• Anúncios

Peregrinação vs. Geocaching...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Peregrinação vs. Geocaching...

Mensagempor Osodrac Team » quinta Oct 04, 2012 09:46

...ou o Sagrado e o Profano.

Amanhã, 5 de Outubro, pelas 05:00am, eu e a minha esposa, inseridos num grupo de 16 pessoas, iniciamos uma peregrinação ao Santuário de Fátima. Vão ser quase 300 kms a pé. Claro está que o Geocaching vai estar presente, pelo menos, nas nossas cabeças. Até à chegada, temos 7 paragens: Lamego, Castro Daire, Viseu, Santa Comba Dão, Pombal, Coimbra e Fátima. Nestas, fiz uma PQ com algumas caches (fáceis, quase todas tradicionais), perto do local onde vamos ficar alojados. Se as pernas ajudarem, mais que não seja para descontrair um bocadinho vamos procurá-las.

E já agora, houve alguém que fizesse uma aventura deste tipo?
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Re: Peregrinação vs. Geocaching...

Mensagempor rifkinda » quinta Oct 04, 2012 09:53

Lembro-me de alguns geocachers terem comentado que fizeram o caminho de Santiago (até Santiago de Compostela), com caches pelo meio.

Uma boa caminhada para vocês. Tenham cuidado nas estradas quase sem bermas e vão bem sinalizados, para que os automobilistas vos vejam bem.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor hfilipe » quinta Oct 04, 2012 10:03

Sei que o K!nder foi a Santiago de Compostela desde Ponte de Lima, a pé e sozinho, há uns 2 anos atrás.

O GPSr levou-o, agora se lhe deu uso já não sei!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 04, 2012 10:22

É o género de projecto que é falado de vez em quando no fórum - sobretudo o "Caminho Português de Santiago". Está nos meus planos, também...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Osodrac Team » quinta Oct 04, 2012 11:00

Para quem quiser, aqui fica o trilho do Caminho Português Interior de Santiago.
Anexos
Caminho de Santiago 2.rar
Caminho Português de Santiago 2
(50.57 KiB) Transferido 182 Vezes
Caminho de Santiago 1.rar
Caminho Português de Santiago 1
(66.64 KiB) Transferido 169 Vezes
Imagem
Osodrac Team
Regular

Mensagempor trinamixx » sexta Oct 05, 2012 02:26

Tenciono fazer o caminho santiago no proximo ano, mas de bike. E é claro, umas caches sao sp bem vindas:smile:
trinamixx
Micro

Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Mensagempor daraopedal » segunda Oct 08, 2012 20:14

Olá.
Já fiz o caminho de Santiago de BTT (desde o Porto) quando era muggle. Mais tarde, também de BTT, fiz o caminho de Santiago em sentido inverso de Oliveira de Azemeis até Fátima e há dois anos fiz o caminhos de Santiago Francês. Nestas ocasiões tentei juntar umas caches ao "camino", mas a verdade é que me fartei. A dificuldade física já é bastante por si só, pelo que parar a cada km para procurar, registar e esconder uma cache... desisti! Não há pachorra e o desgaste ainda é maior.
Nos finais de etapas, ainda pode ser. Ajuda a relaxar os músculos com uma pequena caminhada. Para quem já caminhou muito, deve ser para esquecer.
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor cmatos » domingo Oct 14, 2012 21:00

Há 9 anos que peregrino a pé até Fátima, e sempre que posso (desde 2007) que aproveito para fazer umas caches pelo caminho. Este ano foi o mais produtivo devido à série de caches da estrada de Penacova.
É engraçado, porque ás tantas já são os peregrinos que me acompanham que me perguntam se não há mais uma caixinha para procurar, é que assim vão entretidos e nem dão conta das dores e dos kms a passarem...
Imagem
cmatos
Micro

Registado: terça jun 17, 2008 13:20

Mensagempor rifkinda » domingo Oct 14, 2012 21:33

Osodrac, como correu a caminhada até Fátima?
Qual foi o balanço e o que aconselham a quem se queira meter numa peregrinação desse tipo?
rifkinda
Moderador

Mensagempor imperiotuga » segunda Oct 15, 2012 23:39

Boas já fiz Porto-Santiago de Compostela, infelizmente não fiz caches pelo caminho, os planos não eram esses ia com muggles e fazer 298km em 3 dias é complicado se ainda juntares as paragens de caches.Se voltar a fazer concerteza farei caches pelo caminho mas para 1 vez optei por ter mais tempo para apreciar as paisagens e mesmo o caminho.
-----------------------------------------------------
bicla+geocaching-Perfecto

saudações Santo Isidro
imperiotuga
Small

Registado: sexta Oct 03, 2008 22:38

Mensagempor Osodrac Team » terça Oct 16, 2012 20:47

Olá.

A nossa peregrinação, inicialmente, estava prevista para ter 7 etapas que seriam: Lamego, Castro Daire, Viseu, Santa Comba Dão, Coimbra, Pombal e Fátima. Saída de Vila Real na madrugada do dia 5, com chegada a Fátima no dia 11. Tínhamos, assim, um dia a mais para, caso fosse necessário, por força de algum imponderável, dividir alguma das etapas a meio e termos tempo de chegar para as cerimónias do dia 12.

Algum tempo antes, como todos os 16 elementos do grupo, uns mais, outros menos, preparamo-nos para os 286,5 kms (registado em Gps) que nos separavam do Santuário. Eu e a minha esposa, no tempo livre de que dispúnhamos, fizemos 200kms divididos por troços de 15 a 20 kms. Começar a trabalhar a parte muscular, adaptarmo-nos ao novo e bom calçado que temos que ter e ao tipo de piso que vamos trilhar é, talvez, a parte mais importante.

As etapas foram todas iniciadas de madrugada, para aproveitar horas de menor calor e de menor tráfego automóvel, assim distribuídas por local, hora de saída, hora de chegada, total de kms, média de velocidade:

1ª: Vila Real/Lamego – 05:15;12:42 – 35,541km – 4,77km/h
2ª: Lamego/Castro Daire – 04:00;10:49 – 31,790km – 4,66km/h
3ª: Castro Daire/Viseu – 04:15;12:40 – 36,288km – 4,31km/h
4ª: Viseu/Santa Comba Dão – 04:15;16:20 – 47,960km – 3,97km/h
5ª: Santa Comba Dão/Pampilhosa – 02:30;13:30 – 36,972km – 3,36km/h
6ª: Pampilhosa/Vale de Janes – 02:55;13:20 – 36,603km – 3,51km/h
7ª: Vale de Janes/Meirinhas de Baixo – 04:15;14:25 – 32,990km – 3,24km/h
8ª: Meirinhas de Baixo/Fátima – 03:30;15:15 – 28,292km – 2,4km/h

Como se pode ver, cumprimos o estipulado até à 4ª etapa e, como previsto, as outras etapas foram divididas em mais um dia. Nos tempos mencionados estão incluídos, claro, os tempos de paragem quer para alimentação, quer para assistência aos que, aos poucos, iam apresentando algumas mazelas como dores musculares e bolhas nos pés. As duas últimas etapas foram penosas. Duas camaradas mal se conseguiam arrastar tal era o mau estado em que os seus pés se apresentavam. Uma delas ia para cumprir promessa. Como grupo, não íamos deixar ninguém para trás. Ninguém ficou.

A acrescentar às dificuldades físicas, há a questão do tráfego automóvel. Apesar de bem identificados com coletes reflectores e com lanternas/focos frontais durante a noite, ainda existe muito “bom” condutor que não respeita os peregrinos. No IC2, por exemplo, o trânsito de veículos pesados é caótico. Formam-se autênticos comboios que nos fazem tangentes de arrepiar. Felizmente, não houve qualquer problema físico que daí adviesse.

Mas foi, sem dúvida, uma experiência que perdurará na nossa memória. Uma experiência em que vimos até onde o sacrifício humano pode chegar; até onde um grupo se pode ajudar mutuamente para conseguir um objectivo.

E o lenitivo que precisávamos surgiu quando pisamos o recinto do Santuário. Entre abraços, lágrimas a correr em todas as faces e o choro compulsivo de alguns, tínhamos a N.ª Sr.ª de Fátima diante de nós. Tínhamos cumprido o nosso propósito.

Ah… faltam as caches. Fizemos uma em Castro Daire, Viseu, Coimbra, Pombal e duas em Fátima. Não deu para mais. Também não era essa a nossa meta.
Imagem
Osodrac Team
Regular

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 17, 2012 08:22

Parabéns por terem alcançado o vosso objectivo.
Confesso que não sei se seria capaz. O máximo que andei num dia foram 30 kms, mas fiquei tão arrebentada, que não me via a andar a mesma distância nos dias seguintes, principalmente quando se tratam de tantos dias seguidos.
rifkinda
Moderador

Mensagempor daraopedal » quarta Oct 17, 2012 08:41

Osodrac Team Escreveu:Olá.

A nossa peregrinação, inicialmente, estava prevista para ter 7 etapas que seriam: Lamego, Castro Daire, Viseu, Santa Comba Dão, Coimbra, Pombal e Fátima. Saída de Vila Real na madrugada do dia 5, com chegada a Fátima no dia 11. Tínhamos, assim, um dia a mais para, caso fosse necessário, por força de algum imponderável, dividir alguma das etapas a meio e termos tempo de chegar para as cerimónias do dia 12.

Algum tempo antes, como todos os 16 elementos do grupo, uns mais, outros menos, preparamo-nos para os 286,5 kms (registado em Gps) que nos separavam do Santuário. Eu e a minha esposa, no tempo livre de que dispúnhamos, fizemos 200kms divididos por troços de 15 a 20 kms. Começar a trabalhar a parte muscular, adaptarmo-nos ao novo e bom calçado que temos que ter e ao tipo de piso que vamos trilhar é, talvez, a parte mais importante.

As etapas foram todas iniciadas de madrugada, para aproveitar horas de menor calor e de menor tráfego automóvel, assim distribuídas por local, hora de saída, hora de chegada, total de kms, média de velocidade:

1ª: Vila Real/Lamego – 05:15;12:42 – 35,541km – 4,77km/h
2ª: Lamego/Castro Daire – 04:00;10:49 – 31,790km – 4,66km/h
3ª: Castro Daire/Viseu – 04:15;12:40 – 36,288km – 4,31km/h
4ª: Viseu/Santa Comba Dão – 04:15;16:20 – 47,960km – 3,97km/h
5ª: Santa Comba Dão/Pampilhosa – 02:30;13:30 – 36,972km – 3,36km/h
6ª: Pampilhosa/Vale de Janes – 02:55;13:20 – 36,603km – 3,51km/h
7ª: Vale de Janes/Meirinhas de Baixo – 04:15;14:25 – 32,990km – 3,24km/h
8ª: Meirinhas de Baixo/Fátima – 03:30;15:15 – 28,292km – 2,4km/h

Como se pode ver, cumprimos o estipulado até à 4ª etapa e, como previsto, as outras etapas foram divididas em mais um dia. Nos tempos mencionados estão incluídos, claro, os tempos de paragem quer para alimentação, quer para assistência aos que, aos poucos, iam apresentando algumas mazelas como dores musculares e bolhas nos pés. As duas últimas etapas foram penosas. Duas camaradas mal se conseguiam arrastar tal era o mau estado em que os seus pés se apresentavam. Uma delas ia para cumprir promessa. Como grupo, não íamos deixar ninguém para trás. Ninguém ficou.

A acrescentar às dificuldades físicas, há a questão do tráfego automóvel. Apesar de bem identificados com coletes reflectores e com lanternas/focos frontais durante a noite, ainda existe muito “bom” condutor que não respeita os peregrinos. No IC2, por exemplo, o trânsito de veículos pesados é caótico. Formam-se autênticos comboios que nos fazem tangentes de arrepiar. Felizmente, não houve qualquer problema físico que daí adviesse.

Mas foi, sem dúvida, uma experiência que perdurará na nossa memória. Uma experiência em que vimos até onde o sacrifício humano pode chegar; até onde um grupo se pode ajudar mutuamente para conseguir um objectivo.

E o lenitivo que precisávamos surgiu quando pisamos o recinto do Santuário. Entre abraços, lágrimas a correr em todas as faces e o choro compulsivo de alguns, tínhamos a N.ª Sr.ª de Fátima diante de nós. Tínhamos cumprido o nosso propósito.

Ah… faltam as caches. Fizemos uma em Castro Daire, Viseu, Coimbra, Pombal e duas em Fátima. Não deu para mais. Também não era essa a nossa meta.

Parabéns Osodracs,
Espero um dia poder percorrer o caminho central de Santiago que passa por essas localidades. Quer seja em direção a Santiago ou a Fátima.
Abreijos
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor MAntunes » quarta Oct 17, 2012 13:06

Já me passou pela cabeça uma caminhada a Fátima mas são muitos kms, muitos dias seguidos e muitos carros a fazerem-me 'rasantes' e a fazerem-me inspirar fumo.

Apenas me resta admirar quem o faz. :clap:
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes