilipe » segunda nov 12, 2012 22:58

Como o Serafim Saudade já escreveu um pouco mais acima, os revisores nacionais e a GroundSpeak estão a tentar solucionar esta questão.
Vamos deixar que eles nos representem junto da FMB para que não haja "barulho" a mais e esperar pelas posições que ambas as partes tomaram.
hfilipe
Extra Large

Mensagempor SerafimSaudade » quarta nov 14, 2012 10:46

Bom dia

A fundação já respondeu ao nosso email.
Mostraram-se totalmente receptivos ao diálogo.
Prevejo um bom desfecho.

Cumprimentos

SerafimSaudade
SerafimSaudade
Micro

Mensagempor SerafimSaudade » quarta nov 14, 2012 10:47

Bom dia

A fundação já respondeu ao nosso email.
Mostraram-se totalmente receptivos ao diálogo.
Prevejo um bom desfecho.

Cumprimentos

SerafimSaudade
SerafimSaudade
Micro

Mensagempor hfilipe » quarta nov 14, 2012 10:54

Ainda bem que há disponibilidade para que se chegue a uma solução que agrade a ambas as partes.
hfilipe
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes